segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Sporting, SAD - Acréscimo de 15% na situação de falência técnica

A Sporting SAD registou um resultado líquido negativo de 2,3 milhões de euros no primeiro trimestre de 2009/10, o que fez aumentar o passivo em 6,3 por cento relativamente ao período homólogo de 2008/09.

O passivo é agora de 151,4 milhões de euros, quando no primeiro trimestre de 2008/09 era de 142,4 milhões de euros, enquanto o capital próprio passou de 15,9 milhões de euros negativos para 18,4 negativos, o que significa um acréscimo de 15% na situação de falência técnica.

Tenho um feeling que Moutinho ou Veloso, serão vendidos brevemente.

Braga: Imagens do túnel mostram... nada


Não quero estar constantemente a trazer a este espaço questões de arbitragem, até porque relativamente a este jogo já aqui manifestei a minha opinião.

Mas depois das suspeições levantadas relativamente à forma habilidosa com que Jorge Sousa apitou alguns lances a desfavor dos encarnados em Braga, hoje surge a notícia que a SIC revelou imagens de uma câmara de segurança do túnel do intervalo do Sp. Braga-Benfica, que inclusivamente estarão a ser analisadas pela CD da Liga, em que Cardozo e Leone que foram expulsos, em momento algum se cruzam a caminho dos balneários.

Esta notícia só reitera a minha opinião, de que esta arbitragem foi muito, muito habilidosa, e com a agravante de falsificação do relatório de jogo, que recorde-se suspendeu Cardozo em 2 jogos.


Flamengo perto do Brasileirão


Aí está! Com a vitória sobre o Corinthias, e a derrota do São Paulo com o Góias, o Flamengo tem tudo para ser campeão no próximo Domingo, na última jornada do Brasileirão.

Grande Fla! No Domingo o Maraca vai encher com 120 mil. Meu coração também estará presente.



Lula apoia Inglaterra

Lula da Silva, Presidente do Brasil, apoiou publicamente a candidatura de Inglaterra ao Mundial'2018, o mesmo que Portugal e Espanha estão a concorrer.

Será que se equivocou?

Caso contrário, fica a sensação de ingratidão para um país irmão, que inclusivamente acabou de votar a favor do Rio de Janeiro no Comité Olímpico Internacional, na recente vitória da cidade maravilhosa para acolher os próximos Jogos Olímpicos.

domingo, 29 de novembro de 2009

Sporting-0 Benfica-0


Este foi o jogo de estreia o meu novo gadget que comprei nos EUA via internet, que tem a função de atrasar o som da emissão de rádio, por forma a que este fique sincronizado com as imagens de TV. E fiquei muito contente com a minha compra.

Acabaram-se os comentários funerários e dormentes e muitas vezes incompetentes dos jornalistas/comentadores de televisão. Ver um jogo ouvindo o Pedro Sousa da Renascença, até faz parecer que estamos no estádio. É realmente muito diferente, e aconselho a todos os que gostem de ver futebol pela TV. Quem estiver interessado pode ver aqui.

Antes de dizer qualquer coisa sobre a partida propriamente dita, gostava de comentar (e sem ironia) que para o Sporting, ganhar ao Benfica é realmente a coisa mais importante do Universo. Notava-se na atitude, na garra, no querer, nos olhos de cada jogador que aquele era mais que um jogo. Foi a primeira vez esta época, que vi tanta atitude e vontade de ganhar dos jogadores do Sporting. E reparem que isto é um elogio sincero à equipa de Alvalade. O que deve preocupar os seus adeptos, é a ausência desta atitude em jogos contra o Rio Ave, Marítimo e afins.

Mas isto para dizer, que o contexto que envolvia este jogo tornou ainda mais complicada a visita dos encarnados a Alvalade. O jogo acabou por ser muito dividido e extremamente intenso de parte a parte. As oportunidades dividiram-se, e quem marcasse teria fortes chances de ter saído vencedor.

E oportunidades não faltaram. Lembro-me do Cardozo (13’) ter rematado à baliza, quando tinha Ramires isolado pronto a “encostar”, lembro-me de Polga (23’) que após um canto não acertou com a baliza, lembro-me de Liedson logo a seguir ter rematado para uma boa defesa de Quim, lembro-me de um excelente remate de fora da área de David Luiz (47’) que passou a centímetros da baliza de Patrício, lembro-me da grande defesa de Quim a remate de Veloso, e de Di Maria isolado permitir a defesa do GR do Sporting.

Em certos momentos do jogo, senti que faltava aos encarnados aquele pequeno “plus” no último passe e na definição dos lances, ou um maior discernimento nas oportunidades de golo que foi criando. Mas no final o empate acaba por se aceitar, num jogo em que qualquer equipa podia ter ganho.

Relativamente às consequências deste empate, obviamente que foi o Sporting que saiu a perder. Não ganhar há 5 jogos para o campeonato, continuar a 11 pontos do Benfica e permitir que a vantagem se alargue para Porto e Braga (13pts), obviamente que deixa os Leões a lutar por qualquer coisa que não seja o campeonato.

Para o Benfica, é mais um pontinho num campo de um rival, onde FCP também terá de jogar. Por isso, e no final veremos se foi um ponto ganho, ou dois perdidos. Apetece-me dizer que este empate, não foi bom, nem foi mau: antes pelo contrário.

Um derby sem golos, é o mesmo que uma paella sem marisco.

Javi Garcia


Abro um post só para ele.

Depois do golo de raiva que marcou no último minuto do jogo com a Naval, e principalmente a forma como o comemorou (há quem diga que ele chorou de emoção a caminho do balneário). Depois da forma guerreira com que encara todos lances, da qualidade futebolística que já demontrou ter, onde se destaca a qualidade de passe e as compensações defensivas, ontem a imagem de Javi a jorrar sangue, e mais preocupado em entar em campo do que com os 12 pontos que iria ter de levar no final do jogo, emocionaram-me.

Se dúvidas houvessem, esta foi talvez a melhor contratação do SLB. Que carácter...

Mourinho Igual a Si Próprio

O checo Zdenek Zeman, que voltou esta sexta-feira a criticar José Mourinho, acusando-o de não saber escolher jogadores, depois de em Setembro ter apelidado o treinador do Inter de medíocre, teve agora a resposta de Lo Speciale. E que resposta!

Aproveitando uma conferência de imprensa, Mourinho "deu forte e feio" em Zeman. "Não consigo dialogar com esse senhor, porque percebo pouco de droga, doping e corrupção", disparou o técnico português.

Com Mourinho, quem vai à guerra dá... mas leva mais!

sábado, 28 de novembro de 2009

Este ainda é pior do que o LFV!!

Muito bom. Obrigado ao blog cromos da bola.
Oh Garcia, ensina lá o teu presidente!

Hoje é dia do...





Por muita rivalidade que exista entre Benfica e Porto (clássico), o Sporting-Benfica é o verdadeiro derby, até pela própria definição de derby (clubes da mesma cidade).

Aliás, este fim-de-semana vai ser repleto de dérbys/clássicos:
DOM 18h00: Barcelona (2º) - Real Madrid (1º)
DOM 16h30: Olympiakos (2º) - Panathinaikos (1º)
DOM 13h30: Everton (14º) - Liverpool (7º)
DOM 16h00: Arsenal (3º) - Chelsea (1º)

Para não falar da escaldante penúltima jornada do Brasileirão, com São Paulo (62pts), Flamengo (61pts), Internacional (59pts) e Palmeiras (59pts) a lutarem pelo ceptro:
DOM 19h00: Corinthias (10º) - Flamengo (2º)
DOM 19h00: Goias (9º) - São Paulo (1º)
DOM 19h00: Sport Recife (20º) - Internacional (3º)
DOM 19h00: Palmeiras (4º) - Atlético MG (5º)

Deixo aqui os nomes de alguns dos intervenientes destas quatro partidas que concerteza vos serão familiares:
São Paulo: Rogerio Ceni (GR) e Ricardo Gomes (Treinador)
Flamengo: Adriano (ex-Inter de Mourinho) e Kleberson (ex-Manchester Utd)
Corinthias: Ronaldo (O Fenómeno)
Internacional: Alecsandro (ex-Sporting) e D'Alessandro (argentino)
Palmeiras: Wagner Love (ex-CSKA) e Diego Souza (ex-Benfica)
Atlético MG: Renteria (ex-FCP) e Ricardinho (ex-internacional Brasileiro)

Se o tempo invernoso já era argumento quanto baste para não sair de casa, com este cartaz o sofá é todo meu.

I Love This Game!

Pinto da Costa: Incendiário e Fundamentalista


Pinto da Costa, voltou ontem à táctica do discurso baixo da rivalidade Norte-Sul.

Este discurso é antigo, falso, incendiário, ultrapassado, extremista e na minha opinião com consequências nefastas para o país, e principalmente para o futebol.

"Promete-se a regionalização, mas continuamos a ser um país estrangulado e centralista. Vamos continuar a lutar contra a capital do império, para que não seja o centro de tudo. Vamos continuar a lutar a favor da dignidade das gentes do Norte, que não se confundem com o poder centralista".

Este não é um discurso futebolístico. É antes um discurso político, que está ao nível de Alberto João Jardim.

E este discurso é falso, porque só é usado de forma calculista para tirar dividendos, que só Pinto da Costa e o FCP colhe, e que depois é assimilado pelos adeptos qual religião fundamentalista.

Se ele está tão preocupado com a "dignidade das gentes do Norte", como se um país de 800 kms de extensão tivesse fronteiras entre o Norte e o Sul, porque não se candidata politicamente? E porque é que o Presidente da Câmara Municipal do Porto que não é apoiado por Pinto da Costa, insiste em ganhar as eleições?

Volto a dizer, revolta-me este discurso de tentativa de divisão norte/sul.

Portugal é só um, e somos todos dignos.

Entrevista de Petit


Entrevista muito interessante, e até com algumas tiradas hilariantes de Petit, ex-trinco do Benfica e actualmente a jogar no Colónia. Se tiverem um tempinho, aconselho. Aqui

Para aqueles que não quiserem ler a entrevista toda, deixo aqui um pequeno Best Of:

Quando estava a caminho dos treze anos fui operado a um joelho porque tinha uma perna mais curta que a outra. Fiquei parado ano e meio. A escola ficou para trás, lembro-me de ser expulso, não dava mais, disseram-me que eu era... inteligente de mais para a escola.

Explique lá como se envolveu nas eleições do Benfica, como mandatário do candidato Bruno Carvalho.
(desmancha-se a rir) Quer que lhe diga? Estava num restaurante e ligou-me um primo que trabalha no Porto Canal. “Olha, o Bruno, o meu patrão, pergunta se queres ser mandatário da campanha dele.” Eu só tenho o primeiro ano, não sabia o que queria dizer ser mandatário e disse-lhe: “Mete lá aí o meu nome.”

Uma vez partiu o maxilar [Benfica-Académica, no Estádio da Luz] e a sensação que deu foi que queria continuar dentro do campo.
Sim, pensava que ia continuar. Passei a língua, vi que não tinha os dentes mas julguei que era uma questão de estancar o sangue. Só quando o doutor Bernardo [Vasconcelos] me disse que o maxilar tinha ido para trás é que percebi que estava pendurado. É a minha maneira de ser, dou tudo...

Com Trapattoni se calhar tinham menos e foram campeões.
No ano do título éramos poucos mas alguns de qualidade, como o Miguel, o Luisão, o Fyssas, eu e o Manuel Fernandes, o Simão, o Nuno Gomes e o Geovanni. Depois tínhamos dois salvadores, o Karadas, que entrava para bater neles, no ataque ou na defesa, e o Mantorras, que fez golos importantes.

Também era um rapaz envergonhado quando chegou à selecção?
Claro que sim. Antes só via aquela gente pela televisão! Quando lá cheguei alguns tinham sido eleitos os melhores centrais da Europa (Fernando Couto e Jorge Costa), o Figo lutava para ser o melhor do mundo. Nunca tinha imaginado estar perto, quanto mais jogar ao lado deles! Às vezes dizia alguma coisa e ficava à espera a ver o que respondiam, para ver se continuava a falar.

Tratava os craques por tu ou por você?
Até dá vergonha. Não sabia se devia dizer “Figo”, ou “Luís”. Não me conheciam de lado nenhum, nunca tive percurso de selecções, só tinha ido à selecção B fazer dois jogos. Depois saltei logo para a selecção A e era olhado de lado porque era jogador do Boavista. Havia muito respeito e às vezes os mais novos tinham de ouvir uma palavra e fechavam a matraca. Se calhar tratei alguém por senhor algumas vezes. Ia dizer “Luís”? Ou “Figo”? Nos treinos eu nem pedia a bola e quando a roubava entregava-a logo a eles, porque tinha vergonha de dizer “ó Figo”, “ó Rui”, “ó Pauleta!”. Ficava no meu cantinho.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

O Outro lado dos erros do Pedro Proença


Confesso que não gosto muito deste tipo de post (porque é muito fácil arranjar erros para todos os gostos e para todos os lados), mas perante algumas análises totalmente direccionadas apenas para um lado, eis que me decidi.

O meu amigo Luis Marques avançou com uma preocupação para o próximo jogo do seu Benfica, pois o árbitro é o Pedro Proença. Para suportar essa preocupação, vai buscar um alegado (como gosto desta palavra) erro do árbitro num jogo que envolve o Porto. Pois bem, o que a malta se esquece é que o mesmo árbitro já beneficiou o seu Benfica, contra o Porto, mais do que uma vez. Uma delas no mesmo jogo, não tendo marcado um penalti sobre o Lucho.

Curiosamente este lance caiu no esquecimento de alguns, mas não no meu. Porque é um penalti a favor do Porto, há a tendência de menosprezar o lance ou então esquecer mesmo. Ora vejam e digam lá se não é Penalti.



O mesmo árbitro não apitou um fora de jogo ao David Luis num Benfica-Porto. Esta cegueira momentânea permitiu ao Benfica chegar à igualdade, pois na altura o Porto vencia em pleno estádio da Luz. A Foto já a viram no inicio, mas poderão ver o vídeo (1’40’’) e confirmar.

Por isso, caro Luis, estas teorias da conspiração são muito antigas, mas também as consigo arranjar, pelo que o discurso do desgraçadinho não pega.


Isto Sim, é Amor ao Clube

Bom, não resisti a partilhar convosco o que se passou no Brasil esta madrugada.

O Fluminense, que a duas jornadas do fim do Brasileirão luta desesperadamente por não descer, estava (até aqui) a fazer uma brilhante campanha na Copa Sudamericana, a competição equivalente à taça UEFA na América do Sul.

Ontem o Flu foi ao Equador disputar a primeira mão da final com o LDU Quito, e o jogo não correu nada bem para os cariocas. Embora tenham marcado aos 22 segundos, acabaram por perder por 5-1 (vale a pena ver o resumo do jogo em baixo, porque tem grandes golos).




Mas o que me faz partilhar convosco toda esta história, foi a recepção arrepiante que a equipa do Fluminense teve quando chegou ao aeroporto do Rio de Janeiro. Vejam:



E agora uma provocaçãozinha. Qualquer semelhança com a recepção que o Sporting teve depois de eliminar o Twente e de perder com a Fiorentina, é pura coincidência.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Preocupação por Pedro Proença

Quando ouço falar no nome de Pedro Proença só me vem à memória este penalti escandaloso, o ano passado no Dragão, quando o Benfica ía à frente do campeonato.




Gamanço às claras e à vista de toda a gente. Por isso tenho muito medo da arbitragem de Sábado, porque este senhor, está visto não tem vergonha na cara.

Não me lembro deste antigo jogador de Andebol do Sporting beneficiar o Benfica, nem sequer num pontapé de baliza.


Prejudicou-o, e muito. Assim de repente, e que me lembre:

2001-02 Boavista-Benfica 1-0 - Dois penáltis por assinalar, um sobre Simão (que ainda por cima levou amarelo), outro sobre Mantorras, expulsão perdoada a Paulo Turra, entre outros erros, colocando o Benfica longe do líder Sporting, na época dos 18 penáltis de Jardel, e uma jornada depois do inenarrável derby dos 2-2 (arbitrado por Duarte Gomes).

2003-04 Benfica-Sporting 1-3 - Pelo contrário, dois penáltis inexistentes (mergulho escandaloso de Silva aos pés de Moreira e queda de Sá Pinto com Ricardo Rocha) assinalados contra os encarnados, expulsão injusta de Miguel e Ricardo Rocha, e grande protagonismo na derrota benfiquista.

2004-05 Penafiel-Benfica 1-0 - Quatro (!!!!) penáltis por assinalar a favor do Benfica, numa área penafidelense em que valeu tudo. Dois dos quais foram flagrantes, um deles, sobre Simão, já no tempo de compensações. Esta arbitragem, na ante-penúltima jornada e antes do derby do golo de Luisão, quase custou o título ao Benfica.

2005-06 Benfica-Belenenses 0-0 - Dois penáltis claros por marcar a favor do Benfica, um por derrube a Nuno Assis, outro por mão na bola de um defesa azul.

2008-09 Sporting-Leixões 0-1 - Penálti por marcar em agarrão a Wesley, num jogo que ainda assim o Leixões venceu.

2008-09 FC Porto-Benfica 1-1 - Penálti inventado por simulação de Lisandro sobre Yebda, que inclusivamente valeria castigo ao portista, e que impediu o Benfica de chegar à liderança do campeonato, já na segunda volta.



Atenção, que isto são erros escandalosos. Depois de ver estas imagens, alguém acredita que Proença se tiver oportunidade não voltará a fazer das suas?


Para picar os lagartos em semana de derby


O NOVO DIPLOMA DO JESUS


FCP: 0 - Chelsea: 1


Lá se foi o primeiro lugar. O Porto perdeu, mas se tivesse ganho não seria totalmente absurdo, atendendo ao que se passou no terreno de jogo. Mas perdeu.

E isto é o que fica para a história. O resto é conversa. Curioso é que o Beto não fez uma única defesa (tirando, provavelmente, uma bola que aliviou a soco) durante o jogo. Os gajos tiveram uma oportunidade e toma lá morangos. O Porto teve algumas flagrantes, principalmente durante a primeira parte, e não facturou. Como é lógico, perdeu. Mas acima do resultado, devo dizer que o Chelsea é melhor do que o Porto. Esta é outra verdade. Então o meio campo é absolutamente fabuloso. O Porto andou largos minutos a cheirar a bola. E quanto a isto não há nada a dizer. Para mim, o Chelsea é um forte candidato à vitória na Champions.

Mesmo perdendo, já saí do estádio com uma moral que não tinha há vários jogos. Saí com mais moral, depois desta derrota, do que em algumas vitórias conseguidas este ano. Já notei algum futebol, já notei algum fio condutor entre sectores e já notei uma equipa mais próxima do que fez, por exemplo, no ano passado. Vamos aguardar para ver se esta melhoria se confirma nos próximos jogos.

Nota final para os aplausos ao Deco. E nem me refiro à altura da sua substituição, pois acaba por ser normal aquando de uma visita de um ex-jogador do Porto. O que me arrepiou foi o tributo que todo o estádio lhe fez, quase no início do jogo, quando se juntou à linha de fundo para marcar um canto. De arrepiar (pelo menos, a mim). E isto não é normal, pois durante o jogo, mesmo para os ex-jogadores da casa, não há espaço para tributos a adversários. Mas o Deco bem merece, tal como merece o Ricardo Carvalho. Agora, resta o Atlético e só espero que a malta se afaste do Quique para não ficar com a gripe A. Venham de lá os oitavos!

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Benfica com azar nos sorteios

O Benfica está mesmo com azar no que toca a sorteios.

Depois de na UEFA, ter ficado com Everton e AEK, quando a maioria dos clubes eram da dimensão do Ventspils, Hertha (que ainda só ganhou 1 jogo este ano) e Herenveen, de na Taça de Portugal ter calhado com a fava (leia-se Guimarães), quando outros tiveram em sorte Pescadores e Oliveirense, eis que chega o sorteio da Taça da Liga.

Grupo A: FC Porto, Leixões, Estoril e Portimonese
Grupo C: Benfica, Nacional, Rio Ave e V. Guimarães.

O FCP que já tinha sido bafejado pela sorte na Champions, apanhando um Atlético que está na zona de despromoção do campeonato espanhol, e um APOEL que é desconhecido nestas andanças, apanha agora o penultimo classificado da Liga, e dois clubes da Divisão de Honra! Dá até para entrar com os Juniores.

Quanto ao Benfica, tão só a três melhores equipas da Liga a seguir aos quatro grandes.

Não acredito em bruxas, mas que elas existem, lá isso existem.

Aí está a resposta à falência técnica

A SAD do Benfica anunciou ontem a sua intenção de aumentar o capital em 40 milhões de euros, através da incorporação das acções detidas na Benfica Estádio e posterior fusão entre as duas sociedades.

E eis que de repente, a SAD deixa de estar em falência técnica. Como diria o Herman, "fantástico melga".

E neste caso, e ao contrário do FCP que contraiu mais outro empréstimo obrigacionista remunerado a 6% (não conheço nenhum banco que esteja a pagar juros tão altos), o Capital Próprio da SAD do Benfica é reforçado com fundos próprios.

Finalmente um sportinguista clarividente

Só agora começam a perceber quem é Pinto da Costa. Para um clube que ignorou o apito dourado, são efectivamene grandes progressos.


Próximo treinador do Sporting

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Cirurgia e fora da taça

Pois é, quarta-feira tive de ir à faca, e o meu clube, aproveitando-se da minha ainda débil situação fisiológica, escorregou com o Vitória.

Para os interessados, aqui vão dois videos relativos à cirurgia que realizei. O primeiro, um diagrama que explica o que é uma hérnia discal, e outro, para os menos sensíveis com a operação propriamente dita.






Toques de Cabeça

ESTAVA ESCRITO
JMMA

Reinou o alarme no hospital lisboeta, perto de Alcântara, onde esta semana o nosso blogger Luis Marques foi sujeito com êxito, e sem incidentes, a uma intervenção cirúrgica. Outros doentes, porém, tiveram menos sorte. Um jardineiro do Palácio das Necessidades, ali ao lado, fazendo-se passar por cirurgião, introduziu-se em vários quartos e enfermarias e «podou o galho» aos pacientes que se lhe depararam pela frente.

Além do objecto amputado, várias tesouras de poda foram deixadas esquecidas na cama dos pacientes, o que evidencia uma clara situação de negligência médica.

No quarto onde, na semana anterior, havia sido assistido o central benfiquista Luisão foi encontrado o que parecia ser uma salsicha de Frankfurt tamanho grande cortada ao meio (15 cm para cada lado) evidenciando uma tentativa frustrada de reconstituição com cola batom UHU.

Felizmente que ao nosso querido blogger Luis Marques (é garantido) o incrível falso médico não ousou fazer nada que lhe pusesse em causa a integridade física nem das partes nem do todo. Depois de tudo visto e conferido, apenas encontramos uma mensagem. A todo o comprimento do membro viril, como se faz no tronco das árvores, o cirurgião-jardineiro deixou a seguinte mensagem escrita com caneta de feltro vermelha por extenso e em maiúsculas: «Excelentíssimo senhor Luis Marques, brilhante bloguista do Footbicancas, quem te avisa teu amigo é: cuidado com o Gustavo Lazaretti.»

É caso para dizer: do mal, o menos.

sábado, 21 de novembro de 2009

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Afinal quem é o Batoteiro?


Curioso que não ouvi até ao momento qualquer comentário do Platini sobre a vergonha do golo que envolveu a sua selecção. O homem que se diz tão a favor do fair-play cala-se que nem um rato e prefere o silêncio.

Pois é, esse nabo só se diz adepto do fair-play quando a coisa não lhe toca a ele. O nabo que andou a dar bitaites sobre o Porto (sem sequer ter a consciência daquilo que falava), agora, parece uma ratazana. Já o tinha dito aqui, mas este nabo ganhou uma taças das taças (Juventus – Porto) à custa de um dos maiores roubos da história do futebol Europeu, mas disso ele facilmente se esqueceu. Tenho a certeza que este apuramento da França também cairá no esquecimento deste Francês, pois para ele foi apenas um erro da arbitragem. És mesmo Nabo!

Eis o golo escandaloso, depois da mão do Henry:


Brasileirão ao Rubro - Palmeiras despediu-se de vez da luta pelo título

O Palmeiras perdeu com o Grémio de Portalegre e disse adeus em definitivo ao título Brasileiro! Mas, o facto mais relevante, foi a agressao mútua entre jogadores da mesma equipa Maurício e Obina. Ficam as imagens.

O tal "feeling" de Queiroz

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Bósnia: 0 - PORTUGAL: 1


Já está!

Se fosse o Queiroz fazia dois agradecimentos pelo apuramento: O primeiro ao amigo Luis Marques que hoje foi operado com sucesso, sendo que esta operação era mais importante do que qualquer vitória de Portugal ou de outro clube qualquer. Depois, o Queiroz devia agradecer a todos aqueles que durante meses andaram a bater no ceguinho e, arrisco, andavam a torcer para que Portugal ficasse pelo caminho. Essa é a verdade, muitos (uns de uma forma pouco tímida e outros de uma forma algo camuflada) esperavam que Portugal ficasse pelo caminho para martelar ainda mais. A esses, bem feito! Queiroz falhou em alguns jogos? Sim. Queiroz tem dificuldade na motivação e na reunião das tropas? Sim. Queiroz podia ter feito melhor num grupo onde tínhamos a obrigação de ficar em primeiro? Também. Mas também é verdade que ninguém é perfeito e também é verdade que, algumas facções, não deram qualquer oportunidade ao seleccionador. Oportunidade essa que o antigo seleccionador teve (e muito bem). Por tudo isto, eu Português, me confesso: Este apuramento deu-me muito gozo e andava há uns meses à espera deste momento.

Tal como tinha dito a pessoas mais chegadas, tinha esperança no apuramento, pois dizia que Portugal ia marcar e o que é certo é que marcou mesmo. Para além do golo, Portugal, hoje, fez um jogo muito maduro, personalizado e cheio de vontade. Ao falar em vontade, vem-me logo à cabeça o Pepe (e tão criticado foi o Queiroz pela posição que escolheu para o Pepe). Grande jogo! Estava em todo o lado e ainda tinha tempo para ir à frente ajudar os colegas da equipa. Acho que a selecção jogou hoje como um todo (coisa que faltou em alguns jogos) e por isso o sucesso foi normal, num campo de batatas que devia ser proibido em jogos deste calibre.

Parabéns Portugal e lá estaremos na África do Sul. O sofrimento segue dentro de momentos!!

Portugal 1 Bósnia-Herzegovina 0.Mundial 2010 aí vamos nós!


faltam 90min para África...


terça-feira, 17 de novembro de 2009

Grande Fábio Coentrão



...e também consta o Keirrison.

Porto SAD emite empréstimo obrigacionista

Segundo noticiam hoje os jornais, a Administração da SAD do FC Porto apresenta quarta-feira um empréstimo obrigacionista de 18 milhões de euros que vigorará no triénio 2009/2012. O período de subscrição decorre de 23 de novembro a 15 de dezembro, data em que se vence o empréstimo de 15 milhões ainda em vigor.

Ou seja, há falta de liquidez na SAD azul e branca.

Se os 35 milhões de prejuízo da SAD encarnada são preocupantes, mas justificáveis face ao investimento versus receitas, esta necessidade da SAD portista ir ao mercado buscar 18 milhões de euros, é do meu ponto de vista injustificável e preocupante (para os portistas responsáveis).

O que é feito dos encaixes enormes de dinheiro da Champions e da venda de jogadores? Como se explica o aumento sucessivo do passivo e a falta de liquidez?

Antes de criticarmos os outros, convém compreender o que se passa na nossa casa. Penso eu de que.

À leia da Bola - Pedro Ribeiro

Simão: «Mundial sem Portugal não é o mesmo»

CAPITÃO DESTACA IMPORTÂNCIA DO JOGO COM A BÓSNIA

Potes para o Mundial

Bem sei que ainda falta o apuramento, mas já podemos fazer algumas contas de cabeça:

Pote 1
Brasil, Espanha, Itália, Alemanha, Argentina, Inglaterra, França/Holanda e África do Sul.

Pote 2
Holanda/Irlanda, PORTUGAL/Bósnia, Rússia/Eslovénia, Suíça, Grécia/Ucrânia, Sérvia, Dinamarca e Eslováquia.

Pote 3
Costa do Marfim, Gana, Camarões, Nigéria, Egipto/Argélia, Paraguai, Chile e Uruguai/Costa Rica

Pote 4
Japão, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, México e Honduras

E que tal: África do Sul, Costa Rica e Coreia do Norte?

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Depois de ver estas imagens...

... finalmente percebi as últimas decisões da Direcção do Sporting.



Estes senhores são aqueles que depois de não terem conseguido contratar o treinador do último classificado da liga, contratam aquele que foi o 1º despedimento do ano.

Está tudo bêbado para aqueles lados!

Afinal, o Rei vai Nu


Uma desgraça nunca vem só: a par com a 1ª derrota do Benfica no Campeonato foram finalmente publicadas as desastrosas contas do exercício encarnado findo em 30 Junho 2009. E desde os tempos de Vale Azevedo que o Benfica não tinha um prejuízo tão...


Uma desgraça nunca vem só: a par com a 1ª derrota do Benfica no Campeonato foram finalmente publicadas as desastrosas contas do exercício encarnado findo em 30 Junho 2009. E desde os tempos de Vale Azevedo que o Benfica não tinha um prejuízo tão colossal - 35 milhões de euros. O passivo da SAD é o maior de sempre - cerca de 179 milhões de euros - e os capitais próprios são negativos em 11 milhões de euros. Numa semana trágica, só a liderança dos clubes falidos ficou assegurada!

Sejamos claros: o Benfica está em situação de falência técnica e, ao contrário do que é proclamado por uma certa imprensa subserviente, a famosa recuperação financeira é um mito e o Rei vai mesmo nu.

Vai assim o Benfica, sustentado exclusivamente pela banca, verdadeira dona do Clube! As engenharias financeiras são múltiplas, engenhosas, mas inexequíveis. Temos empréstimos obrigacionistas - em Abril 2010 vence-se um de 20 milhões de euros, que obviamente vai ser integralmente renovado com o aval da banca porque o Benfica não consegue pagar; temos fundos de investimento para comprar jogadores - o que a prazo cerceia a competitividade da SAD; temos um empréstimo comercial de 40 milhões de euros realizado em Janeiro 2009 para tapar um buraco financeiro. Temos tudo isto e tudo a banca avaliza.

Diminuem as receitas? Não faz mal - a banca entra com o dinheiro. Os custos com os jogadores (salários e passes) excedem os 50 milhões de euros? Não há problema - a banca adianta. A troco de quê, alguém me explica? Até quando a espiral do endividamento aguenta? Até Vieira ser campeão? E se não for este ano? Ou para o ano? Será que os accionistas dos bancos avalizadores irão permitir o prosseguimento deste caminho de insensatez?

Sejamos claros de novo: o problema da gestão desastrada começa a não ser só do Benfica, mas cada vez mais da banca que o financia. E alguém acredita que as anunciadas super-receitas dos direitos televisivos, prometidas a partir de 2013, chegarão para tapar todos os buracos? Este Benfica vai mesmo nu e os seus dirigentes mais parecem aqueles jogadores de casino, desesperados, que apostam todas as fichas que lhes restam no 0. Ganharão?


P.S. A derrota em Braga foi ainda mais dolorosa porque teve o dedo do árbitro e comprovou aquilo que já todos sabíamos: para se ser dirigente do Benfica não basta ter dinheiro e para se ser treinador não basta ser milagreiro e saber de tácticas. Também é preciso algo que não se compra na mercearia - educação!

João Carvalho
Economista
Ex-dirigente do Benfica

domingo, 15 de novembro de 2009

Carvalhal - O homem certo no lugar certo


Percebi hoje que o que se passa com o Sporting é mais sério do que poderia pensar. E como não se brinca com coisa sérias, vou deixar de levar este assunto na brincadeira.

O Carvalhal?!?!?! O homem que foi despedido do Marítimo no início da época?!? Mas os sportinguistas têm esperança neste homem? Até o Leiria preferiu ir buscar o Lito Vidigal à 2ª divisão, a pegar no Carvalhal.

Ainda por cima, só tem contrato até ao final da época!?!?!? Que confiança, hein!

Então não era o Fatih Terim, ou o Perkerman?!?! Lá vai o Benfica ter de derrubar mais um autocarro.

A coisa está mesmo negra, para os lados de Alvalade. Carvalhal forever.

Portugal-1 Bósnia-0


Se Queiroz tem tido falta de sorte, então ontem a dívida ficou saldada. Três bolas nos ferreros da baliza portuguesa provam que a Nossa Senhora do Caravagio esteve connosco.

Bom, mas falando de forma mais séria, esta Selecção de todo não me galvaniza. Ontem, quando a Bosnia estava nas cordas, e bastava o dedo certo do treinador para com a substituições terminar de vez com a eliminatória, eis que Queiroz (essa sapiência futebolística) estraga tudo, fazendo substituições completamente desacertadas. A Bosnia aproveitou e veio com tudo para cima de nós, não marcando porque não calhou.

Se dúvidas tivesse face a Queiroz, elas ficaram dissipadas ontem. Para além do discurso monocórdico e pouco galvanizador, mais uma vez não soube ler o jogo.

Eu pecador confesso, que sou um embirrador congénito do Queiroz, mas bolas, o gajo também não me ajuda.

Nem sei o que vamos fazer à África do Sul.

sábado, 14 de novembro de 2009

Maiores assistência da época

1º Benfica-Marítimo, 54 103
2º Benfica-Nacional, 47 011
3º F.C. Porto-Sporting, 46 511
4º Benfica-Leixões, 43 283
5º Benfica-Naval, 41 981
6º Benfica-V.Setúbal, 40 915
7º F.C. Porto-Nacional, 40 309


Elucidativo!

Crónica Ricardo Araújo Pereira

No momento em que escrevo, o Sporting continua sem treinador por não ter tido capacidade para contratar o técnico da Académica de Coimbra. Quem sonha alto arrisca-se a desilusões, e o homem que orienta o último classificado da Liga Sagres e iniciou a carreira no mês passado veio a revelar-se uma fantasia impossível para o clube leonino.

Ainda assim, na comunicação social, André Villas Boas foi treinador do Sporting durante cerca de 10 minutos. Apesar da curta carreira, já vai tendo currículo: bateu o recorde do saudoso Vicente Cantatore. Além disso, há que reconhecer que teria sido uma escolha inteligente: a contratação de Villas Boas contribuiria para desestabilizar a Académica, um adversário directo do Sporting na luta pela manutenção.

Trata-se de um homem cujo apelido tem dupla consoante, tal como o de Bettencourt, o que é especialmente apropriado para um clube como o Sporting. É um técnico que teria certamente muito para ensinar a jovens como André Marques e Pereirinha, mas também poderia aprender com jogadores mais velhos do que ele, como Tiago e Angulo.

Perdeu-se um intercâmbio de conhecimentos que poderia ter sido muito interessante. Mais: sabendo que Sá Pinto é o novo director do futebol profissional do Sporting, é conveniente contratar um treinador jovem, que não tenha memória do que Sá Pinto costumava fazer aos treinadores, com destaque para Artur Jorge.Enfim, foi pena.

Segundo os jornais, José Eduardo Bettencourt pretendia um treinador português e experiente, e André Villas Boas já tem quatro ou cinco jogos oficiais debaixo do cinto, um dos quais conseguiu mesmo vencer. Não será fácil descobrir candidatos mais experimentados. Por outro lado, numa conferência de imprensa que é já histórica, Bettencourt disse que o próximo treinador seria caucasiano. Ao mesmo tempo que excluía, por exemplo, Oceano, a declaração do presidente do Sporting parecia apontar claramente para Villas Boas, cujo cabelo arruivado é uma garantia inequívoca de pertença ao tipo racial que Bettencourt procura.

Ontem, no entanto, tudo parece ter terminado. A meio da manhã, o Sporting comunicou à CMVM que se encontrava a efectuar, e cito, «contactos (…) com o representante do treinador André Villas Boas». Mas, à tarde, a Académica publicava uma nota segundo a qual, volto a citar, «a Académica e o Sporting não chegaram a acordo para a transferência do técnico para Alvalade». E, às 19h10, a página de A BOLA na internet noticiava que José Eduardo Bettencourt, instado a revelar o que teria falhado nas negociações com a Académica para contratar André Villas Boas, tinha dito que, e cito novamente, «não falhou nada, houve por parte da comunicação social muita especulação acerca do tema. Nunca houve contactos directos com quer que seja, mas mesmo assim a comunicação social deu-o como certo no Sporting».

Já se sabe como é esta comunicação social. Só porque o Sporting comunica à CMVM que está a efectuar contactos com o representante de André Villas Boas, a comunicação social especula imediatamente que o Sporting está a efectuar contactos com o representante de André Villas Boas. Pelo simples facto de a Académica tornar público que as negociações falharam, entretém-se inventar que houve negociações, e que - imagine-se! - falharam. A saída de Paulo Bento pode ter sido um pouco conturbada, mas felizmente o futuro está a ser preparado de uma forma muito organizada e segura. As bases do novo ciclo são, sem dúvida, muito sólidas, o que deve tranquilizar os sportinguistas.

Villas Boas desviado para o Dragão


O meu sexto sentido futebolístico, faz-me crer que Villas Boas foi desviado pelo FC Porto à última da hora.

Com Jesualdo a prazo (dificilmente fará a quinta época de dragão ao peito), Pinto da Costa já estará a preparar o futuro.

É especulação, mas olhem que acredito piamente nesta tese. Vale uma aposta? Daqui a uns mesinhos falamos.

Ninguém quer treinar o Sporting



Realmente o Sporting passa por uma situação extremamente complicada e complexa. Depois das péssimas exibições, das cisões internas, da saída de Paulo Bento, das declarações desconexas do seu presidente, da revolta dos seus adeptos, são agora os treinadores mais reconhecidos na nossa praça a recusarem treinar o clube.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Já somos 200 Mil Sócios - Parabéns!!!

Jogadores do SLB em alta

«Javi García poderá vir à Selecção» - Del Bosque

«Conto muito com Angel Di Maria» - Maradona

«Pablo Aimar é um jogador de grande qualidade, um dos melhores que a Argentina tem para aquela posição» - Maradona

«Tenho estado atento ao que ele está a fazer. Sei que também está num bom momento no Benfica e creio que voltará a ter sua oportunidade, antes do Mundial. Saviola é sempre Saviola» - Maradona

«Fábio Coentrão é a revelação do campeonato Português». Carlos Queiroz

Toques de Cabeça

DA GUERRA DAS LARANJAS À GUERRA DO TORNOZELO
Por JMMA

Cristiano Ronaldo é mesmo fora de série. Tão especial, que vimos jeito de ocasionar uma guerra Portugal – Espanha. E ainda mais extraordinário é que ele quase a provocava sem jogar! Porque, diziam os espanhóis, ele está doente, ele tem o calcanhar no tornozelo. (Calcanhar de Aquiles, quer-se dizer).

Mas, como diz o ditado, de Espanha nem bons ventos nem bons atestados médicos. Só boas desculpas. Vai daí o general Queiroz, que tem, ele também, uma grande bota a apertar-lhe os calos, exigiu a presença do refém Ronaldo na capital do Império a fim de confirmar se, de facto, o tornozelo era calcanhar. Quase dava em guerra.

Lembrei-me logo da Guerra das Laranjas, o mais fulminante dos conflitos armados Portugal – Espanha. Foi há duzentos anos. Iniciou-se no fim de Maio (1801) e a 7 de Junho já terminava, com a assinatura do Tratado de Badajoz. Não existe na nossa História um conflito tão rápido e ao mesmo um desempenho tão desastrado por parte das tropas portuguesas. E o saldo foi a tão chorada perda de Olivença.

Felizmente, com a Guerra do Tornozelo não foi isso que aconteceu. Queirós exigiu e os castelhanos cederam. Ganhámos ao Real Madrid. À Bósnia é que ainda não. E mesmo assim o finca-pé com os merengues não passou duma mera vingança de chinês: Olivença lá continua e Ronaldo também. Portugal que se avenha com a Bósnia sem o CR9. Mais guerra menos guerra, é esta a realidade da Selecção Nacional no “play-off” de apuramento para o Mundial de 2010.

Portugal teve tudo para guiar a qualificação. Por agora, anda apenas a tentar salvar-se e esperemos que consiga. À cautela, porém, recomendaria duas coisas. A primeira, é explicar aos rapazes que o adversário que vão defrontar é a Herzegovina: não tem nada a ver com a peituda dos pára-choques Wonderbra – essa é checa e chama-se Herzigova, Eva Herzigova (Herzigovinha para os amigos).

Por outro lado, uma vez que a Bósnia-Herzegovina está sob a protecção das Nações Unidas para garantir o cumprimento dos acordos de paz, chamaria também a atenção dos rapazes que dar pancada nos bósnios não é bem visto pela comunidade internacional. “Sarrafada nos bósnios é crime contra a humanidade”, diz o Tribunal Internacional. Portanto: Pepe e Bruno Alves, controlem-se.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

4 jornadas para terminar o Brasileirão

Os mais próximos saberão concerteza que acompanho de muito perto o futebol brasileiro. Quando faltam a quatro jornadas para o fim do Brasileirão, o Flamengo está a dois pontos da liderança, e hoje o líder Palmeiras empatou em casa.

Por isso grande esperança, que este seja o ano do Mengo!

Até arrepia (parece que estamos na Luz).

Inácio dixit

""Não Vamos Jogar com o Autocarro na Luz!!"

Estatísticas do jogo (Naval):
-2 remates à baliza;
-28% posse bola
-1 canto

Encontrado o novo treinador do Sporting

VILAS BOAS E A PREFERÊNCIA DE JEB...

Será a melhor solução para o SCP?


quarta-feira, 11 de novembro de 2009

À leia da Bola - Pedro Ribeiro

Telefonema de Bettencourt a Paulo Bento

Esta semana, o Footbicancas teve sob escuta o telefone de José Eduardo Bettencourt e transcrevemos o telefonema a Paulo Bento.

José Eduardo Bettencourt (JEB) – Estou, sou eu…
Paulo Bento (PB) – Porque me estás a ligar de número privado?
JEB – Como não me tens respondido às mensagens tive medo que não me atendesses por já estares farto de mim.
PB – Claro que atendo. Não respondi às mensagens porque já está tudo explicado, não há mais nada a dizer.
JEB – Tenho saudades tuas…
PB – Não comeces com essa conversa outra vez. Não tarda encontras alguém e esqueces-me, vais ver. Há tantos treinadores por aí. E muitos são melhores do que eu e merecem um presidente como tu.
JEB – Isso não é verdade, eu não quero mais ninguém, eu sei o que quero. Porquê procurar mais?
PB – Sabes bem que já não estava a dar, as coisas já não eram as mesmas, os sentimentos mudam. Foi muito tempo, já estávamos a adiar o que sabíamos ser inevitável.
JEB – Não é verdade! Nós podíamos continuar a ser felizes, eu ainda te quero muito…
PB – Zé, o problema não és tu , sou eu. Eu é que estava a mais, eu é que deixei as coisas chegar a este ponto e devia já ter terminado há mais tempo. Tu mereces tudo de bom e ser feliz com um treinador que te mereça. Resta-nos as recordações dos bons momentos.
JEB – Diz-me a verdade tu encontraste alguém? É o Pinto da Costa não é? Foram os cretinos dos terroristas que te ameaçaram contra mim? Diz-me, eu prefiro saber?
PB – Não encontrei ninguém. Juro. Há momentos que me apetece estar sozinho e este é um desses momentos. Prefiro estar uns tempos sozinho não tem a ver contigo, eu sou assim.
JEB – Juras? Juras pelos golos do Liedson?
PB – Juro. Juro como jurei que o André Marques vai ser um excelente defesa esquerdo.
JEB – Estás a ver como não é verdade!
PB – Pronto, juro pelos golos do Liedson.
JEB – Não estás a dizer isso só porque já não és nosso treinador?
PB- Não… Mas agora tens que dar um tempo, não podes estar a ligar-me e a enviar mensagens todos os dias. Sai de casa, combina coisas com os teus amigos, vai jantar fora, conhecer pessoas novas.
JEB – Eu vou tentar…prometo. Mas está a ser tão difícil…Adeus.
PB - Adeus.
JEB – Paulo?
PB – Siiiiiimmmm….
JEB – Forever?
PB – desligou.

FC Famalicão: 0 - Varzim: 2 - Juniores C


Pois é, já lá vão 4 anos desde que partilhei neste blog o início da carreira do meu sobrinho e afilhado nas escolas do Varzim (na foto, ele está muito mais novo e eu com mais cabelo). Decorridos que estão 4 anos, eis o momento para fazer novo ponto de situação. E não é um ponto de situação qualquer.

No último Domingo o meu afilhado defrontou o meu outro clube de coração (o primeiro já toda a gente conhece), o FC Famalicão. Confesso que inicialmente me estava a custar torcer pela equipa forasteira, pois o Famalicão, é o Famalicão e afinal de contas eu já vesti aquela camisola. Depois da bola rolar e depois de ver o número 4 do Varzim, defesa central, em campo, as dúvidas dissiparam-se. Força Varzim! Este sentimento ainda mais se reforçou, depois de ver o mesmo número 4 fazer o primeiro golo do jogo. Numa marcação de um livre, descaído para o lado esquerdo, eis que aparece ao segundo pau (terminologia usada muitas vezes pelo Mourinho) o tal número 4 do Varzim, de seu nome Miguel Peliteiro, que de cabeça atira para o fundo das redes. Fiquei derretido. No mesmo campo onde tantas vezes joguei (o de treinos do clube cá da terra, mas mesmo assim relvado), ver o afilhado fazer um golo de belo efeito, é sempre um momento que guardaremos para sempre no baú das nossas recordações. Mais derretido fiquei quando o Miguel se vira para a bancada (onde estava o Tio/Padrinho e Avô) e dedica o golo aqui à malta. Excelente!

Depois disto, já me imagino a passar pelo mesmo momento no Dragão. Mas desta vez vestindo a camisola do meu clube e não outro! Já me ofereci para ser o seu Manager, pois o pai dele não percebe nada de bola. Para terminar e para vos mostrar que isto não é uma conversa da treta, deixo-vos as provas oficiais que constam no sítio de internet Zero Zero. Podem ver aqui e aqui.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

RIP Robert Enke


Ele há coisas inexplicáveis. O que é que faz um dos melhores GR do mundo, titular da selecção alemã que irá disputar o Mundial daqui a 7 meses, suicidar-se, deixando mulher e uma filha.

Dá que pensar...

Rest In Peace Robert Enke.

Noite de emoções fortes na Luz

O momento do golo na televisão italiana. A forma como Di Maria, Javi Garcia e principalmente David Luís festejam, é revelador da atitude da equipa este ano. Uma vitória de raiva:




O relato do golo na Rádio Renascença. "Já está!!!":




Benfica TV: momento de emoção hilariante:

Benfica:1 Naval:0


Antes deste jogo tinha afirmado vários vezes, que o seu resultado era importantíssimo e que poderia ser uma partida longe de ser fácil.

Importante, porque seria a segunda hipótese de afirmação do Benfica neste campeonato.

A primeira foi desaproveitada, quando o FCP empatou em casa com o Belenenses e o Benfica jogando no dia seguinte, não foi capaz de ganhar em Braga, acabando até por perder esse jogo.

Se no segundo deslize do FCP, o Benfica não aproveitasse, concerteza que traria consequências de afirmação irreversíveis aos encarnados. Por isso, neste jogo não estava só em causa os três pontos, como também uma vertente psicológica que cada vez é mais importante no futebol (vide o caso oposto: Sporting).

Ao contrário da maioria dos Benfiquistas, tinha plena consciência da dificuldades que este jogo poderia acarretar. Por vários motivos.

1 – hoje em dia, pela forma como as equipas se fecham, é tacticamente mais fácil jogar fora, do que em casa;
2 – se nos primeiros jogos, o Benfica ainda conseguia surpreender tacticamente, hoje todos os treinadores sabem como jogam os encarnados;
3 – Inácio, quer se queira quer não, é uma raposa velha do futebol e soube armar muito bem a sua equipa, tapando na medida das suas possibilidades todos caminhos para a sua baliza.
4 – Ausência de duas pedras fundamentais, como sejam Cardozo (a marcar) e Ramires que cria muitos desequilibrios tácticos.

E estes jogos são muito simples. A equipa favorita vai falhando oportunidades, a equipa menos favorita, vai ganhando confiança, o tempo vai jogando a seu favor, e gera-se um clima de nervosismo que normalmente só beneficia o adversário.

Por isso, posso dizer-vos que foi o jogo da época, em que estive mais nervoso. Nervosismo plenamente justificado, pela forma como o encontro decorreu. E no final, aquela explosão de alegria embora recompensadora (parecia o golo de Luisão que nos deu o último campeonato), poderia ter sido evitada se uma das 10 oportunidades de golo tivesse entrado.

No final, o resultado é justíssimo, embora no futebol a justiça sejam os golos marcados... e o resto é conversa.



+ de 200.000 Sócios!

No dia em que o Benfica assumiu a liderança da Liga Portuguesa, ao bater o "autocarro" Naval, o Glorioso festejou os mais de 200K sócios! é obra! o festejo teve direito a baptismo antes do inicio do jogo.

Parabéns!

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Polémica gratuita

Não entendo a teimosia de Carlos Queiroz em convocar Ronaldo. Será que pensa que o Real Madrid mente de forma descarada. Se assim for, então porque é que Ronaldo não joga pelo Real Madrid?

Ou está a querer polémica por polémica?

Sinceramente, não compreendo.

Domingos Paciência

Domingos Paciência teve sábias palavras quando após a derrota em Guimarães, disse que “por vezes, um lance, uma decisão do árbitro, pode mudar todo um jogo.”

Eu também concordo.

O Vascão voltou!


Este fim de semana o Vasco da Gama, liderado pelo ex-jogador do Porto Carlos Alberto, confirmou a subida à divisão maior do futebol brasileiro.

Carlos Alberto, foi a estrela da companhia, jogando no campo e provocando polémicas fora dele.

José Mourinho, na semana que passou, durante uma conferência e referindo-se à falta de profissionalismo de alguns jogadores disse: "treinei um jogador fantástico no FCP, que agora nem sei onde joga".

Eis o Sporting. Forever!

Racismo e Complexo de Inferioridade. Blog Red Pass

Marítimo: 1 - FCP: 0


Mau, muito mau. Que mal anda o Porto. O jogo de hoje foi absolutamente desesperante, tendo o Porto levado um bailinho da Madeira como há muito não via.

Desde o início da época (com uma ou outra excepção) que ando sempre na esperança de ver o Porto jogar bem no próximo jogo. Depois do jogo do Belenenses pensei que seria no próximo, pois era difícil fazer pior. Veio o Appoel e a coisa melhorou um pouco, tendo dito para mim mesmo: ok, o mal já passou e agora é sempre em crescendo. Pois bem, por incrível que pareça o Porto conseguiu fazer um dos piores jogos que lembro. Uma equipa que tem a primeira jogada perigosa aos 80 minutos não merece ganhar. E não ganhou. Aliás, mesmo tendo em conta uma ou outra oportunidade que o Porto teve depois desse minuto, o Marítimo não merecia perder 2 pontos.

Os sacanas dos jogadores e treinadores mereciam um arraial de porrada à chegada ao Porto. A continuar assim, não demoro muito até chegar à conclusão que o futebol Espanhol é que é bom. Este fim-de-semana já entrei em estágio, pois não perdi pitada do Atlético – Real Madrid. Mais um “par” (como dizem os espanhóis) de jogos e começo a ligar ao futebol dos nuestros hermanos.

domingo, 8 de novembro de 2009

Todos à Luz

Há muito que o Benfica, não tinha um fim-de-semana tão favorável.
É obrigatório vencer contra Naval, num jogo que pode não parecer, mas é decisivo.

sábado, 7 de novembro de 2009

Braga perde derby minhoto

O Braga escancarou a liderança do campeonato ao Benfica ao perder em Guimarães, num campo onde o Benfica ganhou.

Cresce a expectativa para a batalha "Naval" de segunda-feira.

Tenho sempre receio destes jogos, que antes de começarem aparentemente já estão ganhos. Por vezes é nestes jogos com as "Navais" em casa que se ganham ou perdem os campeonatos.

Por isso... carrega Benfica!

Grito de Guerra SLB 2009/10

No último ano que o Benfica foi campeão, o grito de guerra que se ouvia por todo o lado era: "Ninguém pára o Benfica!"

Este ano, pelo que me é dado a "ouvir" no Estádio da Luz e principalmente nas redes sociais é: "Carrega Benfica!".

Meia equipa desejada

Os ingleses do Chelsea querem contratar Di María e vão apresentar uma proposta em Janeiro, na reabertura do mercado, noticía O JOGO.

A Juventus segue atentamente as carreiras de Javi García e Ramires no Benfica. De tal forma que o emblema italiano enviou um emissário a Goodison Park, na passada quinta-feira, para seguir exclusivamente as manobras dos dois médios, notícia o RECORD.

Lázio quer Aimar, Inglaterra chama por Saviola, Cardozo tem vários clubes à perna.


O Benfica é mesmo um jackpot diário para a imprensa. No defeso, os jogadores a contratar pelo Benfica eram aos 3 por dia, e agora são 3 clubes por dia a querer os jogadores do Benfica.

Estas parangonas são um factor desestabilizador para equipa. Porque é que não se viram para o FCP. Não é o tetra-campeão e o clube que mais mostra os seus jogadores à Europa, através da Liga Milionária?

Sporting: Que grande confusão

Paulo Bento coloca o dedo na ferida

«Mas talvez por algum complexo de inferioridade que deve deixar de existir, o que deprimiu os sportinguistas foi a pré-época do Benfica, isso criou muitos anticorpos e mais condicionantes à equipa do Sporting.»

Polémica à Vista

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Toda a Verdade, por Nuno Garcia

Pois é, o FootBicancas tem adeptos de todo o lado e de todos os clubes. Recebi um e-mail de um adepto do Braga, meu amigo, que pediu para colocar no blog o vídeo que podemos ver infra.

Exercendo o direito de resposta (confesso que não é nada disto, só acho que dá um estilo do caneco alegar o "direito de resposta"), eis o vídeo:


As Contas e Recontas da nossa Praça


O Benfica está em falência técnica. O Sporting está em falência técnica. E o Porto?

O Porto apresenta, uma vez mais, resultados operacionais e líquidos positivos e é o único com capitais próprios positivos. Estes são os factos. Por muito que se diga e quando é o Porto, muito se diz (quando o resultado é negativo, há má gestão, quando é positivo, existem arranjos nas contas), a realidade é esta.

Porém, para além dos factos, há depois a contra-informação que diz que os administradores do Porto são os que mais recebem (pudera, são os únicos que ganham. Não é normal?), que o resultado negativo do Benfica é estratégico (como se houvesse alguma empresa que tem por estratégia a falência técnica), que preferem manter os activos (como se alguém os quisesse), etc, etc.

Ainda relativamente à falência técnica e a todas as justificações que vieram a público, eu respondo com uma frase do meu amigo Luis Marques: “faz-me lembrar os pais que na parada militar dizem que o filho é o único com o passo certo, e que todos os outros estão errados.” Ora, será que a estratégia do Benfica é a única que está correcta e as outras estão totalmente desalinhadas com a realidade? Depois há a justificação espectacular: “O Benfica tem capitais próprios negativos por questões estratégicas, ao passo que no Sporting é estrutural”. Quero lá saber os motivos, o que sei (e é mesmo o que sei) é que estão os dois na mesma situação. Se mal que pergunto, termino com uma questão: também é estratégico ter 30 milhões de resultados operacionais negativos? Aprendi que os resultados operacionais são a diferença entre as receitas e os custos operacionais (não há aqui custos financeiros, extraordinários, de investimento, amortizações, etc) e portanto será este um indicador que se possa “arrumar” igualmente na estratégia?

Bom, entre resultados negativos e positivos, o que o Pobon gosta é de craques e vitórias, sendo que se estão a marimbar para as contas. E eu sou da mesma opinião, desde que o Porto não acabe, desde que continue a ganhar e desde que eu continue a ter dinheiro para ir ao Dragão, quero lá saber das contas do Porto. No entanto, deixo um aviso à administração do Porto: Quero lá saber das contas, desde que continuemos a ganhar! Vou-vos bater à porta, se passarmos a lutar para o 2º lugar e com falências técnicas!


PS: Alguém me explica como é que o Benfica comprou 50% do passe do Mantorras? Serão 50% do Joelho direito? Mas comprou a quem? O Alverca não foi ao charco?