segunda-feira, 31 de outubro de 2005

Comentário à 9ª Jornada


FC Porto: 0 - V. Setúbal: 0

Adriaanse inventou e o FCP empatou. Enviou Helder Postiga para a B, Diego e Ibson nem sequer foram convocados e McCarthy ficou no banco.

O FC Porto perdeu assim mais dois pontos por culpa própria, ao deixar-se empatar frente a um Setúbal que se limitou a defender a sua baliza.

O FCP bem tentou entrar com a bola pela baliza dentro, mas à medida que o tempo ia passando, mais confiantes no seu jogo (anti-jogo) defensivo os jogadores do Setúbal ficavam.

Momentos do jogo houve, que se o FCP tivesse tido mais descernimento, e menos desordem ofensiva teria tido mais sucesso.

Só mais uma nota: Lucho capitão de equipa?!?! Não sei se para melhor, se para pior, mas o Porto está diferente.



Naval: 1 - Benfica: 1

Sem Simão, Quim, Moreira, Geovanni e Micolli, foi um resultado ingrato para o Benfica e lisonjeador para o Naval. O Benfica foi melhor na primeira parte e muito melhor na segunda. O Benfica deixou assim dois pontos no dilúvio da Figueira da Foz. O domínio das águias chegou a ser intenso, mas faltou alguém no último terço.

Os adeptos podem estar optimistas, o Benfica está consistente e deu um resposta fisica assinalável.



Boavista: 2 - Sporting: 2

Bela jogatana no Bessa. O Boavista entrou melhor, com 1 ou 2 oportunidades claras de golo falhadas, mas o Sporting, sem ter feito muito para o merecer, em 5 minutos marcou dois golos (lance individual de Nani e na sequência de um canto inexistente).

Na 2ª parte, o Boavista voltou a entrar melhor, mas agora aproveitando as oportunidades.

O empate aceita-se, mas se tivesse de haver um vencedor, e face ao dominio patenteado, esse teria de ser o Boavista.


Sp. Braga: 2 - Belenenses: 0

E quem é que pára o Braga. Já ninguém dúvida que temos aqui um sério candidato ao título. Marcou um golo pelo regressado João Tomás aos 17', e só por uma vez o Belenenses teve a veleidade de chegar com perigo à baliza bracarense. É realmente muito complicado marcar golos a este Braga.

Embora com uma exibição não muito agradável, foi uma vitória muito importante, já que se aproxima-se um ciclo terrível, com deslocações ao Marítimo e Nacional, intercaladas pela recepção ao Benfica.

Parabéns Simão...





26 anos de um excelente profissional...

sábado, 29 de outubro de 2005

Ausência

Nos próximos dias não alimentarei o FootBicancas, pois vou para o Brasil fazer prospecção de novos craques!
Sendo assim, o Blog fica entregue ao amigo Luis até ao meu regresso. Contudo, tentarei postar do outro lado do Atlântico, se tiver a oportunidade .
VP.

Aonde Pára a Imprensa?



Nos dois últimos jogos do Benfica (Estrela da Amadora e Leixões) assistimos a dois lances que merecem dúvidas. Não vou discutir se o árbitro teve ou não razão ou se houve ou não um erro que interferisse directamente o resultado final. Uma coisa é certa: Grande parte das pessoas que estão a ler este Post concordam comigo quando digo que esses lances foram duvidos. Antes de mais vamos aos lances:

- Benfica - Estrela da Amadora: Na primeira parte, o Estrela introduz a bola na baliza Benfiquista depois de um centro do lado esquerdo. A jogada foi anulada, pois o árbitro achou que a bola tinha saído das quatro linhas aquando do centro.

- Leixões - Benfica: O Simão faz, de uma forma espectacular, o segundo golo do Benfica já muito perto do minuto 90'. No entanto, na altura em que o Simão recupera a bola, poderá ter feito falta, sendo o golo, por isso, irregular.

Repito: Não estou a querer dizer que houveram erros dos árbitros. Julgo apenas que ambos os lances são duvidosos.
Ora se são duvidos, porque é que não se ouviu mais nada relativamente a eles?

No ano passado toda a gente se lembra da discussão que mereceu um lance idêntico aquele verificado no Benfica Estrela. Ou não se lembram dos meses a fio onde se discutiu se a bola tinha entrado ou não na baliza do Baia no jogo Benfica-Porto? No dia deste jogo, estava no Brasil. Pois bem, quando cá cheguei ainda tive a oportunidade de ver a jogada mais 100 vezes. Curiosamente o pretenso golo do Estrela caíu em saco roto. Televisões, rádios, jornais. Nada. Nunca mais ninguém piou. O mais engraçado é que quando fui consultar o relato do jogo ao minuto no Mais Futebol, não vi qualquer referência ao lance. Será que sonhei com este golo anulado?

Relativamente ao jogo do Bessa frente ao Leixões o mesmo sossego. Niguém viu, ninguém sabe de nada. Mesmo o jornal O Jogo, que muitos dizem ser faccioso, também não viu nada.

Eu pergunto: Como seria se estas duvidas fossem ao contrário? Quantos dias é que íamos levar com os ases da arbitragens, com os comentadores muito idóneos da TV ou com as primeiras páginas dos jornais a falar do mesmo?

sexta-feira, 28 de outubro de 2005

Antevisão à 9ª Jornada


FC Porto - V. Setúbal (Sáb, 19h15, Sporttv)

O FC Porto, com maior ou menor dificuldade deve vencer esta partida. O Facto dos jogadores da equipa sadina não receberem salários há 6 meses, poderá afecta-los em termos motivacionais.

No entanto as dificuldades podem unir ainda mais estes jogadores, aumentando assim a sua entreajuda dentro de campo.

Se Co Adriaanse não inventar aposto numa vitória fácil do FCP.



Naval - Benfica (Sáb, 21h15, TVI)

Espero bastantes dificuldades neste jogo. Jogado num campo pequeno, provavelmente a chover, depois de um jogo a meio da semana, pode tornar o Benfica numa equipa fisicamente vulnerável.

Curioso saber quem ganha a guerra das palavras. Perspectiva de jogo complicado para o Benfica, e muita atenção a Fugaça (craque).



Boavista - Sporting (Dom, 20h30, Sporttv)

Primeiro grande teste de Paulo Bento. Tradicionalmete o Bessa, sempre foi complicado para os chamados grandes. Aposto num jogo equilibrado, que se decidirá nos pormenores.

Bom jogo em perspectiva.


OUTSIDER GAME
Braga - Belenenses (Seg, 20h30, Sporttv)

Dois clubes clássicos do futebol português defrontam-se com estados de alma diferentes. Enquanto o Sp. Braga tenta manter o primeiro lugar, o Belenenses depois da saída de Carlos Carvalhal, irá estrear-se sob os comandos de José Couceiro.

Será que alguém consegue parar este Braga?

Naval - Benfica aquece nos bastidores

RONALD KOEMAN
“Analisámos e vimos um jogo do Leixões, em casa, com o Beira-Mar, mas não tivemos a possibilidade de os ver este fim-de-semana porque sucedeu uma coisa muito curiosa para mim: não jogaram para terem mais dias de preparação para a partida com o Benfica” (...) “É uma situação igual à da Naval que adiou o jogo de amanhã [hoje] para a Taça de modo a ter mais tempo de preparar o jogo com o Benfica. Estou contente porque isto quer dizer que têm medo de nós."

MANUEL CAJUDA
'Vamos ver sábado à noite se eu tenho medo, mas uma coisa garanto: não tenho tanto medo do Benfica como o sr. Koeman teve do Manchester United na noite em que jogou em Old Trafford.'

JOSÉ VEIGA
"O Manuel Cajuda é dos treinadores mais vaidosos e arrogantes da nossa praça. Ele sonha treinar um dia um clube grande mas duvido que lá chegue”, começou por afirmar o homem forte do futebol encarnado, concluindo: “O Manuel Cajuda anda há tantos anos no futebol português e nunca ganhou nada. Pergunto porque será... Não vou permitir que falem assim do nosso treinador! E o passado do Ronald Koeman como jogador e treinador falam por si.”

Carlos Carvalhal despedido do Belenenses



Depois de averbar a 5ª derrota consecutiva, Carlos Carvalhal não resistiu a chicotada psicológica.

Há muito que se percebia a incapacidade de Carvalhal para influenciar positivamente a equipa nas fases de maior adversidade.

Pessoalmente não sou simpatizante deste treinador. Acho que tem um discurso exageradamente cíentifico.

E já lá vão 4 treinadores (Marítimo, Leiria, Sporting e Belenenses): E pode não ficar por aqui. Consta-se que o treinador do Penafiel, também está por um fio.

quinta-feira, 27 de outubro de 2005

BEST DO BEST!


Os mais antigos recordam-se com toda a certeza deste jogador: George Best. Foi um dos melhores e mais irreverentes jogadores de todos os tempos. O Ex jogador do Manchester United depara-se neste momento com o maior desafio da sua vida: a sobrevivência. O seu estado de saúde é considerado muito grave e tudo por causa das bebidas alcoolicas, que a fotografia bem documenta.
O Footbicancas prefere recordar esta última foto, pois mostra um jogador "the Best".

Taça

Pois é, não houve surpresas entre os grandes. Ambos venceram, mas não convenceram. Jogaram o suficiente...

O Benfica teve o jogo mais difícil. Aquilo parecia a final da Liga dos Campeões, tal a emotividade, energia e combatividade que os jogadores do Leixões, apoiados por uma massa adepta inexcedível, imprimiram ao jogo.

Relace para os tomba-gigantes: Desp. Aves, Lixa e Ribeirão que eliminaram respectivamente, Belenenses, Penafiel e Rio Ave.

Na taça da Liga Inglesa o Chelsea também foi ontem eliminado em casa (após marcação de grandes penalidades) pelo Charlton. Primeiro desaire de Mourinho esta época.

quarta-feira, 26 de outubro de 2005

Hoje há Taça


Sporting-Varzim (15h00, sem transmissão)


Leixões-Benfica (19h45, RTP1)


F.C. Porto-Marco (21h00, sem transmissão)



Será que haverão tomba gigantes? Aceitam-se apostas...

Vitória de Setúbal em crise

Segundo o site "Mais Futebol", o Presidente do Vitória de Setúbal, tem mantido conversações com o Benfica, que está disposto a ajudar os setubalenses.

O Benfica avançaria desde já com uma verba que garantiria as opções de compra sobre os passes de Moretto, Dembelé e Sougou, sendo que a contratação do guarda-redes brasileiro iria colmatar no imediato as baixas de Quim e Moreira, caso UEFA e Liga o permitissem.

Luís Filipe Vieira não negou os contactos com o Vitória de Setúbal para possíveis negócios que envolvessem jogadores do clube sadino. O presidente do Benfica deixou entender, aliás, que alguma coisa poderá estar para acontecer.

terça-feira, 25 de outubro de 2005

Ai que saudades!

Mesmo jogando contra o Marco, Adriaanse volta a não convocar o Bicho! Mais que raio? Será que é o único a não gostar do nosso capitão? Hoje voltou a falar sobre o assunto, mas voltou a não dizer nada: "Não tenho nenhum problema com ele, é bom profissional. Na minha opinião é uma questão de qualidade, vejo todos os treinos e decido".

Estas foram as palavras do Holandês referindo-se às escolhas que fazia relativamente aos centrais. Eu que me queixava da teimosia do Scolari ao não convocar o Baía e foi-me sair um igual na rifa!

segunda-feira, 24 de outubro de 2005

Comentário à 8ª Jornada


Benfica: 2 - Estrela da Amadora: 0

O Benfica teve a 5ª vitória consecutiva neste campeonato. Num ápice a equipa da luz passou dos últimos lugares da tabela para o terceiro lugar atrás do Braga e do FC Porto. O Slb teve uma primeira parte muito morna, tendo o Estrela aproveitado para para gerir forças e criar mesmo algumas situações de apuro para a baliza benfiquista. A equipa da Amadora chegou a introduzir a bola na baliza de Nereu, mas o lance foi anulado, pois segundo o auxiliar a bola já tinha ultrapassado a linha de fundo.

Na segunda parte o Benfica entrou mais decidido e não foi de estranhar o golo aos 50'. Mais uma vez o defesa direito do Benfica Nelson centrou com conta peso e medida e Karyaka não teve mais do que encontar de cabeça a bola para o fundo das redes. Passados apenas 13' o Benfica chegou ao segundo pelo melhor marcador da Liga - Nuno Gomes. Mais um centro de Nelson!

Foi um jogo onde o Benfica jogou QB, tendo justificado a vitória.


Gil Vicente: 2 - Sporting: 2

Paulo Bento estreou-se no comando da equipa leonina. E para mim foi uma estreia muito valorizada pela coragem que teve. Mexeu na equipa, quando seria muito mais fácil meter em campo os mesmo jogadores dos últimos jogos, podendo desta forma desculpar-se num eventual fracasso. Mas não. Lançou dois jovens que bem conhece da equipa Junior do Sporting: André Marques (defesa esquerdo e não é primo do Luis Marques!) e Nani (um playmaker).

O Sporting fez uma boa primeira parte, justificando o golo que obteve já perto do intervalo por Douala.
Na segunda parte, o treinador do Gil lançou em campo os seus trunfos. Nandinho e Carlitos entraram para dar mais velocidade ao ataque Gilista. Estes dois jogadores conseguiram mudar o rumo dos acontecimentos e o Sporting começou a sentir algumas dificuldades na sua zona mais recuada. Com estas substituições, o treinador da casa acertou no totoloto, uma vez que logo no minuto 4 da segunda parte chegou ao empate por Gregory na sequência de um pontapé livre. O Gil não tirou o pé de acelerador e conseguiu chegar ao segundo golo, também na sequência de uma bola parada. Decorria o minuto 69', quando Carlos Carneiro facturou, provocando um peão no resultado. Ou seja, o Gil tinha conseguido dar a volta ao resultado.
Nos minutos finais, o Sporting fez o último esforço e foi feliz. Liedson conseguiu a igualdade no sprint final do jogo.
Empate justo.


Nacional: 0 - Porto: 1

Depois da gripe das águias, o Porto viajou à Madeira para defrontrar o segundo classificado da liga Portuguesa. Era um teste muito dificil para a equipa de Adriaanse. E se era um teste, diga-se que o passou com distinção. Não pelo jogo de ataque à "Adriaanse", mas por ter feito uma partida muito consistente. E para esta consistência muito contribuiu o ex Nacional Paulo Assunção. Este jogador dá outra segurança que nunca foi encontrada com Ibson.

Foi uma vitória totalmente merecida, pois a equipa portista foi aquela que mais procurou a fortuna. Ela apareceu já na segunda parte, depois de mais um centro brilhante de Quaresma a que Hugo Almeida correspondeu de uma forma não menos brilhante. Foi uma cópia do golo construido por estes jogadores no jogo da selecção sub-21.


OUTSIDER GAME
Braga: 1 - Boavista: 0

Pois é. O Braga continua a ganhar. A equipa de Jesualdo começa a habituar-se ao topo da classificação. E está visto que quando marca primeiro do que o adversário, dificilmente perde. Mas diga-se que foi uma vitória justíssima. O Braga, ao contrário dos últimos jogos, conseguiu criar muitas oportunidades de golo e o resultado peca mesmo por escasso.
Moral da história: Vamos ter o Braga a lutar por um lugar de destaque!

sexta-feira, 21 de outubro de 2005

Antevisão à 8ª Jornada

Benfica - Estrela Amadora (Sáb, 21h00, SportTV)



Depois da vitória no Dragão, e do bom resultado para a Liga dos Campeões, este jogo pode tornar-se perigoso, se os jogadores inconscientemente descomprimirem das emoções fortes da semana que está a terminar.

Não nos esqueçamos do excelente jogo que o Estrela fez no Dragão. Na minha opinião, mais do que os confrontos directos entre candidatos ao título, são estes os jogos determinantes para se ganhar campeonatos. Espero que o Benfica não vacile.


Nacional - FC Porto (Dom, 21h15, TVI)



Perspectiva de jogo difícil para o Porto. A equipa do Nacional está em segundo lugar, apresenta um futebol muito consistente, é uma equipa fortíssima em casa (veja-se o caso do Sporting), e tem um dos piores estádios da Liga.

Para além disso, o Nacional tem um treinador (Manuel Machado) que é perito em criar dificuldades ao grandes.

Mais um duro teste à equipa de Co Adriaanse.


Gil Vicente - Sporting (Dom, 19h15, SportTV)



Que dizer deste jogo? O Sporting está a jogar sobre brasas. A pressão é enorme, e os jogadores não se conseguem libertar das contingências externas que os rodeiam. Se assim fôr, será difícil aos leões, sairem de Barcelos com um bom resultado.

Já vi o Gil jogar na Luz, e é uma equipa que defende muito bem, e faz bastante anti-jogo. Se o Sporting não marcar cedo, vai ser bastante complicado.

Será que se o Sporting não passar em Barcelos despedem o Paulo Bento?


OUTSIDER GAME
Braga - Boavista
(Sáb, 18h45, SportTV)


A equipa do Braga já vem sendo cliente habitual do Outsider Game. Não só pelo futebol que pratica, mas pela posição predominante que ocupa na classificação.

Vai ser um jogo interessante de se seguir, em virtude de ambos os treinadores terem filosofias de ataque. Uma vitória do Braga, torna-o cada vez mais um cadidato SÉRIO ao título de campeão nacional.

Alguém consegue parar este Braga?

quinta-feira, 20 de outubro de 2005

Paulo Bento treinador do Sporting

Embora não sendo oficial (ainda não treinou a equipa no dia de hoje), Paulo Bento, ao que tudo indica, deverá ser o novo treinador do Sporting.

Está visto que será uma solução intermédia, até às próximas eleições. A direcção então eleita, de certeza escolherá um treinador da sua confiança, relegando Paulo Bento para treinador adjunto.

Querem apostar?

Até que enfim!

PORTO: 2 - INTER: 0
Finalmente o Porto ganhou na presente edição da Champions League. Foi um Porto muito consciente aquele que se apresentou no Dragão, com 38.500 espectadores. Adriaanse provocou uma autentica revolução no onze inicial. Esta revolução verificou-se não só nos jogadores que entraram, mas também na disposição táctica da equipa.

O Porto começou o jogo a actuar num 4-4-2, com Hugo Almeida e McCarthy a compor o ataque. No meio campo surgiam dois jogadores mais recuados (Paulo Assunção e Lucho) e depois dois jogadores que em situações de ataque descaíam para os flancos (Jorginho e Quaresma). A defesa foi também alvo de alterações profundas. Marek Cech estreou-se com a camisola azul e branca para render César Peixoto. E diga-se que fez uma excelente exibição. Julgo até que o Porto ganhou um defesa esquerdo. Na zona central do terreno surgiu uma nova dupla: Pedro Emanuel e Pepe, enquanto que no lado direito não houve qualquer alteração.

Nesta primeira parte, o Porto foi, como já disse, muito consciente e tentava atacar sempre que podia, não deixando de ter os cuidados defensivos necessários que uma equipa como a do Inter merece. Marcou por duas vezes em lances felizes. Mas com caneco, já merecia depois de tanto azar nesta competição.

Na segunda parte, Adriaanse mudou o sistema táctico. Passou a actuar em 4-3-3. Esta alteração foi implementada com o reposicionamento dos jogadores que tinha em campo. Hugo Almeida passou a estar no centro do ataque, enquanto que McCarthy e Quaresma se colocavam nas pontas do terreno. Jorginho passou para a zona central do meio campo, acompanhando o Lucho e o Assunção. Aos 59', este sistema tornou-se mais efectivo com a entrada de Alan para o lugar do McCarthy.

Nos segundos 45', o Porto tentou ter um futebol de maior contenção, pois era previsível que o Inter entrasse "com tudo". A equipa Italiana podia ter marcado, mas o FCP voltou a ser feliz.

Em suma, a vitória acaba por ser justa e funcionará como um novo balão de oxigénio para a restante competição. O Porto volta a estar "em jogo", uma vez que beneficiou do empate no outro jogo do grupo.

Quanto a destaques individuais, relevo para as exibições de Cech (gostei muito), Lucho e Quaresma. Este último mostrou mais uma vez que é um dos melhores executantes da modalidade. Há, de facto, poucos como ele. Hoje o número 7 do Porto correu Km's, defendeu e meteu a cabeça de Córdoba (que aliás deveria ter sido expulso) em água.


Uma nota negativa para os assobios que o Português Figo mereceu. Não compreendo como é que um jogador que nunca fez mal ao Porto e que é Português, é assobiado em pleno País natal. Há realmente pessoas muito mesquinhas.

Colunista Convidado, por José Manuel Marques

GOLOS DE SONHO
Dedicado com simpatia aos meus amigos do Fêcêpê

«Há momentos na bida em que um dragon, para afogar o desgosto, só debe fazer uma coisa: é trincar um coirato e enfiar umas bejecas». – Isto considerava o Arménio de si para si, quando abandonava o Estádio, em passo de caso grave, depois daquele decepcionante e categórico «0-2» com o «Glorioso». Glorioso, o carago! – resmungava ele entre dentes.

Arménio, um tal trolha da Areosa, parente da estrela de rock Xico Fininho, está-se mesmo a ver que não é do Benfica: é fundamentalista do Fêcêpê. Tão fundamentalista que foi uma ofensa quando lhe disseram que tinha glóbulos vermelhos e brancos no sangue, e que não podia ser doutra maneira. «Olha-me este morcão! Oh valha-me Deus!», protestou ele defendendo à viva força que, no seu caso, os glóbulos não podiam ser outra coisa que não azuis e brancos.

A raiva daquele resultado – humilhaçon lampiona, dizia o Arménio – isso sim, fê-lo tornar-se azul. E jogo acabado, lá estava ele na figura daquele último adepto sozinho nas bancadas já vazias, a olhar para dentro de si com cara de Picolé. Suspenso da esperança vã de que a cruel realidade do «0-2» com baile!, afinal não passasse senão dum pesadelo.

Aquela cara de tristeza espessa que nenhuma luz é capaz de arrancar ao negrume, focada em grande plano pelas câmaras da televisão – era ele, Arménio, o trolha da Areosa, no fim do «show de bola». Era a cara da desolação. A desolação da derrota ali exposta aos olhos de toda a gente – a desolação desamparada e solitária, muda e trágica, sem um apelo, sem um grito. Só desolação.

Lá em baixo, o relvado deserto parecia um abismo – um tropel de imagens irreais – um campo de destroços.

Do exterior do estádio vinha-lhe o eco dos hinos triunfais que a piratagem lampiona entoava de peito aberto, inebriada pela vitória. «Bitória? Qual quê, os morcões tiberam foi baca!» – afiançava ele para se conformar. E lá ia, completamente f... (frustrado) a abandonar o estádio com cara de Bizalhão, e foi nessa altura que lhe ocorreu aquela tirada filosófica da bejeca e do coirato. E foi o que fez.

Moralmente reconfortado com o efeito antídoto das bejecas fresquinhas, meteu-se no Metro e lá foi ele para casa, de cachecol atado no pulso, acabar de curtir o desgosto. Ao abrir a porta, desanimado, esteve mesmo para se atirar para o chão de raiva. Mas não, deu mais dois passos e, aí sim, caiu na cama como uma baixa em combate. E vai daí começou a imaginar.

Começou por rever, com saudade infinita, os fabulosos golos do Gomes, o bota de ouro da sua infância; o tal calcanhar mágico do Madjer em Viena; o remate do Derlei que arrumou com os escoceses na final da UEFA em Sevilha; os 3-0 sem espinhas ao Mónaco… Momentos depois já se via ele próprio o «Camisola 10» a virar o resultado no jogo dessa noite contra a gajada lampiã. O terceiro golo (nesta altura já ia no terceiro…) é de penalty. Antes de ajeitar a bola na marca, beija-a carinhosamente. O coração batia-lhe com força e fazia tic-tac, tic-tac, como um relógio de sala com a corda toda. Tem um olhar de tigre para o guarda-redes. Naquele instante se houvesse uma mosca em todo o Dragão podia-se ouvi-la voar. Partiu, remate imparável… já está!

E a bancada dos super e dos ultra-dragões irrompeu em uníssono num aplauso ensurdecedor completamente rendida ao seu talento glorioso. («Glorioso», o carago! Bitorioso!). Levantando-se do chão no meio daquela explosão de abraços e cachações da praxe por parte dos colegas da equipa, ergueu naturalmente a cabeça… e viu, destacando-se da multidão em delírio o que lhe pareceu ser uma Bond-girl de cachecol azul a olhá-lo com olhos de promessa. Simulando um beijo no anel, Arménio fez questão de lhe dedicar aquele momento único.

E o sonho ganhou asas.

No Metro que decidira tomar ao regressar a casa, lá estava novamente a Bond-girl à frente dele. Descruzava as longas pernas para que ele pudesse apreciar melhor o irrecusável convite de uma flor tatuada vislumbrada lá no fundo. E agora já ela lhe pega na mão e o guia persuasivamente para o quarto.

Arménio tirou o cachecol diante do espelho, que se tornara quase fosco, onde mal se viam as suas feições dolorosas, de tanta sarrafada que tinha apanhado nesse jogo. Foi então que a Bond veio por trás dele, de mansinho, envolta no roupão azul-dragão, e ajudou-o meigamente a tirar a camisola. «Com jeitinho, para não doer» – dizia-lhe ela.

Quando, finalmente, conseguiu introduzir-se despido no frescor macio dos lençóis, a beldade que estivera quieta, a observar-lhe as nódoas negras nas canelas, meteu-se por seu turno, na cama, e colou ao dele o corpo nu, a aquecê-lo. Um abraço de lã, suave e morno, tão apaixonado, tão envolvente, que nem parecia real. Mas era-o. Eram bem reais esses braços lisos e delgados, como os de uma top-model do Canal Fashion, com sardas e tudo. E a sensação de planta silvestre que lhe dava aquele torneado suave dos seios, tão pequenos que lhe cabiam nas mãos! Os lábios húmidos que o beijavam! Nunca lábios nenhuns se haviam demorado tanto sobre aquele peito mais cabeludo que os coiratos, numa carícia assim lânguida e carinhosa. Os lábios dela percorriam-no, dulcíssimos, entreabertos, sobre a sua pele, que fremia, agradecida. E Arménio reclamava mais e mais o contacto dessa boca ávida. Como era bom estar lesionado! Abençoadas caneladas!

Sobre eles desdobrava-se um céu apoteótico: o próprio tecto do quarto cantava o hino dos super-dragões e as ovações rompiam por todo o lado, sem se poder distinguir de onde. E era tão lindo e repousante o brilho do écran gigante do estádio onde brilhava estático o score do jogo (FCP 3 – Benfica 2) seguido do nome do marcador e os minutos dos golos (Arménio: 80’, 85’, 89’ gp).

Olhando aquele quadro, com a mão dela na sua mão, Arménio sentia-se infinito.

De manhã, porém, acordou só.

Doía-lhe o estômago. Na boca, o gosto enjoativo do coirato da véspera trazia-lhe à lembrança daquela badana cabeluda a escorrer gordura. O sino dos Clérigos badalava-lhe dentro das têmporas. Ensebado até à alma, o coração deu-lhe um baque: como desencantar dinheiro até quarta-feira para pagar o ingresso do próximo jogo no Dragão?
Arménio está desempregado.

Uma coisa convém dizer ao Arménio: só há uma maneira de realizarmos os nossos sonhos – é acordar!

quarta-feira, 19 de outubro de 2005

Benfica empata no El Madrigal

O Benfica empatou esta noite frente ao Villarreal a uma bola, com golos de Riquelme (70m) e Miguel Fernandes (77m).

Boa exibição dos encarnados, onde em poucos momentos da partida não teve o jogo sob controlo.

Aliás, tal como em Manchester, ficou a sensação de que se a equipa tivesse sido um pouco mais ambiciosa poderia ter ganho o jogo.

Nota-se que o Benfica a cada jogo que passa está mais confiante, e mais coeso, existindo uma grande entreajuda entre todos os jogadores.

NOTA POSITIVA: Vê-se que Koeman estuda as equipas. Foi fácil verificar em alguns lances, que haviam claras recomendações para não fazer falta à entrada da área, onde Riquelme é letal.

NOTA NEGATIVA: Fraco aproveitamento dos cantos. Esta pecha já vem de anos anteriores. Com tantos cantos a favor, o Benfica nem sequer cria perigo.

Grande exibição de Manuel Fernandes (que golaço), e do surpreendente Nélson (que grande jogador). Destaque também para a estreia forçada do GR Nereu, salvando o Benfica em pelo menos duas situações.

Embora não tenha sido mau resultado, o próximo jogo vai ser decisivo.

Ah e já me esquecia..... penalty forçadíssimo...

terça-feira, 18 de outubro de 2005

Lá foi o Peseiro

Lá foi o Peseiro. Antes de mais devo dizer que tenho pena do "home". O "home", apesar de tudo, nem fez um mau trabalho. Foi alvo dos azares existentes no futebol e só sai neste momento porque existiram alguns "mas" fatais à sua continuidade. Senão vejamos:
- Foi à final da UEFA (quem diria no inicio da época passada), mas perdeu num jogo atípico;
- Foi das equipas que melhor futebol praticou no ano passado (opinião unânime), mas acabou por ficar em 3º nas três últimas jornadas;
- Esteve para ganhar o campeonato, mas não o ganhou, pois o Ricardo fez o favor de encomendar um frango na luz;
- Esteve para chegar à final da Taça, mas não chegou porque perdeu com o Benfica num dos melhores jogos vistos na passada edição da Taça (relembro que esteve a ganhar e o SLB só empatou muito perto dos 90');
- Até podia ter ganho ou pelo menos empatado frente à Académica, mas o Liedson lembrou-se de dizer que estava lesionado (isto já sou eu a especular, mas aquela lesão não me cheira. Vamos ver se vai jogar no próximo jogo).
Bastava alterar um "mas" para ter outro crédito, como o próprio chegou a afirmar.

Em suma, acho que o Peseiro fez bem em sair, porque se não o fizesse nesta altura só se queimava ainda mais. Foi um treinador sem sorte e faltou-lhe uma coisa fundamenal quando se está à frente de um grupo de trabalho: Liderança.

Crise no Sporting


Para os lados de Alvalade as coisas andam complicadas. Hoje foram postas a circular algumas notícias, dando conta que Peseiro tinha pedido a demissão, não aceite (para já) por Dias da Cunha.

Nem simpatizo com o Senhor (bem pelo contrário), mas apraz-me registar a frieza, racionalidade e fidelidade com que Dias da Cunha tem gerido o não despedimento de Peseiro, quando o mais fácil seria fazê-lo, até para salvar a sua própria pele.

O Presidente do Sporting, a meu ver bem, tenta defender o SEU treinador a todo o custo.

Deixo uma questão no ar: será que o problema do Sporting se resume a Peseiro?

Talvez uma lição para muitos dirigentes...

Co Adriaanse afinal não tinha ameaçado portistas

Embora seja treinador do Porto, desde que aterrou em Portugal tenho elogiado o discurso directo, claro, pragmático, sincero e sem subterfúgios de Co Adriaanse.

Deixámos de ouvir falar em árbitros, sistemas, apitos dourados, e passámos a ouvir falar de receitas para o futebol espectáculo, golos, e vitórias por mais de 3 golos.

Comparando o seu discurso com o de Jaime Pacheco (escolhido na comparação por ser o típico treinador português), é uma lufada de ar fresco no nosso futebol.

No entanto, Sábado fui surpreendido quando o treinador do FC Porto, em 5 minutos me fez reposicionar a sua “respeitabilidade” na minha escala de valores.

No flash-interview da Sporttv afirmou que não tinha dito que se visse mais lenços brancos se demitiria. Já na conferência de imprensa, afirmou que os lenços brancos que tinha visto, tinham sido os adeptos benfiquistas acená-los.

Pergunto. Não teria sido uma saída mais airosa, dizer que os jornalístas tinham interpretado à letra, uma afirmação sua, que ele apenas queria transmitir em sentido figurado?

Co Adriaanse não ficou bem na fotografia.

segunda-feira, 17 de outubro de 2005

Comentário à 7ª Jornada

Pois é, ao contrário da minha previsão, o Porto perdeu com o Benfica por 2-0. Depois de 14 anos, o Benfica lá conseguiu matar um borrego que já tinha tamanho de elefante!

Foi um jogo onde o Benfica (especialmente na 2ª parte) conseguiu por a nu todas as debilidades defensivas da equipa Portista. Na minha análise Swot tinha dito que a defesa era um ponto fraco, mas também poderia funcionar como uma oportunidade. Pois bem, neste jogo ela foi apenas um ponto bem fraco, pois o Benfica não foi na conversa de avançar as suas tropas e deixar o Porto contra atacar. Aliás, o Koeman esteve bem melhor sob o ponto de vista táctico do que o seu congénere.

Na primeira parte, o FCP teve um maior controlo do jogo fruto da estratégia adoptada pelo Benfica. Ou seja, a equipa da Luz deu o meio campo ao Porto e apenas saía para o ataque pela certa.

Na segunda metade, a equipa da casa tentava continuar com o controlo do jogo, mas desde logo percebi que o Benfica ía fazer a vida muito dificil ao Porto. A equipa da luz entrou em campo com grande segurança e confiança. Por outro lado, os jogadores do Porto iam ficando cada vez mais nervosos. Aos 10' minutos desta metade, o Benfica chega ao golo por Nuno Gomes depois de um excelente cruzamento do Nelson. Este golo foi o mais perfeito exemplo do que uma defesa não pode fazer: Três jogadores defensivos contra um atacante. O atacante coloca-se atrás dos anjinhos e consegue fazer o golo. Nas escolas do futebol aprendemos que nunca podemos deixar o atacante nas costas. Os defesas do Porto não seguiram esta máxima. Deu no que deu.

Com este golo, os portistas ficaram desorientados e deixaram de praticar qualquer táctica. Este Caos aumentou aos 63' quando o Benfica conseguiu o segundo pelo mesmo jogador. Mais uma oferta da defesa. A partir daqui, o jogo deixou de ter grande história, pois o Porto ainda ficou mais perdido em campo, enquanto que o Benfica controlava como queria. Mais, na minha opinião, o Benfica não goleou porque em certos momento não teve a frieza necessária para marcar mais.
Para mim o momento do jogo aconteceu aos 14' da primeira parte (por estranho que vos pareça). Passo a explicar: Com a lesão do Miccoli, o Benfica foi obrigado a colocar em campo Geovanni. Esta substituição reforçou o meio campo Benfiquista provocando um maior desgaste aos jogadores mais criativos do FCP que moram no meio campo. Prova desta tese é o facto de Adriaanse ter sido obrigado a substituir Lucho (que tinha feito dois jogos pela sua selecção). Depois da saída de Lucho, o Porto perdeu de vez o maio campo deixando o Benfica controlar o jogo a seu belo prazer.

Em suma, o Benfica ganhou bem. Resta-me a consolação do Porto ainda ter mais um ponto do que o Benfica. Vamos ver o que os próximos episódios nos reservam.

Antevisão à 7ª Jornada


Sporting: 0 - Academica: 1

Ai Peseiro. Como será agora? Será que a SAD aguentará o treinador? Esta noite o treinador Leonino saiu de Alvalade sob escolta policial.
Peseiro disse há quinze dias atrás que o intervalo que o campeonato ía ter, seria muito proveitoso para o seu clube, pois iria permitir corrigir alguns erros. Peseiro sabia que passados esses quinze dias, iria defrontar a Académica e que teria grandes probabilidades de ganhar. Enganou-se.

O Sporting foi uma equipa sem ideias e teve pela frente uma Académica muito bem organizada defensivamente. Estava visto que por muito que o clube de Alvalade atacasse, dificilmente conseguiria marcar, pois praticava um futebol bastante previsivel para a boa estrutura e para os dois bons centrais da "briosa" equipa.

A Académica chegou ao golo no minuto 29' da primeira parte por intermédio de Marcel (atenção a este jogador). O Sporting ainda tinha um hora para chegar pelo menos ao empate. Por isso, a equipa não deveria ter entrado em transe. Mas entrou. Com a lesão do Liedson aos 36', as coisas ainda se complicaram mais. A propósito, esta lesão foi mesmo real ou terá sido uma lesão virtual inventada pelo Brasileiro, de maneira a descolar-se da derrota (just a feelling)?

Na segunda parte, nada a registar a não ser os assobios e apenas por uma vez se ouviu palmas nas bancadas do Alvalade XXI, quando o jogador da Académica (Lira), ao tentar aliviar a bola, deu com ela em cheio em Peseiro. Sintomático.
Como diz o meu sogro: "Os jogadores do Sporting andaram a passear as camisolas no Alvalade XXI".

OUTSIDER GAME
Rio Ave: 1 - Braga: 2


Braga isola-se no primeiro lugar e sofre o primeiro golo. Este foram os factos em maior evidência neste jogo, pois no restante não se viu grande coisa. O Braga provou mais uma vez que é uma equipa muito bem organizada e que dificilmente sofre golos. Aliás ainda não foi desta que um adversário lhe marcou um golo, uma vez que o golo do Rio Ave nasceu de um mau alivio de um jogador seu, fazendo a bola entrar na própria baliza.
O Braga apenas conseguiu chegar à vitória no minuto 90', depois de uma fífia do guarda redes da equipa de Vila do Conde. Com esta vitória, a equipa de Braga mostra que está cá para lutar por um lugar superior ao conseguido no ano passado.

Paz

O continente Africano já nos habituou a imagens que mostram a vida no seu estado mais natural.
Esta foto foi tirada na Libéria, depois de esta ter conseguido chegar à democracia. Depois de 14 anos marcados pela guerra, estes jovens jogadores já podem jogar futebol de uma forma mais tranquila.

domingo, 16 de outubro de 2005

FC Porto:0 - Benfica:2

Gostei da vitória, e mais que tudo...gostei da exibição.

Koeman tacticamente teve perfeito. Na 1ª parte apostou na contenção, oferecendo a iniciativa de jogo ao FC Porto, nunca permitindo porém que este criasse verdadeiras situações de perigo.

Na 2ª parte, e com a entrada de Karyaka, o Benfica começou a controlar os ritmos de jogo, chegando ao golo através de Nuno Gomes, após excelente centro de Nélson.

A partir daí a jovem equipa do FCP, descontrolou-se psicologicamente nunca mais conseguindo entrar no jogo.

Excelente jogo de Luisão, Andersson (que suplesse), Nélson (alguém se lembra de Miguel?), Petit, Nuno Gomes, Quim e Karyaka (entrou bem e foi decisivo). Mas acima de tudo o Benfica jogou como equipa.

Parabéns Koeman!!!

sábado, 15 de outubro de 2005

Benfica vence no Dragão


Depois de 14 anos sem conhecer a vitória no reduto dos dragões, permitam-me que este primeiro post sirva apenas para dizer:

GANHÁMOS !!!

Antevisão à 7ª Jornada

Aí está o derby dos derbys. Estou muito curioso em saber como é que será o comportamento das duas equipas. Quanto ao FCP, vamos ver se mantém a filosofia dos últimos jogos, apostando num ataque desenfreado sem se preocupar muito com o sector mais recuado, ou se altera o seu modo de jogar, reforçando mais a sua defesa. Eu acho que as coisas não se vão alterar muito. Um facto já me deixou preocupado: O Pedro Emanuel (para não falar no Bicho) não foi convocado. É sinal que a dupla de centrais será a mesma dos últimos jogos, ou seja, Ricardo Costa e Bruno Alves. Será que esta jovem dupla estará à altura da responsabilidade? Eu espero que sim. Já os meus amigos benfiquistas, esperam precisamente o contrário. É natural, não?
Este é um jogo que todos os jogadores anseiam jogar. É também um jogo onde normalmente os predestinados aparecem. Logo, e perdoem-me os benfiquistas, o Porto ganha vantagem. E porquê? Porque a meu ver a equipa portista tem mais jogadores predestinados do que o seu rival Lisboeta. Espero que jogadores como Diego, Lucho, McCarthy, Lisandro, Quaresma e outros estejam inspirados. Se estiverem, o Porto terá grandes hipóteses de ganhar. Só há um senão (e é aqui que o Benfica vai com toda a certeza desferir os seus golpes): Em todos os jogadores que citei atrás, não existe nenhum defesa. Pois bem, a chave do suceso estará também na forma como a equipa se vai comportar por terrenos mais recuados. Ou seja, a chave estará em saber se a defesa vai meter muita ou pouca água, porque alguma vai meter. Ai vai vai.

E é precisamente com a defesa do Porto que começo a análise ao SLB. Parte de um eventual sucesso da equipa da Luz, poderá começar pelo sector mais recuado do FCP. Isto é, se o Benfica não se acomodar com um empate e tentar pressionar a defesa do Porto obrigando-a a ceder, então tem hipóteses. Se por outro lado, deixarem o Porto atacar sem conseguirem colocar pressão à equipa prortista, então perdem com quase toda a certeza. Será que Koeman será suficientemente ambicioso para vir ao Dragão ganhar? Que tem obrigação, fruto da posição que ocupa na tabela, lá isso tem. Pessoalmente, penso que vou ver um Benfica a jogar na expectativa, muito defensivo e à espera do erro alheio. Vamos ver.

Fazendo uma análise Swot à equipa portista, direi:
  • Strenghts (Pontos Fortes): Jogadores capazes de desequilibrar.
  • Weeknesses (Pontos Fracos): Defesa (que é também uma oportunidade, como pederão ver à frente).
  • Oportunities (Oportunidades): Envolvente do relvado, ou seja, os adeptos e as bancadas totalmente preenchidas; O facto de o Benfica, por saber que a defesa é pior do que os restantes sectores do FCP, apostar no ataque, fazendo subir os seus jogadores. Aqui, o Porto pode aproveitar para em jogadas rápidas (como o sabe fazer muito bem), facturar!
  • Threats (Ameaça): Como sei que o Benfica também tem valor, será obviamente o potencial do Benfica e o potencial que a equipa da luz tem nas bolas paradas.

Depois de feita a devida análise Swot, continuo a acreditar na victória do PORTO. Aposto num 3 a 1.

Mesmo lesionado e de canadianas, lá estarei!!

sexta-feira, 14 de outubro de 2005

Antevisão à 7ª Jornada



FC Porto - Benfica

Jogo de tripla. Um derby é um derby. Não arrisco um resultado, mas estou optimista. Embora o resultado mais natural seja a vitória do Porto, o Benfica pode ganhar no Dragão.

Grande curiosidade para analisar tacticamente o comportamento das equipas. Primeiro confronto em Portugal dos dois holandeses.


Sporting - Académica

Um resultado que não seja a vitória do Sporting, significa o despedimento de José Peseiro. A Académica não é um adversário cómodo, mas era estranho o Sporting não conseguir ganhar este jogo. Mas já não digo nada...


OUTSIDER GAME
Rio Ave - Sp. Braga

Grande teste à equipa bracarense. Em fim de semana de derby, o Sp. Braga tem a possibilidade de se isolar no comando da Liga. Para isso tem de ultrapassar o Rio Ave, que é uma equipa fortíssima em casa. Jogo muito equilibrado em perspectiva.