quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Happy New Year 2010

O Footbicancas deseja a todos um próspero ano novo.





Eu como benfiquista, espero que entremos com o pé direito do Saviola ou com o esquerdo do Di María, com o pé-canhão do Cardozo ou com o pé inteligente do Aimar, não importa, entremos da melhor maneira, para que este seja o ano do Benfica!

CD Liga - A perseguição ao FCP

A Liga difundiu ontem algumas estatísticas da actividade da Comissão Disciplinar relativa aos chamados três grandes nas épocas de 2006/07, 2007/08 e 2008/09.

O balanço divulgado acentua o facto de o FC Porto ter sido o clube a que pertencem os jogadores que acumularam menor número de jogos de suspensão em três épocas (25, contra 42 do Sporting e 43 do Benfica) e revela também o menor contributo das multas dos dragões para os cofres da Liga (64 330 euros), se comparados com os 78 245 euros pagos pelo Sporting e os 124 050 euros do Benfica.

Cada um tirará as ilações que entender - de certo de acordo com a sua côr clubística - mas não será por estes números que se prova a propalada perseguição do CD Liga ao FCP, que alguns tanto gostam de fomentar.

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Festa de Aniversário - Foto Exclusiva!!


Ontem foi dia de aniversário de duas grandes personalidades: Luis Marques e Pinto da Costa. O dia 28 de Dezembro é na verdade um dia que marca o nascimento de grandes nomes da nossa sociedade e é, sem sombra de dúvidas, um dia que traduz o nascimento de pessoas com um “H” bem grande. Ele há coisas do caneco. Quem diria que o Luis Marques comunga com o Pinto da Costa um ponto tão importante, como é a data de nascimento? Ele há coisas fantásticas, não há?

Pois é, neste contexto, o FootBicancas teve acesso à festa de aniversário que ambos partilharam. Conseguiu uma foto que mais ninguém conseguiu, tendo sido tirada a muito custo, pois foi difícil apanhar o Luis Marques de pé, pois como toda a gente sabe, o homem está a recuperar de uma intervenção cirúrgica. Mas a custo lá se conseguiu, e que bem que lhe fica o emblema azul e branco atrás dele. Segundo rezam as histórias, a sua recuperação teve um impulso como nunca foi visto na nossa medicina.

Se o dia 28 de Dezembro podia ser comemorado sem a presença do presidente mais titulado e do Benfiquista mais Portista de Portugal? Podia, mas não era a mesma coisa!

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Toques de Cabeça

ATRAVESSAR FRONTEIRAS, COMO O NUNO GOMES

Por JMMA


Completar trinta e três anos tem os seus quês. Não quer dizer que seja pior do que fazer vinte e três, ou melhor do que quarenta e três. Mas trinta e três é diferente. Trinta e três tinha o Nazareno quando voltou as costas a isto. Há um lado perturbador nessa história, sim: retirado tão jovem, Cristo ainda assim foi capaz de deixar atrás de si o palmarés suficiente para que, dois mil anos depois seja considerado por muitos o mais extraordinário dos galácticos. Só que trinta e três anos há vinte séculos eram muito mais anos do que trinta e três anos hoje. E, além disso, o Nazareno pertence a outra modalidade. O Céu o trouxe, o Céu o levou.

Não é por causa de Cristo, não, que trinta e três tem os seus quês – é acima de tudo por causa do futebol. Trinta e três tem o Nuno Gomes e segundo diz hoje a imprensa, está a preparar o adeus. Quer dizer que um jogador entra em fim de carreira aos trinta e três anos. Ou seja, um futebolista que este ano esteja em fim de carreira é um futebolista nascido em 1976, o ano em que o Luis foi inaugurado.

O Eusébio marcava livres de trinta metros, o Futre até fazia fintas à bandeirola de canto, mas o Luis foi o maior craque da escola dele e está para nascer um sucessor digno desse título. Era só futebol: futebol na praia, futebol em casa jogado nos tapetes, futebol no rádio de pilhas colado a dois centímetros da orelha, futebol aos domingos na Praça da Maratona frente ao Estádio Nacional – futebol por todo o lado. E agora uma fronteira.

O Luis sabe da existência dessa fronteira pelo menos desde 1993, quando Rui Águas atinge o ocaso da carreira. Só que nesse remoto ano de 93, para o Luis, um ídolo de 33 anos tinha nascido em 1960, quase na Pré-História. E 2009, em 1993, era muito longe, longe de mais para se poder imaginar.

Sucede que hoje, um futebolista em fim de carreira, tal como o Nuno Gomes, é um futebolista nascido em 1976. Se até determinada idade olhamos para os jogadores como homens, a partir dos trinta e três (ou até antes) damos por nós a olhar para eles como rapazinhos. Ao pé dos nossos trinta e três, o Di Maria, o Fábio Coentrão, até David Luís apesar de grandão – são todos uns putos. O próprio Ronaldo não passa de um criançolas.

Mas nada disso importava por aí além se não fosse um pormenor. É que aos trinta e três anos, temos de nos render a uma evidência sem apelo: nenhum olheiro já nos descobrirá. E assim se aposenta o craque da carreira que não fez.

Proponho uma festa de despedida!

sábado, 26 de dezembro de 2009

Ricardo Araújo Pereira e Miguel Góis


Sim, mas quando é que o Benfica terá um verdadeiro teste?

A paragem no campeonato chega em boa altura. É óptimo que os críticos do Benfica possam ter uns dias para inventar novas razões pelas quais a equipa de Jorge Jesus não os impressiona. No princípio, foram os troféus da pré-época. Cada torneio ganho constituía uma nova vergonha para os benfiquistas. Era uma estupidez andar a ganhar títulos que não valiam nada. O primeiro milho é para os pardais e a pré-época não tem significado, o que veio a confirmar-se: o Benfica, que ganhou tudo, está nas ruas da amargura; o Sporting, que perdeu com toda a gente menos com o Cacém, pratica um futebol vistoso e vencedor. Depois, foram os reforços. Cada novo reforço embaraçava o Benfica. Suplentes do Real Madrid eram uma péssima escolha. Quem jogava bem, como toda a gente sabia, eram os suplentes do Manchester City e do Colón. Mais uma profecia cumprida: Saviola e Javi García deixam muito a desejar, enquanto as exibições de Caicedo e Prediger têm encantado adeptos do futebol em todos os estádios. A seguir, vieram as goleadas. Cada goleada era motivo de gozo. É estúpido golear. Cansa muito. Por exemplo, enquanto o Benfica se afadigou indo a Belém golear por 4-0, o Porto poupou energia empatando com o Belenenses em casa. Ao passo que o Sporting, ajuizadamente, geriu o esforço no empate com o Nacional, o Benfica desperdiçou músculo a golear o mesmo Nacional por 6-1. Estava à vista de todos que o Benfica andava a fazer as coisas mal feitas.


E foi assim que chegámos ao clássico do último domingo. O terceiro classificado da época passada, aliás bastante desfalcado, jogava contra o tetracampeão na máxima força. Finalmente, um verdadeiro teste. Os jogos anteriores, as goleadas, as boas exibições não tinham valor. Agora, sem vários titulares, é que estavam reunidas condições apropriadas para se ver que Benfica era este. E, na minha modesta opinião, viu-se. O jogo era tão fácil para o Porto que Jesualdo Ferreira tinha dito que o empate era um mau resultado. Por isso, apresentou-se na Luz claramente para ganhar, com um meio campo bem ofensivo, que incluía criativos tão fantasistas como um Guarín, um Meireles e um Fernando. Para mim, foi um déja vu. Estava no Estádio da Luz antigo quando Jesualdo Ferreira entrou em campo com os trincos Petit e Andrade para jogar contra o Gondomar. Desta vez, deve ter pensado que o Benfica estava ainda mais fraco que os gondomarenses, de modo que resolveu acrescentar mais um trinco ao jogo, não fosse o diabo tecê-las.

No entanto, Jesualdo não foi o único treinador defensivo da noite. É verdade que o Porto entrou em campo com três trincos, mas devemos ser justos e admitir que o Benfica passou o jogo todo com 3 centrais: Luisão, David Luiz e Falcao. Um exagero de Jorge Jesus. Pinto da Costa bem tinha agradecido aos olheiros do Benfica a contratação do Falcao pelo Porto (no fim do jogo, também fui ao gabinete de prospecção agradecer-lhes) e o rapaz, uma vez que foi descoberto pelos nossos olheiros, deve ter-se sentido na obrigação de jogar por nós.

Por isso, Hulk jogou sozinho no ataque com Rodriguez, o que não lhe fez confusão nenhuma. Na verdade, Hulk joga sempre sozinho, quer esteja acompanhado ou não. O Hulk da banda desenhada é conhecido por se irritar; este é conhecido por irritar os sócios do Porto. Como é evidente, gosto muito mais dos super-poderes deste. Quando, ainda na primeira parte, Hulk fez aquele remate à baliza que saiu pela linha lateral, comecei a fazer uma colecta na bancada onde tenho o cativo. O objectivo é pagarmos a cláusula de rescisão de 100 milhões mas para o obrigar a ficar no Porto. Em breve darei notícias.

Quanto a Rodriguez, observei atentamente o seu jogo e confesso que já não sei se ele não renovou pelo Benfica porque não quis ou porque foi dispensado. Mas, se um dia ele quiser voltar, por mim recebê-lo-ei no clube sem ressentimentos. Desde que seja para jogar na equipa de andebol.

A linha avançada do Porto, Falcao, Hulk e Rodriguez, era, portanto, constituída por um futebolista que jogou na nossa defesa, outro que jogou sozinho, e outro que jogou outra modalidade. Mas atenção: não quero com isto dizer que a equipa do Porto é má. Nada disso. O Porto tem bons jogadores. Estão é todos no Olhanense.

Quando, na final da Taça da Liga, Lucílio Baptista assinalou mal um penalty a favor do Benfica, foi à televisão assumir publicamente o erro. Desta vez, não assinalou um penalty que toda a gente viu – mas não compareceu nos telejornais. É normalíssimo: os erros contra o Benfica não são notícia. Se cada árbitro que erra contra o Benfica fosse ao telejornal, os noticiários duravam três horas.


Ricardo Araújo Pereira, 26 de Dezembro 2009 in Jornal A Bola 



Em jeito de balanço, o ano de 2009 proporcionou-nos momentos futebolísticos inesquecíveis. O que é notável é que, nesta altura, tenho a sensação de que todos eles tiveram lugar durante os 90 minutos do último Benfica-FC Porto. É verdade que haveria muito a dizer sobre este jogo. Mas prometi a mim mesmo que não entraria em polémicas sobre a arbitragem de Lucílio Baptista. Ainda que me faça alguma confusão, por exemplo, os portistas defenderem que o remate de Javi García na direção de Falcão é um comportamento antidesportivo, e o remate de Hulk aos 40 diretamente para os espectadores do Terceiro Anel não o é. Afinal, em que ficamos?
 

De resto, só descortino um momento em que o árbitro prejudicou claramente a equipa azul e branca - foi quando apitou para o fim do jogo, no preciso momento em que o FC Porto se preparava para iniciar a sua primeira jogada com cabeça, tronco e membros. O futebol também é feito destas pequenas infelicidades. Outra fatalidade para FC Porto foi o facto de, numa noite em que a temperatura rondou os 6º, Jesualdo Ferreira ter sido o único a entrar no Estádio da Luz a tremer, mas sem ser de frio.

Dito isto, espero que, no final da partida, Luís Filipe Vieira tenha tido oportunidade de retribuir as simpáticas palavras de Pinto da Costa, aqui há uns meses, e lhe tenha agradecido a contratação de Falcão. Por seu lado, não me espantaria se Pinto da Costa se tivesse, por fim, compenetrado de que esta época dificilmente o FC Porto conseguirá lutar pelo título e que, por isso, tivesse telefonado já ao presidente do Braga a anunciar a intenção de, em janeiro, emprestar ao clube minhoto Bruno Alves, Raul Meireles e Hulk. E não me admiraria nada que o presidente do Braga respondesse que é com imenso prazer que aceita Bruno Alves e Raul Meireles.


Por Miguel Góis, Edição 10 de Dezembro 2009 - Jornal "Record"

O Benfica é muito, muito maior que o FCP

O Benfica é muito, muito maior do que o FC Porto. O FC Porto é grande, mas o Benfica é inigualável. Em todo o lado onde joga, movimenta sempre imensos adeptos. Foi fantástico, por exemplo, em Leiria, ver centenas de pessoas à nossa espera. É uma sensação muito boa. Até no Canadá tivemos centenas de benfiquistas a apoiar-nos. Hoje já tenho conhecimento de causa e posso dizer que o Benfica é o maior clube de Portugal. 


Entrevista de César Peixoto ao jornal "O Jogo"


Nestas coisas costuma dizer-se que, se ele dissesse o contrário é que seria de admirar, mas que é verdade é... e ninguém o pode negar.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Toques de Cabeça

UM LIVRO NO SAPATINHO
Por JMMA



Resolvi «ser romano em Roma». Seguindo as pisadas dos donos da casa (isto é, do blogue), desta vez também eu vou aqui fazer uma ampla transcrição de um texto que, a propósito do futebol, revela «uma espécie de pureza inicial» bem a calhar com a quadra do Natal. Por isso, com a devida vénia:


“Vou levar o meu filho às Antas”

O meu filho mais novo fez agora seis anos: está a entrar na idade em que deve começar a ser introduzido a alguns dos horríveis rituais machistas lusitanos. O futebol, por exemplo.

Um dia destes, pego nele pela calada e aí vamos nós para Santa Apolónia, apanhar o Inter-Cidades para o Porto, a caminho do Santuário das Antas, do ronco do Dragão e do perfume do Jardel – nome que ele, aliás, já conhece de cor.

Visto que agora já começou a aprender a ler, o primeiro gesto há-de ser o de comprarmos leitura de viagem para os dois. Jornais para mim, BD’s para ele (embora eu também seja um grande leitor de BD, algumas das quais o deixam extasiado quando, por inadvertência, me esqueço delas ao alcance dele, como a BD erótica do Milo Manara). Comprada a leitura, iremos instalar-nos num compartimento e partilhar aquela excitação mágica dos minutos antes da partida do comboio. Aliás, tenho 300 kms pela frente para lhe ensinar toda a magia do comboio. […]

No tempo da minha avó, a velha travessia da periclitante ponte de D. Luís, à chegada ao Porto, era sempre antecedida de um acto de contrição, rezado em voz alta no silêncio da carruagem – e eu aterrorizado, de mão dada com ela, olhando as águas escuras do rio, lá em baixo, que esperavam para me engolir.

Disso, está agora poupado o meu filho. Infelizmente, já não chegaremos também a S. Bento […] Sairemos antes em Campanha e apanharemos um táxi para eu lhe mostrar a minha terra: a Boavista, a Foz, o Campo Alegre, a Ribeira. A meio do passeio lancharemos na «Arcádia», e deixaremos as malas no pequeno Hotel da Boavista, na Foz, onde na minha infância se passava as tardes a jogar poker. Às 8 partiremos para as Antas, o último quilómetro feito a pé, por entre um delírio de azul-e-branco que é um verdadeiro deboche para os olhos de um portista exilado em Lisboa. Jantaremos, numa barraquinha, uma sandes de «entremeada» e uma cola para ele, uma sandes de «coirato» e um copo de vinho verde, para mim. Um pacote de queijadas para o jogo, cachecóis e bandeiras e aí vamos nós, o coração descompassado ao ritmo do ruído surdo dos passos da multidão no cimento do Estádio. Das entranhas escuras desse monstro de betão emergiremos para a luz ofuscante dos holofotes junto aos quais a chuva forma fios de prata brilhando na noite. Lá em baixo, o relvado, lindo, perfeito, parece esperar para ser pisado só por deuses, não por simples mortais. De repente, ele estremecerá, a sua mão apertará a minha, excitado e assustado, os olhos fixos na «boca do túnel» pela qual saem correndo, um a um, os onze deuses de azul e branco, saudados por um grito de cinquenta mil gargantas: «Po-oo-orto! Po-oo-orto!» Então aí, o meu filho perguntar-me-á, como costuma fazer: «é o petra-campeão, pai, não é?» Este é o instante mágico, o instante iniciático, que sela para sempre o amor irracional entre um homem e um clube de futebol, um amor para a vida, que ninguém, jamais, poderá alterar. […]


Acho que esta meditação sobre a ingenuidade e a fé, sobre a transversalidade e o poder mágico do futebol, vale sobretudo pelo que nos faz recordar. Na verdade, também eu um dia levei o meu filho à Luz.

(Lembras-te? Até escrevemos o resultado na bandeira: Benfica-1, Braga 0. E também tu perguntaste «é o Maior, pai, não é?» Depois, mudámos de presidentes, trocámos de treinadores, tivemos mais de 400 jogadores, fomos os ‘losers’ do costume – mas fomo-lo juntos. E isso é o que mais importa.)

Voltando ao autor, custa-me perceber como é que alguém dotado de tamanha sensibilidade pôde tornar-se numa espécie de «Macaco Madureira» em prosa. Tanta pureza perdida! E lembrar-me eu que o Nobel Albert Camus dizia: «O estádio de futebol é o único lugar onde ainda me sinto inocente». Mas, enfim, em vésperas de Natal isso são contas de outro rsário.

Acho a sugestão um tanto portista. Mas faço-a na mesma. Se a história que transcrevi lhe despertou interesse, pode completá-la lendo Não Te Deixarei Morrer, David Crockett – Miguel Sousa Tavares, Oficina do Livro, 2001, 173 págs.

Festas Felizes!

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

À Lei da Bola: O Derby SLB-FCP

Ó Fama, parecemos os dois a falar de futebol Qualquer dia temos de fazer um vídeo destes. Alinhas?

1ª Parte


2ª Parte

A História do Túnel: Toda a Verdade

Aos poucos as coisas começam a tornar-se públicas.

Os incidentes que ocorreram na Luz, após o apito final do árbitro Lucílio Baptista, e que resultaram nas expulsões de Hulk e Sapunaru, terão começado com... Fernando.

Segundo Record apurou junto de fontes que assistiram ao ocorrido, tudo começou quando o médio dos dragões, de 22 anos, pontapeou a manga do túnel, que ficou torta. Na altura, Sandro, um segurança da Prosegur, chamou o delegado da Liga presente no local e pediu que tomasse conta do ocorrido.

Acto contínuo: Fernando ter-se-á dirigido à cabina, de onde, momentos depois, saíram alguns jogadores dos azuis e brancos, um lote onde constavam Helton, Hulk e Sapunaru. Na altura, os portistas rodearam o segurança em causa, ouvindo-se palavras como "estás a pressionar desde o início" ou "estás em cima de nós e não nos largas". Sapunaru, ao que tudo indica, deu-lhe um murro na cara, que resultou numa ferida que teve de ser suturada com 8 pontos, estando Hulk também envolvido na confusão.

O ocorrido foi, segundo fonte do Benfica citada pela Lusa, "uma agressão violenta a um ‘steward' que se limitava a dividir as zonas do FC Porto e do Benfica" e que só foi sanado após intervenção da polícia. O segurança em causa, disse o mesmo interlocutor, pondera apresentar queixa às autoridades por agressão.

Mais cedo, antes do encontro se iniciar, Reinaldo Teles foi interpelado pelo mesmo segurança para se identificar (no túnel só podiam permanecer pessoas credenciadas) e o responsável portista respondeu que o seu nome estava na ficha de jogo e que não abandonava o local. O incidente foi sanado com o aparecimento de Rui Costa.

O administrador da Benfica, SAD pediu que as regras fossem ultrapassadas em alguns casos, dizendo que se responsabilizava pela permanência de Reinaldo Teles no túnel até que a ficha de jogo fosse pública. Foi este incidente que provocou as palavras dos portistas, no final, quando disseram "estás em cima de nós desde que chegámos".



A ser verdade o que conta o Record, estas agressões de profissionais que ganham milhares de euros por mês são graves e cobardes.

Depois da expulsão de Cardozo ao intervalo, que o impediu de alinhar na segunda parte do jogo com o Braga (jogo que o Benfica viria a perder), levando 2 jogos de suspensão e das imagens do túnel do estádio nos terem mostrado... nada, aguardo serenamente pelas penas aos jogadores do FCP, e já agora pela divulgação das imagens, que deverão ser no mínimo "embaraçosas" para quem do FCP, tanto tem criticado as "histórias dos túneis" de Braga e Nacional. Afinal, no melhor pano cai a nódoa.

SLB-FCP na imprensa estrangeira




(clicar em cima da imagem)

A Vitória do Benfica Revela os Primeiros Efeitos

É oficial. A União Europeia anunciou ontem ao final do dia:



segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

SLB: 1 - FCP: 0


Nunca uma viagem Lisboa – Porto me custou tanto a passar. E nem foi pela derrota, mas sim pelo jogo menos (menos tudo aquilo que quiserem) que o Porto fez. A derrota em si é má, claro, mas a falta de atitude e agressividade deixaram-me pior do que o Deus me livre.

E o Porto até entrou bem no jogo, pois nos primeiros 5 a 10 minutos senti algum nervosismo por parte do Benfica e por outro lado, o Porto parecia com vontade de marcar. No entanto, este sinal durou pouco, uma vez que os azuis e brancos começaram a recuar como se não houvesse amanhã e claro está que o Benfica foi aproveitando para ganhar metros e moral. Julgo que o golo do Benfica reflecte todo o jogo do Porto: Falta de concentração, falta de empenho e uma passividade brutal.

Não concordo com aqueles que dizem que o Jesualdo escolheu mal a equipa. O Jesualdo só fez uma alteração relativamente ao 11 habitual, tendo tirado o Belluschi para dar lugar ao Guarin. E a intenção foi clara. Numa relva ao nível da Oliveirense (a do SCP ao pé desta é um mimo – o Jesus deve andar a engolir aquilo que disse sobre a relva de Alvalade), o treinador Portista quis dar musculo ao meio campo. Se me disserem que o Guarin é limitado, até concordo, mas quando não há mais, não se pode inventar. Depois havia a dúvida entre o Varela e o Hulk. Pessoalmente gosto mais do Varela, mas percebo a opção. Aquilo que critico no Jesualdo foi o facto de não ter mexido na equipa mais cedo. A partir do momento que viu (como todos viram) que as suas opções não resultaram, devia ter mexido de imediato na equipa.

Moral da história, o Benfica ganhou bem, principalmente porque teve mais vontade para ganhar e nem os potenciais erros do árbitro (para os dois lados, mas continuo com dúvidas no golo) desculpam a equipa de responsabilidades.

PS: Repito, o FCP perdeu e foi bem-feita, mas não consigo terminar este comentário sem repudiar as TV’s. Hoje vi dois resumos e nos dois o critério dos lances é lamentável. Há um penalti contra o Porto, sim. Mas não consegui ver os lances onde tinha dúvidas a não ser nos meios alternativos. E não me venham com coisas, pois merecem dúvidas. Falo concretamente no golo (houve um fora de jogo na jogada imediatamente anterior, que se tivesse sido marcado, o golo não acontecia) e em dois potenciais penaltis (um sobre o Hulk e outro por uma eventual mão do Cardozo). Em suma, nem quero discutir se foi ou não (estou-me nas tintas, tendo em conta o jogo do Porto), mas que as TV´s deviam dar esses lances como deram a mão do Rodriguez, deviam. Por isso, para elas, é ver o vídeo do Maradona que o Luis colocou um pouco mais em baixo!

A Minha Visão do Clássico




Relato Golo Antena 1



Relato do Golo RR (carregar aqui)

Vitória justa e incontestável. O Benfica teve a maior parte do tempo por cima no jogo, esteve sempre mais próximo do segundo golo que o FCP do empate, adaptou-se melhor ao estado do terreno, foi globalmente mais forte, e tacticamente fiquei com a sensação que Jesus surpreendeu Jesualdo.

Não com a entrada de Urreta (para um menino de 19 anos, que soube que ía jogar durante a manhã, esteve muito bem até ter pernas), que apenas foi troca de jogador por jogador (Di Maria), mas sim com o posicionamento de Carlos Martins e Saviola.

Carlos Martins jogou junto a Javi Garcia, ajudando a impedir a primeira construção de jogo do FCP, e foi Saviola quem acabou por fazer o papel mais próximo ao que Aimar constuma fazer. Fernando, e os centrais do FCP ficaram nitidamente baralhados com este desposicionamento táctico. Fernando não tinha Carlos Martins (Aimar) para marcar, o mesmo acontecendo com Bruno Alves/Rolando que não sabiam onde andava Saviola, que aparecia muitas vezes nas zonas de Fernando.

E penso que terá sido assim, que o Benfica se superiorizou tacticamente ao FCP. Há claramente uma vitória de JJ sobre Jesualdo.

O FCP não conseguia construir, não conseguiu ligar o seu jogo, apresentando três trincos (Guarin, Fernando, Meireles) e penso que mais do que nunca os portistas sentiram a falta de Lucho. Ao Porto ontem, faltou alguém que ligasse o meio-campo com o ataque. Mas essa análise deixo para o meu colega de Blog.

O Benfica acabou o jogo com: Weldon, Luís Filipe e Filipe Menezes. Jogadores de segunda linha (Luís Filipe é de terceira), que só reforça a minha tese de que Jesus ganhou não por ter melhores jogadores, mas por ter conseguido manietar na maior parte do tempo, o esquema táctico do FCP.

É uma vitória moralizadora, mas apenas isso. Pontualmente vale tanto, como valia a vitória em Olhão. Há ainda muito campeonato pela frente, e é a regularidade que faz ganhar campeonatos, não as vitórias nos clássicos/derbys, que apenas ajudam.

Mas que foi uma vitória saborosa, lá isso foi.



No Final do Jogo Pensei em Maradona

Nos últimos dias houve um par de intervenções públicas que me irritaram profundamente. Por isso, hoje vou cair na tentação de ferir algumas susceptibilidades, que quem me conhece sabe que é raro. Peço desde já desculpas antecipadas por este post menos correcto, e dizer que ele é apenas dirigido às pessoas por mim enunciadas objectivamente em baixo.

As declarações foram estas:

“O Benfica é um flop jornalístico. O melhor que podia ter acontecido ao FCP foi o David Luiz não ter levado o 5º amarelo, e jogar o clássico.. É um defesa central medíocre. O Saviola é um dispensado de outro clube, que não joga há 5 anos. Vem passar umas férias a Lisboa. Tenho um feeling que o Benfica será goleado pelo Porto no Domingo”
Eduardo Barroso, in “Prolongamento” TVI24


"O Benfica é uma equipa assustada. Nos outros anos, o FC Porto quando teve de ganhar, ganhou e tudo indica que vai passar-se o mesmo desta vez. O Benfica passou a ter medo do FC Porto."
Manuel José, in Record


"Este fim-de-semana será muito difícil para o Benfica com duas derrotas [futebol, basquetebol]"
Nuno Marçal, capitão da equipa de basquetebol

“Benfica quê?”, “Benfica na Televisão? Não vejo”, “Não sei, não vejo e não me interessa”
Resposta de Fucile, Àlvaro Pereira e Fernando, na antevisão do clássico


Pois para eles (e só para eles), dedico-lhes um vídeo, daquele que para mim foi o maior jogador de futebol de todos os tempos, e que se adequa aquilo que me apeteceu dizer após a exibição do Benfica (sim, por vezes também me apetece dizer estas coisas menos próprias).

Quero deixar bem claro, que este vídeo se dirige apenas, só, unicamente, exclusivamente e objectivamente, aqueles que enumerei em cima.



Gloriosa...




... vitória

Jornais Desportivos


O Clássico em Fotos



domingo, 20 de dezembro de 2009

Barcelona - Campeão... de tudo



Em dia de clássico sou  obrigado a colocar um post sobre o Barcelona, que ontem se sagrou Campeão do Mundo, ganhando todas as competições em que participou em 2008/09:

  • Liga Espanhola
  • Taça do Rei
  • Supertaça Espanhola
  • Liga dos Campeões
  • Supertaça Europeia
  • Campeonato do Mundo de Clubes

Esta equipa será recordada eternamente. Há quem já a aponte, como a melhor de sempre, porque nunca um clube ganhou tanto numa época só.

Embora sempre tenha torcido pelo Real Madrid (ainda o faço), não deixo de reverenciar o Barcelona, que a jogar é um regalo para todos os adeptos de futebol. Messi, Xavi, Iniesta, Ibrahimovic e Henry são realmente de outra galáxia.

Fica na retina, aquela imagem de Pepe Guardiola, que após os primeiros festejos depois do apito final do àrbitro, e enquanto se fazia um compasso de espera para que os troféus fossem entregues a vencidos e vencedores, isolado a chorar como se fosse um criança.

Naquele momento, talvez estivessem a passar na sua cabeça todos os fotogramas da sua vida. Poucos minutos depois, já na conferência de impressa dizia: "só daqui a uns anos, teremos noção da dimensão do êxito que foi esta época".

Pep Guardiola, de estilo simpático, humilde, avesso a polémicas e com fair-play (o inverso de Mourinho).

Sõ fã do estilo de Pep Guardiola


No Basquetebol já está

«Este fim-de-semana será muito difícil para o Benfica com duas derrotas», brincou Nuno Marçal, capitão da equipa de basquetebol do FCP, a antever o jogo de sábado na Luz a contar para a Liga de Basquetebol, antes do encontro de domingo desta vez em futebol.

Depois de algumas bocas pré-jogo na festa de Natal do FCP, de que este fim-de-semana seriam duas vitórias, parece que a primeira já se foi.

O Benfica venceu ontem o FCP, por 78-72, continuando assim invicto no topo da classificação.
 

sábado, 19 de dezembro de 2009

Antevisão Benfica - FC Porto


Logo após o sorteio da Liga para esta época, coloquei no meu calendário do Outlook, o jogo Benfica-Porto. 20 de Dezembro!

Há muito que este jogo me gerava uma grande expectativa. O que é certo, e em face do actual cenário da equipa encarnada, paulatinamente este entusiasmo tem vindo a desvanecer, passando actualmente para um estado de semi-revolta.

Por uma simples razão, amanhã não vai ser um Benfica–Porto, mas sim um Benfica B–Porto. Vai ser uma equipa de recurso, contra um FCP na sua máxima força (nem um atleta indisponível para a "amostra").

Como adepto do Benfica, não vai ser uma “luta” igual, e por isso injusta. Em virtude do campeonato que os encarnados estão a fazer (globalmente com boas exibições), o Benfica não merecia estar nesta situação, antes deste jogo.

Nunca esta época, o Benfica teve tantos titulares impossibilitados de participar num jogo, e logo tinha de ser contra o Porto. Ele há coisas que realmente só se podem explicar esotericamente:

- Fábio Coentrão (castigado)
- Di Maria (castigado)
- Ramires (lesionado)
- Aimar (lesionado)
- Sidnei (lesionado)
- Ruben Amorim (lesionado)
- Luisão (gripe) – ontem não treinou
- David Luís (gripe) – ontem não treinou

É claramente um Benfica enfraquecido.

Só espero que o azar que nos bateu à porta antes do jogo, nos seja devolvido em sorte durante o mesmo. Sim, porque sempre ouvi dizer que não há campeões em sorte.

Força Benfica B!!!

Excertos Cronísticos da Semana (Antevisão SLB-FCP)














As lesões e os castigos que incomodam Jorge Jesus também preocupam Jesualdo Ferreira e por duas razões fundamentais: o treinador do Porto desconhece, por um lado, que soluções alternativas vai apresentar o rival e sabe, por outro, que as ausências do Benfica responsabilizam mais o Porto. Ou seja, noutro contexto - do Benfica na máxima força - a derrota do Porto seria mais facilmente aceitável do que neste. Em Alvalade exigia-se a vitória ao Benfica e o empate pareceu um bem menor para os encarnados. Agora na Luz, não se pode exigir a vitória ao Porto mas já se olhará com outros olhos para o empate.

Por Carlos Daniel in Record




Pese embora a normal agitação que um Benfica – FC Porto sempre acarreta, a verdade é que não passa de um jogo de três pontos, que nem apaga o óptimo campeonato que o Benfica vem fazendo, nem nos devolve os dois pontos que perdemos em Olhão e que espero não venham a fazer falta nas contas finais.

O Benfica deste ano quando cai costuma levantar-se com igual força e garra reforçadas, ora isso é característica de equipa campeã.

Espero um bom resultado contra o Porto, mas espero acima de tudo manter a consistência de jogo, a regularidade que leva à conquista de títulos.

Lembro-me bem, que quando treinados por Ronald Koeman, ganhámos os dois jogos ao FC Porto (em casa e fora) e não fomos campeões.

E lembro também que no ano passado não perdemos nenhum dos jogos com o rival nortenho - aliás foram necessários dois penalties para empatarem connosco quer em Lisboa quer no Porto - e também não fomos campeões. Por outro lado, quando fomos campeões pela última vez não ganhámos ao FC Porto.

Quero ganhar domingo apenas porque são três pontos.

Por Sílvio Cervan in A Bola

Ricardo Araújo Pereira e Miguel Góis


Creio que anotei correctamente a sequência dos acontecimentos: primeiro, Michel Platini disse, referindo-se ao FC Porto, que não queria batoteiros a jogar na Liga dos Campeões. Depois, o país de Michel Platini apurou-se para o Mundial de futebol na África do Sul, em 2010, jogando a bola com a mão. A seguir, o mesmo Michel Platini disse que o FC Porto afinal não era batoteiro. Não há nada como beneficiar de uma ilegalidade para o nosso conceito de batota sofrer uma interessante transformação. Quem antes era batoteiro passa a ser cá dos nossos.

Na última jornada antes do Benfica-Porto, o árbitro do Olhanense-Benfica mostrou 13 cartões. Para o Porto-Setúbal foi nomeado Pedro Henriques, o árbitro que só mostra vermelho se houver um homicídio em campo. Por essa e outras razões, o Porto chega ao clássico a 100%, enquanto o Benfica se apresenta bastante desfalcado. Posto isto, que resultado esperar? Depende: se o pai de Lucílio Baptista não necessitar de aconselhamento matrimonial, um Benfica desfalcado ganha facilmente a um Porto em pleno. Vamos esperar que os problemas que afectavam o pai de Augusto Duarte não se estendam a outras famílias.


O leitor já contribuiu para a campanha do David Luiz? É a grande campanha deste Natal, não sei se sabe. Todos os comentadores afectos ao Sporting e ao Porto estão a participar. Parece que há, na Liga Sagres, um central que pode fazer todas as faltas que quiser e praticar jogo violento à sua vontade sem nunca ser expulso. Isto, já sabíamos todos. O que não sabíamos é que não se trata de Bruno Alves. Eles estão a falar do David Luiz. Bruno Alves já deu cotoveladas em queixos, cabeçadas em testas, pisou costelas, esmagou testículos e pontapeou cabeças. Mas o David Luiz, no outro dia, puxou uma camisola e o árbitro não viu. Quem não se indignaria?

O leitor, sempre ingénuo, perguntará: mas o facto de David Luiz não ser um jogador violento não deveria ser suficiente para que não fosse sensato dizer que ele é um jogador violento? Não necessariamente. Recordo que o Cardozo levou dois jogos de castigo por, no túnel de Braga, ter cometido actos que as imagens provam claramente não terem sido cometidos. Do mesmo modo, no entender dos apreciadores de Bruno Alves, David Luiz é bruto. Na opinião dos admiradores de Adrien, que anda há semanas a tentar fracturar o perónio aos adversários, David Luiz é caceteiro. Mal comparado, é como ser apreciador da Cicciolina e dizer que a Madonna é um bocadinho galdéria.

Por Ricardo Araújo Pereira in A Bola



Devo dizer que não podia estar mais em desacordo com os analistas que anteveem um forte clima de tensão e frequentes picardias no Benfica-FC Porto do próximo domingo. Arrisco uma previsão contrária: depois do ambiente nos estádios do Sp. Braga e do Olhanense, o confronto com o FC Porto vai ser um amigável. É a idiossincrasia deste campeonato - este ano, o Benfica deve olhar mais para os papistas do que para o Papa. Até porque, desde o início da época, o Porto deixou de ser a capital nacional da intimidação. Tal como as mais bem geridas multinacionais, o FC Porto deslocalizou - passou-se a fabricar climas intimidatórios em Braga e Olhão. Em contrapartida, o FC Porto é, hoje em dia, um clube de cavalheiros.

Por Miguel Góis in Record

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

E O DESGRAÇADO DA CHAMPIONS É....


O Arsenal!

Coitado do Arsenal, até têm um equipamento giro, mas será visto, na Champions, pela última vez em Janeiro do próximo ano. Os adeptos do Real Madrid é que ficaram satisfeitos com o sorteio, pois sempre disseram que não queriam o Porto.

Mesmo em último da lista, o Arsenal tinha sido uma das minhas preferências ao sorteio. Resta agora confirmar a “sorte” do sorteio. Digo “sorte”, pois nesta fase não há equipas fáceis. Há é equipas menos fortes.

Aimar eleito o melhor Argentino da década


Se o Benfica podia jogar sem Aimar no clássico? Poder podia, mas não era a mesma coisa.

Pablo Aimar foi eleito o melhor jogador argentino da década na sondagem de um jornal argentino. O médio do Benfica pulverizou a concorrência, amealhando mais de metade dos votos. Ficou à frente de Batistuta, Riquelme, Messi e Verón.

Resultado final de votação:
1. Pablo Aimar 52,23%
2. Gabriel Batistuta 13,80%
3. Juan Román Riquelme 7,49%
4. Lionel Messi 6,77%
5. Juan Sebastián Verón 4,57%

Toques de Cabeça

ALERTA AZUL
Por JMMA


Esperam-se dias muito frios na capital, no próximo fim-de-semana. Sobretudo para os lados da 2ª Circular: em Alvalade o clima está gelado e na Luz também se registou por estes dias uma súbita descida de temperatura.

Cachecóis, luvas, gorros e sobretudos, tudo serve (resta saber se chegará) para combater a onda de frio que se instalou nesta região do País no início da semana e que, segundo o Instituto de Meteorologia (IM), poderá atingir o seu pico mais severo no princípio da noite de Domingo.

Em locais mais expostos como a zona de Benfica, o gelo poderá mesmo tomar conta das ruas e recintos públicos, e os bombeiros estão preparados para descolar centenas de rabos de espectadores congelados nas cadeiras dos estádios, disse ao Footbicancas uma fonte da Protecção Civil.

Ontem, o IM colocou sob aviso azul – a mais grave de uma escala de três cores, pois a verde já não conta – as bancadas do estádio da Luz, devido ao «acentuado abaixamento da temperatura mínima». De acordo com a informação do IM, os distritos de Aveiro, Coimbra, Leiria e Santarém encontram-se também eles em alerta azul, receando-se que o frio e o vento do quadrante Norte espalhem o caos, sobretudo em torno das áreas de serviço da A1.

Como é habitual nestas situações, a Protecção Civil efectuou os seus avisos à população: muita atenção à possível queda de objectos azuis, principalmente, na grande área do topo Sul, cuidado com os abalos sísmicos dentro da área, assim como com às explosões vHulkânicas e outras catástrofes.

Também o SL Benfica lançou um alerta e pôs em prática as suas próprias medidas. Segundo apurou o Footbicancas, para fazer face à frente fria os encarnados vão proceder à distribuição maciça de cachecóis do «Glorioso», assim como à afixação de cartazes gigantes da lingerie Triumph com a Helena Coelho em cuecas para aquecer o ambiente nas ruas. Recomenda-se também aos sócios que, se alguma coisa correr menos bem, não abram muito a boca, nem para chamar nomes ao árbitro, pois correm o risco de se lhes congelar a língua e ficarem com a boca aberta, pasmados, até que o clima mude.

Temendo a invernia do Norte, o Benfica também acaba de apresentar uma proposta ao Chelsea para a compra do capacete de Petr Cech a fim de proteger Aimar contra as razias de magnitude 7.0 na escala de Bruno Alves. Neste momento, o tamanho do capacete é um problema uma vez que, segundo palavras do próprio Aimar, este lhe “fica a nadar” e só o tapa até aos joelhos. As negociações encontram-se emperradas também porque os encarnados apenas ponderam usar como argumento negocial a entrega de Balboa por troca com o capacete, e os londrinos acham pouco.

Caso o Benfica não resista à dureza clima, e uma vez que isso lançaria um manto de gelo sobre um número estimado em seis milhões de benfiquistas numa época de paz e alegria, os encarnados tiveram o cuidado de preparar um «plano B»: adiar o Natal lá para Janeiro, para não estragar o sapatinho. Veremos se para a semana temos Natal.



quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Benfica-2 AEK-1


O Benfica, fechou com chave de ouro a participação na fase de grupos da Liga Europa, ao ganhar por 2-1 o AEK. Nos 12 grupos desta fase, houve apenas uma equipa (o inesperado Áustria de Viena), que fez mais pontos que o Benfica. Por isso: missão cumprida e com distinção!

Esta partida foi uma espécie de jogo treino, onde podemos constatar a evolução de alguns jogadores que  têm jogado menos:

Quente
  • Roderick Miranda: com a idade que tem (júnior) não engana. Vai ser jogador…e de classe. Que não o estraguem;
  • Di Maria: capaz do pior (Olhão) e do melhor. Dois belos golos que de certeza correrão a Europa, inflacionando o seu valor de mercado. Ao argentino, só lhe falta maturidade na definição dos lances, e mentalidade. Acredito que Jesus, o vá lapidando aos poucos.
  • Fábio Coentrão: segundo JJ, jogou com febre e pediu para sair ao intervalo. É caso para dizer que até febril Fábio Coentrão corre mais que todos os outros. Grande perda para o clássico;
Morno
  • Felipe Menezes: tem bons pés, boa técnica, mas sinceramente e depois das oportunidades que já teve, esperava ver neste jogador uma evolução mais positiva e continuada. Continua a ligar o “complicómetro” mais vezes do que o desejável, e por vezes apaga-se do jogo. Espero que seja mesmo um problema de adaptação.

Frio
  • Shaffer: ficou provado porque não é titular.
  • Luís Felipe: bom jogador para o Sporting, para concorrer com o Pedro Silva
  • Keirrisson: nem saiu do banco. É para mim o caso mais intrigante e decepcionante da época em curso. Talvez abra um post só para falar sobre Keirrisson, mas ou  muito me engano ou em Janeiro deverá ir conhecer a outras paragens;

Árbitro do Benfica - FC Porto


Isto está giro!

Quem é o árbitro do SLB-FCP? Lucílio Baptista. Muito bem! O gajo que só não gama o Porto se não conseguir. E raparem que não digo isto apenas porque foi nomeado. Já em Janeiro e em Maio de 2007 o tinha escrito neste blog. O mesmo gajo que não viu nada, quando o Katsouranis partiu a perna ao Anderson.

O mesmo gajo ainda que, curiosamente, deu (a palavra é mesmo esta) uma Taça da Liga ao Benfica. Ou então, o mesmo gajo que sacou uma falta a poucos minutos do fim, a favor do Benfica, no jogo contra a Naval deste ano, que acabaria por dar a vitória à equipa encarnada. Enfim, coisas dos investimentos feitos nestes círculos. Venha de lá este nabo, pois não será ele que nos vergará. Ou então pode ser…

Como diria o Artur Jorge, tudo normal, coincidência normais, jogo normal…

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

À Lei da Bola - Pedro Ribeiro

Apito Dourado: Este é o cerne da questão



Quero lá saber se as escutas são válidas ou não, o que é importante é o seu conteúdo.

AG Benfica

Para os benfiquistas mais distraídos decorreu ontem uma AG importantíssima. A proposta da direcção contemplava, entre outras medidas, o aumento do capital social da SAD, de 75 milhões para 115 milhões de euros e a alienação por parte do clube à Benfica, SGPS, SA de ações no montante de 24 milhões de euros.

Para os menos entendidos, esta restruturação do balanço da Benfica, SAD permite que os Capitais Próprios voltem a ser positivos.

LFV reiterou também a ideia de que não haverá saída de jogadores e que o investimento no futebol será reforçado, prometendo manter a aposta nas modalidades.

Está aqui uma das diferenças entre o Benfica e os outros rivais. O Sporting, teve de se hipotecar completamente à banca e está com a corda na garganta há muito tempo, e o FCP não vivendo de receitas extraordinárias de jogadores e Champions League (que não acontecerão eternamente) provavelmente já estaria nas mesmas condições.

Isto, estrategicamente falando :)

Estádio da Luz recebe Jogo da ONU + Fundação


O Estádio da Luz vai receber a 7.ª edição do Jogo Contra a Pobreza no dia 25 de Janeiro de 2010. Esta será a primeira vez que a Organização das Nações Unidas (ONU) associa-se a um Clube de futebol para a realização de um jogo contra a pobreza.

A iniciativa da ONU tem colocado frente-a-frente os amigos do brasileiro Ronaldo aos do francês Zinedine Zidane nos últimos seis anos. Ambos são embaixadores de Boa Vontade do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e têm contribuído para haver menos pobreza.


Também ainda não realcei aqui o projecto "Fundação Benfica", fundada sem fins lucrativos e que tem como a missão, a promoção do desporto inclusivo através da concepção, planificação e implementação de diversos projectos de carácter social, educacional, ambiental e saúde como forma de contribuir para a qualidade de vida do ser humano, em particular de crianças e jovens.

Em época de Natal, é com orgulho que vejo o meu clube assumir iniciativas de carácter social. A grandeza social do clube, obriga-o a isso. Até porque a vida, não é só futebol.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Expliquem-me como se fosse muito Burro!


O Di Maria apanhou dois jogos de castigo, ao passo que o Djalmir apanhou três. Por aquilo que vi no resumo, não percebo. Alguém percebe? Esta decisão terá sido influenciada pelas "provocações" dos jogadores de Olhão ao Benfica ou por um ser do Benfica e outro do Olhanense?

Moral da história, caros jogadores da bola: Se quiserem agredir um adversário, optem por um murro e um pontapé, em vez de puxar apenas o cabelo. É mais leve a primeira opção.

Siga a marinha!

Nortadas: Miguel Sousa Tavares, In Abola


1- A situação repete-se desde há anos e gostaria que alguém ma esclarecesse: porque será que de cada vez que há desordens nas bancadas durante um jogo de futebol transmitido na televisão, nós somos pudicamente postos visualmente à margem dos acontecimentos? Será que há «instruções superiores» para ocultar a violência nos estádios, de modo a fazer crer que essa coisas não existem por cá, ou de modo a não nos impressionar? Não sei, mas seria bom sabê-lo porque, para todos os efeitos, estamos perante um acto de censura, deliberado e em directo. E, perante um anti-jornalismo, que, confrontado com a notícia a acontecer nesse momento, opta por desviar o olhar e assobiar para o ar, fingindo que nada de importante se está a passar.

Sábado, em Olhão, viveu-se mais uma situação dessas, em que durante largos minutos, quinze ou vinte, o relator e o comentador da Sport TV iam fazendo vagas referências às «cenas lamentáveis» que se estavam a viver na bancada, sem ousarem dizer ao certo do que se tratava e, sobretudo, com o realizador a ter um extremo cuidado para evitar mostrar qualquer imagem da cena. E durante largos minutos, foi possível apenas ao espectador aperceber-se da gritaria que vinha das bancadas, da chegada de constantes reforços policiais e até mesmo da apreensão patente nos rostos de jogadores e árbitro — a certa altura, chegando mesmo a suspender o jogo por instantes. O pudor foi ainda levado ao ponto de ocultar quem estava a protagonizar os desacatos — embora não fosse difícil de adivinhar, visto que eles tinham começado logo após o golo inaugural do Olhanense. Mas, a certa altura, houve um ligeiro descuido do realizador e durante breves segundos lá foi possível ver uma entusiasmada claque benfiquista lançando cadeiras e tudo o que tinha à mão para cima da bancada dos sócios do Olhanense.

A esta hora, talvez o presidente do Olhanense já não esteja tão certo que foi uma boa decisão, «uma homenagem aos sócios do clube», renunciar a jogar antes no inútil monumento do Estádio dos Contribuintes do Algarve. Afinal de contas até, e como vem sendo habitual, a anunciada enchente que sempre se anuncia com as visitas do Benfica afinal traduziu-se em meia-casa, se tanto. Este é , aliás, um fenómeno curioso: porque será que quando o Benfica visita um clube «pequeno» se anuncia sempre uma enchente que depois nunca ou quase nunca se confirma? Será que há alguma relação entre isso e o comportamento habitual das claques benfiquistas?

2 - Outra coisa que também já entrou nos hábitos futebolísticos nacionais são as declarações do presidente do Benfica na véspera destes jogos. Recebido e apaparicado nas Casas do Benfica ou nos Paços do Concelho locais, Luís Filipe Viera aproveita sempre para dar início ao jogo do dia seguinte ou dessa noite, com um pouco subtil jogo de pressão psicológica. E uma das coisas recorrentes nas suas jogadas prévias são as queixas de que estes adversários costumam jogar muito contra o Benfica — coisa que, para Vieira, é altamente suspeita... Também desta vez, em Olhão, o presidente do Benfica voltou a queixar-se da «motivação extra» dos adversários quando jogam contra o Benfica. Essa motivação extra (contra o Benfica e contra os outros grandes) que, aqui e em todo o lado, é reconhecida por jogadores e treinadores e saudada como coisa louvável por todos os comentadores, isso que, por exemplo, dá origem ao tal «espírito da Taça», para o presidente do Benfica é uma coisa lamentável e motivo de suspeitas. «Não podemos confirmar, mas sabemos o que se passa e como se fazem as coisas...» — disse ele, a propósito, e lançando mão dessa linguagem da insinuação tão cara ao futebol português.

Assim, o principal responsável pelo autoproclamado maior candidato ao título deste ano estranha e lamenta que o Olhanense, por exemplo, não facilite quando enfrenta o Benfica. Aqui está alguém que verdadeiramente contribui para o fair-play e para a «verdade desportiva».

O que valeu ao Benfica em Olhão foi, como é habitual também, os últimos minutos do jogo, um fiscal de linha desatento à posição de Nuno Gomes no golo do empate e um árbitro atento ao facto de domingo haver um Benfica-Porto, quando se encaminhou para Cardozo, depois de expulsar Djalmir, e pelo caminho mudou o vermelho a Cardozo para amarelo.

3 - Para aqueles que insistem em continuar a não perceber, o FC Porto voltou a mostrar em Madrid porque razão é o único clube com dimensão europeia do nosso futebol. Com ou sem crise do Atlético, não é qualquer um que chega a Manzanares e dá uma lição de bola ao Atlético, acompanhada de um retumbante 3-0, que ainda podia ter sido mais. Quem conta no futebol espanhol viu certamente com muita atenção a portentosa exibição de Bruno Alves e aquele incrível golo a frio, o pânico que Hulk conseguia gerar entre a defesa colchonera, e a facilidade exuberante com que Fucile meteu ao bolso Simão Sabrosa, deixando-o reduzido ao habitual expediente de se atirar para o chão na área — que tão bons resultados dava com árbitros portugueses e ao serviço do Benfica, mas que na Europa só leva os árbitros a aconselhar-lhe juizinho.

As grandes equipas, como os grandes jogadores, são as dos grandes jogos. Esta época, a equipa tem sido medíocre nos jogos menos importantes (ainda anteontem, contra o Setúbal), mas, nos momentos a sério — como em Stamford Bridge, contra o Chelsea — nota-se a diferença. Mas, para ter um lugar certo entre o clube dos dez mais da Europa, faltam a esta equipa algumas peças essenciais: um guarda-redes de top e dois médios de ataque criativos. Depois, falta que Cristián Rodríguez comece a jogar qualquer coisa e que Fernando deixe de ser apenas um bom médio defensivo, alargue o seu raio de acção no jogo, perca o medo de ir à frente e melhore muito a qualidade dos seus passes. Mas, para já, conquistou o seu habitual lugar, pelo menos, nos dezasseis avos-de-final da Champions, já cobrou 18 milhões de proveitos e, pela situação actual do campeonato, já tem praticamente garantida a participação na Champions do ano que vem, mesmo que fique em segundo lugar (porque, como cabeça de série, é de prever uma eventual qualificação acessível).

4 - O que acima escrevi, significa que acho que o Sporting já foi e que o Braga não chegará lá — aos dois primeiros lugares do campeonato. Uma e outra coisa venho aqui prevendo desde o início do campeonato. O Sporting, porque toda a gente vê, a olho nu, que não tem equipa e, quando assim é, não bastam a vontade ou a fé. O Braga, porque muito tem já feito — e muita coisa com alguma sorte — mas não acredito, não vejo, que a equipa tenha a consistência e a resistência de um líder. Um líder tem de jogar sempre para ganhar e, para tal, precisa de individualidades que resolvam os jogos que o conjunto não consegue resolver. Para isso é preciso ter um Saviola ou um Hulk, e o Braga não tem. Ao longo de trinta jornadas, isso acaba por fazer diferença.

5 - O «Apito Dourado» morreu de vez, esta semana, no Tribunal da Relação de Coimbra, com a confirmação da absolvição de Pinto da Costa e restantes co-arguidos, no caso do suposto suborno do árbitro do Beira-Mar-FC Porto de 2004 — um jogo que já não contava para nada, excepto para alimentar a inveja e maledicência nacionais. Olhando para o teor dos acórdãos, qualquer um pode concluir facilmente que, se tivesse tido um mínimo de isenção e bom-senso, nunca o Ministério Público teria assumido aquela acusação, pela simples razão de que tudo o que tinha baseava-se apenas na vendetta pessoal de uma testemunha que merecia zero de credibilidade. Porque escrevi isso aqui desde o primeiro dia, sinto-me também vencedor do processo. E só lamento que os notavelmente vencidos não assumam agora as suas responsabilidades. O único que o fez foi o pateta do Platini — mas, tal como agora se retratou, também antes acusou e difamou sem fazer ideia do que estava a falar. Mas a dr.ª Maria José Morgado, o dr. Pinto Monteiro e o dr. Ricardo Costa nem essa desculpa têm. O que lhes vale é que este é o país da impunidade.

Reportagem da ESPN



Bem sei que a reportagem é grande, mas se tiverem tempo vale a pena ver.

Confiança (a mais) no Dragão


«Este fim-de-semana será muito difícil para o Benfica com duas derrotas», brincou Nuno Marçal, capitão da equipa de basquetebol, a antever o jogo de sábado na Luz a contar para a Liga de Basquetebol, antes do encontro de domingo desta vez em futebol.


Mariano Gonzalez concordou, referindo as várias ausências do lado dos encarnados: «Aposto na vitória do FC Porto e claro que prefiro o Benfica o mais debilitado possível.»

In "A Bola"

Quando muito se fala...

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

O Real Madrid não quer ver o Porto pela Frente!

Engraçado, os adeptos do Real Madrid não querem ver o Porto pela frente. O Sítio oficial do Real Madrid está a fazer um inquérito para perceber qual o clube que os adeptos preferem nos oitavos de final da Champions League.

Em primeiro lugar (logo, aquele que os adeptos preferem que lhes caia na sorte) aparece o Olympiacos, com 25% dos votos. Em último (logo, o clube que querem ver pelas costas), o Porto, com apenas 8% dos votos – Total da Amostra: 14.923 adeptos. O Porto é, na verdade, muito respeitado. Pode não aparecer nas pesquisas da Net, mas que é respeitado, é!

É caso para dizer: O Futebol Clube do Porto é uma equipa extremamente poderosa!

A diferença entre "Calcio Caos " e "Apito Dourado"

Antonio Giraudo, antigo dirigente da Juventus, foi condenado esta segunda-feira a três anos de prisão no âmbito do processo «Calcio Caos».

O ex-director da ‘Juve’ foi castigado por fraude desportiva, mas a sentença acabou por ser inferior à pedida pela acusação (cinco anos).

Também foram condenados os ex-árbitros Tiziano Pieri (dois anos e quatro meses) e Paolo Dondarini (dois anos) e o antigo líder da arbitragem italiana, Tullio Lanese (dois anos).

Diversos clubes foram penalizados. Uns com descida de divisão e começo pontos negativos (Juventus) e outros (Milan, Fiorentina, Reggina e Lazio) ficaram na Serie A, mas com penalizados com pontos negativos.

Kardec confirmado na Luz


Com apenas 20 anos (fará 21 no próximo mês) Kardec é uma promessa do futebol brasileiro.

Kardec não conheço tão bem como Airton. Apenas o vi jogar três vezes (engraçado que nos três marcou) , durante o recente Mundial Sub-20 que o Brasil perdeu a final por penaltis, e onde marcou 4 golos.

Parece-me ser um ponta-de-lança tipo Jardel, que cabecei muito bem, e tem um bom sentido de oportunidade.

Deixo a mesma ressalva que deixei relativamente a Airton. Um jogador jovem brasileiro, que chega ao futebol europeu é sempre um incógnita. O potencial está lá, mas a sua afirmação vai depender de muita coisa.

Parece-me acima de tudo que estas contratações, (jogadores jovens e com muito pontecial), serão para colmatar saídas de peças fundamentais, nos próximos anos (Cardozo, Javi Garcia, Di Maria, etc), integrando-se a pouco na equipa e no futebol europeu, e a ser assim parece-me uma boa estratégia desportiva.


FCP: 2 - Setúbal: 0


Foi um bom treino no jogo que antecedeu o clássico do próximo fim-de-semana. O Setúbal é realmente fraquinho, sendo talvez a pior equipa que vi no Dragão esta época. A única preocupação da equipa de Manuel Fernandes foi não perder por muitos.

Perante isto, o Porto teve que fazer um jogo de paciência, sendo que teve que ser o Farias a desencarcerar o autocarro que esteve presente durante os 90 minutos. Já muitas vezes opinei sobre o Farias e por isso não me vou repetir, dizendo apenas que este Argentino tem realmente um faro raro para o golo. Depois do primeiro golo do Farias, o Porto teve alguma felicidade de marcar logo a seguir (mais um bom golo do Varela), arrumando de vez o Setúbal e levando para a segunda parte uma vantagem que deu para tudo.

Na verdade, a segunda parte foi jogada a um ritmo de passeio e nem os treinos serão, provavelmente, tão relaxados e pachorrentos. Deu, de facto, para tudo: fazer descansar jogadores, dar minutos a outros e até para testar um novo modelo. Jesualdo Ferreira, testando provavelmente um eventual cenário para a luz, testou a equipa com apenas 3 defesas. Com a saída de Fucile do jogo, a defesa passou a ser composta pelo Sapunaru (é mesmo fraquinho este lateral), Rolando e com o Bruno Alves a descair para a esquerda, contando com a ajuda do Rodriguez em situações defensivas.

Posto isto, o Porto ficou a apenas 1 pontos dos primeiros (Braga e Benfica) e, correndo bem, poderá saltar para o primeiro lugar no próximo fim-de-semana. Mas é preciso que corra bem. Não estou altamente confiante, mas estou mais agora do que estava há um mês atrás. O futebol é mesmo do caneco. Quem diria que o Porto estaria a jogar para o primeiro lugar no clássico?

domingo, 13 de dezembro de 2009

CARLOS GARCIA É O NOVO TREINADOR DO FEIRENSE


O FootBicancas está em condições de avançar uma notícia que será oficial nas próximas horas: Carlos Garcia será o novo treinador do Feirense.

A derrota do Feirense nesta jornada frente ao Portimonense terá, alegadamente, antecipado a saída do até então treinador Francisco Chaló. O Feirense ocupa neste momento o terceiro lugar e com a entrada do Carlos Garcia, estou convicto que a subida será certa!

O Feirense garante assim um dos treinadores mais experientes do nosso campeonato, evidenciando desta forma uma clara aposta na subida de divisão. Estarei a torcer pelo Feirense, até porque também é azul! Aliás, ultimamente o azul tem ficado bem a este treinador, pois depois do Vizela é agora a vez de outro clube que veste de azul.