terça-feira, 29 de novembro de 2005

Curioso


A ler o Post do Ronaldinho no Trenguices.

Porque o Futebol também é Paz

O futebol pode ser muito mais do que guerras, muito mais do que resultados, muito mais do que arbitragens e muito mais do que o simples jogo de futebol. Por todo o mediatismo que envolve o futebol e um clube como o Barcelona, realizou-se esta noite um jogo pela Paz. A equipa Catalã defrontou uma equipa mista de jogadores israelitas e de jogadores Palestinianos. Apesar de ser uma pedrada no charco, não deixa de ser mais uma tentativa para a aproximação destes dois povos pelos motivos supracitados.
O resultado pouco importa.
Na foto, Sean Connery (deu o pontapé de saída) e o primeiro ministro Israelita Simon Peres, juntamente com o presidente do Barcelona, Joan Laporta.

FC Porto - Sporting

Aí está mais um clássico no Dragão. Depois do Benfica ter ganho o último clássico no Dragon Stadium, eis mais uma oportunidade para Adriaanse mostrar o que vale frente a um eterno rival da capital.

Neste arranque, proponho que todos lancem o seu prognóstico. E não vale dizer que só dão prognósticos no fim do jogo.

Cá vai o meu. No FCP-SLB errei. Vamos lá ver agora...
FC Porto: 2 - Sporting: 0

Benfica:0 - Belenenses:0

O Benfica sem Petit, Simão, Karagounis, Quim, Moreira e Miccoli, voltou a marcar passo para o campeonato, empantando a zero na luz.

Face às ausências, o Benfica até fez uma exibição acima das minhas expectativas, só não ganhando por culpa do Marco Aurélio e por manifesta falta de sorte.

Vamos por partes:
-O Benfica tem um bom 11 base, mas o banco continua a ser muito fraco, e quando Simão se lesiona, lá vai meia-equipa.
-O Marco Aurélio fez uma excelente exibição, com 3, 4 defesas extraordinárias.
- O Belenenses adoptou uma táctica de 9 defesas e 1 avançado, e sempre que podia optava por um anti-jogo irritante, com a complacência do árbitro.
- A estrelinha de campeão não aparece para os lados da Luz.

As contas estão mais complicadas, mas nada está perdido.

segunda-feira, 28 de novembro de 2005

Sporting: 2 - Guimarães: 0

Paulo Bento começa a mostrar a sua raça. A equipa leonina teve um arranque algo tímido, mas na segunda parte entrou com ganas de leão.

O Sporting entrou no jogo tentando empurrar o Guimarães para perto da sua área fruto da pressão que exercia em terrenos muito adiantados. Criou algumas situações de apuro que íam sendo resolvidas pela equipa de Guimarães, com mais ou menos dificuldade. Passado este pressing inicial, a equipa de Pacheco lá conseguiu equilibrar o jogo e podia mesmo ter marcado não fosse a bola ter batido caprichosamente na baliza de Ricardo. Diga-se que Ricardo fez talvez a melhor exibição da época. Tem que ter cuidado, pois se continua a defender bem, é muito provável que não seja chamado para o mundial, fruto da tendência que Scolari tem para convocar jogadores em má forma e suplentes.

Na segunda parte, o Sporting entrou ainda com mais vontade. Esta metade foi muito boa e justificou plenamente o resultado conseguido. Destaque para o regresso de Carlos Martins que assinou um óptimo jogo e um belo golo.
A contar com aquilo que o Sporting fez na segunda parte, teremos grande jogo no Dragão.

Gil Vicente: 0 - F.C. Porto: 1


O Porto ganhou e é líder. Os dois jogadores mais influentes do FCP dos últimos jogos construiram o único golo do jogo. Quaresma tira mais um centro milimétrico e Lucho cabeceia com muita arte para o fundo da baliza. Estavam decorridos 25 segundos. De facto, o Porto teve uma entrada muito feliz no jogo de Barcelos. Com um terreno muito mau, nada como um golo a abrir para facilitar as coisas. Acho até que esse foi o principal problema daí em diante. O Porto controlou o primeiro quarto de hora, mas a partir desse momento voltou a recuar como o tinha feito frente ao Rangers. Nesses 15 minutos, o FCP podia ter alargado a vantagem por duas vezes. A partir daí, o Gil começou a subir no terreno, começou a ganhar confiança e começou a gostar do jogo, como diz o meu pai. Até ao final da primeira parte registo para uma grande penalidade não marcada a favor do Gil Vicente.
Na segunda parte, as coisas continuaram muito parecidas ao assistido no tempo anterior, isto é, com Gil a tentar chegar à igualdade e o Porto a jogar apenas em contra-ataque. Adriaanse mostrou mais uma vez alguma lentidão na leitura do jogo. Os jogadores da frente começavam a denotar algum cansaço físico e o Holandês, nada. Só a dez minutos do fim é que lá se decidiu refrescar a frente de ataque.
Em suma, uma vitória muito dificil, mas também muito importante na semana em que o Dragão receberá o Sporting.

sábado, 26 de novembro de 2005

O caso Nuno Gomes

"Nuno Gomes viu-se envolvido num processo em que está a ser julgado antes de ser ouvido. As imagens da televisão abrem campo para a especulação - e é só isso que se tem feito desde o final do Braga-Benfica -, mas não podem servir de arma de arremesso, a soldo de fins que vão muito mais além do que apurar a eventual gravidade das palavras proferidas pelo avançado do Benfica.

Após o sumaríssimo a Petit (também por denúncia), vem agora o processo de inquérito a Nuno Gomes, sendo de enaltecer o profundo papel desinteressado prestado pelo FC Porto - autor de ambas as denúncias (ou queixinhas) -, tudo em prol da seriedade no futebol.

Ficou a certeza de que a Comissão Disciplinar da Liga de Clubes tem um aliado de peso na luta contra o mal e que o Sporting de Braga pode continuar a preocupar-se apenas com a luta pelo título, porque nos gabinetes do Dragão há quem pense pelo clube minhoto. Pena é que os arsenalistas já tenham feito saber que apenas pensam pelas suas cabeças. Uns ingratos, portanto."

In "O Jogo", 26 Novembro 2005

Richard Burns faleceu aos 34 anos


O piloto britânico Richard Burns, campeão do mundo de Rallys em 2001, faleceu aos 34 anos devido a um tumor cerebral diagnosticado há 2 anos atrás.
O piloto foi submetido a tratamentos de quimioterapia e sofreu uma intervenção cirurgica, que não impediram o trágico desenlace.

A sua morte foi dada a conhecer através de um comunicado da família: “Desde o inicio da doença, Richard sabia que seria muito dificil. Enfrentou a situação com bravura e bom humor, mas acabou por nos deixar no dia de hoje”

Impressiona a fragilidade da nossa vida. Aproveitem-na enquanto é tempo...

Roberto Carlos quer voltar para o Brasil


"O futuro está no meu país. Vou voltar ao Brasil, a minha casa. Já são muitos anos fora do Brasil. Quando? Não sei, depende de mim. Se estiver cansado e com 'stress' poderia ocorrer antes. Chega a um momento em que a cabeça tem de descansar. Não posso estar tão tenso, preocupado... Há dias em que tento a dormir e não consigo. Quero voltar ao meu país, a minha casa, com os meus filhos, que me fazem muita falta. tenho muita vontade de acordar em casa com os meus pais porque estou sozinho em Madrid. Quero voltar, é certo. Não sei se amanhã ou em 2008 (n.d.r. duração do contrato), mas é certo que quero”.

A equipa do Real é uma manta de retalhos...

Mourinho, devorador de prémios

Mais uma distinção para José Mourinho. O português vê agora o seu trabalho ser reconhecido pela World Soccer, que o distingue como treinador do ano. Já este mês, um estudo encomendado pelo principal patrocinador da Premiership, o Barclays, confirmou a grande popularidade de Mourinho, ao ser o "técnico favorito" por 28 por cento dos inquirido

Até sempre



O Foot Bicancas já tinha dedicado um Post a este jogador. George Best faleceu na manhã de Sexta Feira num hospital de Londres. Dizem os que o conheciam que tinha tanto de bom jogador como de rebelde. Foi precisamente a rebeldia fora das quatro linhas que antecipou este epílogo aos 59 anos de idade. Aqui fica o tributo do Foot Bicancas.

Nacional:1 - Braga:0

Ah pois é. O Nacional chegou ao primeiro lugar (à condição). Bateu esta noite o Braga por 1-0 e com esta vitória fica com mais um ponto do que o Braga.
Há que enaltecer muito o trabalho do seu treinador, pois muito desta posição passa pelo seu trabalho. Até hoje quase toda a gente se esqueceu da equipa da Madeira. Toda a gente falava do Braga. Toda a gente não levava a sério os bons jogos realizados até então. Pois bem, cá está o Nacional no topo da liga.

Embora não acredite que a equipa do Funchal tenha pedalada para acompanhar o ritmo não deixa de ser heróica a presente caminhada. Há que tirar o chapéu.

O Braga depois de derrotar o Benfica, voltou a quebrar na Madeira. Já tinha perdido na ilha há duas semanas atrás.

Quem pode beneficiar com este resultado é o FCP, que em caso de vitória passa para primeiro (que pode ser um bom tónico na semana do Porto-Sporting) com os mesmo pontos da equipa de Manuel Machado.

sexta-feira, 25 de novembro de 2005

Antevisão à 12ª Jornada


Sporting - V. Guimarães (Dom, 19h15, TVI)

Paulo Bento, desde que assumiu os comandos da equipa de Alvalade, ainda não perdeu. A equipa de Jaime Pacheco, ainda não está completamente moldada à sua imagem, mas tem feito boas exibições, que não condizem com a sua actual classificação. Ou seja, aqui está um jogo entre duas equipas, que ainda estão em formação, e com alguma falta de confiança. O Sporting naturalmente é favorito.


Benfica - Belenenses (Dom, 21h15, SportTV)

A onda de lesões, e o desgaste psicológico de uma competição como a Liga dos Campeões, está a abanar a estrutura da equipa do Benfica. Urge ganhar um jogo para o campeonato, porque de outra forma os encarnados poderão vêr os seus competidores directos se afastar irremediavelmente. A equipa do Belenenses, também não se encontra em forma, ainda não ganhando com Couceiro ao leme da equipa. A equipa que marcar primeiro ganha o jogo.


Gil Vicente - FC Porto (Seg, 20h30, SportTV)

O campo do Gil é tradicionalmente dificil para os grandes (o Sporting que o diga), de qualquer forma se o FCP jogar o que nos tem habituado, ganhará o jogo com menor ou maior dificuldade. Tive oportunidade de vêr esta equipa na Luz (o Benfica perdeu 2-0), e é perita em anti-jogo com jogadores muito experientes que quebram constantemente o ritmo de jogo. O FCP não poderá facilitar.


OUTSIDER GAME
Nacional - Braga
(Sex, 21h30, SportTV)

Quem diria no ínicio do campeonato, que este jogo à 12ª jornada ditaria o lider da Liga? O Braga este ano não não se deu muito bem com os ares da Madeira, e poderá acontecer o mesmo com a equipa do Nacional. Na minha opinião, Sp. Braga tem um futebol mais vistoso, mas o Nacional tem um futebol super eficaz, sabendo jogar feio quando existe necessidade. Jogo interessante a seguir. Não arrisco prognóstico.

No Comments

quinta-feira, 24 de novembro de 2005

Colunista Convidado, por José Manuel Marques

CAMPEÕES DO FAZ-DE-CONTA

Ganhar não é tudo. Aliás, há circunstâncias em que vencer até se assemelha demasiado com nada.

Vem isto a propósito da desvergonha a que se tem assistido ultimamente com a praga dos salários em atraso nos clubes.

Há vários anos que o relatório anual da Deloitte revela que a média de espectadores nos estádios portugueses é incrivelmente baixa: ronda os seis mil por jogo. Vê-se à vista desarmada que na maior parte dos jogos (inclusive dos da primeira Liga, já que da de Honra nem se fala) o número de espectadores pouco mais é do que o dos familiares dos jogadores e os amigos dos dirigentes dos clubes em confronto. Que se saiba a Liga nunca procurou qualquer solução de fundo para o problema. O mais que se tem visto são declarações vagas do género “urge encarar, urge reflectir”.

A qualidade do jogo e a credibilidade dos árbitros, que estão no cerne deste problema, são questões de somenos. Durante o Verão o que os sábios dirigentes discutiram acerbamente foi se os árbitros deveriam ser sorteados ou nomeados.

Até há quem jure que se joga bem no nosso campeonato. Quando um técnico conhecedor mal chega a Portugal e tem a frontalidade de dizer que no futebol português bate-se muito, joga-se pouco e ninguém diz nada, alguém o ouviu? Nem pensar! Gritou-se foi: Aqui d’el rei! Este senhor não passa de um desprezível «holandês com tiques de nazi» (sic, TSF).

Quanto à má qualidade dos árbitros, é curioso: todos concordam, mas cada um de sua vez. Isto é, os dirigentes tal como os treinadores só se lembram que os árbitros não servem quando as más decisões não lhes são favoráveis. Portanto, apesar das cenas a que temos assistido, com os actuais protagonistas não me parece que o enredo desta velha produção fantasmagórica alguma vez possa melhorar. Aliás, melhorar para quê, se há almas bem pensantes que até acham que os erros de arbitragem dão colorido ao futebol. Lindo!… É assim como achar que a dança do ventre é uma arte bonita, e porquê? Porque dá ideia que as bailarinas têm problemas de gases!...

Em Inglaterra, onde os estádios têm tradicionalmente taxas de ocupação da ordem dos 90%, parece que ultimamente estará a haver menos público. Que é que fizeram os ingleses? Correram a formar um grupo de sábios para encontrar soluções. Têm medo que depois de anos a criar uma liga exemplar algo de errado esteja a suceder. A Alemanha já resolveu o seu «apito dourado». Não precisou senão de um ano: Árbitros prevaricadores condenados a quase três anos de prisão efectiva, fora o resto.

Enquanto isso, em Portugal é o faz-de-conta em torno dos salários em atraso. Faz-de-conta a Federação: «Face à gravidade da situação a federação já pediu a intervenção estatal», diz a Imprensa. E fazem-de-conta os clubes caloteiros: Dizem que a culpa é sindical, é tudo tramóia do Evangelista. Manipulado pelo Jota Cristo!, ‘tá-se a ver.

Bom, como em Portugal urge reflectir mas não se reflecte, urge encarar mas não se encara, qualquer um pode dar os seus bitaites. Aqui estão os meus para a acabar com o jogo do faz-de-conta: (1) sistema de cartões vermelhos para os árbitros, (2) testes de doping às finanças dos clubes e (3) garantias bancárias no início do campeonato para cobertura de dívidas de ordenados.

Tenho dito.

quarta-feira, 23 de novembro de 2005

PORTO: 1 - RANGERS:1

O Porto comprometeu e de que maneira o apuramento para a próxima fase da Liga dos campeões. O empate desta noite soube muito a derrota, uma vez que foi consentido de uma forma muito ingénua. Depois de no Sábado ter saído do dragão de barriguinha cheia, hoje saí de "saco" cheio como diriam os Brasileiros.

O FCP desperdiçou os primeiros 45' com um jogo demasiado paciente. Se é verdade que o Rangers estacionou o autocarro à frente da sua grande área, não é menos verdade que o Porto pouco fez que o abalroar.

Na segunda metade, Adriaanse apostou e bem (na minha opinião) tudo no ataque. Tirou ao intervalo Pedro Emanuel e meteu no terreno de jogo Hugo Almeida. Com esta alteração, o FCP ganhou a profundidade que tinha faltado nos primeiros 45 minutos. O primeiro quarto de hora foi de massacre total. Esta pressão foi traduzida no golo portista, marcado por Lisandro Lopez. Numa situação de vantagem, o treinador portista decidiu reformular o desenho. Com a entrada de Bruno Alves, o Porto voltou aos 4-3-3 da primeira parte. Mais uma vez concordei com o treinador.

Depois do golo, a equipa retraiu-se muito e o Rangers aproveitou para subir no terreno. O adversário portista, depois das alterações, passou a actuar num 4-4-2 e ganhou, por isso, o meio campo. Acho que foi aqui que Adriaanse pecou. Nesta altura deveria ter reforçado o meio campo com a entrada de Ibson. Não o fez e o Rangers chegou à igualdade.

Não gosto muito de justificar os maus resultados com o factor "sorte". Mas diga-se que, em abono da verdade, ela faltou e muito na presente edição da Champions. E hoje foi mais um exemplo.

Com este resultado o Porto começa a ver a próxima fase por um canudo.

Benfica empata no Stade de France


Koeman montou a equipa como o objectivo de arrancar um empate. Não me lembro de vêr uma a equipa do Benfica a jogar com tantos jogadores de características defensivas (9): Quim; Alcides, Luisão, Anderson e Ricardo Rocha; Nélson, Petit, Beto e Léo.

A exibição foi fraca, muito fraca mesmo. Momentos houve que parecia um jogo de um escalão inferior de um qualquer campeonato do leste europeu. Sim, porque o Lille, também não jogou “pevia”. Aliás, como é que esta equipa francesa conseguiu roubar 4 pontos ao Man Unitd?

Não vou criticar o Koeman. Com Trapattonni aprendi a vêr o futebol sob uma lógica de objectivos, e o que é certo é que falta um jogo para terminar a 1ª fase da Liga dos Campeões, e o Benfica só depende de si próprio. Uma vitória em casa no próximo jogo coloca automaticamente a equipa na 2ª fase. Quantas equipas queriam estar nesta posição?

De que valia Koeman jogar em 4-2-4, criar 10 oportunidades de golo e perder?

CONCLUSÃO: Exibição fraca, objectivo conseguido e perspectiva de grande jogo no próximo dia 7 de Dezembro. Eu vou lá estar!!!

terça-feira, 22 de novembro de 2005

Federação de Blogs de Futebol

O Sector B32 fez o favor de alertar o Foot Bicancas para a criação de uma federação de Blogs de Futebol. O nosso blog tem todo o prazer em se fazer associado e aproveitamos desde já a oportunidade para informar e publicitar esta inovadora iniciativa. O Blog que promove a federação é o Bnr B.

Saudações desportivas!

segunda-feira, 21 de novembro de 2005

Comentários à 11ª Jornada


Sp. Braga: 3 - Benfica: 2

Está definitivamente lançada a candidatura do Braga ao título. E de forma peremptória: começou por virar o resultado perante um Benfica defensivo; depois, lutou contra os erros do árbitro, conseguindo o triunfo, paradoxalmente, numa decisão errada de João Ferreira.

O Benfica na 1ª parte, conseguiu controlar o Braga, dominando por completo o jogo. Na 2ª o Braga veio com outra atitude, e com a saída de Simão ao intervalo, o Benfica perdeu o controlo do jogo.



FC Porto: 5 - Académica: 1

O FC Porto aliou finalmente as duas imagens de marca que Adriaanse quer impor: espectáculo e golos. Foram cinco, numa exibição consistente e pontuada de momentos brilhantes. A vêr vamos se é para continuar.



Penafiel: 0 - Sporting: 1

O Sporting alcançou em Penafiel uma preciosa vitória fora de portas - a primeira de Paulo Bento -, transformando em pontos a única verdadeira oportunidade de golo de que dispôs. Progressivamente, mesmo que sem brilho, o leão ganha solidez e, sobretudo, pontos. O Penafiel lutou muito, e aqui e ali teve algum azar. Pelo jogo jogado, o empate teria sido o resultado mais justo.


OUTSIDER GAME
Rio Ave: 0 - Nacional: 2


O Nacional continua de vento em popa no campeonato e ontem somou a sétima vitória da competição. Jogar em Vila do Conde nunca foi fácil - os "grandes" que o digam -, mas a equipa de Manuel Machado ultrapassou o teste de ontem com distinção.

domingo, 20 de novembro de 2005

Banho de bola em Madrid


O Barcelona impôs pesada derrota em «casa» do Real Madrid (3-0) no grande «clássico» do futebol espanhol, que valeu ainda a liderança do campeonato.

Mais do que o resultado, a exibição foi deslumbrante, com Ronaldinho (melhor jogador do mundo sem dúvida), Etoo, e Messi, a fazerem da equipa do Real Madrid uma equipa banalíssima.

Ao ponto dos próprios adeptos do Real aplaudirem as jogadas espectaculares de Ronaldinho Gaucho.

Aposto no Barcelona para campeão da Champions deste ano.

sexta-feira, 18 de novembro de 2005

Antevisão à 11ª Jornada

Sp. Braga - Benfica (Sáb, 17h00, Sporttv)
Depois de 15 dias sem futebol de clubes, nada melhor que um jogo grande para o reinicio do campeonato. Jogar em Braga é muito dificil, e com as muita ausências do Benfica, mais dificil se torna. Em contrapartida será um primeiro teste ao estofo de campeão da turma dos arcebispos.

FC Porto - Académica (Sáb, 21h15, Sporttv)
Embora a Académica jogue bom futebol, só uma noite pouco inspirada dos portistas, não levará a uma vitória com maior ou menor dificuldade.


Penafiel - Sporting (Dom, 19h15, TVI)
Mais um teste à equipa de Paulo Bento. O Penafiel este ano está muitos furos abaixo da época transacta, e é uma boa oportunidade para o Sporting vencer fora.


OUTSIDER GAME
Rio Ave - Nacional
(Dom, 16h00)
O Nacional é uma das grandes revelações desta época, e o Rio Ave está a jogar muito bem. Bom jogo em perspectiva.

Alexandre Magalhães contestou as contas da Porto, SAD relativas ao exercício 2004/2005

O ex-dirigente portista salientou que nos dois últimos anos a SAD teve proveitos de 112 milhões de euros e que apesar disso “teve apenas 23 milhões de euros de lucro”. Magalhães está “preocupado com o futuro da SAD” e com o valor de um passivo (127 milhões de euros) muito aquém do activo imobilizado (90 milhões de euros), situação que obriga o clube a “continuar a alienar jogadores”. A este propósito, disse também que o clube está transformado num “entreposto de jogadores”, tendo vendido e comprado mais de 100 nos últimos anos.

Magalhães foi ainda informado que as indeminizações pagas a Del Neri e a Victor Fernandez ascenderam a 5,3 milhões de euros (Couceiro nada recebeu pela rescisão), tendo depois contestado os 2,297 milhões de euros de remuneração ao Conselho de Administração no último exercício, em contraste com os 959 mil euros do exercício anterior. Explicação para a diferença: uma comissão propôs uma gratificação. Contas feitas, em média cada elemento recebeu 42.000 euros por mês, situação que Magalhães considerou “uma loucura”. Magalhães entende que a SAD não conseguiu criar uma “almofada técnica” com as receitas extraordinárias entretanto geradas.

quinta-feira, 17 de novembro de 2005

Colunista Convidado, por José Manuel Marques

ANTEVISÃO DA 11ª JORNADA, SEGUNDO A MINHA VIZINHA

Satisfação é o que a gente sente quando as coisas nos correm bem. Mas gozo é diferente. É o prazer que se tem em assistir ao embaraço do próximo.

Gozo é um misto de cinismo e de bem-estar. É o regozijo que experimentamos quando alguém despeja a garrafa de cerveja no engatatão do bar (bem feita!). É o Hugh Grant apanhado de calças arriadas no banco de trás do automóvel com a Divine Brown em pleno serviço (querias festa? Toma!). Gozo é o Pinto da Costa, sob fogo cruzado, no arraial de chapada em pleno restaurante entre a companheira e a filha (gente fina, é assim). Gozo é pois uma espécie de justiça divina que sublima as pequenas frustrações da malta. É a derrota do Benfica e do Sporting vistas por um adepto do Porto. É a derrota do Porto, do Sporting e do Benfica vistas por um adepto do Boavista. E assim sucessivamente.

Quando na anterior jornada o Rio Ave marcou os dois golos ao Benfica e a minha vizinha do 7º direito saltou de alegria, era gozo. Claro que a minha vizinha não é do Rio Ave, é sportinguista. Mas o que ela é, essencialmente, é anti-Benfica, anti-Porto e etc. Se pudesse, a minha vizinha tornava-se anti-sócia e pagava anti-quotas para integrar o clube do contra. Contra todos os que vão à frente do Sporting.

Claro que sendo sportinguista ela já não precisa de integrar mais nada. A rivalidade clubística é o sentimento mais enraizado e o factor associativo com maiores garantias de sucesso em Portugal. Podia ser cotada na Bolsa.

Na realidade, a minha vizinha não gosta de futebol. Ela gosta é que o Sporting ganhe, e o resto é conversa. Nem que seja à custa de erros escandalosos do árbitro, anulando ao adversário golos do tamanho da «légua da Póvoa». O problema dela é que, mesmo assim, o Sporting ganha poucas vezes. E por isso não tem outro consolo senão entreter-se a saborear o gozo paliativo da derrota dos rivais.

Se esse gozo resultasse em pontos, o Sporting neste momento era vice-lider. É facto que o Sporting oficialmente só tem 17 pontos. Mas uma vez que na última jornada o Braga não ganhou no Funchal e o Benfica empatou, o Sporting, aos três pontos «reais» ganhos sobre o Leiria («ganhos», é como quem diz…) somaria, em gozo, os três pontos que o Braga perdeu e ainda os dois que o Benfica desperdiçou. Aí está (17+5=22), um ponto apenas abaixo do líder!

E vendo bem, eu, Benfiquista empedernido, não estou muito fora do critério da minha vizinha. Isto é, como na próxima jornada o Benfica ganha ao Braga e o Sporting/Penafiel tal como o Porto/Académica não vão além do empate, quem se há-de fartar de gozar sou eu. Uma vez que a vitória do Benfica não proporciona qualquer gozo aos rivais, o meu clube ganha 3 pontos reais (da vitória oficial) mais 7 pontos de gozo; 3 pela derrota do Braga, 2 pelo empate do Porto e mais os 2 desperdiçados pelo Sporting. Portanto, à 11ª jornada: Benfica no primeiro lugar da classificação, destacado, com 28 pontos, mais 10 do que tem hoje.

Há aqui só uma pequena dúvida. E se o Nacional da Madeira ganhar em Vila do Conde, como é que é? Bom, talvez não haja problema. Como esse clube não dá gozo à minha vizinha, só contam os pontos reais. Que vale isso?

Sub-21 no Campeonato Europeu

A equipa das "quinas" até começou a perder, quando Degen marcou aos 21 minutos, e colocou em risco a passagem para a fase final da competição.

No entanto, na segunda parte, os comandados de Agostinho Oliveira viraram o jogo com golos de Hugo Almeida e Varela.

Portugal é, agora, candidato a organizar a fase final, juntamente com a Itália, campeã em título. Além destas estão qualificadas Alemanha, França, Sérvia-Montenegro, Dinamarca, Holanda e Ucrânia.

A competição vai decorrer poucos dias antes da fase final do Mundial 2006 na Alemanha.

quarta-feira, 16 de novembro de 2005

Selecção empata em Belfast

Portugal e a Irlanda do Norte empataram 1-1, em jogo de preparação para o Campeonato do Mundo de 2006, disputado no Estádio Windsor, em Belfast.

Depois de ter garantido o apuramento para o Mundial de 2006, Portugal fechou o ano de 2005 com apenas uma derrota em 12 jogos, sofrida na República da Irlanda (1-0), num jogo particular.

terça-feira, 15 de novembro de 2005

O homem dos rebuçadinhos

No Domingo, estava eu a fazer um derradeiro zapping antes de me deitar.......

......comecei no canal 1, depois passei para 2, 5 segundos depois mudei para a SIC, 3 segundos depois estava a vêr a TVI, 2 segundos mais tarde mudei para a SIC Notícias.......mas de repente..., pareceu-me reconhecer a cara que estava em primeiro plano na TVI.

Coloquei novamente na estação 4, e ela ainda lá estava. O programa era a "1ª companhia", e aquela silhueta realmente não me era estranha, mas ao mesmo tempo causava-me uma certa desconfiança.

Não foi preciso puxar muito pela cabeça. Não é que estava ali o homem dos rebuçadinhos. Nem mais, nem menos.... Jacinto Paixão de seu nome. Árbitro de 1ª categoria actualmente suspenso, e um dos principais protagonistas do caso "Apito Dourado", era um dos concorrentes do concurso mais estúpido que conheço.

Pensei para comigo... "este gajo está INDICIADO por corrupção activa, já confessou publicamente que esteve num hotel com uma PUTA horas depois do FC Porto - Estrela Amadora, e tem a lata de vir para televisão brincar às tropas?". "Se fosse comigo, fazia tudo para não sair de casa, tamanha era a vergonha". "E como é que uma estação de televisão oferece protagonismo a um pessoa destas?"

Este é um dos grandes problemas da nossa sociedade, os prevaricadores são protegidos e enaltecidos pela própria sociedade (vide os casos de Fátima Felgueiras, Isaltino Morais, Valentim Loureiro, etc). Portugal deve ser dos poucos países europeus, onde não pagar impostos é motivo de orgulho, e facto de admiração dos outros contribuintes.

Que sociedade reles a nossa.

Será mais uma escolha de Adriaanse?

Esta será mais uma escolha de Adriaanse? Veio hoje a público que o lateral direito do Fluminense estaria a um passo do FCP. Infelizmente não o vi jogar nos dias em que estive do outro lado do Atlântico. Por isso, não posso dizer se é bom ou se erá mais um Leo Lima. Pelo que dizem, é um lateral direito muito atacante e que marca muitos golos (ver Pedigree). É também internacional Brasileiro. Comentários, só no fim...

Pedigree:
- Nome: Gabriel Santos;
- Naturalidade: São Paulo;
- Nascimento: 05-06-81;
- Altura: 1.71m;
- Clube anterior: São Paulo;
- Cluble actual: Fluminense;
- Jogos efectuados: 62;
- Golos: 24.

Manuel José parte a loiça toda

FC PORTO
"Enquanto o presidente do FC Porto for presidente do FC Porto e eu for treinador de futebol, é evidente que não há condições nenhumas para eu treinar o FC Porto."

BENFICA
"Quando cheguei ao Benfica era considerado o melhor treinador português e quando de lá saí era o pior treinador do mundo. Podia ajudar o Benfica, mas não me ajudaram, bem pelo contrário, fizeram-me coisas horríveis e continuam a fazer. Continuam a portar-se pessimamente comigo, depois do acordo que fiz com eles."

JOSÉ MOURINHO
"Não tenho relação nenhuma com ele, nem quero. Na altura disse-lhe que se ele pensava que isto era a selva e ele era o tarzan estava muito enganado. Ele contou no livro dele a história à maneira dele, mas a maneira dele é mentira. Ele traiu-me. Eu já tinha cabelos brancos e tinha quase idade para ser pai dele. Ele teve aquele sucesso todo, eu tenho de respeitar isso, porque é a prova inequívoca que ele é de facto um bom treinador, mas não quero qualquer relação com ele. Se passar por ele nem o cumprimento. Não sou de rancores, mas não esqueço. Não lhe desejo mal nenhum e acho que ele tem propagandeado o nome de Portugal e do futebol português de uma forma notável, motivo pelo qual respeito o profissional, mas o homem não respeito. Para mim ele só existe como treinador e mais nada. Como homem, para mim acabou."

SELECÇÃO NACIONAL
"Eu fui anti-sistema toda a vida e enquanto eu for treinador, se o sistema existir, eu serei sempre anti-sistema. E isso custou-me a selecção em duas ocasiões. Tiraram-me a selecção em duas situações. Já soube as razões, que passaram pelo poder maléfico que o futebol sempre teve à volta dele. Saber como foi, isso não me interessa."

segunda-feira, 14 de novembro de 2005

As Escolhas de Adriaanse

O senhor Adriaanse já mereceu a atenção do Foot Bicancas por várias vezes. Há muito que queria escrever sobre o actual treinador do FCP. Fui adiando, pois as minhas opiniões foram mudando ao longo dos tempos. Sinceramente, ainda hoje, continuo a ter algumas dúvidas quanto ao perfil do senhor. Após umas férias, decidi fazer a minha reentre falando das escolhas de Adriaanse.

Comecemos pela pré-época. Dos 32 jogadores que iniciaram a temporada, só 5 foram dispensados. Na sua primeira escolha, Adriaanse contrariou um seu objectivo: Ter um plantel constituido por 24/25 jogadores. Dou o beneficio da dúvida, pois entendo que o treinador tem que ter tempo para explanar o seu trabalho. Dos cinco que saíram, um deles (Sandro) tinha sido contratado ao Setúbal e era apontado como um possível sucessor de Costinha. No entanto, entendo que o treinador tem que ter tempo para explanar o seu trabalho. A dispensa do Nuno Valente não se deve a uma escolha de Adriaanse, pelo que seguimos em frente.

Depois, contratou-se um defesa esquerdo Eslovaco (Marek Cech). Inicialmente esquecido, fruto de uma boa campanha do César Peixoto, entrou na equipa depois da derrota com o Benfica e frente ao Inter de Milão. E diga-se que foi uma escolha certeira. Porém, o Holandês voltou a não contar com o jogador no último jogo com o Paços de Ferreira. Depois de mais uma derrota (Inter), Adriaanse voltou a escolher o outro defesa esquerdo. Será que o César Peixoto vai sair da equipa depois da próxima derrota? Mas volto a repetir: entendo que o treinador tem que ter tempo para explanar o seu trabalho.

Umas das escolhas mais polémicas junto dos portistas, é a "não escolha" do "Bicho". Adriaanse já disse peremptóriamente que Jorge Costa é a quinta opção para o eixo da defesa azul e branca. Entendo que o treinador tem que ter tempo para explanar o seu trabalho. Mas aqui, a minha azia já é maior.

As escolhas de Adriaanse relativamente a jogadores são mais que muitas: Paulo Assunção, Ibson, R. Costa, McCarthy, Postiga (iniciou a época como número 10!!), Quaresma (só à 5ª jornada foi titular!) e finalmente Diego. Não vou falar destas escolhas todas porque se o fizesse nunca mais de cá saía. De todas só dedicarei uma linhas à "escolha" Diego. No jogo contra o Benfica, Adriaanse colocou o Brasileiro pela primeira vez no banco. Pensei: provavelmente está em baixo de forma. Ou então: entendo que o treinador tem que ter tempo para explanar o seu trabalho. É mais uma experiência. Não consigo entender como é que se pode prescindir de um jogador como o Diego. Actualmente, é dos jogadores que mais aprecio no nosso futebol. O Porto terá assim uma equipa tão forte que se pode dar ao luxo de meter o Diego no Banco?

Em suma, embora entenda que o treinador tem que ter tempo para explanar o seu trabalho, a paciência já se começa a esgotar. Nunca sabemos o que vai sair dali. Em dez jornadas, o FCP nunca repetiu um onze. Da mesma forma que sinto alguma inquietação, imagino os jogadores.

Apesar de todas estas escolhas de Adriaanse, continuo a pensar que o Porto será o futuro campeão, pois tem o plantel mais rico. Provavelmente esse será o problema do treinador do FCP.

domingo, 13 de novembro de 2005

Fim de Semana de Selecções


AA
Portugal (2) - Croácia (0)

Os dois golos de Portugal assinalaram os momentos mais emocionantes do encontro, com particular destaque para o de Petit. Numa partida fria, a Croácia esteve longe daquilo que se esperava e acabou por ser um bom teste para encontrar soluções de entrar em defesas cerradas.


Sub-21
Suiça (1) - Portugal (1)

Golo do melhor português em campo permitiu emendar a fífia de Bruno Vale logo no segundo minuto e lançou a selecção para uma excelente exibição até ao intervalo. Depois os suíços cresceram, pelo que o empate acabou por ser um bom resultado, permitindo carimbar o apuramento no Bessa.

Manuel José, rei do Egipto


Manuel José ganhou pela 2ª vez, a Liga dos Campeões Africana ao serviço do Al-Ahly depois de derrotar na segunda mão os tunisinos do Étoile Du Sahel por 3-0, no Cairo.

Com este resultado o equipa egípcia terá lugar assegurado no mundial clubes (ex-Taça Intercontinental).

Parabéns!!!

sábado, 12 de novembro de 2005

Notícia Côr de Rosa - "Tensão Familiar"

Jorge Nuno Pinto da Costa e Carolina Salgado, sua actual companheira, estiveram de candeias às avessas por motivos familiares devido a um desacato entre esta e Joana, filha do presidente do FC Porto.

A acalorada discussão deu-se à mesa, no restaurante O Bule, no Porto, há cerca de quinze dias, e, de acordo com fonte próxima do casal, “o motivo foi a Joana, filha de Pinto da Costa e da ex-mulher Filomena, que no calor de uma discussão com a actual companheira do pai disse uma frase menos agradável que fez Carolina reagir com uma bofetada”.

Joana Pinto da Costa não respondeu na mesma moeda e teve apoio total do pai, que fez questão de chamar a atenção a Carolina, por não admitir esse tipo de atitudes para com a sua filha de quase 18 anos. Tal como Pinto da Costa não gostou da cena, Carolina também não parece ter ficado muito feliz com a ideia de o companheiro se ter colocado do lado da filha Joana.

Contudo, e apesar de Pinto da Costa ter ficado aborrecido com a situação durante algum tempo, fontes próximas do casal garantem que “os dois já fizeram as pazes e estão bem de novo”.

O CM tentou apurar junto dos empregados do restaurante como tudo se teria passado entre os intervenientes. Contudo, e porque Pinto da Costa é frequentador habitual d’O Bule, restaurante de gastronomia portuguesa, os empregados preferiram manter-se calados e negarem ter havido qualquer tipo de confusão naquele espaço.

Segundo a mesma fonte, a relação entre Carolina e Joana Pinto da Costa veio “a agravar-se depois de a Justiça ter decretado o divórcio entre Filomena e o presidente portista”.

In "Correio da Manhã", 10/11/05

sexta-feira, 11 de novembro de 2005

Kit Novo Sócio


A campanha lançada por Luís Filipe Vieira já tornou o Benfica no terceiro clube europeu com mais sócios (155.000). Apesar de os números ainda não serem os desejados pelo presidente, a meta, entretanto, alcançada, permitiu aos encarnados ultrapassarem clubes como o Manchester United, Barcelona, Bayern de Munique e Arsenal.

Com o desenvolvimento do projecto de captação de novos sócios, no qual Luís Filipe Vieira se envolveu directamente, o Benfica garantiu a entrada de mais 60.000 adeptos pagantes, um crescimento notável e que pode significar a passagem dos encarnados para o primeiro lugar da lista a curto/médio prazo. Actualmente, o Benfica só é ultrapassado por Liverpool e Juventus, mas caso o emblema português mantenha o nível de crescimento é provável que a lista venha a sofrer novas alterações.


1º Liverpool – 165 mil
2º Juventus – 159 mil
3º BENFICA – 155 mil
4º Manchester Unitd – 150 mil
5º Barcelona – 135 mil
6º Bayern Munique – 103 mil
7º Arsenal – 100 mil
8º FC Porto – 95 mil
9º AC Milan – 92 mil
10º Real Madrid – 89 mil
Dados Oficiais da UEFA

quinta-feira, 10 de novembro de 2005

Colunista Convidado, por José Manuel Marques

NO DIA SEGUINTE NINGUÉM MORREU

Se isto fosse uma notícia podia começar assim: “No passado fim-de-semana, os Dementors fizeram sentir a sua acção maléfica nos estádios de futebol onde atacaram várias pessoas a torto e direito.”

A esta primeira frase ainda se podia acrescentar: “Iludindo a vigilância apertada dos feiticeiros da Ordem de Fénix, essas temíveis criaturas invisíveis precipitaram-se misteriosamente sobre alguns árbitros e treinadores e, fazendo uso do Manto Mágico da Invisibilidade, espalharam o desgosto e a confusão entre os adeptos. Inclusivamente, o técnico de umas das equipas – talvez por ser verde (tanto em termos de cor como na experiência) deu mostras de ter sido afectado pela síndrome da cegueira (in)facciosa aguda”

Isto não é uma notícia, mas os factos referidos são infelizmente verdadeiros.

Sabe-se hoje – aliás a imprensa dos Muggles não tem falado noutra coisa – que no jogo Benfica-Rio Ave, o empate dos visitantes foi conseguido misteriosamente através dum golo obtido em posição irregular, que só a uma equipa de arbitragem sob a acção dum feitiço maléfico podia ter passado despercebido. Estranhamente, já na jornada anterior, já a mesma equipa havia sido penalizada com um golo o nas mesmas condições irregulares. No jogo P.Ferreira-F.C.Porto uma grande penalidade, por mão na área, contra os portistas, passou também em claro. Em contrapartida, pouco tempo depois, o mesmo árbitro anularia ao Porto um golo perfeito, por fora-de-jogo fantasma.

Mais extraordinário, porém, foi o que se passou no Sporting-União de Leiria, onde, por artes de perlimpimpim, o guarda-redes leonino, graças aos seus dotes fantásticos, conseguiu deslumbrar o público com o que podemos chamar, na perfeita acepção da palavra, a defesa impossível. Isto é, defendeu, sentado, uma bola que já tinha passado pelo menos um metro além da linha de baliza. É obra, ou não é?

De facto, temos de concluir que os Dementors que por aí andaram a fazer estragos no passado fim-de-semana não eram nenhuns artolas. Pela qualidade do trabalho, fica ao menos a certeza de que eram, todos eles, entes credenciados nos mais Puxados Níveis de Feitiçaria pela famosa escola de Hogwarts.

E, não juro mas... quer-me até parecer que esses seres terríveis atacam nos estádios em Portugal com mais frequência do que se imagina. Inclusivamente acometendo sobre árbitros estrangeiros.

Quem não se lembra, por exemplo, do sucedido no recente Portugal-Liechtenstein (arbitragem búlgara). Pontapé de canto em vez de grande penalidade e expulsão directa quando Délia, jogador de campo, com uma das mãos, quase sobre a linha de baliza, fez sair por cima da barra um remate de Luís Figo?

Isto não é uma notícia, mas se fosse não podia dizer, como escreve J. Saramago a abrir o seu novo romance, sintomaticamente dado a público neste aziago fim-de-semana: “No dia seguinte ninguém morreu”.

Não podia dizer, porque se dissesse ou se isso acontecesse ninguém perceberia. Seria a prova provada de que os Dementors, afinal, continuavam a perturbar gravemente a normalidade do futebol com a sua acção maléfica.

Pois não é verdade que, no caso do médio Petit, protagonista duma entrada mais dura sobre Targino no jogo Benfica-Guimarães, embora o árbitro não tenha visto, a justiça funcionou? Dias depois, logo o FCP fez queixa do jogador do Benfica à Comissão Disciplinar da Liga; esta instaurou um processo «sumaríssimo»; foram convocados os seus melhores juízes; e até na Imprensa se discutiu cientificamente a intensidade e a intencionalidade do «contato» palmípede. Resultado: o clube viu o jogador penalizado com um jogo de suspensão; os órgãos de informação aplaudiram; os adversários próximos agradeceram. Enfim, o árbitro não viu mas fez-se justiça.

Portanto, se a norma é essa para os jogadores que têm entradas mais duras, sem efeito no resultado, como se explicaria a inexistência de «sumaríssimo» em relação aos árbitros que validam golos irregulares e anulam golos válidos aos olhos de toda gente? Nem um pedido de desculpas?

E a propósito: Porque é que o FCP não denuncia à justiça da Liga, para efeitos de «sumaríssimo», a falta violenta de Fábio Felício (Leiria) sobre Moutinho (Sporting) e outras quejandas, nomeadamente, no jogo da Madeira?

Não, se isto fosse uma notícia, não poderia nunca dizer que afinal “No dia seguinte ninguém morreu”.

Aliás, se isto fosse uma notícia também nunca poderia dizer, porque seria incrível, que o treinador do Sporting, acometido pela síndrome da cegueira (in)facciosa aguda declarou, primeiro que não viu a bola lá dentro, e depois que sim que entrou mas, patati-patatá...

Não obstante o evidente feitiço dos Dementors, de facto é importante reconhecer o mérito e o talento deste jovem treinador. Cita a Imprensa – e espero que não se esteja a referir ao seu homónimo Santo Padre Bento XVI – que o rapaz, para justificar os favores da arbitragem, enumerou uma lista de x penalties, y foras-de-jogo, n cartões, etc., etc. com que a sua equipa terá sido prejudicada. Só que isto repare-se, em apenas três jogos realizados! Queria o excelente técnico dizer na sua, que o árbitro ao não validar o golo que toda a gente viu que foi golo, afinal não teve senão uma decisão equilibrada. Que não «destroce» [sic] em nada, antes repõe, a verdade desportiva. Nem mais! É ou não a velha cantiga do ceguinho-zarolho que só vê o que lhe convém para pressionar árbitros e desculpar maus resultados?

Bom, se isto não é uma notícia muito menos será um altar de promessas.

Mas eu juro: Se alguma vez a oportunidade mo permitir proprei superiormente a atribuição a este «admirável modelo» luso-futebolês uma medalha. “Demérito” (tudo pegado) desportivo, pois então!

quarta-feira, 9 de novembro de 2005

Lembram-se desta dupla de centrais imbatível


KING e PAREDÃO

Isto é que eram jogadores...

Que saudades do tempo de Artur Jorge!!!

Confissões de Baía na sua autobiografia


«Não sou portista desde pequenino. Como o meu pai era benfiquista, eu também fui, até conhecer o FC Porto. Só passei a ser portista quando tive consciência de que podia decidir por mim»

COMENTÁRIO: O Benfica é uma nação


«Sou provavelmente protagonista de um dos maiores enigmas do futebol português. É impossível encontrar uma justificação que não seja a de mera opção. (...) Infelizmente, nunca nenhum responsável me deu qualquer justificação para o meu afastamento, nem publicamente nem em privado. Na minha opinião é uma tremenda injustiça. Pelo meu presente, e não estou a invocar o meu passado na Selecção, merecia estar, pelo menos, no grupo dos que lutam pela baliza de Portugal.»

COMENTÁRIO: Para mim não é enigma nenhum. Depois de Oliveira ter saído em litígio da FPF após a desastrosa campanha no Mundial Coreia/Japão, Baía foi testemunha abonatória de Oliveira no processo que este interpôs contra Madaíl. Fala-se que uma das condições que Madaíl colocou à Scolari aquando da sua contratação, foi a de nunca mais convocar Baía.

segunda-feira, 7 de novembro de 2005

Comentário à 10ª Jornada


Sporting (2) - União Leiria (1)

Comentar um jogo marcado por um golo não validado à União de Leiria, num lance em que a bola entrou praticamente 1m na baliza do Sporting não é fácil.

O Sporting demonstra mais ambição, mas ainda lhe falta consistência e confiança que só as vitórias podem trazer.



Benfica (2) - Rio Ave (2)

Petit, com dois golos, salvou o Benfica de uma derrota que chegou a parecer iminente. Os encarnados têm motivos para se queixarem do árbitro, mas também de si próprios. António Sousa teve o mérito de jogar na Luz sem medo. O Benfica sem Simão não é o mesmo. Sem Simão e Micolli ainda pior.



Paços de Ferreira (0) - FC Porto (1)

Foi um Porto quanto baste aquele que ganhou em Paços. Ibson e Lisandro equilibraram a equipa e a habilidade de Quaresma fez o resto. Tacticamente este Porto já não é a equipa obstinada pelo ataque das primeiras jornadas, jogando mais para o resultado em detrimento dos golos.


OUTSIDER GAME
Marítimo (1) - Braga (0)

O Braga sofreu a primeira derrota na Liga e Paulo Santos viu a sua baliza violada pela primeira vez por um adversário.

Este jogo iniciou um ciclo dificil, onde iremos poder aquilatar da capacidade deste Braga para se imiscuir na luta pelo título.

Regresso


Depois de um árduo trabalho na prospecção de novos talentos, eis que tenho que regressar ao País Natal. Com muita pena minha, mas lá vai ter que ser. Foram dias muito produtivos como podem ver pela foto. Identifiquei um jogador de grande valia, mas só falarei dele nos próximos dias, uma vez que agora tenho que apanhar o avião.
Aguardem as noticias do craque...

sábado, 5 de novembro de 2005

Antevisão à 10ª Jornada


Sporting - U. Leiria (Sex, 21h00, Sporttv)

Paulo Bento parece que veio mexer um pouco com a equipa. Os jogadores estão mais agressivos, e nota-se uma maior vontade em vencer os jogos.

A União tem tido um péssimo arranque de campeonato, mas a entrada de Jorge Jesus tem tido efeitos positivos.

Um embate entre duas equipas que já sofreram chicotadas psicológicas, e que vivem em crise de resultados.

Acredito na vitória do Sporting. Se não ganharem este jogo, então qual ganharão?




Benfica - Rio Ave (Dom, 19h15, TVI)

Depois de dois resultados negativos e injustos, o Benfica tem oportunidade de voltar às vitórias. Com ou sem Simão, com ou sem Quim, o Benfica tem de ganhar.

Espero que a equipa esteja recuperada psicologica e fisicamente, porque este jogo não vai ser nada fácil

O Rio Ave costuma fazer grandes jogos na Luz, e joga muito bem em contra-ataque.

Sousa é um bom treinador, e se o Benfica "deixar", o jogo pode tornar-se muito dificil.




Paços de Ferreira - FC Porto (Dom, 21h15, Spottv)

Jogo interessante. O FC Porto, tal como o Benfica vem de dois resultados negativos. Existe alguma contestação ao técnico, e qualquer mau resultado só virá agudizar ainda mais esta situação.

Gostei de vêr o Paços de Ferreira contra o Sporting (3-0), mas se o FCP fôr igual a si próprio dificilmente o Paços fará um resultado positivo.

Jogo bastante disputado em perspectiva.



OUTSIDER GAME
Marítimo - Sp. Braga
(Sáb,17h15, Sporttv)

Primeiro jogo para o Braga, de uma série de três com grau de dificuldade elevado (a seguir recebe o Benfica e vai ao campo do Nacional).

Jogar na Madeira é sempre dificil, e neste momento há a motivação das equipas adversárias de ganhar ao 1º classificado.

O Marítimo melhorou bastante com o novo treinador (vide o FC Porto), e fará tudo para ganhar, devido à má classificação.

Jogo muito interessante.