domingo, 30 de abril de 2006

33ª Jornada - Benfica:1 V.Setúbal:0

Exibição razoável, com uma vez mais, o sofrimento dos minutos finais a imperar.
Grandes exibições de Manuel Fernandes, Léo, Anderson e Luisão. Fabrizio Miccoli confirma-se, para quem ainda não conhecia, como um jogador essencial para o Benfica 2006/07.

A vitória do Sporting torna tudo mais dificil, mas ao menos deu para rir um bocadinho com o "perú do ano" do Ricardo!

Piu, piu, piu, piu,piu

Grande Mourinho




Depois de vencer o Manchester United por 3-0, Mourinho conquista pela segunda vez consecutiva a Premiership.

Aqui o vêmos com o cachecol de Portugal, a festejar mais um título.

Grande Mourinho!!!

sábado, 29 de abril de 2006

Benfica levado ao colo...ou talvez não

Lá se vai o Património

Filipe Soares Franco é o 35.º presidente da história do Sporting após um triunfo esmagador nas eleições realizadas esta sexta-feira. O ex-líder do leões recebeu 74,2 por cento dos votos dos associados leoninos.

Aproxima-se a paços largos, a aliança Porto-Sporting.

E sabem que mais.........ainda bem para o Benfica!!!

Mas qual é o problema?

1. A Federação Inglesa interessada nos serviços de Scolari, contacta-o;
2. Scolari, que termina o seu contrato após o Mundial, fala com a FPF, no sentido de obter autorização para encetar os contactos com a Federação Inglesa;
3. Madaíl concede-lhe autorização;
4. A Federação Inglesa faz uma proposta financeiramente tentadora a Felipão;
5. A Impresa apercebe-se, e começa a perseguir o caso;
6. Tal como aconteceu no Europeu com o Benfica, Scolari não gosta, e dá um murro na mesa inviabilizando uma oportunidade quiçá irrepetível.

Cada vez gosto mais de Scolari!!!

Porque Hoje é Sábado !

quarta-feira, 26 de abril de 2006

Domingo, Portugal acordou triste


No passado Sábado, o FC Porto sagrou-se campeão nacional.

Para um benfiquista como eu, é sempre uma dura realidade conviver com este facto.

Logo após o terminus da partida, e depois de enviar uma mensagem de parabéns ao meu colega de blog (um verdadeiro benfiquista preza o desportivismo), desliguei a televisão como forma de não acicatar a tristeza que me invadia.

Pensei eu: à semelhança do que aconteceu em anos anteriores, todos os canais vão passar o resto da semana a mostrar imagens da festa, vou ouvir foguetes na rua, carros a buzinar, concentrações de adeptos eufóricos. Vai ser uma noite e provavelmente uma semana difícil de ultrapassar.

Surpresa ou talvez não, às 23h30 liguei a televisão e apenas a SIC Notícias ainda fazia reportagem das comemorações do 21º título nacional do FCP. RTP1, RTP2, SIC, TVI e RTPN, prosseguiam a sua programação diária normal.

Durante toda à noite, onde moro não ouvi um único carro a buzinar, um foquete que seja, uma manifestação de regojizo. Quando me fui deitar, perto da 1h da manhã, liguei a TSF para ouvir o notíciário, que apenas fez referência ao facto do FCP se ter sagrado campeão nacional à 1h10, como última notícia, e em jeito apressado.

Coincidência, ou talvez não, desde o fatídico Sábado até hoje, não vi um único cachecol do FCP na rua.

Bom, que fique claro que não quero tirar um pouco que seja do mérito desportivo ao título do FCP, mas se dúvidas houvessem, o FCP é ainda um clube de uma grande MINORIA nacional, onde a expressão popular é incomparavelmente menor da do Benfica e até mesmo da do Sporting.

Generalizando, claro está, arrisco-me a dizer que Portugal no Domingo acordou triste.

terça-feira, 25 de abril de 2006

Cânticos


Não queria dar grande importância à primeira página do jornal ABola, mas a azia apoderou-se de mim ao ver tamanho destaque a uma notícia sem jeito nenhum. Provavelmente não houve golos no treino do Benfica, provavelmente não há notícias de novas contratações para o clube encarnado ou provavelmente o Luis Filipe Vieira não inaugurou mais nenhuma casa do Benfica. Por falar em casas dos clubes, acho ainda mais engraçado o facto do senhor Veiga estar muito indignado com tais cânticos. É engraçado ver um ex-presidente de uma casa do Porto no Luxemburgo embarcar em tais críticas. Será que o senhor Veiga nunca cantou tal cântico? Será que o senhor Veiga nunca insultou os benfiquistas? Sinceramente não percebo como é que um Portista D'ouro consegue ter moral para abordar um tema destes. Mais estupefacto fico, quando os próprios benfiquistas dão credibilidade a um senhor que só anda por aqueles lados para se servir da instituição (como o LFV tanto gosta de chamar)??!!

Acho normal os cânticos que se fizeram para o lado do Dragão. Não discuto se concordo ou não. Acho normal e pronto. Em todo lado e em todo o mundo se vê e ouve coisas piores. Não vou estar a dar exemplos, pois nunca mais de cá saía e depois não vejo o jogo da liga dos campeões. Vou apenas dar um, que tenho a certeza que muitos já não se recordam, pois não foi notícia de primeira página: O Petit, quando o benfica se sagrou campeão no bessa, ao entrar no autocarro falou no Pinto da Costa. E acreditem, não disse que ele era o maior.... Lembram-se? Provavelmente não.

O Clube dos títulos!!!


Enquanto que muitos se entretêm com os cânticos entoados pelos jogadores, hoje veio a público uma noticia que coloca o FCP como o clube que mais troféus conquistou na Europa nos últimos 25 anos. Este registo, é na verdade, extraordinário. Em nenhum sector da nossa actividade existirá uma empresa, associação, grupo ou qualquer outra colectividade Portuguesa com tal feito.

São igualmente muitos aqueles que esperam que a curva do ciclo de vida entre na sua fase descendente, mas o Porto e o seu presidente teimam em contrariar o que vem nos livros. Por muito que custe a mais de meio da população Portuguesa, o Porto é actualmente o clube Português mais bem sucedido e a prova está no facto de pertencer ao grupo dos clubes mais poderosos do mundo. Para muitos, mais uma vez, isto não terá importância mas o que é certo é que o Porto está na nata das decisões estratégicas do futebol actual. O mais engraçado é o facto que levou o Benfica a ficar de fora deste grupo e que muita gente não sabe. O Benfica ficou de fora por imposição do gigante Inglês Manchester, que depois de ter transferido o Poborsky para o clube da luz ficou a arder nuns valentes Euros.
Elementar meu caro.

Veneno Doce (Por JMMA)

Depois do 1-0 em Alvalade que escancarou as portas do título ao FCP, o presidente dos portistas (recordam-se?) desfez-se em elogios ao treinador sportinguista: «Quero saudar a grandeza moral de Paulo Bento» por não se ter desculpado com o árbitro e reconhecer a superioridade do Porto.

Não deixa de ser inusitada a oferta do galhardete. Inusitada e estranha se considerarmos ainda para mais que ocorreu a propósito dum jogo fraquíssimo de pontapé para a frente, marcado pelo equilíbrio na mediocridade de duas equipas que a única coisa em que se distinguiram foi naquele golo solitário e fortuito do «Pé-murcho» Jorginho, já ao cair do pano.

Mas inusitado ou estranho, o certo é que o louvor ao “leão” não aconteceu por mero acaso nem de forma gratuita. Como todos sabemos o chefe do FCP não brinca em serviço e tem uma ironia mais afiada do que a espada do D. Afonso Henriques. Francamente, não estou a vê-lo a dar beijinhos na boca ao primeiro treinador júnior pintado de verde que lhe aparece pela frente. Ainda que esse mesmo treinador tivesse acabado de lhe oferecer em bandeja de prata o título de campeão, graças a um erro táctico que consistiu na substituição desesperada de um defesa eficaz por um atacante nulo, isso só por si não explica a razão das surpreendentes manifestações de simpatia lagartal.

Isto de queimar pólvora em fogos presos não serve para nada. No fogo é que se conhecem os soldados. E os caçadores. Tal como o Super-Dragão que com uma só cajadada (neste caso uma louvaminha) consegue matar um rebanho de coelhos.

De facto, é preciso andar muito distraído para não entender (como manifestamente não entenderam os responsáveis leoninos):

 Que os elogios do dragão não eram dirigidos ao Sporting mas sim ao Porto; que tal não passava de uma forma hábil de proclamar aos quatro ventos a superioridade do Dragão depois dum jogo parvo com resultado sortudo.

 Que os elogios eram afinal uma crítica contundente. Uma verdadeira tapona de luva branca. Efectivamente, no louvor à «grandeza moral» de quem agora não responsabilizava o árbitro pelo resultado, estava implícita, mas nítida, a censura à «baixeza moral» de quem dias antes o fizera com alarido histérico a propósito do Porto (5) - Sporting (4) das meias finais da Taça. (Com eco aqui no blog).

Alguém tem dúvidas disso?

Se isto é tão luminoso, tão transparente tão fácil de compreender, por que será que os líderes do Sporting, jubilosos com o beijo do dragão, não perceberam o insulto? Tanto que não perceberam que ainda agora no final do jogo-desastre com a Naval, para disfarçar a atrapalhação e a inépcia da sua equipa, logo o treinador leonino (de resto, secundado em coro por dirigentes e por candidatos a…), mandou a «grandeza moral» às couves e toca de tecer críticas auto-desculpabilizantes ao trio de arbitragem. Como se só o Sporting é que fosse prejudicado pelos árbitros. Ou pior: como se nunca o Sporting tivesse sido beneficiado pelos árbitros!

Enquanto isso, o presidente tripeiro (24 anos! de tarimba e de êxitos à frente do FCP), de champanhe na mão, sorri numa doce bondade irónica, sorri numa voluptuosa majestade de vencedor, sorri naquele requinte velhaco de Jackes o Estirpador, sorri e festeja o campeonato, sorri e diz que vai também ganhar a taça. Realmente, a vingança não prescreve. A vingança serve-se fria. E a ironia é o riso íntimo de quem sabe que é o único a rir.

Acho bem, sim senhor, que se critiquem os árbitros. Considero até que nessa crítica reside um dos traços mais coloridos e envolventes do nosso futebol. Não encontro é nenhuma justificação e acho até um triste sinal da nossa mediania fadista que sejam os treinadores a fazê-lo. Felizmente que o treinador do meu clube não tem esse hábito. Mas, para ser inteiramente justo, devo reconhecer que na 1ª Liga só um treinador se absteve por completo de comentar os árbitros: foi Co Adriaanse. Espero que não tenha sido só por não precisar!

Jogadores do FC Porto insultam Benfica

INSULTOS ao Benfica por parte de alguns jogadores do FC Porto, no decorrer das comemorações do 21.ª título nacional dos dragões, puderam ontem ser testemunhadas numa reportagem emitida pelo Jornal Nacional, da TVI.
Que tristeza. É tão difícil saber ganhar.

domingo, 23 de abril de 2006

Penafiel: 0 - FCP: 1

É com enorme prazer que no ano de lançamento do FootBicancas, vejo o FCP tornar-se campeão podendo dessa forma dividir convosco toda a minha alegria.

Foi um campeonato muito difícil, com momentos em que temi pela aposta que tinha feito no início de época, mas lá no fundo sempre acreditando que seria possível a recuperação do título perdido no ano passado. De facto, a era pós-Mourinho era para muitos uma esperança que o Porto poderia andar alguns anos a seco e para outros (leia-se adeptos portistas), a esperança de ver esta fase ultrapassada rapidamente. E assim foi. O Porto volta às vitórias, soma o 21º título e deita por terra alguns teóricos que diziam que a equipa Portista entraria numa fase descendente, podendo mesmo passar pelo deserto já percorrido pelo Sporting e pelo Benfica nos últimos anos. O Porto ganha com toda a justiça, com um plantel muito jovem (o mais jovem da liga), mas também com muito potencial. Adriaanse ganha o seu primeiro título e volta a ser o maior. Para mim, Adriaanse tem como é óbvio o seu mérito, mas que inventou muito, inventou.

Quanto ao jogo de ontem, não há muito a dizer uma vez que o campo estava demasiado inclinado para a baliza do Penafiel e não fosse o seu guarda redes, que por sinal é emprestado pelo Sporting e que estava com toda a certeza a fazer o forcing final, e o Penafiel teria acabado o jogo com um score negativo de 4 ou 5 bolas. Curiosamente, mesmo com todas as oportunidades que o Porto dispôs, o golo foi conseguido na marcação de uma grande penalidade que para mim não existiu.

Um nota negativa e final para o blackout do Porto. É lamentável que num dia de festa os jogadores não possam falar. Os adeptos gostam de ouvir o que os seus ídolos tem para dizer e com esta regra, é como uma barreira que se cria entre os artistas campeões e os seus seguidores.
Lamentável.

Mas enfim, BIBÓ PORTO CARAGO!!!!

A Festa do Campeão








Fotos: Portal dos Dragões.

Record de Engolir em SECO!

Finalmente uma capa do Record onde o destaque não é um golo marcado por um qualquer jogador do Benfica ou do Sporting num treino!!!

Campeões Allez, Campeões Allez!!!

terça-feira, 18 de abril de 2006

LEÃO: Coração, Razão, ou Ficção? (Por JMMA)

Sou dos que cultivam, nas horas vagas, este ramo do conhecimento mais ou menos científico chamado futebol e que às vezes vão à bola para apreciar os jogadores e os jogos, especialmente do seu clube. Interessam-me pouco os protagonistas de bastidor e menos ainda os jogos fora das quatro linhas. Mas se o coração tem razões que a razão não entende, verdade é que também às vezes a razão tem razões que o estômago não aguenta. É o que sucede nesta cegada em quatro actos, passada fora-de-jogo.

1º Acto:
Outubro/2005, Sporting afunda-se na crise e na tabela.
Cooptado estatutariamente após renúncia do «violentado» D. Cunha, S. Franco assume a presidência leonina com carácter de interinidade e para dirigir o clube até às próximas eleições, às quais não seria concorrente (diz ele).

2º Acto:
Janeiro/2006, dobrar da 1ª volta, Sporting afortunado dá sinais de recuperação.
Em entrevista a uma estação televisiva, S. Franco dá o dito pelo não dito e admite vir a candidatar-se. Afirma ter «um projecto para apresentar aos sócios» e, já que não surgiram alternativas, diz-se disposto a avançar. (Não percebo: se não havia eleições como é que podia ter havido alternativas! Mas, enfim, adiante).

3º Acto:
Março, 27ª jornada, perante um Benfica de ciclos e um Braga em perda, Sporting de moral em alta alcança o 2º lugar e mostra veleidades de destronar o Porto.

O Presidente leonino apresenta o seu «projecto» aos sócios.

Perante a imprevista rejeição do mesmo, S. Franco demite-se obrigando à marcação antecipada de eleições. Derrotado nas meias-finais da Taça frente ao FCP, o demissionário jura a pés juntos e pela sua honra que não será candidato às próximas eleições.

4º Acto:
Abril (13), Sporting afastado do título mas satisfeito com um 2º lugar permitido por sucessivas abébias do Benfica.

Depois do tabu da praxe e das encenações do género «não me empurrem», S. Franco anuncia a candidatura. Justificação: «o coração tem razões que a razão não explica».

Quer dizer:

Primeiro, diz-se apenas presidente provisório até novas eleições e que não será candidato. Entretanto, diz que tem «um projecto» e pode ser candidato se não houver alternativas. A seguir, o «projecto» é rejeitado e (coerentemente) finge dar lugar a outros. Por fim, apesar dos outros projectos e protagonistas em campo, aqui estou eu com justa causa. Qual? Não vês que «é o coração que manda», estúpido!

Com gente assim, que venha o Diabo e escolha. Ou antes, os sportinguistas que decidam… Porque talvez nem o Diabo não se queira meter nisso.

E entretanto, se S. Franco concorrer (“se”, porque vá lá saber quando é o que o homem faz o que diz ou diz o que faz) e ganhar, pelo sim pelo não, convém agendar mentalmente novas eleições para breve.

sábado, 15 de abril de 2006

Porque Hoje é Sábado

Boa Páscoa !!


FCP: 1 - Leiria: 0

Faltam três!!
Na pior das hipóteses, faltam três jogos para o FCP ser campeão. Este jogo foi muito difícil fundamentalmente por duas razões: Primeiro porque o Leiria fez um grande jogo dificultando muito o trabalho da equipa portista, depois porque teve em campo um estupor de um árbitro que queria nitidamente adiar por mais uns jogos a decisão do título.

Quanto ao jogo jogado, a equipa do Jorge Jesus mostrou a razão pela qual está em 8º lugar na Liga. Troca muito bem a bola, é muito organizada e conseguiu enervar a equipa da casa. Houve inclusivamente momentos em que o Leiria controlou o jogo a seu belo prazer.

Do outro lado, notou-se muito nervosismo, talvez porque os jogadores sabiam que este era um jogo chave para a arrancada final rumo ao título. Um empate ou uma derrota voltava a animar os ânimos da concorrência e isso era a última coisa que podia acontecer, depois da vitória em Alvalade. Este pequeno pormenor fez tremer as pernas aos jogadores, justificando por isso, os momentos de menor clarividência que a equipa portista denotou.

Mas houve um facto que foi superior ao golo, ao árbitro, aos momentos de frenisim e a tudo o que se viu no estádio do dragão. Esse momento foi a celebração dos jogadores junto do seu técnico Adriaanse aquando do golo. O técnico Holandês, no espaço de dois dias, perdeu o pai e a mãe e há uma coisa que é superior a qualquer jogo ou a qualquer paixão clubística. Ela é a vida de um ser humano e quando esse ser humano é o nosso pai ou a nossa mãe, então tudo passa para segundo plano. Adriaanse, depois de ter perdido o pai e mãe, conseguiu mesmo assim estar presente no jogo, justificando todo o carinho que os jogadores demonstraram, quando foram festejar o golo com ele. Fiquei arrepiado com esse gesto, pois imagino o que terá passado pela cabeça do técnico portista.

quarta-feira, 12 de abril de 2006

VITÓRIA, VITÓRIA, ACABOU-SE A HISTÓRIA (Por JMMA)

O Campeonato à 30 ª Jornada

Com os resultados dos encontros disputados no último fim-de-semana, dir-se-á que o Campeonato caiu de maduro. Isto é, o título caiu como um figo seco na cabeça de quem ia a passar por ali (o FCP). E o segundo lugar ficou praticamente apalavrado graças a uma Oferta Pública de Alienação, uma espécie de OPA ao contrário, que os jogadores do Benfica, a pensar nas férias (uns) e no Mundial (outros), resolveram fazer, sinal de que o Campeonato doméstico não é motivação suficiente para quem vinha de se bater ombro a ombro com o gigante Barcelona. Assim, nas decisões maiores deste pequeno Campeonato, tudo se passou afinal sem a mínima emoção, tudo de forma tão banal como quem, por exemplo, desliga a ignição, estaciona o carro e vai à vida, ou mesmo com a naturalidade chocha com que invariavelmente ao domingo à noite um gajo vai para a cama à espera da segunda-feira.

Tudo girou, desta vez, à volta do jogo de Alvalade, que a imprensa acertadamente (vá lá) apontou como sendo o jogo da temporada. Na verdade, um jogo de chacha, de pontapé para a frente, um jogo mais sofrido que pensado, um jogo sem remates nem defesas, um jogo com 51 interrupções (vejam o tempo que fica para jogar) e mais 13 cartões, um jogo com um único golo mal amanhado ao cair do pano, um jogo assim, realmente, só pode ser mesmo o jogo deste Campeonato.

Admito que (como o Benfica) quem não ganha à Naval não pode ser campeão.

Mas verdade é que vence mas não convence quem (como o Porto):

- Não ganha no Rio Ave, nem no Marítimo, nem ao Setúbal em casa;
- No confronto com as três equipas melhor classificados, em 6 jogos só ganhou 1;
- Nos 30 jogos disputados até à data, só em 1/3 é que teve vitória minimamente inequívoca; nos restantes 2/3 registou apenas vitórias tangenciais, empates e derrotas.

Aliás, um Campeonato em que à 30ª jornada os três primeiros não pontuam senão o dobro dos pontos do penúltimo, só pode ser um campeonato muito fraquinho. Em Espanha e em Inglaterra a relação é de 3/1!

Admite-se geralmente que o campeão é quem ganha. Mas neste campeonato não se exigiu tanto. Para ganhar bastou não perder. (Com o Gil Vicente, com o Guimarães, com o Belenenses, respectivamente penúltimos e antepenúltimo classificados).

Dizia alguém, figura destacada do FCP, em época menos afortunada, que o nosso campeonato só tem interesse porque ninguém joga nada. Temos que lhe dar razão, embora ele este ano talvez a não queira.


Notas pessoais:

(1) Só mudaria de opinião se por qualquer acaso improvável, mas que quero aqui salvaguardar, o Benfica ainda viesse a ser Campeão.
(2) De cabeça baixa e voz embargada, expresso na pessoa do Vítor os meus parabéns (e a minha inveja) a todos os meus amigos portistas.

150 mil sócios

UMA marca histórica: o Benfica atingiu ontem às 18.40 horas a meta dos 150 mil sócios.

As receitas provenientes da quotização ultrapassa já os dez milhões de euros anuais.

domingo, 9 de abril de 2006

SCP: 0 - FCP: 1


Já está! Agora só um tsunami tirará o título de campeão nacional à equipa portista.

Não vi o jogo por obrigações sociais, mas fui recebendo SMS do amigo Luis Marques como se um relato escrito se tratasse. Devo dizer que estava muito apreensivo com o jogo do último Sábado, pois uma derrota colocaria o Porto numa situação muito delicada. Mas felizmente que o resultado foi aquele que nenhum Sportinguista acreditaria, isto é, uma vitória para o clube do norte. Aliás, se havia uma coisa que me deixava com esperanças era o favoritismo do Sporting. O Porto dá-se bem quando o favoritismo não tende para o seu lado. Ainda bem que esta regra se manteve. Desta vez, acho que o Sporting não pode responsabilizar o árbitro pelo resultado, pois se bem entendi, não houveram casos que podessem colocar em questão o resultado. O próprio treinador leonino disse alto e bom som que o Porto tinha sido um justo vencedor.

Finalmente deixo algumas linhas para dois interpretes muito criticados durante este ano: Jorginho e Adriaanse. O primeiro nem sempre teve o apoio dos adeptos portistas e curiosamente foi ele quem selou a vitória portista em Alvalade e quem sabe o campeonato. Quanto a Adriaanse (igualmente alvo das minhas criticas), lá conseguiu levar a dele avante. Muitas vezes com opções discutíveis, muitas vezes seguindo caminhos pouco compreensíveis e tendo muitas vezes uma atitude autista, não dando ouvidos a ninguém. O que é certo é que as coisas vão acabar bem para ele, pois poderá mesmo conseguir a dobradinha. Contudo, continuo a achar que o Porto não necessitava de sofrer tanto, caso tivesse um treinador menos louco. Mas está bem, está tudo bem quando acaba bem e teremos provavelmente os Super Dragões a aplaudir Adriaanse nos próximos jogos. O futebol é assim!

Porto Quase Campeão!!!

quarta-feira, 5 de abril de 2006

Só mais um pouco de sorte...


O Benfica teve muita sorte com o Barcelona. Muita sorte mesmo.

Mas ficou a ideia que bastava só mais um pouquinho dessa bendita sorte para ultrapassar os Catalães.

Bastava o árbitro da 1ª mão, à semelhança do seu colega que apitou o jogo de Barcelona, assinalar uma clara grande penalidade a castigar a mão de Motta, ou então, a 20m do fim Simão ter conseguido marcar em Camp Nou.

Afinal... não esteve assim tão longe.

Resta pelo menos o consolo de termos sido eliminados pela melhor equipa da Europa dos últimos tempos, e de termos sido a equipa lusitâna com maior sucesso nas competições europeias deste ano.

Excelente campanha.

SERÁ GRIPE DAS AVES OU QUEM VIER A SEGUIR MORRE?

Missão Impossível...


Dia D em Camp Nou! qual dos dois craques terão a oportunidade de se deslocarem a Milão? para muitos a resposta é obvia, mas...no futebol tudo pode acontecer. Em bom abono da verdade, o SLB tem uma missão impossível pela frente, em todo o caso, como diz o "Coach" encarnado :"eles tem duas pernas como nós..."
Certo é a ida dos dois ilustres Bicancas a Milão, no caso da Nossa Senhora de Fátima dar uma ajudinha....
Vamos aguardar serenamente!
Saudações Benfiquistas e porque não dizê-lo, Lusitanas?!?
Felgas

É hoje! (Por JMMA)


Benfica ou Barcelona? Para uma destas equipas o jogo de logo à noite no Camp Nou será “o fim da linha” na Champions 05/06. É o ‘Nou’ or never.

Sabe-se para que lado pende o favoritismo. Além da vantagem mística de jogar em casa, desde Newton a Gabriel Alves (grande cientista!), toda a física nuclear nos faz cientes da disparidade dos plantéis avaliados em kilo-estrelas. Não se sabe é quem vai ganhar, isso não se sabe. Como diria o grande filósofo Luisão: “cêrteza mêmo a gentche só tem do que já acontêceu.”

Por isso, todo o sonho é legítimo. Que os nossos sonhos, esta noite, não se fiquem só pelos ‘quartos’; saiam à rua e voem pelos Camp´s, Now!

Benfiquistar Camp Nou é utopia, qual bola de sabão? Não interessa.

À ponta do tubozinho, a bola transparente tremelica prestes a desprender-se. Pressente-se que a bola ainda penderá da extremidade da palhinha durante algum tempo, até se libertar. Sabe-se que, liberta, ao menor toque ela se poderá desfazer em nada. Mas esse momento mágico, enquanto a bola se desprende e paira na sua fragilidade e na nossa incerteza, é o fascínio.

Quanto tempo resistirá a bolinha ao embate desproporcional dos agentes super estrelários de Camp Nou, ninguém sabe. À menor arremetida, ao menor deslize, ela poderá dissipar-se. Ou não.

Seja como for enquanto pairar, o seu brilho furta-cores há-de perdurar nos olhos cintilantes cá do menino.

É que no futebol, às vezes, contra as certezas de chaxa da teoria das improbabilidades, vale a inspiração dos artistas e a vontade das crianças.

segunda-feira, 3 de abril de 2006

Preparativos Alemanha 2006

FC Porto: 3 - Gil Vicente: 0

O Porto recuperou o primeiro lugar depois do Sporting ter estado no topo por 24 horas. Falta é saber se haverá troca de lugares na próxima semana. Ou não!

Curioso é que mesmo ganhando por três zero, não subi a Alameda das Antas com grande vontade para festejos. É intrigante. Como é que ganhando por uma margem que hoje em dia é considerada como uma goleada, não fiquei satisfeito? Acho que isso aconteceu porque o Porto, mesmo ganhando, não fez um jogo suficientemente consistente para me deixar com outro tipo de sentimento. O Adriaanse volta a mostrar que é pior do que o professor Pardal no que diz respeito às invenções. O Porto entrou sem um verdadeiro organizador de jogo. Sem Lucho, o esperado seria colocar em campo um jogador com essas características. Falso. Diego, Ibson ou Jorginho seriam as escolhas naturais, mas preferiu colocar no onze Alan, dando a Raul Meireles as funções de número 10. É incrivel como é que o Diego continua na prateleira. Está bem que o Pai dele e empresário deu umas bocas, mas daí a preterir um jogador como ele, dá-me arrepios.

Este podia ter sido um bom jogo para deixar os adeptos tranquilos para o jogo que se aproxima. Mas acho que ele funcionou precisamente ao contrário, isto é, ainda os deixou mais ansiosos porque com Adriaanse nunca podem prever o que vai acontecer.

O jogo de Alvalade é para mim uma grande incógnita e estou muito céptico quanto ao seu desfecho. Se por um lado a pressão está do lado do Sporting porque em caso de derrota é o seu fim, por outro com Adriaanse tudo se espera e não o estou a ver a ir para Alvalade com a manha que se lhe exigia. Já Paulo Bento tem manha para dar e vender e isso pode ser claramente uma vantagem. Vamos ver.

Destaque para o primeiro golo de Cech ao serviço do FCP e para o regresso de Ibson quer aos jogos, quer aos golos.

Guimarães: 0 - Sporting: 1

Confesso que fiquei com alguma azia com o resultado deste jogo. Lá se foi o meu feeling relativamente à eventual decisão que o campeonato poderia ter tido nesta jornada. Mais uma vez Liedson decidiu um jogo que estava talhado para o zero zero, pois o Sporting é uma equipa muito compacta que actua principalmente esperando o erro do adversário. Não quero com isto tirar mérito à equipa de Paulo Bento. Cada um usa as armas que tem e o Paulo Bento tem usado muito bem as suas. Com esta derrota, o Guimarães fica numa situação muito complicada e será uma pena ver uma equipa como a do Guimarães na liga de Honra. Bom, pelo menos pode jogar numa liga com honra.

Agora vem o jogo do mata ou morre para o Sporting.

domingo, 2 de abril de 2006

Belenenses: 1 - Benfica: 2

O Benfica passou no teste de Belém e mantém a distância para o Braga na luta pelo terceiro lugar da liga Betandwin. O Belenenses até começou melhor marcando primeiro, mas o Benfica conseguiu dar a volta ao resultado. Com Miccoli a comandar a reviravolta com um golo muito bom, o Benfica conseguiu o cheque mate num remate fora da área do Grego Karagounis.
Foi um bom teste para o milagre, que os Benfiquistas esperam que aconteça, em Barcelona.

Ainda sobre o jogo de Belém, tenho alguma curiosidade para ver se o Veiga vai pedir para colocar o árbitro do encontro na jarra...

sábado, 1 de abril de 2006

Oferta de Convites: Sporting-FC Porto


Fruto das boas relações que o FootBicancas mantém com o Reinaldo Teles, este Blog vai oferecer dois convites para o Sporting - FC Porto, num jogo que se realizará no Alvalade XXI no próximo Sábado. Os convites serão entregues aos visitantes do FootBicancas que se revelarem mais assíduos. Por isso, toca a visitar o FootBicancas. Boa sorte e boas visitas!


Porque Hoje é Sábado!

Este é um novo espaço que tentaremos manter no FootBicancas sempre que possível, aos Sábados. A rubrica "Porque Hoje é Sábado" será uma forma de também nós relaxarmos de uma semana cansativa. Colocaremos uns posts mais softs, apenas com fotos curiosas do mundo do desporto. Aceitamos com todo o gosto sugestões de todos os que passam por cá. Enviem as vossas sugestões de fotos curiosas para os nossos E-mails.

Espero que gostem e relaxem!!!