terça-feira, 26 de abril de 2011

Toques de Cabeça


26 de Abril, Sempre!
Por JMMA

O 24 de Abril, afinal, até parece que não era tão mau como isso. A prova é que, segundo dizem, o escudo era uma moeda forte, o défice do orçamento não tinha birras e o Benfica fartava-se de ganhar. Qualquer passageiro de táxi reconhece o discurso. Mas, preocupante, é que um dos "heróis" da revolução em declarações de arrependido, elogiou a “velha senhora” ("Faz falta um político assim"). Confere. Houve erros. E alguns desastres e deslizes. Mas não brinquemos: nada que se compare. No geral foi muito bom. Eu curti.

Um dia, 13 anos depois (em 1987), tentei explicar ao Luis o 25 de Abril. O pobre do Luís (11 anos) bocejou de tédio. Semanas volvidas estávamos em festa. O Benfica, depois de ter sofrido a maior goleada de sempre aos pés do Sporting (1-7), vinga-se com uma vitória sobre o eterno rival que lhe dá o campeonato e outra na final da Taça de Portugal (2-1), conquistando assim a dobradinha pela 9ª vez na sua História. E o Luís, perspicaz como sempre, teve uma saída genial: “Isto é melhor do que o 25 de Abril!” E era. Ou não era. Era apenas o que naquela década podia haver de mais parecido com o 25 de Abril.

Agora a data já nem peça de museu é. E estamos algo atoladinhos, é verdade. Nada de choro sobre o leite derramado. É a vida. Deixar de ter problemas é que seria de estranhar. A vida é desequilíbrio permanente. Sem desequilíbrio não há movimento e a vida é movimento. Não é esperar sentado pelos senhores do FMI.

De todas as imagens que resumem Portugal, nenhuma me faz rir tanto como a do DN de hoje, a «avisar» que «Jorge Jesus quer Liga Europa resolvida na Luz». O ambiente no Benfica é tenso. Mas reparem que o «aviso» nem sequer diz eliminatória, diz a «Liga Europa»! E a ilustrar, a foto que se junta, em grandiosos festejos. É bem o espelho do país em festa, a mega-projectar TGVês, aeroporto, nova travessia do Tejo e, no entanto, com os «homens do fraque» à perna. Mas pronto: 26 de Abril, sempre!

Porquê o «26 de Abril»? Eu digo. Não há mistério nenhum. É porque é hoje.

domingo, 24 de abril de 2011

Toques de Cabeça



Taça da Liga
JESUS RESSUSCITA AO TERCEIRO DIA

Por JMMA


É o mistério pascal do Benfica. Jesus ressuscitou esta noite no Estádio Cidade de Coimbra, três dias depois de ter sido dado desportivamente como morto pelo representante da Servilusa, Radamel Falcao.

Crucificado perante os apupos da plebe após o descalabro da meia-final da Taça de Portugal, o cristo do Benfica foi levado por Fernando Seara e pelo Barbas (não confundir com Barrabás) para as catacumbas do Estádio da Luz, foi untado com os santos óleos do “spray milagroso” que ressuscita os lesionados, e aí esteve em estado cadaveroso, sob a vigilância impaciente das claques encarnadas.

No seu desconsolo, os crentes esperavam que a cólera divina se manifestasse num tremor de terra, no escurecimento do céu ou, que mais não fosse, num destempero intestinal no raio do Villas-Boas. A verdade é que nada aconteceu que se visse. O céu continuou como dantes. A terra a mesma coisa. E quanto à barriga do Villas-Boas também nada consta.

Seria que Jesus, o Mestre da táctica divina, não passava mesmo de um falhado, de um sem-poder? Como é que Deus Se manteve quieto sem mexer um dedo em sua ajuda? Quando os crentes da Luz fizeram a si mesmos estas perguntas, a maioria não encontrou melhor resposta que a de remoer melancolicamente a sua consternação e as suas frustradas esperanças. E, por fim, dispuseram-se a regressar a suas casas, totalmente prostrados e desiludidos.

Segundo relata um evangelista no jornal A Bola, o corpo de Jesus foi entretanto envolvido num sudário e depositado num sepulcro escavado no Estádio de Coimbra. No entanto, depois de, esta noite (Sábado), Jara e Javi Garcia se terem deparado com o sepulcro escancarado, o cristo benfiquista apresentou-se na SIC novamente vivo e, como sucedia antes da Paixão, a anunciar a Boa Nova de que «o Reino Deus está próximo».

Aleluia! Confesso que já me chegava de Páscoa.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Toques de Cabeça


Benfica - Porto (1 - 3)

JESUS NÃO SERÁ CRUCIFICADO ANTES DA PÁSCOA
Por JMMA

O Benfica acrescentou à já habitual melancolia pascal o seu próprio cálice de mágoa e inquietação. E, se para os cristãos, a celebração eclesiástica da Paixão de Cristo tem início na quinta-feira de endoenças, para os benfiquistas o estado de condolência começou já esta noite com o desfecho do jogo da Taça a proporcionar ao FC Porto a sua segunda festa na Luz.

Apesar de o tremendo fiasco da Taça ter vindo antecipar as endoenças benfiquistas, os dirigentes da Luz informaram logo no rescaldo do jogo que não vão crucificar Jorge Jesus antes da Páscoa. Amanhã cumprem-se ainda as endoenças, sexta-feira a Paixão, e assim sucessivamente.

O Footbicancas falou numa bomba de gasolina da 2º Circular com um grupo de No Name Boys junto da secção de vídeos. Garantiram que os benfiquistas são muito religiosos, corroboraram as intenções da SAD e foram peremptórios: pelo menos antes da Páscoa, o treinador não será crucificado pelos adeptos. Sexta-Feira de Paixão, então sim, Jesus será açoitado, espancado, crucificado e a cruz colocada ao lado da estátua do Eusébio. Até Sábado de Aleluia, ficará guardada dia e noite pela claque para não se dar o caso de ele se lembrar de ressuscitar antes do tempo. Até porque, para os nossos interlocutores, a Ressurreição parece ser ainda um caso a resolver. “Sábado veremos então o que fazer quanto à ressurreição ou não. Dantes, Jesus era capaz de fazer coisas tão incríveis que fariam a ressurreição de Lázaro, a transmutação da água em vinho e a transformação do Cardozo num ponta-de-lança parecer uma brincadeira de crianças. Mas agora, o homem parece que está fora da graça de Deus”,disseram.

E foram-se. Na mão o controvertido filme de Mel Gibson “A Paixão de Cristo”.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Última Hora


INTERCEPTÁMOS UM E-MAIL DO FMI



From: Poul Thomsen



Subject: Portugal


Doutor Strauss Kahn, após esta primeira semana em Portugal, envio-lhe desde já um relatório com as minhas primeiras impressões acerca desta embrulhada. Não percebo como este país chegou à situação em que está. De acordo com a sugestão das Finanças portuguesas aguardo com expectativa que o próximo episódio da série “Conta-me Como Foi” (RTP 1) me permita perceber a origem do buraco financeiro em que os gajos estão atolados. O que me desconcerta é, no meio da baralhada, o optimismo do ministro das Finanças. Mostrou-me um estudo que diz que há 31 milhões de portugueses e garante que vai tapar o buraco com a venda de kits de sócio do Benfica. “18 milhões de benfiquistas. Ora cada kit de sócio é cerca de... Ou seja... Vezes 18 milhões dá... Aí... Uns 15... 17.... e vão três... São... Mil... É... Eeeehhh... É fazer as contas”, explicou o ministro dos Santos.


A União Europeia acredita tanto nos gajos como na possibilidade de o Olhanense ainda ser campeão nacional esta época. A senhora Merkel disse-me que há sete anos previu tudo o que está a acontecer hoje. Só não imaginou que o buraco do Sporting fosse tão grande. Num envelope timbrado da funerária Servilusa, que chegou esta manhã a Lisboa, a chanceler enviou-me um comentário à situação da SAD leonina, em que admite ter sido ultrapassada pela realidade, em três aspectos: o brilhantismo de um senhor chamado Paulo Futre, que apresenta projectos económicos, o penteado de Djaló (que não sei quem seja) e os seis milhões que o Sporting pagou por Sinama Pongolle.


Esta manhã recebi um aviso importante. Dizendo-se porta-voz duma organização não identificada, um tal de Zé Guilherme Aguiar avisou-me de que continuam as falcatruas na actividade bancária. O Banco de Portugal já levantou vários processos ao Benfica por falsas declarações sobre o valor do seu banco. «Ao contrário do que é comunicado à CMVM, aquele banco de suplentes é só activos tóxicos”, denunciou o porta-voz anónimo. E continuou a denúncia: “Luis Filipe Vieira é o Madoff da especulação desportiva. Tal como o BPN, onde os gestores forneciam dados contabilísticos errados que não reflectiam o valor real da instituição, também esse senhor faz o mesmo: diz que tem lá no banco o Eto’o e o Drogba e quando a gente vai ver, descobre que é só o Luis Filipe e o Kardec”.


E para cúmulo ainda há alguém (qualquer coisa Couce...) que, por causa de um roubo ou não sei quê lá para o Norte, avisou-me publicamente de que para bem de Portugal “era bom que a equipa visitada ficasse no banco do lado esquerda e a visitante do outro lado”. Sei lá eu em que lado estou! Este país assusta-me. Mas come-se aqui bem.


Ass. Thomsen


* Por Zé Bento, pessoa que também viu o penálte.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

PSV - Benfica

Dois mil benfiquistas esperados em Eindhoven.

Muita gente para uma eliminatória a meio da semana, na Holanda, e que aparenta estar resolvida.

Toques de Cabeça

O QUE EU ACHO

Por JMMA


Após alguns dias de ausência para desempenar as pernas e a alma, aqui estou novamente a tentar por-me ao corrente dos mil e um pequenos enredos que vão tecendo o nosso quotidiano.

Leio nos jornais que o Benfica escorregou na Figueira da Foz frente à Naval, que assim conquistou o direito de continuar a sonhar com a fuga à despromoção. Realmente o Benfica é sempre uma alegria. Quando não o é para si próprio é-o para os outros. E isto também tem o seu valor. Portanto – além da benemerência – nada de especial, acho eu.

Li que o FC Porto exige um pedido de desculpas ao Benfica devido a um comentário alegadamente proferido na Benfica TV onde, de acordo com os portistas, foi desejada "a morte" de Pinto da Costa. Um misto de idiotice e de falsos pruridos de virgem ofendida, na encenação dum enredo perigoso mas já gasto. Achei banal.

Li que começou o julgamento em processo sumário dos doze adeptos detidos por causa dos incidentes junto ao estádio da Luz antes do Benfica-Porto, da 25ª jornada, de que resultaram vários feridos, entre os quais um agente das forças de segurança. Coisas destas não acontecem só “neste país”. O que nos distingue é que depois de acontecerem, nada acontece. Oxalá desta vez seja diferente. Achei bem.

Vejo que o Porto, de repente, resolveu desenterrar o machado de guerra contra a arbitragem. Na Luz – diz a lista – 15 erros 15! Todos eles “competentemente” engendrados pelo árbitro, para cúmulo da humilhação do FC Porto. No essencial, nada de novo. Só pergunto: porquê agora? Querem ver que a 2ª mão da meia-final da Taça, tão longe ainda do apito inicial, já começou a apitar-se. Não será este, como dizia Villas-Boas, também um dos "episódios que entram no ridículo do que, às vezes, é o futebol português"? Acho estranho.

Leio também acerca do castigo de 11 dias imposto a Jorge Jesus na sequência do sururu no final do Benfica - Nacional. Villas-Boas, oficial do mesmo ofício, acha que o castigo é leve. É o que é. E ao que parece – valha-nos isso – ninguém no Benfica pensou em demonstrar que Luiz Alberto, o jogador do Nacional no centro dos incidentes, afinal era um steward. Caso arrumado? Não diria tanto. Para as coisas ficarem como deviam ser, quanto a mim, faltaria ainda um pedido de desculpas aos adeptos (este sim justificado) por parte do treinador punido. Por menos, fê-lo um dia Alex Ferguson retractando-se de comentários desabonatórios sobre um árbitro. Bem sei que nem Jesus é “sir” nem Portugal é a Inglaterra. Mas o Benfica é o que nós fizermos dele. Acho eu.

sábado, 9 de abril de 2011

Última Hora

PORTUGAL ENTRA PARA O G8 E OPEP

Por Zé Bento*



Footbicancas/Jornal Público, Bruxelas - Com os resultados, esta semana, das equipas portuguesas na Liga Europa, Portugal entra definitivamente na retoma económica por que todos ansiávamos. Após os sinais positivos oferecidos pelas vitórias internas do FC Porto e do Benfica, um por ter ganho o campeonato e o outro por lhe ter cortado desportivamente a luz, é com a consagração na Europa, neste caso dignamente acompanhados pelo Sporting de Braga, que os tempos das vacas gordas vão voltar ao nosso país. Assim, ao que apurou o este blogue junto do Banco de Portugal, a balança comercial portuguesa ficou desequilibrada a nosso favor, uma vez que - com a enorme diferença entre golos metidos e sofridos - pela primeira vez na história estamos a exportar muito mais do que importamos. Aliás, Portugal tornou-se desde ontem um país auto-suficiente, com uma agricultura vigorosa, um comércio empreendedor e uma indústria expansionista. Empresas nacionais como os Armazéns Paga Pouco e a Sumol transformaram-se em multinacionais reconhecidas em todo o mundo, entrando mesmo para a cultura popular, como anteriormente a Coca-Cola e o IKEA. Para além disso, por causa dos resultados retumbantes da noite europeia, foram descobertos na nossa costa marítima petróleo e gás natural o que vai colmatar o nosso tradicional – e até agora inevitável – défice energético. Assim, à custa da magnífia noite europeia de 5ª-Feira, Portugal integrou esta manhã a OPEP e, soubemos agora mesmo, foi convidado a integrar o grupo dos países mais desenvolvidos do mundo, o restrito G8, ocupando o lugar deixado aberto precisamente pela Rússia, cuja derrota no Porto e empate com o Braga os vai levar à bancarrota. Assim, já no próximo ano, a cimeira vai deixar de se realizar em Davos e passará a ser organizada no Pavilhão Multiusos de Gondomar. Esta vitória é tudo o que bastava para colocar Portugal novamente na rota da prosperidade, como não acontecia desde os Descobrimentos. No dia de hoje, Portugal apenas é suplantado economicamente pelos EUA e pelo Japão, tendo ultrapassado países como a Austrália, a Alemanha e a Grã Bretanha. Estamos ricos.


(*) Repórter à solta.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Toques de Cabeça

ÀS ESCURAS
Por JMMA

Domingo, 3. Deixo o estádio envolvido em negrura. Escuridão física da noite que oculta o local numa opressão espessa. Sim, o travo amargo do resultado. Também, claro, o remate redentor devolvido pelo poste adversário mesmo ao cair do pano. Mas acima de tudo, (façam-me a justiça de acreditar) a treva metafísica de um acto no mínimo idiota, que nos envergonha.

E, embora seja verdade, não serve de argumento dizer que os outros fazem pior. Pela simples razão de que não podemos condenar os outros e depois praticar o mesmo tipo de actos. Estupidez maciça.

Reconforta-me, todavia, o que leio hoje nos jornais. Que o meu clube incorre em multa pelo apagão. Pois que incorra; acho até pouco pesada. Que o triste acto originou duras críticas ao Benfica. Não só por parte da polícia, mas também (e isto para mim é que é o principal) por parte dos próprios adeptos, entre os quais personalidades destacadas do clube, que aparecem inclusive a pedir à direcção a realização de um inquérito.

Felizmente, já na segunda-feira de manhã tivera a sorte de ouvir na TSF uma peça extraordinária que não resisto a reproduzir aqui, em transcrição livre do registo audio.

De Fernando Alves, Programa ‘Sinais’*, com a devida vénia:

“Quando lhe perguntaram por que obscura razão as luzes do estádio ontem tinham sido apagadas não se tratando de assinalar a ‘Hora do Planeta’, o treinador do clube da minha paixão respondeu “não sou electricista”. Bernardo Soares que era ajudante de guarda-livros escreveu noutro contexto e, claro, noutro desassossego “Nunca houve esta hora nem esta luz”. Foi isso que a minha incomodidade pediu ontem. Que aquela sombra, aquela vergonha perante um gesto inqualificável pudesse ser apagada como um pesadelo. Que se fizesse luz, que se fizesse dia ou de algum modo houvesse um curto-circuito na intolerância e na insanidade. Mas só me ocorriam os versos de Álvaro de Campos, que também não era electricista, era engenheiro naval e viajante: “Está escuro. Está muito escuro aqui. Sinto-me inútil aqui fechado. Mas é aqui que me sinto na escuridão. Na solidão”. E Luther King disse uma vez que não é possível a escuridão extinguir a escuridão, só a luz. Não é preciso ser electricista para o saber. E a vergonha? Como é que se extingue a vergonha?”

Valha-nos isso: o consolo de constatar que no Benfica, pelo menos, ainda há vozes autónomas e lúcidas prontas a fazer-se ouvir, livres de lógicas espúrias de lealdade e vassalagem. Pode não ser muito; pode mesmo não ser grande coisa; mas ainda assim marca uma pequena mas terrível diferença. Como relata um célebre poema do brasileiro Gonçalves Dias (hoje citado no Público): “Minha terra tem palmeiras/onde canta o sabiá;/as aves, que aqui gorjeiam,/não gorjeiam como lá”. Infelizmente.

(*) http://www.tsf.pt/Programas/programa.aspx?content_id=903681&audio_id=1822271

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Toques de Cabeça

QUASE HOMENAGEM AO FC PORTO
Por JMMA


25ª Jornada:

Rio Ave vence Vitória de Setúbal
Naval bate Olhanense
Guimarães afunda Sporting
Porto festeja na Luz

Quatro cuidadosos verbos que não são sinónimos. Repito as quatro palavrinhas sem surpresa mas há uma que quase me dói. (Esta afirmação não é para publicar)

O FC Porto sagrou-se virtual campeão da época 2010-11. Nada de novo. É o seu vigésimo... É fazer as contas.

Villas-Boas salientou a importância do “grito de revolta” na obtenção da vitória. Em que posição jogava ele?

Um frango e dois penáltes (um tinto e outro branco), pobre jantar.

Nem sempre desconsideramos os adversários pelas mesmas razões que gostamos do nosso clube, neste caso o Benfica. Mas deste todos gostamos pelas mesmas razões. Não sabemos dizer exactamente quais são? Mas “exactamente” não faz sentido. Às vezes só a luz indirecta faz sentido. Apagão não.

"Ainda não recebi qualquer mensagem de parabéns por parte do Benfica”, declarou há minutos Pinto da Costa. Se é sincero o lamento, quer dizer que estava à espera. Grande elogio.

Parabéns aos meus amigos adeptos do FC Porto. Às vezes a amizade é tão incómoda como o telemarking à hora de jantar. (Esta afirmação não é para publicar)

Sou benfiquista 364 dias por ano. Mas hoje sinto-me azul e branco. (Escrito em 5 de Outubro de 2010, centenário da República)

domingo, 3 de abril de 2011

MULTIÓPTICAS

ACHA BEM O PINTO DA COSTA IR PARA O BANCO?


José Oliveira e Costa - Cidadão que coloca D. Branca, a chamada banqueira do povo, ao nível da Rainha Santa Isabel e compara o BPN ao Milagre das Rosas. __________________________________

É só palhaçada. Quem devia estar no Banco era eu. Mas, acho bem. Acho até que o lugar certo para ele era o Banco de Portugal. Até porque esse senhor também é Costa e os que lá estão actualmente, pode-se dizer que em matéria de «ir ao pote” ainda jogam nos júniores. Depois vêm dizer que as agências de rating é que são os grandes culpados da crise em que estamos. Tenham juizo.


Árbitro de futebol (Pediu anonimato) - Pessoa que acha que ‘tsunami’ é uma sobremesa de café com leite e que os seus colegas no Japão deviam ter-se fartado de gozar. ____________________________________________________________________


Sei lá. O que eu sei é que esta época foi um desastre. Muito antes do campeonato terminar já estava tudo decidido. Sim, tal como para os adeptos, também para os árbitros a época já há muito que acabou. O Porto já não precisa de ajudas para ser campeão e o Benfica não precisa de ajudas pois já desistiu de ser campeão. Enfim, financeiramente, foi uma época para esquecer.


Joaquim Meireles - Comandante da proteccão civil . ____________________________________________________________________

A protecção civil aconselha o senhor Pinto da Costa a usar várias camadas de roupa de preferência de lã ou bombazine. Quanto a cores aconselhamos o azulão que continua na moda e os padrões com riscas. A nível de calçado aconselhamos o senhor a não usar botins, porque lhe fazem a perna mais curta.


Solange Lopes - Funcionária da Loja do Gato Preto do Odivelas Park. ____________________________________________________________________

Olhe, isso a mim tanto me faz, se quiser ir para o Banco que vá. Se não quiser vá para as consultas externas ou para as enfermarias, que também lá há muita falta de médicos. O que é preciso é que acabem com as filas de espera. Agora acho é que os hospitais não deviam fazer abortos. Ah! E também acho que os homossexuais não deviam poder adoptar crianças nem animais domésticos. Sobretudo caniches, que é um animal que já de si tem tendência para amaricar.


Pinto da Costa - Pessoa exímia a contar anedotas e a pedir batatinhas.
____________________________________________________________________

Não sei se vou para o banco, Villas-Boas ainda não divulgou a equipa.


sexta-feira, 1 de abril de 2011

Rigorosamente verdade

FC PORTO OFERECE ASILO POLÍTICO A VALE E AZEVEDO


Segundo noticiava há dias a imprensa portuguesa, João Vale e Azevedo terá arranjado uma forma de escapar ao julgamento do processo em que é acusado de desviar quatro milhões de euros do Benfica. Em Inglaterra desde 2008, declarou residir numa morada que nem os ingleses conhecem e a justiça não o consegue notificar.

No entanto, uma investigação Footbicancas/Prof. Fofana/CSI Las Vegas descobriu que o inolvidável ex-presidente dos encarnados aceitou a oferta de asilo político do FC Porto e encontra-se, há algum tempo, a residir na cidade invicta. Fonte próxima da prima de um porteiro da Torre das Antas confirmou que Vale e Azevedo habita num T3 da Câmara do Porto no Bairro do Aleixo com a renda simbólica de três euros mensais. Vive do subsídio de reinserção social. Foi seleccionado para receber gratuitamente um computador Magalhães. E diz ser Jonathan Orta-Osório, o português que dirige o Lloyds Bank a convite do governo britânico.

“Um homem que fez tanto para destruir o Benfica tem a gratidão eterna do FC Porto. Além disso, toda a gente sabe que o bafo protector do Dragão afugenta todos os agentes da justiça, procuradores, PJ e Correio da Manhã”, disse Pinto da Costa à nossa equipa de detectives forenses.

Em todo o caso, ao que também apurámos, a adaptação às contigências do asilo portista não está a ser fácil para o magnate da finança. Jonathan anda amargurado, sente-se longe de Wimbledon, tem saudades do Bar do Hotel Savoy e, além de uma possível candidatura à segunda volta das eleições do Sporting, pondera dedicar-se à pesca na marginal do Passeio Alegre ou comprar um Bentley ou assim. Em contacto via SMS com o Footbicancas, Vale e Azevedo, aliás, Jonathan foi esclarecedor: “tou a ficar nhónhó com isto. Tenho de fazer qualquer coisa!”

Parece mentira, mas pode o estimado leitor acreditar que o que acaba de ler é a expressão pura da verdade. Em geral, o dia 1 de Abril existe para dizer umas mentiras a brincar porque para mentir a sério há o resto do ano. No entanto, como os nossos leitores bem sabem, o Footbicancas imita os jornais a contrario: notícias falsas a brincar, é durante o ano; 1 de Abril é para verdades a sério.

E é em abono da verdade que deixo aqui uma confidência: Vale e Azevedo - ou Jonathan Orta-Osório, não sei ao certo - vai estar no próximo domingo no camarote do estádio da Luz a assistir ao Benfica – Porto, com a mulher. Clandestinamente, é claro, e ambos com grande descrição: ele disfarçado de Abel Faisal Xavier, ela de Lady Gaga. Rigorosamente verdade. Juro e assino.

Quincas Berro d’Águia