quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Toques de Cabeça


QUERIDO PAI NATAL

Sei que és meu amigo. E sei-o pela melhor das razões: porque sim. E sei também que me perdoas por não acreditar em ti. Em todo o caso, pela cor da indumentária que vestes (e isso é talvez o que mais temos em comum), tanto um como o outro, sabemos que, com conta e medida, o benfiquismo ainda é capaz de ser o menor dos defeitos humanos.

Escrevo-te estas linhas para te pôr ao corrente de umas desconversas que me têm trazido profundamente apreensivo, sobretudo porque, a serem verdade, põem em causa o teu proverbial sentido de justiça. O caso é que andam por aí uns vizinhos a dizer que os obsequiastes antecipadamente. Um, na sequência duma arbitragem à Dragão, falou em “prendas antecipadas” ao FC Porto; este, por sua vez, sem sequer negar, respondeu que “As prendas de Natal para o Sporting foram dadas no fim do Verão”. O futebolês, em Portugal, sempre foi um idioma cifrado, portanto, eu nem sei ao certo do que é que eles estão a falar – mas eles sabem. E o certo é que a nós ninguém nos deu nada, só nos tiraram, e não foi pouco.

Quero dizer-te, porém, que não imagino ver o teu nome envolvido em tais dislates, mas temo que aqui em baixo ninguém me dê ouvidos se te mantiveres nas divinas tintas e não corrigires rapidamente as propaladas injustiças. Assim, Pai Natal, para amanhã, quando passares por cima das chaminés dos clubes de futebol, a minha lista de recomendações é a seguinte.

1. Concede aos adeptos portistas a capacidade de compreender que não é pelo volume do resultado que, nós, benfiquistas, deixamos de estar ao seu lado nos sentimentos, tão insistentemente expressos, acerca do tal jogo dos 5-0. Têm razão, sim senhor: a arbitragem foi isenta, e isso só pode ser considerado um escândalo. É raríssimo um jogo no Dragão em que a equipa da casa não é beneficiada. Como é que a Liga ousou não respeitar as tradições ancestrais! Inadmissível.

2. Já agora, não te esqueças de conceder também a sua papidade o presidente do Porto boa saúde e clarividência de espírito no Ano que vai entrar, a fim de ele poder continuar a elucidar-nos, principalmente em matérias relacionadas com a verdade desportiva e com a gestão do plantel do Benfica. Pelo Natal, época de circo, é-nos indispensável . É que os palhaços fazem-nos rir, e esse senhor também.

3. Ao Sporting, em primeiro lugar, vê se concedes o tal “pinheiro” pedido por Paulo Sérgio para o ataque leonino, já que disso depende a possibilidade de o clube sanear as finanças através do recurso aos apoios comunitários a fundo perdido, previstos para a lavoura.

4. Mas vê se se concedes também aos sportinguistas a capacidade de continuar a acreditar na estratégia de futuro do presidente Bettencourt, quando este diz que os adeptos não devem pensar nos pontos perdidos mas apenas nos pontos que vão perder. Chama-lhes a atenção que Bettencourt disse que os sportinguistas iriam ter muitas alegrias nesta época, e a prova de que tinha razão foi a vitória do Porto sobre o Benfica.

5. Finalmente, peço-te que deixes um sofá em Alvalade. Sim, uma cadeira; a fim de evitar a repetição de um lapso bem desagradável ocorrido no último Sporting-Porto, que foi o facto de o Pinto da Costa, na tribuna de honra, se ter sentado em cima do Bettencourt julgando que era um pouf.

6. O campeonato está difícil para os encarnados. Mas é importante não esquecer que se trata de uma competição muito dura e longa. Será preciso Jesus sair para Deus começar a ajudar o Benfica? Não acredito. O Criador anda mas é a pregar partidas ao génio da táctica. E, com todo o respeito, são das de mau gosto. Podes dizer-me o que realmente se passa? Temos o campeonato, a taça de Portugal, a taça da Liga e uma taça UEFA para ganhar. Todos sabem, e os que não sabem sentem-no como evidência desarmante, que Jesus é capaz de nos salvar. É esse o significado da festa, amanhã. Mas se puderes pôr uns paus nas rodas do Villas-Boas, seria mais fácil. É esse o meu último pedido.

Beijinhos.

JMMA

3 comentários:

  1. Louvável sentido de humor, nos dias que correm.

    Temo, todavia, que o 'Pai Natal' não vá nestas cantigas...

    É que não é com duas tretas, que o homem se deixa enganar!

    Além do mais, sei de fonte segura que, face ao assédio que vem sendo colocado ao 'Pai Natal' neste defeso por todos os benfiquistas,'Pinto da Costa' e seus pares entraram já na jogada, tendo garantido para o FCP os seus direitos (pelo menos desportivos) para os próximos anos.

    É o que dá haver quem sempre fique à espera do... 'Pai Natal'.

    E note que, ao que me foi assegurado, a cláusula de rescisão está ao nível da do 'Mantorras', havendo até quem afiance que o 'Pai Natal' poderá muito bem vir a ser o novo 'Eusébio'...

    Consta que o 'Pai Natal' terá assumido ser - pelas vestes - 'Bermelho' desde pequenino, mas que se sentiu desvinculado de quaisquer obrigações para com o clube do "coração", assim que soube que o Presidente deste era... portista!

    Resta-vos pois o circo, o ESPECTÁCULO, e os palhaços, o que não sendo o céu, não causará por certo surpresa ou dano.
    No fundo, é tudo uma questão de hábito, e hábito é coisa que não vai faltando. Verdade???

    ...

    A todos deixo votos sinceros de um Bom Natal, em família, pleno de Paz, Saúde, Ventura e Felicidade.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Confirma-se, então, que o Pinto da Costa comprou o Pai Natal. Bem me queria parecer. Oxalá o contrato tenha sipo apenas por um ano e sem direito a opção, senão estamos fritos.

    Votos de Bom Ano (tradução: oxalá o Porto consiga o 2º lugar).

    Abraço
    JMMA

    ResponderEliminar