sábado, 9 de maio de 2009

Brasileirão 2009, começa hoje


Começa hoje o Brasileirão 2009, campeonato que tenho seguido nos últimos anos, e que muito me tem divertido (principalmente quando o Benfica joga mal). A forma de jogar das equipas é muito tiferente do estilo europeu, pouco amarradas tacticamente e com o mérito individual a prevalecer ao colectivo. É muito fácil encontrar jogadores com um talento tremendo, e a forma apaixionadíssima com que as "torcidas" vibram pelos seus "times" também ajuda a fixar "audiências".

Aqui vai a minha perspectiva, de um campeonato que será do meu ponto de vista muito equilibrado.

Comecemos pelo Flamengo (a minha equipa). É o clube com mais tradição e adeptos no Brasil (é o Benfica do lado de lá do Atlântico). Contratou o Adriano do Inter, e com ajuda do portista Ibson, do ex-jogador do Manchester United Kleberson, e do excelente GR Bruno Souza (seguido pelo Benfica) é sem dúvida a melhor equipa do Rio. Aliás sagraou-se campeão carioca frente ao Botafogo há 15 dias. Ficará concerteza nos cinco primeiros lugares, e terá razões para sonhar pelo título.

As restantes equipas do Rio reduzidas a duas por culpa do Vasco que desceu à Segundona, não me parecem ter condições para se chegarem muito à frente da tabela, mas tenho curiosidade em perceber a competitividade do Fluminense que será comandado pelo ex-seleccionador Brasileiro Parreira, e que tem como figura de cartaz o Fred (ex Lyon).

Da cidade São Paulo, teremos o inevitável São Paulo tri-campeão brasileiro, que está este ano bastante mais fraco, e o grande Corinthias que renasceu das cinzas sagrando-se campeão Paulista frente ao Santos com a ajuda do Ronaldo "O Fenómeno" e que tem dois ou três jogadores jovens de grande nível. Santos e Palmeiras farão papel de outsiders, mas dúvido que tenham capacidade para lutar pelo canecão. Chamo a atenção para o novo Robinho do Santos de seu nome Neymar e que com 16 anos é titularíssimo, demontrando ser mais um predestinado, que mais cedo ou mais tarde virá para um colosso europeu.

Mas dizem os analistas que o principal candidato este ano será o Internacional de Porto Alegre, já apelidado de Barcelona do Brasil, fruto do futebol atractivo que produz. A grande estrela é o Nilmar, que joga e faz jogar a equipa.

Teremos ainda o Cruzeiro (a equipa que melhor futebol produziu o ano passado) e o Grémio (clube do coração de Scolari).

Aqui segue um vídeo de inspiração para o Mengo.

1 comentário:

  1. Oh que caneco, então o vasco desceu??

    E a Portuguesa? Está na primeira?
    Se sim, estou pela Portuguesa!

    ResponderEliminar