quinta-feira, 21 de maio de 2009

Fim de Linha para a Taça UEFA


E pronto, lá se foi a Taça UEFA! Mas já diz o ditado que “rei morto, reis posto” e portanto a velhinha Taça UEFA, como todos nós a conhecemos, dará lugar à nova Liga Europa.

A última taça foi conquistada pelos Ucranianos do Shakhtar Donetsk, num jogo fraquito. Mas ao contrário da última final, a taça UEFA conheceu jogos que se tornaram verdadeiros mitos. O sítio de Internet da UEFA elegeu seis finais memoráveis e lá aparece, evidentemente, a do Porto – Celtic, realizada no Estádio Olímpico de Sevilha. O jogo, ao qual tive o prazer de assistir ao vivo, tornaria o FCP na única equipa Portuguesa a conquistar o Troféu. Foi na verdade um jogo memorável que guardarei na melhor parte do meu baú de recordações.

Diz o sítio da UEFA:

“Sevilha Foi um momento especial para o então futuro "special one". O FC Porto de José Mourinho teve de lutar muito para levar a melhor sobre o Celtic, que recuperou duas vezes de desvantagem. Derlei decidiu o encontro com um "golo de prata" aos 115 minutos. O brasileiro tinha colocado o Porto em vantagem no período de compensação da primeira parte, mas o sueco Henrik Larsson empatou dois minutos após o reinício. Dmitri Alenichev recolocou o clube português na frente, mas Larsson voltou a ser rápido a responder e, três minutos depois, deu o empate aos escoceses, levando o jogo para prolongamento. O desafio seria decidido pelo melhor marcador da prova, com o 12.º golo de Derlei a dar o triunfo ao FC Porto.”

Os outros jogos eleitos, foram:

- 2001: Liverpool FC 5-4 Deportivo Alavés

- 1997: FC Schalke 04 1-0 FC Internazionale Milano; Inter 1-0 Schalke (total: 1-1, Schalke venceu por 4-1 nos penalties)

- 1988: RCD Espanyol 3-0 Bayer 04 Leverkusen; Leverkusen 3-0 Espanyol (total: 3-3, Leverkusen venceu por 3-2 nos penalties)

- 1985: Videoton Székesfehérvár 0-3 Real Madrid CF; Real Madrid 0-1 Videoton (total: 1-3)

- 1981: Ipswich Town FC 3-0 AZ Alkmaar; AZ 4-2 Ipswich (total: 5-4)

Sem comentários:

Enviar um comentário