sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Toques de Cabeça



ADEUS, ATÉ PARA O ANO
Por JMMA



Cumprido mais um ano de Toques de Cabeça, chegou a altura de fazer algum balanço, agora que me despeço desta rubrica e dos meus dois leitores (incluindo eu próprio), até regressar no ano que vem, com uma nova rubrica, absolutamente igual a esta, e, espero, com os mesmos leitores absolutamente iguais a estes.

Tentei, durante estes 365 dias, ser igual a mim mesmo, um JMMA que não tenta enganar ninguém sobre a sua identidade clubística, que é sobre ela completamente transparente, isento e independente. Poderia ter arranjado um pseudónimo mais expressivo, Dragon Ball, por exemplo (embora de dragons esteja o mundo cheio) ou mesmo Pinto C’Est Moi, por exemplo, mas este exemplo não seria exemplo para ninguém.

Assim, durante 365 dias, limitei-me a ser eu próprio, um assíduo e pertinaz crítico da realidade futebolística portoguesa (com o), objectivo quando não tinha de o ser, e sincero quando não tinha de o ser. E fui, durante estes 365 dias, o cronista mais lido, comentado e discutido do mundo de língua futebolesa e quiçá (como diria o grande domador de leões Paulo Sérgio) de todo o mundo, incluindo o Footbicancas, já que todos os outros cronistas meus colegas, no ano que passou, primaram pela assiduidade na ausência. Portanto, Toques de Cabeça C’Est Moi, e, de um modo geral, a verdade C’Est Moi também, embora a concorrência persista em ignorar-me. A “Águia de Ouro” - Nobel benfiquista - dará cabo deles.

Sei que Toques de Cabeça acordou muita gente para a realidade, e sei também que se um elefante..., três elefantes acordam muito mais. Por isso, fiz rodar alguns talentos suplementares por rubricas alternativas, tipo equipa B, como “Inquérito” e “Falar Verdade a Mentir”. Sempre, porém, com a mesma isenção e objectividade do benfiquista que sabe ver as coisas. Ou do benfiquista que, pelo menos, sabe uma coisa: é que, em futebol, o comentário objectivo e as conversas entre adeptos são tão parecidos, tão parecidos, como a Bíblia e a Playboy.

E prontos. Assim me despeço. Não, porém, sem antes desejar aos meus respeitados rivais que em 2011 vejam os esforços dos vossos clubes plenamente coroados de êxito: para o FCP, na luta pelo segundo lugar do Campeonato, evidentemente; e para o Sporting, na consagração como o quarto grande. Evidentemente.

Até para o Ano!

2 comentários:

  1. Bom Ano 2011, caro JMMA.

    Devolvo-lhe, a dobrar, os desejos que aqui expressa, salvo as devidas correcções que, estou certo, compreenderá.

    Tudo de bom para si e para o seu 'Benfica'.

    Afinal, eu não posso esquecer que em minha casa, não vencendo o 'meu' Porto, há alguém com quem em boa hora decidi partilhar os meus dias, que deseja ardentemente ver o 'seu' Benfica vencer. E há ainda alguém que ilumina os meus dias e que, não vencendo o 'meu' e 'seu' Porto, por amor à mãe torce pelo Benfica.

    E será o futebol (paixão que todos partilhamos) mais do que isto mesmo?!?

    Reiterando os sinceros votos de um excelente 2011, deixo-lhe um abraço, que aproveito para estender, com análogas motivações, também ao 'J. L. Marques' e ao 'Vitor Peliteiro'.

    À Vossa !!!
    JCR

    ResponderEliminar
  2. Meu caro JCR,

    Você acaba de me dar a ler a mensagem mais sensibilizante que alguma vez vi escrita neste blogue. Ser benfiquista, ser portista, ser sportinguista, ou o que for - oh que defeitos!-,só podem ser entendidos assim.

    Como costumo dizer, o futebol é apenas a mais importante das coisas sem importância.

    Bem haja.

    ResponderEliminar