quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

FCP: 5 - SCP: 2


Grande exibição! E até que enfim. Festival!

1º comentário que gostava de fazer: É caso para fazer a pergunta que os jornalistas fizeram ao Jesualdo: “aonde andava este Porto?”

2º comentário: Oh Jesualdo, põe lá o Mariano com a braçadeira de capitão daqui para a frente! O gajo esteve maluco! Grande jogatana e Grande golo. Chiça!

3º comentário: pela primeira vez esta época, vi o Porto jogar com vontade do início ao fim. Agora, só espero que mantenha este registo, pois caso o consiga, dificilmente perderá mais pontos. Bem sei que não é fácil, mas deixem-me pensar assim neste momento.

Na verdade o Porto fez um grande jogo e mesmo quando sofreu o empate, com um golo do Sporting tipo totoloto, soube reagir e tomar novamente conta do jogo. Há muito que não via o Porto desta forma, tão decidido, confiante, contundente e com capacidade de concretização. O Sporting não teve grandes hipóteses, sendo que prefiro ver o copo meio cheio, ou seja, julgo que foi o Porto que fez um grande jogo e não o Sporting que fez um mau jogo. O Sporting jogou o que conseguiu.

Então o que mudou? Para mim, fundamentalmente a atitude. O Porto, mesmo quando se apanhou em situação de vantagem, não fez o habitual, isto é, continuou a carregar, não adormecendo e, principalmente, não deixando que a equipa adversária ganhasse confiança.

Como mudou? Os jogadores que ontem estiveram em campo foram muito competentes. Mais uma boa exibição do Rúben (à atenção do Queiroz), não deixando margens para dúvidas: é realmente um excelente reforço e vê-se que o Madeirense joga com critério. Joga para a frente quando tem que jogar, conseguindo criar rupturas na defesa contrária, joga para o lado quando tem que jogar, coloca a bola no espaço vazio quando vê que a sua zona de terreno se está a transformar numa cabine telefónica e remata sempre que pode. Sim senhor! O Belluschi voltou a ter um registo muito positivo com o Rúben a seu lado. Repito o que já disse no Sábado: Cuidado Meireles! Falcão fez o habitual, sendo que já não fico admirado por mais dois excelentes golos do Colombiano. Varela, excelente (à atenção do Queiroz)! Fez gato e sapato do Grimi, contando sempre com muito apoio do Fucile. Do outro lado, o Álvaro Pereira voltou a estar muito bem e finalmente um relevo para o Maicon. Jogo muito sério e deixo um aviso ao Bruno Alves, tal como deixei ao Meireles: Cuidado!

Em suma, ontem fiquei de barriga cheia vendo uma equipa sem 5 dos habituais titulares, mas nem por isso mais fraca. Venham de lá mais exibições e resultados como este.

8 comentários:

  1. FCP: É caso para dizer que fez ontem uma exibição à Benfica!

    SCP: Se era para fazer Cardiofitness, bem que podiam ter ficado na Academia.

    Bettencourt depois de ter ficado com a mão pendurada em Alvalade, acho que se virou para Pinto da Costa e disse: "presidente, dê cá mais cinco".

    ResponderEliminar
  2. Excelente exibição de facto.
    Ainda que me sinta tentado a particularizar o desempenho de um ou outro jogador, creio que o segredo esteve essencialmente na entrega e empenho notórios de todos.
    Por muito que compreenda (concordando até) os alertas que o 'Vitor' deixa ao 'Raúl' e ao 'Bruno', não creio sinceramente que o 'Prof. Jesualdo' tenha tamanha coragem, mau grado tenha hoje de se defrontar com uma constatação dos adeptos, até aqui inexistente: há opções.
    Congratulemo-nos, por fim, com o facto de o jogo não ter tido casos, dentro ou fora do campo, prevalecendo a urbanidade e respeito de todos os intervenientes, agentes desportivos ou não.
    Continuamos pois ainda aquém de cumprir "uma exibição à Benfica". E dispensamo-la...

    ResponderEliminar
  3. Errata ao 1º comentário:

    O FCP fez uma exibição "à Porto". O Benfica é que tem feito, este ano, várias exibições "à Porto".

    ResponderEliminar
  4. Aliado à boa exibição do clube da fruta, um triste espectáculo de submissão leonina.

    Que justificará tamanha falta de agressividade?

    ResponderEliminar
  5. Não concordo com a errata. As goleadas nunca foram a marca do FCP...

    ResponderEliminar
  6. Os votos que fazes de o FCP não perder mais pontos, podem não ser suficientes para se segrar campeão.

    ResponderEliminar
  7. Luís,

    Há muitas formas de se "dar a volta" a isso...

    ResponderEliminar
  8. "Luís,
    Há muitas formas de se "dar a volta" a isso..."

    Uma outra forma de dizer "se for necessário, eu resolvo isto por outro lado!"...

    Ficamos pois a aguardar umas preciosas dicas !

    ResponderEliminar