quarta-feira, 22 de novembro de 2006

Estou de regresso


Ora cá estou eu novamente de regresso ao blog. Depois de uma operação sempre complicada (e principalmente dolorosa) ao joelho, estou de volta para mandar os meus bitaites. Em primeiro lugar, quero agradecer as mensagens de apoio que recebi e como é óbvio agradecer também os telefonemas e as visitas que tive nos dias em que estive de "molho".

Quando regressei a casa, confesso que me assustei com o número de comentários que tivemos no FootBicancas. Sim senhor, é sinal que o blog está vivo. Embora existam comentários que fogem um pouco ao objectivo do blog, há que perceber que quando se fala de futebol, a malta enerva-se e a face mais irracional vem ao de cima. Porém, estou perfeitamente convicto que esses comentários tenderão a desaparecer e que imperarão os que trazem algo de novo ao blog (que, diga-se em abono de verdade, cada vez são mais).

Para terminar e numa de serviço público, aproveito para partilhar convosco a cirurgia que fiz:
Ligamentoplastia (enxerto de um tendão para substituir o lesionado) por rotura do ligamento cruzado anterior (LCA). As próximas linhas terão a precisosa ajuda técnica da minha mulher, porque eu não percebo nada desta matéria.

A cirurgia consiste em reconstruir o LCA por artroscopia, usando como enxerto o tendão da pata de ganso (Esta técnica usa os tendões de dois músculos da face interna do joelho).

Este tendão é posicionado no lugar do ligamento cruzado anterior roto (posição anatómica). O transplante escolhido é fixado no fémur e na tíbia por parafusos de interferência ou outros sistemas de fixação.

Este é o resultado final, que leva a uma recuperação que pode demorar seis meses.

4 comentários:

  1. Até já me está a doer o joelho!!!

    ResponderEliminar
  2. É bom saber que o Vitor está de volta e em crescendo de forma. Mas acho que estas imagens deviam ser assinaladas com bolinha no canto supeior direito. Chiiiiça!

    Querem ver que de futuro, ao viajar de avião, os detectores de metais vão obrigar o Vitor a acomodar-se no compartimento de carga.

    Sendo isto o que é no joelho dum amador, vejam agora num profissional. Desgraçado do Mantorras, juro que nunca mais me vou rir por ele não correr direito!

    ResponderEliminar
  3. Bom... um tipo que faz uma cirurgia assim... caramba... é quase um profissional! é de respeito... tem muita pinta!

    A partir de agora lerei os teus bitaites com outro respeito. Ligamentoplastia não é para qualquer um. Rotura do ligamento cruzado anterior - sim senhor. Afinal por aqui há profissionalismo, quem dera a muitos jornalistas d'A Bola. Não é para qualquer um...

    ResponderEliminar
  4. bem agora so falta renovar o contrato,pa dar confiança,á porto...

    tas ca um jogador,lesoes como eles e tudo,deixa la a bola e dedica-te ao sofazito

    ResponderEliminar