sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Blackout: Sinal de força ou fraqueza?




Pois é. Como já tenho alguns anos disto, desde terça-feira que alertei aqui, para as já "Conhecidas Tácticas de Pinto da Costa". Era tão previsível...

Quando o FCP se sente ameaçado ou enfraquecido, arranja um inimigo exterior para que os adeptos se concentrem e distraiam com esse inimigo, e fecha-se em si próprio. É a táctica do costume. Isto é novidade para quem?

Obviamente o FCP tem o direito de fazer o que quiser, mas nós (neste caso eu) também tenho o direito de interpretar como quero. E para mim, este blackout é um sinal de fraqueza, e nunca uma prova de força ou sinónimo de que a razão lhes (jogadores do FCP) assista.

Atentem bem, no que diz Vítor Serpa (director do jornal A Bola), e depois façam o juízo de valor que entenderem.


“Sinto um pouco de confusão por, em pleno século XXI, se continuar com a tendência de querer matar o mensageiro. Sublinho a veracidade da notícia de que os jogadores portistas Fucile, Helton e Cristian Rodriguez também estiveram envolvidos, juntamente com Sapunaru e Hulk, nos desacatos com os "stewards".

Estamos 100 por cento certos daquilo que escrevemos e dissemos. A notícia corresponde a uma realidade que nós afirmamos e de que estamos absolutamente seguros.

Não fizemos qualquer tipo de juízo de valor. Sabemos que a CD da Liga vai ver as imagens e existe também uma queixa feita na Polícia, que decorrerá no âmbito da justiça que não será a desportiva. Não dissemos se as pessoas são culpadas, se foram agressoras ou não. Apenas damos conta de que essa situação é real.

Gostaríamos de ter mais abertura para falar com os jogadores e nem sequer entendemos muito bem este tipo de comunicado porque o plantel do FC Porto sabe que não está autorizado a falar para A Bola há muito tempo, por razões várias que se prolongaram no tempo e que lamentamos, como essas guerras Norte/Sul virtuais.

O jornal não pode ser vilipendiado por dar uma notícia com todo o sentido de verdade. Eu jamais cometeria o sacrilégio de publicar, com o destaque que teve, uma notícia que não estivesse devidamente confirmada.


É uma notícia desagradável para alguns jogadores do FC Porto? Bom, a nossa ideia é que não podemos pensar que as notícias são agradáveis ou desagradáveis. Qualquer notícia é desagradável para alguém. Se quisessemos esconder notícias que seriam eventualmente desagradáveis a terceiros, os jornais morreriam, acabavam-se as notícias".


Não tenho mais nada a dizer. Façam as vossas interpretações.

6 comentários:

  1. Anónimo8/1/10 16:35

    o jornal "A Bola" está no seu direito de publicar o que bem entender, se o sr. Pinto da Costa não gosta isso é problema dele. Agora não critique o que desconhece. Sabe que o jornal "O Jogo" tem relações muito próximas com o FCP? Sabe que o mesmo jornal tem duas edições diárias? Pois é verdade, uma para o norte e outra para o sul do país... Se não há matéria para falar do FCP melhor, tanto melhor, mais sobra para falar do mundial de matraquilhos que está a ter lugar... Ou então podem fazer a cobertura do campeonato de sueca sénior que está a decorrer no jardim do meu bairro. Qualquer um destes dois temas são mais aliciantes que qualquer notícia que venha de terras da corrupção...

    ResponderEliminar
  2. Anónimo8/1/10 19:05

    O jornal tem todo o direito de publicar, o problema do Porto, julgo ser, que por exemplo nos casos de túneis em que o Benfica se viu envolvido ( a revolta do Ruben Micael a pedir para que se investigasse o túnel do Benfica) o jornal não teve a mesma destreza em arranjar informação e perceber o que se passou, se agora o fez foi por estar plenamente em sintonia com o Benfica, e como é óbvio isso não é aceite.

    ResponderEliminar
  3. Ao primeiro anónimo destes comentário faltou dizer que a Abola também tem duas edições: uma para o Norte e Sul. Imitou o Ojogo.

    Quanto ao Post, começo a ficar desconfiado que tens mesmo algum problema. Sempre a bater no ceguinho. Vais buscar todos os artigos e tretas que encontras, desde que digam mal do Porto e/ou do Pinto da Costa.

    Se ao menos fosses isento, ainda comia. Não é que o tenhas que ser, mas dizes coisas que se passam tal e qual no teu Benfica.

    Meu amigo, as fraquezas vejo-as eu desde que nasci, mas no teu clube. No Porto ou no Pinto da Costa vejo muita força.

    Por isso, não estejas preocupado com as nossas fraquezas, nem percas tempo com isso, pois quase que apostava contigo nova jantarada no Jardim em como o Porto vai mostrar a sua pujança até final do campeonato (mesmo assumindo que neste momento está uma porcaria e o Benfica está melhor).

    Quanto ao Vitor Serpa, nem ligo ao que diz. É para o lado que durmo melhor. Está mais do que visto a sua cor (e não é de agora, pois já o mostrei por mais do que uma vez)

    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. O facto de Vitor Serpa ser alegadamente benfiquista, não lhe tira a razão à partida. Penso eu de que.

    A minha insistência em falar sobre Pinto da Costa, é proporcional às movimentações do FCP e às "bocas" de Pinto da Costa, depois do teu clube ter perdido o jogo com o Benfica.

    ResponderEliminar
  5. "O jornal tem todo o direito de publicar, o problema do Porto, julgo ser, que por exemplo nos casos de túneis em que o Benfica se viu envolvido ( a revolta do Ruben Micael a pedir para que se investigasse o túnel do Benfica) o jornal não teve a mesma destreza em arranjar informação e perceber o que se passou, se agora o fez foi por estar plenamente em sintonia com o Benfica, e como é óbvio isso não é aceite."


    Então e em Braga? As imagens tb não apareceram na SIC? E tb foi o Benfica que as deu?

    ResponderEliminar
  6. Anónimo9/1/10 10:28

    Pois é, as imagens do tunel no jogo com o Braga onde é que estão? Ou será que as câmaras só funcionam quando interessa? Abram os olhos para perceberem as bocas que manda o Senhor Presidente Pinto da Costa e não permitam que o labrego do vosso presidente vos atire mais areia para os olhos. Viram o ultimo jogo da vossa equipa? Ganhou, Fantastico! parabens. Mas a jogar assim não se ademirem se acabarem em 3º ou 4º lugar. Ou será que os arbitros vos levaram ao colo em meio campeonato? Será que a verdade desportiva para o vieirinha é mesmo andar ao colo? Será que daqui a 1 ou 2 meses vamos ter o prazer de não ter que levar com esse trapalhão todos os dias a falar de verdade desportiva, já irá ao colo mas pelo menos cála-se. Mostrem todas as imagens do tunel do jogo com o Grande Braga e eu serei benfiquista.

    ResponderEliminar