segunda-feira, 20 de novembro de 2006

10ª Jornada - Erros de Arbitragem


FC Porto:2 Académica:1

33’ Entrada a roçar a violência. Lucho pisou ostensivamente a perna do academista. Ficou por mostrar o cartão vermelho ao infractor.

1 erro grosseiro a favor


Sp. Barga:3 Benfica:1

21’ Maciel projectou-se de frente, atingindo Simão na perna com a sola da bota. Falta objectiva para cartão vermelho, de que o árbitro, provavelmente pelo ângulo ocupado, não se apercebeu convenientemente. Aos 69m, o mesmo jogador rasteirou Nuno Assis, com algum perigo, e numa falta que se pode considerar reincidente, e também não levou amarelo.

1 erro grosseiro contra

Marírimo:0 Sporting:1

73’ Polga, com um joelho, derrubou o adversário. Porém, isso sucedeu fora da área de grande penalidade. Um equívoco do árbitro determinou a marca dos onze metros.

1 erro grosseiro contra

16 comentários:

  1. Já começa o campeonato da vitimização?

    Sim, sim... vocês são os mais coitadinhos, os mais prejudicados, os mais injustiçados, os mais preteridos, enfim... são a floribela do futebol português.

    De salientar que só o recreativo da luz é que tem erros grosseiros contra... tadinhos... tão pobrezinhos que eles são!

    Fico à espera do sumaríssimo ao Ricardo Rocha. Lembram-se do Costinha em Guimarães?

    ResponderEliminar
  2. Ainda não sei o resultado da lesão do JVPinto,para sair de maca e ser substituído !!! a "Kattesourada" foi Peti.....

    ResponderEliminar
  3. Rui Patrício, Abel, Tonel, Polga, Rodrigo Tello, Custódio, Carlos Martins (Paredes, 72), João Moutinho, Nani (Caneira, 90m+2m), Carlos Bueno (Alecsandro, 60m) e Liedson. Treinador: Paulo Bento

    ResponderEliminar
  4. Pedorido,

    alguém se está vitimizar?

    ResponderEliminar
  5. Desde quando é que a entrada do Maciel é para vermelho?
    Por essa lógica o Petit não fazia dois jogos seguidos!

    ResponderEliminar
  6. Pedorido,

    com toda a sinceridade respeito a sua opinião. Mas não concordo com ela. Nem eu nem o painel de árbitros do Jornal o JOGO que transcrevo em baixo.

    E mesmo não tendo sido admoestado com vermelho nessa jogada, deveria ter-lhe sido mostrado o segundo amarelo quando na segunda parte, faz falta sobre Nuno Assis, cortando um contra-ataque perigoso da equipa do Benfica.


    JORNAL O JOGO
    A partida ficou marcada por um grave erro disciplinar, uma vez que, logo aos 21 minutos, Maciel cometeu uma falta merecedora de cartão vermelho directo, ao entrar "de sola" sobre as pernas de Simão Sabrosa. O árbitro assim não o entendeu, e, para cúmulo, seria aquele jogador a apontar o segundo golo dos bracarenses, tendo assim uma influência decisiva no resultado final.


    Jorge Coroado

    Maciel projectou-se de frente, atingindo Simão na perna com a sola da bota. Falta objectiva para cartão vermelho, de que o árbitro, provavelmente pelo ângulo ocupado, não se apercebeu convenientemente.

    Soares Dias

    Pelas imagens, a entrada do Maciel é violenta, colocando em risco a integridade física do adversário, pois, com a sola da bota, atinge os pés do mesmo. Devia ter visto o cartão vermelho. O árbitro não tem televisão e não se apercebe da gravidade da entrada.

    Rosa Santos


    É uma entrada dura com o pé à frente. Se fosse mais rigoroso, devia ter mostrado o vermelho.

    António Rola


    Maciel atingiu, de forma violenta, o jogador do Benfica, Simão. Dando cumprimento às leis do jogo, esta falta era merecedora de cartão vermelho, e não amarelo, conforme mostrou o árbitro.

    ResponderEliminar
  7. Caro Luís,

    obviamente que a entrada em questão, de um ponto de vista pragmático, era vermelho directo. Pacífico!

    Mas pragmatismo é coisa que falta aos nossos árbitros, infelizmente.
    Quantas entradas dessas vemos jornada a jornada? Quantas levam vermelhos? Nenhuma, praticamente.

    Não quero com isto dizer que uma acção desculpe a outra, longe disso, mas quantas entradas do Petit piores que esta foram branqueadas? Ou do Costinha ou do Jorge Costa, se queres uma mea-culpa?

    Achas que foi por aí que o slb perdeu o jogo?
    O Petit teve uma entrada idêntica sobre o JVP e nem amarelo viu!

    ResponderEliminar
  8. olha luis estou sem perceber que raio de analise é esta?não falas no lance do 1 golo do porto pk?o Quaresma domina a bola com a mão e o Postiga está só em fora de jogo,mas claro não comentas pk não se trata de um erro mas sim de um roubo de igreja,adiante no jogo do benfica o petit leva um amarelo por simular num lance em que a unica duvida que podia haver, era se a falta tinha sido dentro ou fora da area,acho que ao não veres estes lances e não os comentares o melhor é te dedicares á pesca e deixares os comentarios da arbitragem.

    ResponderEliminar
  9. Rick,

    aconselho-te a reveres os critérios que foram definidos no inicio da época, relativamente ao erros que são considerados grosseiros, que são:

    1-Golos incorrectamente validados;
    2-Expulsões;
    3-Penaltis mal assinalados ou por assinalar.
    4-Ou jogadas de golo iminente, em que as probabilidades de golo sejam extremamente elevadas.

    Relativamente ao Benfica, embora concorde com a tua análise, eles não podem ser incluídos na lista de erros grosseiros.

    No que diz respeito ao golo do FCP, não descortinei qualquer infracção. Nem a mão do Quaresma, nem o fora de jogo do Postiga

    ResponderEliminar
  10. Reparei que, há já algum tempo, se deixou de discutir os jogos do Sporting. Por algum motivo especial? Para quando o comentário sobre o jogo do último fim-de-semana? Tenho igualmente reparado que este espaço tem deixado de ser frequentado por novos elementos... e outros deixaram mesmo de participar. Penso que a este facto não são alheios alguns comentários intimidatórios que não deixam espaço para opiniões diferentes, nomeadamente no que diz respeito ao Sporting. Não acham que seria construtivo uma mudança de atitude? É apenas a minha opinião... à V. consideração.

    JF

    ResponderEliminar
  11. aceito a tua defesa mas então tenta rever melhor o lance do golo do f.c.p,pois é um lance que tem bastante influencia no resultado.só não falei no jogo do sporting por não ter visto o mesmo,e quando não vejo prefiro não comentar.

    ResponderEliminar
  12. JF,

    aceito a sua critica, a qual lhe agradeço desde já. É bom ter opiniões construtivas.

    Talvez não se terá apercebido, mas os criadores deste Blog são benfiquistas (eu e o Felgas) e o Vitor Peliteiro (Portista). Na génese deste blog, esteve o objectivo da criação de um espaço de opinião LIVRE, onde, por força das nossas preferências clubísticas, abordasse com maior ênfase os temas de Benfica e Porto.

    Reconhcemos que há um vazio de opinião relativamente ao Sporting, mas nada tem haver com qualquer tipo de ostracização clubística. Apenas ainda não "contratamos" um editor do SCP.

    "Penso que a este facto não são alheios alguns comentários intimidatórios que não deixam espaço para opiniões diferentes"

    Relativamente a este ponto, reconheço um certo descontrolo emocional de alguns participantes, mas como deve calcular é algo que os editores não podem (nem devem na minha opinião) controlar. Apenas aconselhar.

    Se se sentir pessoalmente ofendido com algum comentário, faça como eu ignore. É a melhor resposta que se pode dar.

    Um abraço, e continuamos a contar consigo, para comentar (e defender) o seu Sporting.

    ResponderEliminar
  13. Curioso como o jornal "O Jogo" passou a merecer credibilidade, para alguns adeptos do slb... A coerência não é, efectivamente, farta para esses lados!

    ResponderEliminar
  14. O José Fortes tocou num ponto que me parece deveras interessante, o qual me levou, como outros users a deixar de frequentar o Footbicancas.

    Quando isto arrancou, e penso ter sido dos primeiros users a descobrir o blog, era um blog de facto muito bom. O Vitor e o Luís eram (e são) excelentes bloggers.

    Desde que entrou o felgas, isto descambou por completo.
    A alarvidade e brejeirice lampiónica invadiram por completo o Footbicancas.

    Antes de ele entrar, tb se gozava com o Porto, o Benfica e Sporting, mas as coisas eram levadas completamente na desportiva.

    Agora os posts, para além de intimidatórios, são declaradamente de mau gosto.

    A entrada do Felgas foi um dos motivos que me levaram a deixar de frequentar, por algum tempo, o Footbicancas.
    Ainda para mais porque se contestava alguma coisa levava logo com respostas arrogantes, estúpidas, tipicas de quem se esconde atrás do anonimato de um blog.
    Se repararem, 9 em cada 10 posts dele, são pro tecto, sem sumo, sem conteúdo algum, sem ideias para debater... mas é só a minha opinião... vale o que vale.

    Enfim... é só um desabafo.
    Não deixo de considerar o Footbicancas um excelente blog sobre futebol, mas a mística inicial perdeu-se por completo.

    Abraço,

    Pedorido.

    ResponderEliminar
  15. Boa noite a todos, não poderia deixar de comentar aqui o novo acontecimento, Felgas.
    Ora eu não descobri este blog… foi-me mesmo dado a descobrir por um dos bloggers. Dado o Vítor ser portista, o Luís um grande amigo, o Felgas chegou de facto a ser o único que me deu vontade de dizer aquelas coisas que não se dizem normalmente… por diversas razões que passo a citar:

    1. Benfiquista;
    2. O Benfica acima de tudo;
    3. “Clubite” aguda;
    4. Não me lembro de ter lido algo escrito por ele que falasse mal de um jogo do Benfica (ñ me lembro ñ significa que ñ tenha acontecido).

    Mas somos todos diferentes ou ñ? Eu sou portista ferrenha, tento ao máximo (nos comentários que faço) ser imparcial, mesmo que por vezes isso seja difícil. Aproveito para dizer que já li aqui comentários que me arrepiaram o esqueleto… pessoas que optam por dizer que os outros ñ percebem nada de bola, pessoas que utilizam este blog para aliviar o stress de serem frustrados na vida, como para muitas pessoas acredito que eu seja alguém que não percebe nada de bola… como já li… mas ñ é por essas pessoas que estou aqui e que frequento este blog diariamente, é simplesmente porque por outro lado, é frequentado por pessoas interessantes, capazes de tornar isto algo de extraordinário.
    Voltado ao Felgas (ñ partindo em defesa de ninguém) acho que os comentários menos bons ficaram para trás e ñ têm existido ultimamente, por isso aconselho a que se preocupem com os vossos comentários e com o que os outros sentem quando os lêem!

    ResponderEliminar
  16. Cara Rita,

    melhor não podia falar (escrever).

    Apesar de tudo, o Felgas posta o que quer e quem quer lê e comenta, quem não quer não o faz. Adiante, e somos todos amigos na mesma.

    ResponderEliminar