quinta-feira, 31 de agosto de 2006

Jorge Fucile no Dragão

O FootBicancas sabe que o Porto chegou a um acordo com o Liverpool de Montevideo para o empréstimo de Jorge Fucile para preencher a vaga de defesa direito que estava em aberto no plantel portista. É internacional Uruguaio, com apenas 21 anos e preenche os requisitos definidos pelo professor Jesualdo, pois é um lateral rápido, jovem, alto (1.78 m) e com apetências atacantes. No final da temporada, o FCP fica com o direito de compra do jovem jogador.

Será apresentado durante o dia de hoje.

A falta violenta sobre Pedro Mendes




Esta falta violenta sobre Pedro Mendes, que colocou o atleta português inconsciente e posteriormente levou à sua hospitalização, ocorreu na última jornada da Premiership em Inglaterra.

Para além dos seis jogos de suspensão que o próprio clube impôs ao jogador, o Manchester City multou Tatcher em qualquer coisa como seis semanas do seu salário.

Estão a vêr o FCP a suspender/multar o Paulinho Santos depois deste ter deslocado o maxilar ao João Vieira Pinto?

Colunista Convidado, por Silvino Glória


O Pântano II

Nos últimos tempos os acontecimentos rocambolescos no Futebol Português têm surgido a um ritmo alucinante. Dois dos mais mediatizados são o “Apito Dourado” e o “Caso Mateus”.

Através de uma eficaz resolução (rápida e de forma inequívoca) destes dois acontecimentos o Futebol Português poderia ter aproveitado para aumentar a credibilidade. Pelo contrário, demonstrou que sofre da síndrome de DIP: Descrédito, Incompetência e Parolada.

Descrédito porque se cria uma imagem de que nada acontece e quanto mais figuras importantes estiverem envolvidas melhor. No “Caso Mateus” a quantidade de decisões nos últimos dias vai para o livro dos Recordes, o pior é que a quantidade e qualidade estão inversamente proporcionais. Os dirigentes (Presidentes, Directores, Comissários, Conselheiros e afins) parecem que não vivem no mesmo mundo do comum dos adeptos. E se durante um mês os adeptos não fossem aos estádios, e se em vez de um mês fosse uma época. Se calhar os preços dos bilhetes baixavam, os jogadores tinham salários aceitáveis, as comissões não existiam, morreriam muitos parasitas, acredito que o estado de incompetência fosse superado.

Dou uma sugestão que me perece interessante, a FPF e LIGA devem ser extintas, os clubes passam a reportar aos organismos do futebol Italiano e cria-se uma cooperativa sem fins lucrativos para tratar do assunto “Selecções”. Os Italianos em dois meses tinham resolvido o problema: os culpados eram encontrados, os clubes eram realmente castigados, alguns dirigentes atiravam-se da janela das SAD’s a baixo outros eram irradiados e por fim a parolada terminava.

Como diria o Eng Guterres, o Futebol Português está num pântano, qualquer coisa que façam só serve para se enterrarem.

Saudações desportivas.

quarta-feira, 30 de agosto de 2006

Colunista Convidado, por JMMA

Plutão consulta Fiúza

Até há uma semana, o nome de António Fiúza era apenas conhecido de um pequeno círculo de pândegos que gostam de vinho verde e entoam Quim Barreiros nas bancadas do estádio de Barcelos. Graças a uma providência cautelar Fiúza virou a Liga de pernas para o ar e transformou-se em protagonista dos telejornais. E não só, como verão.

Conversa captada há dias, sem querer, no meu telemóvel:

- Sim, sou o Fiúza. Quem fala? Plutão!? Não conheço. Mas o que é que há?
- O que há, sô Fiúza, é que os corruptos da União Astronómica Internacional (UAI) resolveram despromover-nos da primeira divisão dos planetas. Esses palhaços tiveram o desplante de nos remeter para a categoria secundária dos planetas anões. Anã é a pila do japonês que inventou isto. Dizem que para ficarmos na divisão principal teriam de ser atendidas pretensões idênticas de astros como o Ceres e o Xena, uns corpúsculos que vagueiam algures entre Marte e Júpiter. Tal como o Belenenses e o Leixões orbitam aí na Terra em torno de Lisboa e Porto. Uma treta. Tá a ver?
- Tou, e depois?
- Depois é assim, sô Fiúza. Soubemos que aí na Terra também há uns gajos que vos querem sangrar o galo. A vossa luta é a nossa luta. Por isso, depositamos grandes esperanças no sucesso da sua chicana. Aberto o antecedente aí na Terra, fácil será fazer valer as nossas pretensões à manutenção na primeira divisão planetária e, já agora, sacar também umas indemnizações para ajudar aos passeios domingueiros cá dos plutos pelos shopings da Via Láctea. O sô Fiúza tem algumas dicas que nos possam ser úteis neste intento?
- É simples, sô Plutão. Oiça: ponha uma providência cautelar.
- Como? Providência? Por estes lados só conhecemos a Divina, o Ser Supremo. É essa?
- Você, sô Plutão, até parece que anda na Lua. Providência é no Tribunal Administrativo de Lisboa, carago.
- Mas Lisboa é Terra, um dos planetas da primeira divisão solar que, nesse caso, julgaria em causa própria. Seria o mesmo que o sô Fiúza mandar o seu recurso para a sede do Belenenses. Não acha uma baralhada?
- Qual baralhada, qual Belenenses! A lei desportiva é como um queijo suíço: bem feitinha por fora, mas por dentro é um buraco pegado. Demais a mais é aplicada por juízes biqueirada-no-código, sujeitos à esperteza saloia dum major. Portanto, amigo Plutão, só precisa dum advogado vivaço. Aliás, por aqui, mais importante do que ter bons atletas é dispor de juristas vivaços. Posso recomendar-lhe o nosso homem, o Dr. Maceirinha. Olhe que enfiou os «gentlemanes» da Comissão de Justiça numa camisa de onze varas. Portanto: primeiro, jurista vivaço, depois é com a juíza.
- Sô Fiúza, e a juíza percebe alguma coisa de astronomia?
- Tã não percebe! Mande-lhe um processo de setecentas e tal páginas sobre o quer que seja e ela varre isso tudo de um dia para o outro. É uma juíza cinco estrelas. Capaz num abrir e fechar de olhos, de abolir Deus por acórdão, decretar a imortalidade da alma, ou alterar a composição do sistema solar se lhe pedir. Pode crer, até é capaz de determinar, sem provas de ADN, que Plutão é filho da Pluta.
- Filho da quê?… Bom, adiante. E a decisão final é rápida?
- Leva séculos. Mas não importa. Através da revista «TV e Telenovelas», secção de programação, temos de antemão as cenas dos capítulos seguintes. Uma espécie de antecipação do futuro. A «música» que se irá fazer já está feita, tá a ver?
- Tou a ver, sim. Mas, sabe, acho esse seu processo aí na Terra uma embrulhada confusa.
- Em-bru-lha-da com Fiúza! Ai é isso! Olha, então amanha-te sem Fiúza.
Ion, ion, ion, ion, ion…… (fim de chamada).

Imoral da história: Tirem-me deste filme.

I had (have) a dream

Ontem tive um sonho enquanto dormia. Sonhei que nesta época que se avizinha....

....o Benfica passeava a sua classe pelos campos nacionais. Embora a sua supremacia só se envidencie de forma inequívoca no último terço do campeonato, o primeiro lugar raramente é colocado em causa no decorrer do mesmo. Rui Costa, Simão, Manu (grande revelação), Nuno Gomes e Miccoli, constituem um ataque mágico, e destroem por completo as defesas adversárias.

Braga luta até ao fim pelo primeiro lugar, mas claudica nas últimas jornadas e fica em segundo.

Sporting fica em terceiro. A juventude não aguenta a pressão, e a partir do Natal a bola começa a queimar. Em Janeiro Paulo Bento recebe uma proposta irrecusável (tipo aquela que o FCP fez ao Jesualdo) para ir treinar o Atlético de Madrid e sai do clube pela porta grande.

Jesualdo Ferreira altera o sistema de jogo de Co Adriaanse e destrói por completo a equipa. Fica em 4º, e nem sequer é apurado para a pré-eliminatória da Liga dos Campeões. O treinador do FCP recebe um convite para treinar a selecção dos sub-16, e é substituido por Domingos Paciência. Entretanto começam a surgir rumores de dificuldades financeiras para os lados do Dragão. A era Pinto da Costa, acentua o seu declínio...

...acordei quando bati com a cabeça na mesa de cabeceira. Mas não descansei enquanto não o partilhei com vocês.

segunda-feira, 28 de agosto de 2006

Ainda Co Adriaanse

Numa das últimas declarações aos jornalistas, Pinto da Costa afirmava com um ar “ofendido”, que até hoje Co Adriaanse não lhe tinha apresentado as razões que o levaram à demissão. Disse inclusivamente, que nunca mais tinha falado com o treinador holandês.

Nessas mesmas declarações, Pinto da Costa afirmava também, que à semelhança do que acontecia quando FCP rescindia os contratos com os treinadores, Co Adriaanse teria de indemenizar o FCP. Está bem visto sim senhor - pensei eu para mim - o FCP vai “lixar” o gajo.

Momentos depois de ouvir estas declarações, comecei a reflectir sobre as mesmas.

Não é que eu seja especialista em direiro do trabalho (antes pelo contrário) e até tenho co-bloggers mais competentes nesta matéria que eu, mas do pouco que me lembro da faculdade, enquato que o treinador que é despedido pelo clube, terá de receber no mínimo os salário devidos pela entidade patronal até ao final do contrato, na situação inversa, o treinador “apenas” terá de indemenizar o clube com 1 mês de salário.

Se não for exactamente assim peço que me corrijam, mas de qualquer forma é caso para dizer...com essa pode o Co bem.

sexta-feira, 25 de agosto de 2006

Sá Pinto não perde o jeito

A Abola de Benfica

Começa hoje o campeonato. Tal como eu, também o jornal Abola adiantou o seu prognóstico para a classificação deste ano. Pelos menos é aquilo que interpreto da classificação que está no sítio de internet desse jornal. Não acredito que os seus jornalistas, altamente imparciais tenham tido outra intenção que não aquela que refiro acima.

Eis o prognóstico do Jornal Abola para a edição 2005/2006 da Bwin:


Classificação 2005 / 2006


Tal como no ano passado, também este ano vou arriscar no prognóstico da classificação da Bwin. Da última vez acertei em 4: No campeão, no 3º, no 6º e no 10º. Vamos lá ver agora.

1º - FC Porto;
2º - Sporting CP;
3º - SL Benfica;
4º - SC Braga;
5º - Boavista FC;
6º - U. Leiria;
7º - Marítimo;
8º - Nacional
10º - Vitória SC;
11º - FC Belenenses;
12º - Beira Mar;
13º - Paços de Ferreira;
14º - Estrela da Amadora;
15º - Naval;
16º - D. Aves

Eh pá, e agora Valentim!?!

Se dúvidas houvessem estavam desfeitas, decididamente Portugal é um pais singular no que toca à Justiça.

Não bastava estarem 3 meses para decidir quem ficava na 1ª Liga, agora ninguém percebe o acordão emitido pelo juiz, no seguimento da providência cautelar entregue pelo Gil Vicente!!!!

Valentim, tu que és um leitor assíduo deste blog, não queres pedir um conselho aos italianos do "Calcio Caos" para tentares perceber como se faz?

Já não há pachorra, para esta tribo do futebol. Rídiculo.

quinta-feira, 24 de agosto de 2006

Sorteio da Champions

Grupo F:
SL BENFICA
Manchester United
Celtic
FC Copenhaga

Grupo G:
FC PORTO
Arsenal
CSKA Mosvoco
Hamburgo

Grupo B:
SPORTING
Inter
Bayern Munique
Spartak Moscovo

Numa análise a frio, parece-me que o Benfica e o Porto tiveram melhor sorte...

A ver vamos...

Boa sorte para todos!

Afinal há vida para além do apito dourado!

Equipas fracas

Ainda na sequência do tema “equipa fracas” (Austria Viena), não resisti a trazer aqui o exemplo de ontem do Ajax, que depois de ter ganho 2-1 na Dinamarca, deixou-se surpreender em casa pelo “modesto” Copenhaga (0-2).

Em futebol tudo é possível. Por isso, ficará sempre no ar a questão: será que o Áustria de Viena era assim tão fácial, ou será que foi o Benfica que tornou o Austria de Viena fácil.

Talvez no meio termo estará a resposta.

Venha de lá esse sorteio, que já estou com água na boca.

Por mim podem vir:
Arsenal (POTE 1)
Lille (POTE 2)
Copenhaga (POTE 4

quarta-feira, 23 de agosto de 2006

Colunista Convidado, por JMMA

SOU CONTRA

Sou contra as técnicas da procriação arbitralmente assistida, sobretudo na forma “dejà vue” de golos que contam sem entrar, golos que entram sem contar, penalties, livres, foras-de-jogo e punições disciplinares cozinhados «à maneira».

Sou contra os dirigentes ilusionistas que dirigem os clubes do mesmo modo como o capitão do Titanic comandou o navio, bem como os treinadores de bigode e de fato que contratam videntes e têm o desplante de ir ao “flash interview” desancar nos árbitros, ostentando na sua incomensurável garganta apenas uma gravata.

Sou contra os dirigentes de barba e garanto que hei-de interpor providências cautelares a todas as eleições da Liga de clubes ou federativas que não decorram sob a estrita vigilância dos observadores da ONU.

Sou contra a capciosa instituição chamada comentador desportivo. Armado em teólogo da táctica, não passa duma alforreca. Um incontinente verbal que roça o delírio na prática tendenciosa da retórica jornalística, do sensacionalismo informativo e da dissertação científica sobre coisa nenhuma. Os seus conhecimentos de futebol resumem-se ao sumo das conversas de almoços patuscos com dirigentes desportivos entremeado com laivos de ciência de balneário à hora do duche.

Sou contra os jornais que, não bastando as manchetes enganosas sobre as contratações de grandes jogadores que nunca vieram nem virão, ainda por cima nos querem fazer acreditar na poesia e no romance da Merche Romero e do Ronaldo, confundindo intencionalmente amor à camisola com amor sem camisola.

Sou contra as pessoas do contra (neste blog geralmente sob a capa «anonymous said»), que em vez de se sentirem agoniadas com a esperteza saloia dos dirigentes dos seus clubes, estão sempre prontos para lhes desculpabilizar os comportamentos, recorrendo para tal a argumentação mal amanhada fundada em pretensas argoladas dos outros. Como se uma coisa justificasse a outra!

Sou contra o individualismo feroz das pessoas que estacionam os carros em qualquer lado, inclusive no Estádio da Luz, frente à baliza da equipa visitante. Entendem esses adeptos (do estacionamento e dos clubes) de segunda linha, que o futebol para ser bom não precisa de ser bem jogado, nem precisa de obedecer a padrões éticos ou técnicos. Os bons jogadores do meu clube esfalfam-se a contornar as viaturas, enervam-se e por vezes não conseguem ganhar. Inadmissível!

Sou contra as condições de exclusividade publicitária concedidas à Bet&Win. Com tanto espaço ainda disponível nas camisolas, e com a actual descaracterização das cores dos clubes nos equipamentos (Porto laranja!, Sporting amarelo!, etc.) bem podia, com vantagem financeira para a Liga, encher-se aquilo tudo com slogans do tipo: Smock&Shot heroin, Drink&Drive drunk, Flirt&Fuck without «control», ou até Viva o Hezbollah! (que, salvo erro, quer dizer futebol em árabe).

Sou contra muito mais coisas, tais como: o uso do papel higiénico como serpentina, isqueiros como armas de arremesso, cadeiras, e sobretudo very-lights. Mas como não sou fundamentalista, fico por aqui e até confesso uma coisa. Muito sinceramente:

Sou a favor de rever algumas das anteriores posições, no decorrer do campeonato, sempre que o Benfica vá à frente ou, no final do mesmo, se o Benfica for vencedor, nem que seja pela diferença mínima apurada por golo average.

JMMA

SLB - Áustria de Viena em Imagens...



Aí vamos nós a caminho da Champions :)

Felgas

O primeiro golo, do resto da vida de Rui Costa

É muito fácil analisar o encontro de ontem: o Benfica é (muito) melhor equipa do que o Áustria de Viena e limitou-se a confirmar a passagem à fase de grupos da Liga dos Campeões.

No entanto é fundamental destacar o envolvimento emocional que a equipa encarnada recuperou com os adeptos, muito por força de um ícone chamado Rui Costa.

Aliás, o modo como comemorou o primeiro golo dos encarnados é mais do que ilustrativo da relação que existe entre o (verdadeiro) mágico e os adeptos da equipa da Luz.

É caso para dizer, este foi o primeiro golo do resto da vida de Rui costa.

Bem vindo Rui.

terça-feira, 22 de agosto de 2006

Temos Sporting!

Temos Sporting! Por aquilo que assisti até agora, o Sporting é um forte candidato ao título nacional deste ano. Ontem mesmo comprovei esta minha teoria. Contra um Super Inter, o Sporting não baqueou e não se atemorizou perante uma equipa que mais parece os Globetrotters do que uma equipa meramente mortal como as outras. No entanto, como estava a dizer, o Sporting mostrou que tem uma formação muito jovem, mas igualmente muito arrumada com todos os jogadores a saberem perfeitamente qual o seu papel dentro de campo.

E mais uma vez se provou que o dinheiro não é tudo. Segundo a imprensa nacional, o orçamento do Inter dava para pagar 30 planteis do Sporting! É obra. Por causa disto mesmo, e seguindo a tentação de pensar que o Sporting ia levar 3 ou 4, já tinha em mente falar esta semana do treinador do Sporting porque disse há umas semanas atrás que falaria do Paulo Bento quando este perdesse. Não perdeu, mas vou falar na mesma. Apetece-me.

Gosto do Paulo (tratar pelo primeiro nome dá a ideia que o conheço há anos, dos tempos da escola. Mas não, é só para me armar). Aprecio o discurso dele, sempre voltado para o grupo e sempre pensando na sua equipa. É um discurso que por vezes se pode confundir com presunção, mas que no meu entender tem apenas um objectivo: defender e melhorar as motivações da sua equipa e dos seus jogadores. De uma forma linear, um pouco o que faz o Mourinho, mas que no caso do Paulo Bento ainda num estádio primário. O Mourinho consegue ser mais refinado.

O Paulo abre ainda azo a mais uma discussão. Como é que um treinador acabado de terminar a carreira como jogador da bola, passa quase imediatamente a treinador e ainda por cima numa equipa cheia de responsabilidades e com bons resultados? É um fenómeno que poderia servir para um case study de uma tese de doutoramento qualquer. Antigamente um treinador de futebol, tinha que ter uma certa idade, tinha que passar por umas quantas equipas foleiras, tinha que ter um CV com as competências devidamente comprovadas e só depois de todas estas fases é que se poderia pensar nele para treinar um grande. Este mito começou a cair por terra com o Mourinho. Agora é o Paulo Bento. Será que os treinadores mais velhos (tipo Jesualdo) têm os dias contados? Será que o perfil funcional de um treinador mudou radicalmente e que agora o perfil contemplará treinadores novos, com garra, com fome de vitórias e sedentos de mais altos voos?

Mas acho, e para terminar, que independentemente da idade e do perfil, os treinadores têm que ter uma característica fundamental: Disciplinador. E o Paulo também a tem.

Para mim, hoje começa a época 2006/2007

Mesmo depois da fartura de jogos do Campenato do Mundo, confesso, que já tenho saudades de futebol à séria.

A prova disso, é que no passado fim-de-semana, vi nada mais, nada menos que 6 jogos. Foram eles o Sheffiel Utd x Liverpool, Arsenal x Aston Villa, FC Porto x V. Setúbal, Manchester Utd x Fulham, Chelsea x Manchester City, e por último o Bordéus x Lyon.

Isso mesmo, não fiz mais nada do que vêr futebol na televisão. Bem sei que o vício do Betandwin ajuda um pouco, mas a principal razão são mesmo as saudades do desporto rei.

Por isso, é com grande entusiasmo que hoje me vou deslocar à Luz, para o teoricamente fácil (segundo os especialistas na matéria), mas de responsabilidade elevadíssima, Benfica-Austria Viena.

Embora o Benfica esteja longe de traduzir em campo a qualidade do seu plantel, ainda assim parece-me ter força suficiente para não se deixar intimidar pela responsabilidade e para conseguir a passagem à Liga dos Campeões – dando ao futebol português a inédita presença de um triunvirato na prova milionária.

Assim espero. Bem-vinda época 2006/07.

domingo, 20 de agosto de 2006

Vítor Baía arrasa Ricardo

Vítor Baía arrasou Ricardo esta noite. Depois da entrevista do Ricardo onde disse não conhecer Baía, o guarda redes portista respondeu de uma forma bastante contundente. Baía diz que Ricardo não tem sustentáculo mental para aguentar o sucesso que teve no mundial 2006. Diz ainda que não percebe como é que uma pessoa ligada ao futebol não conhece um jogador com tantos títulos mundiais. E diz mais: «Depois de ter saído o diário do campeonato da Europa ele disse que nunca mais me iria cumprimentar só porque eu tinha dito que joguei no Mundial porque fiz por o merecer. Acho que isso foi uma situação ridícula, sobretudo porque ele tinha estado comigo dois meses antes e me cumprimentou na presença do senhor Scolari. Só se foi porque o Scolari estava presente. E depois disso nunca houve nada de mais.»

Isto foi o que Baía disse. Agora, comento:

Ricardo com aquela entrevista só mostra o quão pequeno deve ser aquele cérebro. O gajo deve viver permanentemente com o fantasma chamado Baía. Que me lembre o Baía nunca lhe fez mal. Que me lembre o Baía nunca disse uma palavra de pudesse colocar em causa o seu trabalho. Que me lembre Baía nunca comentou a sua não chamada à selecção nacional e por consequência nunca disse que era ele que deveria lá estar, pelo menos para lutar pela titularidade com Ricardo. Por isso, não percebo a atitude do guarda redes da selecção.

Quer se goste, quer não se goste Baía faz e fará parte da história do futebol mundial e sempre teve uma atitude e um discurso de gentleman. Como também diz Baía, o Ricardo não deve saber lidar com o sucesso. Se ele é assim por fazer um excelente mundial, o que seria se ganhasse metade dos títulos do Baía. Se calhar estou a ser exagerado. Metade é muito. Vou repetir: o que seria se ganhasse um décimo dos títulos do Baía. E mesmo esses, nunca os irá conquistar!

Porto conquista 15ª Supertaça

O Porto conquistou a 15ª Supertaça do seu historial, numa competição onde só o Porto tem mais taças conquistadas do que os restantes clubes que já inscreveram o seu nome nesta competição.

O jogo foi um bom treino para o FCP, pois o resultado nunca esteve em perigo de ser negativo. O Setúbal apenas tentou segurar o zero a zero até onde fosse possível. Houve momentos do jogo em que se viu 21 jogadores dentro do meio campo defensivo da equipa Setubalense.

Rui Barros consegue a terceira vitória consecutiva e consegue também o seu primeiro título como treinador principal de uma equipa de futebol. Embora parecendo fácil, dou valor ao trabalho do "pequeno grande jogador", uma vez que não é fácil pegar numa equipa depois da novela que Adriaanse produziu. Rui Barros tem o mérito de ter conseguido reunir o grupo em torno dele evitando, talvez, uma pequena anarquia. Por isso, os meus parabéns.

Anderson, para quem ainda tinha dúvidas, mostrou mais uma vez todo o seu potencial. Ele corre, vai à luta, passa, faz assistências, rasga a defesa e marca golos. É de facto um jogador com um enorme potencial. Agora que Diego já não está (voltou a fazer um grande jogo no campeonato Alemão), Anderson passa a ser o jogador que irei acompanhar com mais atenção. Gosto dos jogadores que jogam e fazem jogar um equipa.

O Porto ganha por 3-0 com golos dos jovens Anderson e Vieirinha e com uma excelente bicicleta do Adriano (aquele que Adriaanse menosprezou em público).

quinta-feira, 17 de agosto de 2006

Ai Diego...

Se há uma coisa que actualmente me aperta o coração, é ver Diego com outra camisola vestida.
Como é que aquele nabo do Adriaanse consegue dispensar um jogador como este?

Sempre fui um fervoroso adepto do jogador Brasileiro e por muitas vezes o demonstrei neste blog. O golo que marcou, as assistências que fez e o jogão com que encheu os olhos dos Alemães não me surpreende nada. Se existe algo que o nabo do Holandês devia indemnizar o FCP, é a opção que tomou relativamente ao Diego!

Que o Diego não coubesse no seu louco esquema (o que não concordo) é como o outro, agora dispensa-lo? O gajo devia pensar que ía ser treinador do Porto para toda a vida. É a única razão que encontro para perceber a opção de um treinador ao dispensar um jogador com 20 anos cheio de potencial.

É por isso que se me cruzar com o esquizofrénico do holandês nos próximos dias, vou-lhe às trombas.

quarta-feira, 16 de agosto de 2006

BICANCAS, Oi meu!

Escrevo para te dizer que estas férias, realmente, têm sido do melhor. Não imaginas o que eu me tenho divertido. Enquanto a malta anda por aí toda maluca a curtir concertos estivais, para mim bom, bom têm sido os desconcertos.

A coisa começou logo bem, não sei se te recordas, quando o McCarthy foi promovido a mascote do FCP. “Não estava nada à espera e estou muito contente” disse o jogador encantado por fazer parte dos planos de Co-Adriaanse. Quando soube que, afinal, o treinador o queria na bancada, com uma vara espetada no fim das costas para ser abanado juntamente com as bandeiras da claque, o rapaz entrou em estado de choque, repetindo a palavra “vara” várias vezes. Pôs-se a milhas do Porto, pois claro, e resolveu ir mas é fazer trancinhas no cabelo para outro lado!

Mas o facto mais suculentamente divertido deste defeso, amigo Bicancas, foi o do Co-Adriaanse. Quando ninguém esperava o holandês pumba!, dá uma de Gata Borralheira. Última badalada nos Clérigos, encanto desfeito, príncipe azul em pleno baile feito parvo a dançar sozinho, e aí vai ele não se sabe para onde. No momento em que escrevo parece ter sido já encontrado o pé para o sapatinho de cristal. De qualquer modo, e isso é que mais me prende a atenção, as coisas não se apresentam tão simples como no conto da Disney. Isto é: mesmo que o pé aparentemente caiba no sapatinho, sempre demorará a saber se sim ou não foi reencontrada a Cinderella. Às vezes é preciso beijar muito sapo até encontrar um príncipe, não é assim?

Bom, amigo Bicancas, sabes que a vida não é só festa e mesmo as férias têm, por vezes, os seus dissabores. Bem se pode dizer que, de facto, não há bola sem senão. Falo-te, além de outros percalços que tem havido por aí no País e no estrangeiro, naquela pequena infelicidade em que um grupo de veraneantes naufragou colectivamente ali para os lados do Guadiana. Acredita-se que o bombeiro Santos (Fernando Santos) que conseguiu resgatar os náufragos com vida, consiga agora também restituir-lhes o pleno uso das suas capacidades artísticas. Oxalá, para susto já basta!

Outro pequeno desconcerto foi o facto do SLB não ter empandeirado o Marcelo para podermos começar a jogar com 11. Consta por aqui que o único comprador que se manifestou interessado no jogador foi o concessionário duma sala de jogos da Costa de Caparica. A intenção do empresário, atendendo a que Marcelo é o detentor a nível europeu do maior índice de “jogos por golo”, era colocá-lo a jogar como titular no varão dos avançados da mesa de matraquilhos. A transferência não se concretizou por falta de acordo quanto às verbas. Foi uma pena!

Ah Bicancas, Bicancas! Tanta coisa divertida que tinha ainda para te contar. Só mais uma, a das eleições da Liga. Aquelas eleições demoraticíssimas em que um Loureiro que é pai doutro Loureiro que por sua vez faz tudo como ele lhe ensinou, diz que sai mas fica, sendo substituído donde não saiu, por outro Loureiro que, não sendo seu filho, tudo faz exactamente como se o fosse. Excelente enredo de ópera bufa, não achas meu?

Amigo Bicancas, só mais uma novidade. Uma revelação pessoal. Inscrevi-me aqui no Clube Desportivo da Sesta. Tenho de ficar por aqui, desculpa. Está na hora do treino.

Teu, JMMA

Kikin Fonseca


Não sei porquê, este mexicano cheira a golos!!!

terça-feira, 15 de agosto de 2006

Jesualdo Ferreira é o novo treinador do FCP

O Boavista publicou há minutos no seu sítio de internet, que o contrato que ligava Jesualdo Ferreira ao Boavista foi revogado. Quer isto dizer que o ex boavisteiro será mesmo o próximo treinador da equipa campeã nacional. Depois de muita especulação e de muita contra-informação, o Boavista vem confirmar, através de um comunicado, aquilo que já quase todos sabiam: A mudança de cores do treinador. Para mim, esta espera apenas se deveu à necessidade que João Loureiro tinha de dizer aos sócios que o Boavista dificultou a sua saída até às últimas consequências.

Fico satisfeito com a escolha do treinador. Julgo que a sua capacidade de trabalho está à vista de todos os que acompanham o futebol. Fez um excelente trabalho em Braga, conseguindo fazer desta equipa a 4ª melhor do nosso campeonato nos últimos anos. É uma pessoa muito ponderada e a olho nú é também muito disciplinador. Estas características são muito importantes no actual plantel, pois com jogadores muito novos é necessário alguém que os saiba colocar no devido lugar. Por vezes os jogadores novos com muito talento podem perder-se, se não tiverem um bom professor. Ora, o Porto consegue contratar um homem com competências adequadas à exigência da função e também um professor para ensinar aos mais novos como é que se deve fazer.

Por aquilo que tenho acompanhado do novo timoneiro do FCP, é um treinador que sabe organizar muito bem uma equipa. E aqui estará, para os jogadores, a grande novidade relativamente às últimas temporadas. A organização que falava é feita de trás para a frente, isto é, Jesualdo entende que uma equipa deve ser organizada, começando pelas linhas mais recuadas até chegar às linhas mais avançadas (até pareço um treinador). E isto será completamente novo e completamente antagónico daquilo que Adriaanse fazia. Adriaanse começava a sua organização de jogo pelos jogadores mais avançados e só depois é que se preocupava com a defesa. É também por isto que estou satisfeito com a escolha. Acho que finalmente vou deixar de assistir a jogos que eram uma verdadeira roleta russa. Tanto dava para golear como dava para saír do dragão com a cabeça completamente desfeita.

Há apenas um aspecto que me preocupa. Já o disse a pessoas com quem falei do assunto que Jesualdo é um treinador parecido com um carro a gasóleo dos antigos. Ou seja, o professor precisa de algum tempo para preparar as suas equipas. Esta demora no arranque poderá ser tardia para o cumprimento dos objectivos do FCP. Mas há aqui uma atenuante que me aligeira a preocupação: É que Jesualdo Ferreira vai treinar o Porto!!

segunda-feira, 14 de agosto de 2006

Crise? Qual crise?

O FC Porto continua sem treinador para a época que se avizinha, apesar de disputar o seu primeiro jogo oficial, a Supertaça, já no próximo sábado frente ao Vitória de Setúbal. Embora Co Adriaanse tenha apresentado a sua demissão quarta-feira passada, há cinco dias portanto, o emblema portista continua sem ter esse problema resolvido, ainda que se saiba que deseja contratar Jesualdo Ferreira, actual treinador do Boavista. Perante a tão afamada organização do FC Porto, esta dificuldade em fechar a contratação do substituto do técnico holandês dá a entender que se vive uma crise para as bandas do Dragão. Mas, pelo que se lê e ouve na Comunicação Social, não se fica muito com essa ideia. É caso para perguntar: o que já se teria dito e escrito se fosse um dos Grandes de Lisboa a perder o seu treinador a poucos dias de começar a época?

quinta-feira, 10 de agosto de 2006

Jardel já marca!


O Jardigol está de volta aos golos. Tal como previ há umas semanas atrás, Jardel já marca golos. Ontem no jogo particular frente ao Penafiel, Super Mário marcou os dois golos com que o Beira Mar ganhou ao Penafiel.

Tantas vezes se tem falado no avançado do Porto e ele é tão conhecido pelos lados do Dragão...

quarta-feira, 9 de agosto de 2006

Adriaanse foi de Co !!

Hoje rebentou uma bomba para os lados do dragão. Qual Hezbollah, qual quê? Ainda quando o dia acordava, Adriaanse decidiu bombardear a família portista com a sua demissão. O senhor chateou-se a sério e não foi de modas, deixou o cargo de treinador principal do plantel e levou atrás de si todos os Holandeses que compunham o staff técnico.

Pessoalmente, vivo um momento de satisfação e ao mesmo tempo um momento de preocupação. Se por um lado, sempre fui um crítico das suas loucuras, por outro não é muito aconselhável ficar sem treinador a menos de um mês do início da competição.

Embora não fosse um admirador confesso do treinador Holandês, o que é certo é que esta falta de timoneiro (bom ou mau) pode criar uma destabilização irreversível no seio do plantel. Ainda por cima quando o clube viveu uma situação idêntica há dois anos atrás.

Terá ou não razão. Na minha humilde opinião, o homem acaba por ter alguma. O que se sabe é que ele pedia um avançado desde Outubro de 2005 e a direcção não o deu. O que se sabe é que se fizeram contratações (com a excepção do Marroquino) e a direcção não lhe perguntou coisa nenhuma. O que se sabe é que ele teimava no avançado (porra lá o avançado) e a direcção dizia que não havia dinheiro nem para fazer cantar um cego. O que se sabe é que o McCarthy foi vendido e a direcção não lhe trouxe o dito goleador. Finalmente, o que se sabe é que o gajo é de convicções muito fortes e o Pinto da Costa também. Deu no que deu.

Ele também terá algumas culpas no cartório, pois dispensou, por exemplo, o Hugo Almeida (para não falar no Postiga, bom ou mau é o que há) sem saber se teria outro avançado. Queixava-se com a falta de finalização, quando se poderia ter preocupado também com a capacidade defensiva (torneio de Amesterdão).

Enfim, o que é certo é que quem sai penalizado com tudo isto são os adeptos que pagam os seus lugares anuais para ver uma equipa remendada (espero e tenho esperança que não) como se viu há dois anos atrás. Por isso e independentemente de ter razão ou não, Pinto da Costa sai muito mal nesta fotografia, pois é seu dever conseguir manter o plantel equilibrado e motivado!

Finalmente, o Footbicancas sabe que o Porto já assegurou os patrocinios da CGD, BES, BCP, PT, Sonae e Vodafone para conseguir contratar o Scolari. Ainda telefonei ao Pinto da Costa a sugerir um negócio: Como trabalho na área de Recursos Humanos, apresentei ao PC uma solução de Trabalho Temporário ou Outsourcing para contratar o próximo treinador, mas ele não quis. Disse-me que eram soluções demasiadamente estáveis.

Benfica na pré-eliminatória da Liga dos Campeões

O Benfica conseguiu arrancar um bom resultado na Austria, reforçando assim o favoritismo inicial nesta pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

Com Rui Costa e Nuno Gomes em grande, e denotando ainda algumas deficiências NORMAIS para um ínicio de época com um NOVO treinador com um NOVO sistema táctico, percebe-se que esta equipa tem um enorme potencial que concerteza será explorado a breve prazo.

Com o estádio cheio na 2ª mão, não acredito noutro resultado que não seja a passagem do Benfica à fase de grupos da Liga dos Campeões.

Até vêr, ter ficado em terceiro e não em segundo na época passada, foi um bom negócio financeiro para o Benfica. :)

Parece que o Sporting pagou!!!! umas centenas de milhares de euros, para o Inter vir jogar a Alvalade. Será verdade?

quinta-feira, 3 de agosto de 2006

LFV, o Pensador!

Estive a ver a entrevista do presidente do Benfica na Sic noticias durante 15 minutos, mas desisti, pois o homem tem uma capacidade de raciocínio muito à frente. Tanto à frente que, confesso, tive muitas dificuldades para descodificar o turbilhão de ideias que ele debitava perante as câmaras. Dos quinze minutos que vi, destaco os seguintes pontos:

- A certa altura, o jornalista (muito fraquinho) lembra ao LFV uma frase que este tinha proferido há uns tempos atrás: "não saio do Benfica antes de ser campeão europeu". O presidente pensador disse que, como o jornalista devia calcular (expressão repida por 387 vezes nos 15 minutos de entrevista a que assisti), era um sonho mas (e agora é que vem a chalaça) que não dependia dele, mas sim dos sócios (ah boa!!). O Benfica precisava de 500.000, repito em extenso, quinhentos mil sócios para ser campeão europeu. Chiça, que o home (não é erro, escrevi mesmo home) não é pobre a pedir. Pergunto se o Porto, Liverpool, Barcelona (só para dizer os últimos) tem 500.000 sócios. Mas tudo bem. Já estou a ver a reacção dos sócios e simpatizantes (expresão repetida por 249 vezes nos 15 minutos de entrevista a que assisti): Porra, que lá tenho que continuar a ver a RTP memória!

- Mais à frente (ou terá sido atrás??), disse que o principal objectivo dele não era ter resultados desportivos. Ai não? Então em cinco anos conseguiu recuperar a credibilidade do Benfica (expressão repida por 77 vezes nos 15 minutos de entrevista a que assisti). E agora? depois de recuperado não é altura de ganhar? Mais uma vez, muito bem. Foi resposta do tipo: Não me venham novamente com aquela exigência dos títulos que isso é para os clubes com menos de 150.000 sócios!!

Bom, este texto está uma boa salganhada, mas se calhar apanhei o jeito do LFV, o pensador.

Em suma, muito bom. Muito bom mesmo!

quarta-feira, 2 de agosto de 2006

Os Portíadas


CANTO PRIMEIRO


A fama dos Dragões assinalados
Que desta Mui Nobre, Invicta e Leal,
Em estádios nunca antes disputados
Jogaram p'ra ganhar cada final,
E em torneios e jogos esforçados
Mais do que era sonhado em Portugal,
Entre gente remota conquistaram
Nova glória, que tanto sublimaram;


E também as memórias gloriosas
De oitenta e sete, aí principiando
Nova Era, e as terras viciosas
Que de Espanha ao Japão foram domando,
E aqueles que por obras valerosas
Se vão da lei da Imprensa libertando,
Cantando espalharei por toda parte,
Se a tanto me ajudar o engenho e arte.


Cessem da pantera e mais felinos
As deambulações grandes que fizeram;
Cale-se dos tais cinco violinos
A fama das vitórias que tiveram;
Que eu canto o peito ilustre dos meninos
A quem Manchester e Real obedeceram!
Cesse tudo o que Record e Bola cantam,
Que outros valores mais alto se alevantam!

terça-feira, 1 de agosto de 2006

Inspiração para os lados da Luz - Ana Malhoa


Pois é meus caros amigos, depois de ter assistido ao torneio mais importante da pré-época, cheguei a uma conclusão - o SLB necessita de uma forte inspiração para ultrapassar as más exibições - terá a Lusitana Ana Malhoa (lembram-se do buéréré?) argumentos para espevitar a equipa encarnada?

A ver vamos, como diz o ceguinho...

PS1 - por esta altura, até mesmo o Simão necessita de inspiração, a verificar pela sua expressão de frustração à chegada a Lisboa....
PS2 - para os mais curiosos, é vê-la na FHM deste mês...
Saudações Musicais.
Felgas