quinta-feira, 15 de dezembro de 2005

Colunista Convidado, por Tiago Borges


Parabéns LFV !

Chamam-lhe “orelhas”, gozam com o seu passado, com os clubes do qual é (ou foi) sócio, com o negócio dos pneus, com as suas bengalas de linguagem… no entanto existem pelo menos 6 milhões de pessoas em Portugal (e mais alguns milhões na Diáspora Portuguesa e restante mundo) que deviam estar agradecidos ao que este Homem fez pela Maior Instituição Portuguesa.

Benfiquista desde que me lembro, a minha infância com consciência coincidiu com um período desportivamente fulgurante do Glorioso. Equipas de sonho, treinadores de classe mundial (Eriksson que saudades…), o “inferno da luz”, faziam com que o Benfica ganhasse regularmente a nível nacional, já nessa altura um domínio repartido com o Porto, e que tivesse uma presença internacional que só ficava a dever à década de ouro de 60 (duas finais das taças dos campeões em 88 e 90, e uma final da UEFA no início da década de 80, todas desgraçadamente perdidas). No computo geral, nada que envergonhasse, muito pelo contrário, a história da Intituição.

No entanto, uma série de erros de gestão e de direcções incompetentes/megalómanas prenunciavam algo de negro (desde o fecho do 3º anel, à “carolice” de Jorge de Brito, passando 2º pior presidente da história do Glorioso a seguir a “we know who”, Manuel Damásio).

A estes exemplos de má gestão soma-se a emergência em pleno, na década de 90, de um poder oculto no Futebol Português que começou a ser arquitectado cuidadosamente desde os anos 80, que escandalosamente alterou a verdade desportiva durante muitos anos, e que só agora parece estar a deixar de ter influência nos resultados desportivos, mercê das investigações “douradas” em curso… mas isso dava outra crónica.

O resultado da soma destes factores foi A Década Mais Negra, onde nada ganhámos, éramos motivos de chacota pelos resultados, pelo incumprimento de compromissos, pelos ordenados em atraso… por tudo.

Até que o Sr. LFV, trazido para o clube ao colo pelo Dr. Vilarinho, chegou ao SLB, e a pouco e pouco foi realizando a todos os níveis um trabalho notável de recuperação da auto-estima e confiança da nação benfiquista. Em 3 anos, na sequência de uma política desportiva coerente e da implementação de uma gestão profissional no clube (todo o potencial estava lá), passámos de uma equipa que nada ganhava, que não tinha jogadores na selecção, e em quem ninguém apostava um Centavo, a actual campeão nacional, a maior fornecedor de jogadores para a selecção e a ser o clube com maior consistência exibicional em Portugal. A nível institucional recuperou o respeito e a honorabilidade do clube, lançou iniciativas de inegável mérito como o Kit Novo Sócio, concluiu o Centro de Estágio (que não foi oferecido por nenhuma Câmara Municipal), e tem sido incansável a divulgar o Benfica em Portugal e no Mundo.

A ânsia de ganhar e de deitar para trás todos os anos perdidos era tanta que até me emocionei quando o Benfica ganhou uma simples Taça de Portugal ao Porto há dois anos. (e não fui o único). E o que dizer da festa nacional que foi a comemoração do Título do Benfica?

Para refazer a história, só faltava o Benfica voltar a afirmar-se na Europa, depois de anos a ver jogar e brilhar os Rivais… pelo que aconteceu na fase de grupos da Liga dos Campeões deste ano, já estivemos mais longe.

Por tudo isto… Obrigado LFV!

11 comentários:

  1. O SLB está a ter sorte ao ter dois discípulos do Papa. Isto porque o LFV era um grande amigo do PC, logo aprendeu com ele e o José Veiga é um antigo sócio do FCP e um antigo presidente de uma casa do FCP.

    ResponderEliminar
  2. Ao caríssimo autor desta coluna de opinião:

    "pelo menos 6 milhões de pessoas em Portugal (e mais alguns milhões na Diáspora Portuguesa e restante mundo)":
    Sempre o rei na barriga... lol
    6000000 (slb) + 4000000 (scp) = 10000000(Portugal) ??????? e o resto?

    "Benfiquista desde que me lembro, a minha infância com consciência coincidiu com um período desportivamente fulgurante do Glorioso."
    Já tens idade para ter juizinho, não?

    "No entanto, uma série de erros de gestão e de direcções incompetentes/megalómanas prenunciavam algo de negro"
    Ah... mas esta é realista!!!
    -300.000 kits
    -Campeões europeus (antes do king bater a bota)
    -dream-team que vai assombrar o futebol europeu (orelhas dixit)

    "A estes exemplos de má gestão soma-se a emergência em pleno, na década de 90, de um poder oculto no Futebol Português"
    Quem? Tens provas?
    Já ouvi chamar muita coisa à incompetência e burrice, mas poder oculto nunca!! Se cospes para o ar podes apanhar com ela em cima!
    A mim parece-me que o poder oculto começa a emergir agora!!!!!

    "parece estar a deixar de ter influência nos resultados desportivos"
    Pois... quando são os outros a ganhar é poder oculto quando somos nós já começa a tar tudo bem!!

    "éramos motivos de chacota"
    Mas deixaram de ser???

    "a actual campeão nacional, a maior fornecedor de jogadores para a selecção e a ser o clube com maior consistência exibicional em Portugal."
    Essa da selecção, todos sabemos porque é que os lampiões dão mais jogadores.

    "lançou iniciativas de inegável mérito como o Kit Novo Sócio"
    AHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAA
    AHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHA
    AHAAHHAHAAHAHAHAHAAHAHAHAHAAHA
    Depois dizem que não são motivo de chacota!!!

    "até me emocionei quando o Benfica ganhou uma simples Taça de Portugal ao Porto há dois anos"
    Pois... clubes pequenos são assim.

    "só faltava o Benfica voltar a afirmar-se na Europa,"
    Só faltava? Porquê? Já não falta?
    Só porque passaram aos 1/8 final com uma paia do tamanho do mundo?
    Ou pq ganharam ao MU? Isso já outros fizeram e não se gabaram tanto!

    Vocês, galinholas, vivem noutra dimensão... noutro mundo!
    Às vezes nem sei se deva ter pena ou se me deva rir.
    Tadinhos...

    ResponderEliminar
  3. Acho que o anterior comentário do Sr. "Pedorido" (!!!) merece algumas considerações:
    - 4000000 de Sportinguistas? Em que mundo é que o caríssimo vive?
    - Quanto ao nº de Benfiquistas, só pode duvidar quem se escondeu debaixo da cama no dia que o Glorioso comemorou o título;
    - Quanto aos Kits, no máximo pode-se distinguir a gestão das expectativas feita pelo LFV (ainda tem a aprender neste capítulo), não a iniciativa em si;
    - Quanto a não ver o que se passou nos últimos 20 anos, só posso comentar ao caro amigo que pior cego é o que não quer ver;
    - Quanto aos motivos de chacota, cada um diverte-se como pode;
    - Clube pequeno: sem comentários;
    - Quanto à afirmação na Europa, basta ver qual o clube que, apesar de tudo, continua a ser o mais conhecido de Portugal.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  4. Caro Tiago Borges,

    Por mais que lhe custe a aceitar (a si e aos seus correligionários) as (ácidas) afirmações do Pedorido são bastante pertinentes!

    Fiquei com dúvidas em relação ao "poder obscuro" que menciona.
    Refere-se aos anos 60 em que o slb era, claramente, o clube do regime? Aos anos 70 em que o melhor "liner" em Portugal era o Humbero Coelho (cada vez que levantava o braço, o árbitro apitava off-side)? Ou a qualquer outro período da nossa "estória" futebolistica?!?

    ResponderEliminar
  5. Caríssimo Tiago Borges:


    - 4000000 de Sportinguistas? Em que mundo é que o caríssimo vive?
    Vivo em PEdorido.

    - Quanto ao nº de Benfiquistas, só pode duvidar quem se escondeu debaixo da cama no dia que o Glorioso comemorou o título;
    Certamente que não me vai dizer que saíram 600000 à rua???

    - Quanto aos Kits, no máximo pode-se distinguir a gestão das expectativas feita pelo LFV (ainda tem a aprender neste capítulo), não a iniciativa em si;
    Nesse capítulo e em muitos outros.

    - Quanto a não ver o que se passou nos últimos 20 anos, só posso comentar ao caro amigo que pior cego é o que não quer ver;
    O que se passou nos últimos 20 anos foi um completo domínio do FCP.
    O que quer dizer com cego? Que quando os lampiões dominavam era com batotas ou corrupção? Só se for!!

    - Quanto aos motivos de chacota, cada um diverte-se como pode;
    Eu divirto-me com o benfica.

    - Clube pequeno: sem comentários;
    Nem precisa.

    - Quanto à afirmação na Europa, basta ver qual o clube que, apesar de tudo, continua a ser o mais conhecido de Portugal.
    Quanto a isso, é bastante discutível... Felizmente viajo bastante e esse mito que o benfas é o mais conhecido, começa a desvanecer-se.

    Cumprimentos
    Para si igualmente!

    ResponderEliminar
  6. Excelente post... estou 100% concordante.

    Aliás já era para ter editado um post com todas as ideias por ti explanadas.

    Neste momento não tenho muito tempo para comentar, mas não queria deixar de te dar os parabéns.

    Relativamente aos comments da "oposição" são tão ridiculos que acabam por se descredibizar a eles próprios... parecem os comunistas.

    Mais tarde comentarei com mais disponibilidade

    ResponderEliminar
  7. Que fotografia sexy Luis!!!
    Se não tiveres namorada, avisa!!!
    Gostava muito de conhecer!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Com caneco. A barraca está pegando fogo.
    Apesar de tudo, o orelhas acaba por ter algum mérito. Mal ou bem já ganhou alguma coisa. Mas oh Luis, a oposição parece comunista? Não serão vocês? O Porto tem ganho tudo e mais alguma coisa. É certo que a nível interno o slb ainda tem mais títulos. O mesmo já não acontece a nível europeu, pois o Porto já é líder. Mesmo assim, vocês ainda se continuam a achar os maiores do mundo. Ainda na Segunda Feira, os títulos dos jornais eram: "Benfica já é 5º!". Oh valha-me deus...
    Relativamente à obscuridade, não foi era o Benfica que tinha um jogador que estava impedido de sair do País por imposição estatal?

    ResponderEliminar
  9. A analogia aos comunistas, está relacionada com argumentação do contra.

    Quase todos os parágrafos foram criticados.

    ResponderEliminar
  10. Criticados não, desconstruídos!

    ResponderEliminar
  11. Parece que a minha foto já está a fazer furor!!!

    Vou fazer um clube de fãns. :)

    Me liga, vai!!!!

    ResponderEliminar