domingo, 22 de março de 2009

Toques de Cabeça
















O LUIS MARQUES AINDA ESTÁ A DAR VOLTAS AO MARQUÊS

Por JMMA



Santa Iria, 21h57 de sábado: um Luis Marques eufórico e a transbordar de felicidade lançou-se à estrada no seu Ford Focus, foi a esgalhar até Lisboa às buzinadelas e só parou no Marquês de Pombal, onde ainda se encontra a celebrar a vitória dos encarnados na final da Taça da Liga, a competição mais empolgante do futebol português desde o célebre Solteiros x Casados de 1986 na praia de Carcavelos. Nas últimas 24 horas, Luis Marques deu centenas de voltas à rotunda, escalou a estátua, dedicou poemas de Artur Jorge ao treinador Quique Flores e gritou «SLB, Glorioso SLB…» aos automobilistas desprevenidos.

«Até chorei quando o Carlos Martins fez a rapaqueca beijar o véu da noiva. Já não tinha uma alegria tão grande desde que o Porto foi eliminado da Liga dos Campeões pelo Shalke 04», jura o co-autor do Footbicancas já rouco depois de dois dias seguidos a cantar o hino do Benfica a cavalo no leão do Marquês. «Mas não quero ser injusto e vou elogiar mais dois jogadores que a meu ver estiveram impecáveis: o mágico Katsouranis, que só não converteu o penalty porque os postes desviaram-se - tal como o Bush quando lhe atiraram com os sapatos –, e Lucílio Baptista, que mostrou ter lugar garantido como titular da equipa. Apenas equiparável ao desempenho estético de Paulo Costa no onze portista em Braga, ou aos de Bruno Paixão, de Elmano Santos e de Duarte Gomes, no onze do Sporting, respectivamente, na 2ª jornada contra o Braga, na 3ª contra o Belenenses e na 4ª contra o Benfica».

Há dois dias que o Luis Marques não actualiza o blogue, não toma banho, não vai à cama nem lê as notícias falsas d’ A Bola sobre o FCP. «Estou feliz. Eusébio um dia disse ‘O que eu devo ao futebol’ e, quando chegar a casa, no meu próximo ‘post’ eu vou escrever ‘O que eu devo a Derlei, a Rochemback e a Postiga e, sobretudo ao Paulo Bento, por insistir em pô-los a marcar penalties. O Porto que se cuide, porque agora vamos ao campeonato!» E lá continua.

5 comentários:

  1. Tenho de reconhecer que este post está bem escrito!
    O seu autor acabou por dar as voltas necessárias (não ao Marquês, onde os benfiquistas já não vão há alguns anos festejar títulos...) mas à sua própria cabeça... para tentar descrutinar uma forma (bastante inteligente, diga-se!) de evidenciar um clubismo provinciano e bacoco... ao nível do mais rudimentar que por aqui tenho lido... mas com uma prosápia bem engatada e ligeira de se ler!!

    Ora, este nosso ilustre "paineleiro" com este "post" quis evidenciar 2 aspectos:

    1 - Ridicularizar (pelo absurdo) com os diversos comentários que diziam ser esta a única forma do SLB comemorar algum título esta época... e nas anteriores também! A imagem do adepto a dar voltas ao Marquês a comemorar a grande vitória da Taça da Liga pretende dar a ideia que o adepto do SLB é muito superior a esse tipo de festejos e que ganhar é algo muito habitual naquelas paragens nos últimos tempos! A mesquinhez é evidente e provinciana!

    2 - Que afinal, no Sábado passado, nada de mais aconteceu no Estádio Faro/Loulé que não tivesse já acontecido esta época com os outros 2 rivais... claro com maior incidência para o prejudicado naquela contenda, evidenciando logo 3 jogos (seguidos!) onde houve um pseudo favorecimento ao SCP!
    Curiosamente, apenas refer um jogo do FCP, embora neste Blog várias tenham sido as discussões sobre diversos jogos onde este mesmo Blogger tenha referido haver benefício ao FCP. Claro que o que agora importava era demonstrar (de forma muito indelével... tal como publicidade em rodapé em jogos de futebol!!) que o prejudicado no Algarve já foi (e muito... logo 3 jogos seguidos!) beneficiado... É pena o desempenho estético de Lucídio Baptista não ter sido também equiparado ao do árbitro que esteve na Luz aquando do jogo contra o Braga... entre outros (como aconteceu também na Madeira!)...

    Enfim, muito pobre de espirito!
    Diz o nosso Povo (e com razão) que "um Burro carregado de livros não chega a Doutor"! Neste caso, um adepto doente e faccioso, mesmo que se expresse de forma eloquente, não deixa de ser tão cego e mesquinho como os que usam o dicionário de calão para se exprimirem.

    Farinha do mesmo saco, meus senhores!

    Ricardo Silva

    ResponderEliminar
  2. Sr/Srª Anónimo

    Obrigado pelos i)merecidos elogios.

    Se dissesse o nome poderíamos estender a conversa. Assim, só lhe quero dizer duas coisas:

    1.
    Diz que pretendo «dar a ideia que o adepto do SLB é muito superior a esse tipo de festejos». Nada disso, juro. É exactamente o contrário. Ou julga que não houve muito benficoólico a festejar em espírito no Marquês?

    2.
    Ficou de pé atrás porque o post «apenas refer um jogo do FCP».
    Caro amigo, chame-me 'ilustre "paineleiro"' se isso lhe agrada agora 'portista'... confesso que não aguentaria tal ofensa.

    Haja saúde... e dinheiro para gastos.

    ResponderEliminar
  3. Caro JMMA:

    Afinal anda distraído/a!
    O/A único/a que não se apresentou foi o/a caro/a JMMA. O meu está claro, no final do comentário publicado. Chamo-me Ricardo Silva.

    Já agora... a entrada neste mundo digital (em particular neste Blog)como registo de "Anónimo", não me distingue de um qualquer registo URL em termos de fiabilidade de apresentação.

    Sou tanto Ricardo como o/a Sr./Sr.ª JMMA!
    Que a sua (e minha!) incerteza acerca da identidade de cada um, não o iniba de estender a conversa. Terei todo o gosto em retribuir... caso mereça essa atenção.

    Em relação ao ponto 2 equivocou-se: Não fiquei de pé atrás por apenas mencionar 1 jogo do FCP!

    O que eu reparei foi que se lembrou de imediato de 3 do SCP... a equipa prejudicada no Sábado passado!

    Ou seja, a ideia não foi mostrar equilíbrio... foi tentar evidenciar que afinal o que é um jogo de benefício a uma equipa que até já esteve na posição contrária (no mínimo) 3x mais?

    Ou seja, foi a tentativa de tentar converter uma situação de prejuízo directo, numa justa condenação de quem (a julgar pelas suas contas!) ainda tem saldo negativo entre deve e haver no que aos benefícios diz respeito! Nesta contas (e outras passadas!), o SLB não entra... porque é insuspeito!!

    O que o torna vulgar, e igual aos restantes adeptos grosseiros, é de defender (de forma mais eloquente... é certo!) que afinal é aceitável ganhar a qualquer custo!

    Afinal, o Sr./Sr.ª é exactamente igual ao insensato adepto do FCP que não se importa de ter ganho o que ganhou nos últimos 20 anos independentemente da (alegada) forma que os acusam.

    Para mim, este "post" é uma prova mais que suficiente que, se o Sr./Sr.ª estivesse no lugar deles, teria o mesmo tipo de visão enviesada e argumentos insensatos...!

    Passe bem.

    RICARDO SILVA

    ResponderEliminar
  4. Ricardo, pobres de espiríto são todos aqueles que para expressarem a sua divergência de opiniões, têm de ofender os outros.

    Bem sei que não fará com que os jogadores so seu clube aprendam a marcar penalties, mas é melhor tomar qualquer coisa para azia.

    ResponderEliminar
  5. Não percebo a discussão!

    Se quando ganhavam era desta forma, porque razão agora seria diferente?!?!?

    É uma vitória digna de toda a história do benfica!

    ResponderEliminar