quarta-feira, 1 de abril de 2009

Obrigado Ricardo!


Concordo inteiramente com o JMMA (na sua crónica infra): O 1 de Abril devia ser o dia do futebol Português! Pelo menos será, certamente, um dia para mais tarde recordar, já que se trata de um dia onde se estreou uma regra novinha em folha.

Depois do Porto ter inaugurado os sumaríssimos, eis que o Porto, curiosamente, inaugura uma nova regra, saída da cabecinha pensadora do Presidente da Comissão Disciplinar, Ricardo Costa. Desta vez foi Lisandro a padecer. O jogador portista vai ter que ficar de fora um jogo, por ter simulado (segundo a sua opinião) um penalti no jogo contra o Benfica. Ou seja, a juntar à suspensão pelo 5º amarelo, o Porto ficará sem o melhor marcador da época passada durante os próximos 2 jogos do campeonato. Afigura-se um final de temporada muito difícil para os lados do Dragão.

O que é certo é que se abre um precedente muito perigoso, pois a partir de agora não são os árbitros que decidem um lance, mas sim um Super-árbitro que estará sempre com olhar de lince para os avaliar. Os árbitros deixarão de ter a última palavra, uma vez que existe um Supra-sumo capaz de interpretar aquilo que vai na cabeça dos potenciais infractores. O que será simulação? Como se avaliará? Com que critérios? Utilizando a expresão do JMMA, o que será mentira e o que será verdade? Cuidado Ricardo!

Depois desta decisão inédita mundialmente, esperarei para ver as simulações futuras. Sorte teve o Maradona, pois se o Supra-sumo pertencesse à comissão da FIFA no mundial de 86, o Argentino seria suspenso, no mínimo, por 1 ano! Já estou a ver a próxima decisão do Ricardo: Hulk fica de fora por 1 jogo por excesso de velocidade!

Não obstante, devo agradecer ao trengo. Tenho a certeza que esta decisão vai gerar uma onda de indignação no balneário Portista e quase que aposto que o Porto vai ganhar em Guimarães, dando o passo decisivo rumo ao Tetra. É que o Porto gosta destes "picanços"!

2 comentários:

  1. Concordo que o precedente é perigoso, mas a decisão não só é regulamentar como JUSTA!

    Por ser regulamentar e JUSTA, não percebo esse sentimento de perseguição.

    Já agora, relembra-me lá quantos sumaríssimos levou o FCP esta época?

    ResponderEliminar
  2. E aquele acaso fantástico do Ministro da Presidência ao lado de Pinto da Costa, na tribuna do Dragão, no Portugal-Suécia?

    É também por isto que o futebol é belo: reúne as pessoas, independentemente do seu ofício, raça, sexo, língua ou religião.

    Sumaríssimos? Isso é treta para distrair a malta...

    ResponderEliminar