segunda-feira, 31 de julho de 2006

Obrigado Simão, Parte II

O meu amigo de blog Felgas escreveu há dias um post a agradecer ao Simão tudo o que este tinha dado ao Benfica. No entanto, o ainda capitão benfiquista ainda por cá anda, sinal de que LFV não vende um jogador por 20 milhões de um momento para o outro ou então, Simão não encontrará muitos clubes que estejam dispostos a dar muito mais do que os 100 mil Euros que ele ganha no Benfica por mês. Ou pelo menos o suficiente para o fazer mudar de ares, ainda por cima para um clube fora do nosso sossegado Portugal. Ou ainda o somatório de tudo isto!

O que é certo é que não há maneira da coisa se resolver. Independentemente deste impasse, uma coisa é certa: Ou o Benfica está convencido que vai mesmo vender o Simão ou então há muito amadorismo pelos lados da segunda circular (lado esquerdo do sentido aeroporto-Cascais, entenda-se). São as únicas interpretações que tiro depois de ter lido que Simão não foi inscrito para o jogo de qualificação para a Liga dos Campeões. E não me venham com histórias que o jogo vai ser favas contadas. Ainda por cima depois dos jogos que o Benfica de Rui Costa tem feito.

Das duas opções, eu vou mais para a venda (não acredito que o Veiga não tivesse aprendido nada com o Papa). Mas não será muito arriscado contar com o ovo no cu da galinha?

quinta-feira, 27 de julho de 2006

Ui, o Sporting está a dar 3!!

Estava eu calmamente a fazer um zapping (não tive pachorra para ver o jogo), quando vi que o Sporting estava a ganhar três a zero ao Benfica de Rui Costa!! Ui, disse eu. Então o Sporting só com putos que eu nem os conheço está a dar 3 secos??

Tem piada que num destes dias, comentei com o Felgas que tinha mais medo do SCP do que do SLB. Será que o resultado vem confirmar a tese?

Gosto do Paulo Bento. Já estive para escrever sobre ele várias vezes, mas nunca implementei essa minha vontade. Também não o vou fazer hoje. Primeiro porque está a ganhar 3-0 e não é vantagem nenhuma dizer bem de um treinador depois de dar 3 ao Benfica (prefiro escrever sobre ele depois de uma derrota). Depois porque já é tarde e amanhã tenho que me levantar cedo.

Bom, mas o Fonseca está a chegar e a coisa vai mudar.

Ele Está de Volta

O Homem que se vê na foto já mereceu várias vezes destaque neste blog. Nessas alturas para relatar a travessia do deserto por onde passou.

Pois bem, Super Mário está de volta ao futebol e mais importante do que isso, está de volta ao nosso futebol.

O Beira Mar foi o clube que teve a coragem suficiente para o trazer de volta. Para trazer de volta o JardiGol, o jogador capaz de resolver um jogo sozinho, bastando para tal a sua cabeça de oiro. Pessoalmente fico muito satisfeito por voltar a ver Jardel nos relvados. E aposto que, caso consiga estar nos mínimos físicos, fará muitos golos pelo Beira Mar, evitando dessa forma a descida de divisão do clube Aveirense.

Mais, numa altura em que a novela Hesselink (cheira-me que ainda vai acabar no Benfica) já enjoa, pergunto se o Jardel não daria uma perninha no FCP?
Mesmo com uns whiskys e com uns vodkas a mais, será que não faria melhor do que os 3 golos de McCarthy ou os zero de Sokota?

Ficarei a torcer para que JardiGol faça muitos golos (com a excepção obvia dos jogos contra o FCP).

quarta-feira, 26 de julho de 2006

Quem Ganhará?


Estamos a um mês do início do campeonato 2006/2007. Pelo meio, o FCP terá a primeira final da época: Final da Supertaça frente ao repetente Setúbal.

Mas o que me leva a colocar o título supracitado não é a Supertaça, mas sim o campeonato BWin. Quem ganhará? Quem se preparou melhor? Quem parte na Pole Position?

À última questão posso responder, com uma boa dose de exactidão, que é o FCP. Porquê? Porque é o actual campeão nacional, porque mantém praticamente a mesma equipa e mantém o mesmo treinador. Bom ou mau, mas ganhou no ano passado, os jogadores já o conhecem e já assimilaram as loucuras do senhor.

Às outras duas questões, a coisa é bem mais difícil. Em futebol, adivinhar o vencedor é sempre uma tarefa complicada. Mesmo assim, aposto também no FCP.

Quanto a reforços, julgo que o SLB e o SCP estão a reforçar-se bem e com conta, peso e medida. Estão a reforçar sectores chave e posições que careciam de mais opções válidas relativamente ao ano passado. Destaque para o regresso de Rui Costa a casa dele. Mas será que aguentará uma época inteira ao mais alto nível? A propósito disto, soube que a liga decidiu reduzir o número de clubes, não por nenhum estudo que eventualmente se fez para tornar o nosso futebol mais competitivo, mas sim numa tentativa de fazer com que o Rui Costa aguente melhor a época.

Obrigado Simão!


Tudo leva a crer que Simão deixará o SLB nas próximas horas.
Muito poderia escrever sobre essa matéria, mas limito-me apenas a dizer:
- OBRIGADO SIMÃO ! -
Saudações Benfiquistas!

Justiça em Portugal....


Estamos na pré-época e quase no inicio das "hostilidades". Para iniciarmos um bom debate, fica em baixo a foto...

em Itália, seguramente não seria assim...

Saudações Desportivas!

quarta-feira, 19 de julho de 2006

Primeiro Aniversário - Foot Bicancas!


Hoje o FootBicancas celebra o seu primeiro aniversário, o que nos deixa muito satisfeitos por termos conseguido atingir este primeiro patamar de durabilidade.

Com alguns altos e muitos baixos, lá vamos levando este barco que só se fez ao mar por pura carolice pela bola! Provavelmente os baixos foram mais frequentes do que os altos, mas vendo bem as coisas, este primeiro ano nem foi mau de todo. Chegamos a este primeiro degrau com perto de 10.000 visitas. Mais precisamente com 9.965, o que confesso ser um dos fracassos do blog, pois quando começamos esperaríamos ter no mínimo 9.970 visitas. Afinal foi mau!

Outros dos motivos que ainda nos leva a estar on line, são os nossos leitores (isto é giro, dizer que temos leitores. Por momentos estou a sentir-me um autentico Saramago). Sim, são vocês que nos dão alento para continuar naqueles momentos que queremos fazer tudo menos escrever neste espaço. O Felgas já comentou comigo que às vezes até prefere limpar o pó de casa do que escrever no Blog a dizer que o Benfica contratou um reformado e que este ano vai ficar em 5º lugar. Mas depois, pensa no pessoal que está do outro lado do monitor e lá vem novamente mandar uns bitaites!

Para este segundo ano, temos um grande objectivo. Cativar novamente as pessoas que por cá passam a participarem mais no blog como colunistas convidados. Por um lado, todos terão a oportunidade de ter uma voz (aos Sportinguistas é a oportunidade de serem os representantes verdes deste blog) e por outro, facilitam-nos o trabalho, pois é menos um dia que temos que puxar pela cabeça para pensar naquilo que vamos escrever.

Finalmente, um agradecimento a três pessoas:
- JMMA pela participação activa e sempre bem disposta que tem tido no Blog. Com toda a franqueza, foi o JMMA que por vezes segurou as pontas no FootBicancas.
- Trenguices pela publicidade que faz ao nosso blog e por ser também um colunista que participou por mais do que uma vez no blog.
- Rita, a leitora feminina mais frequente por estes lados. Espero-te ver como colunista nos próximos tempos.

Parabéns a todos nós que estamos a ler isto!

quarta-feira, 12 de julho de 2006

PORTUCOW, O Arriar da Bandeira


Apesar de o Mundial já ter passado à História e de os «Pés da pátria» já terem partido para férias, há um adepto – neste caso, uma adepta – que teima em continuar no seu posto em apoio público aos nossos heróis do chuto. Assentou arraiais no Rossio em Lisboa e não há quem a arrede de lá. À primeira vista, dir-se-ia que ela anda apenas por ali a pastar na companhia dalgumas tantas amigas, tresmalhadas pela praça. Mas não. Enrolada na patriótica bandeira, de olhos vidrados numa bola, ela não é uma vaca, é uma fã. (Ver figura)

Terminada a festa, as pessoas passam agora por ali apressadas com semblante carregado, entaladas entre o crescimento económico que não sobe e o défice financeiro que não desce. Das conversas dos transeuntes soltam-se ecos de preocupação. Uns porque lá desceu Portugal mais uma posição na tabela do PIB por habitante, sendo agora o oitavo pior da União Europeia. Outros porque é o desemprego: 575 000! a viver do ar. Outros ainda porque são os americanos da “GM” (Grandes Marotos) que se preparam para dar de frosques da Azambuja e que de um dia para o outro lá se esfumam mais não sei mais quantos por cento das nossas exportações. Bem que lhe chega às orelhas todo este tarãtãtã, mas ela não está para angústias: absorta, sem um muuu, ali permanece no seu apoio intemporal à selecção.

De focinho estendido, não desgruda os olhos da redondinha nem por nada. Porém, parece triste. Ou pelo menos pensativa. Pensará ela no beijinho que o Cristiano Ronaldo deu na chincha antes de executar o penálti com que despachou os ingleses para a terra deles? Pensará no Zidane? Se ele que é jogador afinal marra tão bem, o que a impedirá a ela, vaca, de um dia vir a marcar penáltis? Jogar como ele será difícil, disso tem ela pelo menos uma ‘vaca consciência’. Sabe que nunca há-de conseguir com um coice tudo o que o francês idolatrado conseguiu com uma só marrada. A Itália, que sabe como ganhar sem merecer, depois daquela investida até mereceu ganhar sem saber.

Estará a vaca triste por não ganhar o Mundial? Será que a sua bovina inteligência não lhe chega para perceber que ganhar o Mundial não é a mesma coisa que ganhar com o Mundial? Ou será que esgotada a euforia a vaca agora deu em afocinhar nos «ses»? Se Portugal tivesse tido um Deco em grande forma; se tivéssemos metido um homem de referência na área; se Scolari tem optado por este em vez daquele… Se, se, se, tínhamos chegado a Berlim. Conjectura a bovina criatura, a secar raivosas lágrimas interiores.

Enfim, depois dum mês de folclore desportivo talvez a vaca, com aquele ar de sambista em 4ª-feira de cinzas, julgue que não há mais vida para além do futebol. Que Portugal, país pequeno sem influência, sem poder, sem riqueza (como os franceses disseram para desestabilizar), só se redime e vinga dos grandes com duas chuteiras nos pés.

Bom, como alguém disse, a selecção fez o que tinha a fazer por nós. Resta saber o que podemos nós fazer para merecermos a selecção.

As bolas de Berlim acabaram.

Haja aí quem acorde a vaca e lhe diga que tem mas é que ir à vidinha.

Depois do futebol, Zidane já tem uma nova vocação!



segunda-feira, 10 de julho de 2006

Itália é a nova Campeã do Mundo!

Que jogo pobre! Esta final mais parecia um jogo da segunda divisão! Mais um motivo para termos ficado com um amargo de boca. Esta final foi disputada por duas equipas, que em primeiro lugar não queriam perder. Se marcassem um golito, melhor. Mesmo assim, foi a França que mais fez para ganhar, prevendo o seu triste final.

Foi o jogo do adeus de Zidane, que teve um infeliz final, diga-se. Aquilo parecia uma cabeçada de um touro ou de um carneiro, fazendo lembrar os programas de TV de animais que todos nós assistimos.

Com este quarto título, a Itália aproxima-se do Brasil no número de conquistas.

Parabéns Itália.

domingo, 9 de julho de 2006

Portugal em 4º


Terminou a participação de Portugal no Alemanha 2006 com um honroso 4º lugar. A selecção nacional foi incapaz de ganhar à equipa da casa, mas vem para casa com a cabeça levantada, como gostamos de dizer nestas ocasiões.

Passados dez minutos de jogo, disse que Portugal ia ficar em terceiro lugar. E disse-o porque senti que trocávamos melhor a bola, tínhamos melhores jogadores e podíamos desequilibrar o jogo mais facilmente do que os Alemães. Mas enganei-me. Mais uma vez, ficou um sabor amargo neste resultado. Mais uma vez, tivemos um Pauleta escondido do jogo e mais uma vez jogamos com 10. Sinceramente não percebi como é que foi possível o Nuno Gomes jogar tão pouco neste mundial. Não estou a dizer que o Pauleta não é bom jogador, mas julgo que o Nuno Gomes poderia encaixar melhor nesta selecção ou pelo menos na forma como esta selecção jogou. Porquê? Porque o Nuno Gomes sabe saír melhor da marcação, sabe segurar melhor a bola, sabe esperar pelos jogadores de meio campo e sabe distribuir melhor o jogo. Mas provavelmente sou eu que estou a ver mal as coisas. Não posso dizer mal do Scolari, pois se o fizer dizem-me já que digo mal dele por causa do Baía (durante a semana escreverei sobre o Scolari).

Como disse no início, Portugal vem para casa com um honroso quarto lugar. A um País com apenas 10 milhões de habitantes, é obra ficar entre as quatro melhores selecções do mundo! Até a CNN já enalteceu e abriu a boca a este facto. Por isso, parabéns Scolari, Parabéns Ricardo e parabéns a todos os jogadores que contribuiram para tal feito!

sábado, 8 de julho de 2006

Porque Hoje é Sábado

Especial Porque Hoje é Sábado

Porque o Mundial está prestes a terminar, o FootBicancas presta, nesta rubrica, um tributo a todas as mulheres que marcaram presença na competição.


PORTUGAL
ALEMANHA
ARGENTINA
BRASIL I
BRASIL II
COREIA
CROÁCIA
ESPANHA
INGLATERRA
ITÁLIA
MÉXICO
SUÉCIA
UCRÂNIA

Especial Porque Hoje é Sábado

Para que o nosso público feminino não nos acuse de machistas, aqui estão também algumas fotos para elas.

Ps: Estas fotos foram seleccionadas por uma consultora feminina do FootBicancas!

PORTUGAL I
PORTUGAL II
ALEMANHA
BRASIL
ESPANHA
FRANÇA
INGLATERRA
ITÁLIA
PARAGUAI
SUÉCIA
UCRÂNIA

quinta-feira, 6 de julho de 2006

Obrigado TUGAS!













Apesar da derrota de ontem, creio que só podemos estar felizes pela prestação da nossa Selecção!

Afinal de contas, a estatística funciona para Portugal (Inglaterra, Holanda...), e também funciona para a França...

É Claro que tal como todos os Portugueses, gostaria de ver o nosso País na Final, mas, quando "in loco" me apercebi da forma como a França tacticamente começou a jogar, cedo pedi à N.ª S.ª de Fátima que nos ajudasse, pois concerteza iríamos necessitar de ajuda Divina.

...Às páginas tantas, vejo 3 Tugas de volta do Zidane, sem conseguir roubar-lhe a bola....nessa altura lembrei-me o que uns Brasileiros me tinham dito à tarde na baixa de Munique - "o Zidane deve morrer"...claro, da maneira que ele joga, os adversários não o querem por perto...

Enfim, venha daí o Europeu...

Para terminar, 3 notas adicionais:

- Obrigado Scolari
- fica Scolari...
- Obrigado TUGAS

Felgas