PORTO ALEGRE
Por JMMA
Graças aos préstimos dum jornalista da área do desporto que solicitou anonimato para ninguém saber que foi através do jornal ‘O Jogo’, o FootBicancas teve acesso antecipado ao programa oficial das comemorações relativas ao aniversário do FCP, neste domingo. Apraz-nos, assim, antecipar em primeira-mão algumas iniciativas de maior simbolismo que irão assinalar a efeméride. Não podendo referir todas, destacamos aquelas que parecem melhor traduzir o ideário olímpico de concórdia e espírito desportivo.
Sessão de Abertura: O trono com a letra M que Madona trouxe a Lisboa no domingo passado rumou ao Porto e vai ser posto num andor para levar Madaíl à tribuna de honra das comemorações. «O homem é um faz-de-conta, mas quando faz-de-conta, faz-de-conta muito bem», explica o folheto da sessão, acrescentando: «Temos que aceitar que o que ele não faz pelo futebol (clube do porto) … não faz ninguém».
O discurso inaugural, a proferir pelo presidente, terá dois momentos altos. O primeiro será quando o orador, numa de anjinho, vai chamar «vermes» àqueles que não lhe aparam as manhas. O outro deverá ocorrer no momento em que for anunciada a participação do FCP na Red Bull Air Race. «Quem se habituou a fintar a UEFA também é capaz de andar num avião destes», sustenta P. Costa, propondo-se ele próprio pilotar a aeronave. Inteiramente de acordo, dizemos nós. As voltas, reviravoltas e mortais encarpados que salvaram a inscrição na Champions, foram muito mais acrobáticos e arriscados que qualquer exibição da Red Bull. Força Porto!
A culminar esta parte das comemorações suceder-se-á o içar de bandeiras (a arder) dos clubes amigos, na porta principal do Dragão. Cerimónia a realizar ao ritmo da célebre Haka Barrosã, inspirada na tradicional dança da equipa neozelandesa de râguebi, pelo grupo «Chouribebes», de Montalegre.
Conferência dos Direitos do Homem do Norte: Subordinada ao tema ‘Não Toquem no Papa’, terá a participação de eminentes juristas de renome internacional, entre os quais, o ex conselheiro presidente da justiça federativa, António Gonçalves, para os amigos, António Gonçalve-nos. Em mais um desafio ao senso comum, o orador demonstrará por a+b, e com toda a isenção, como é que o acórdão do TAS, inocenta definitivamente o FCP quanto à matéria de facto – coisa que ainda ninguém percebeu, a não ser o jornal O Jogo e o nosso caro Vítor.
Outro ponto alto das comemorações será a palestra a proferir por de Pinto de Sousa, o amigo das Caldinhas e ex presidente da liga de árbitros, em que o autor se propõe versar um tema que lhe é caro – o sempre actual e sempre polémico «pénalte jacking».
Entre os assistentes deste evento serão sorteados dez exemplares do novo livro de Felícia Cabrita, «Afinal Ainda Havia Outra». Baseada em revelações atribuídas a uma segunda irmã de Carolina, recentemente descoberta na aldeia minhota de Varrascos de Cima, a obra demonstra por a+b, e com toda a isenção, que essa história da «primeira-dama» foi tudo tramóia. O P. da Costa nunca conheceu a senhora. Quem andava com ela era o gordo do «Preço Certo». Manuel de Oliveira vai ser contactado para fazer um filme.
Da participação dos clubes amigos nas comemorações pouco se sabe. Apenas podemos avançar que o clube da Luz, onde tanta gente há também que pede meças em concórdia e olimpismo, se irá associar aos festejos. Pelo menos, um grandioso número de magia e fogo de artifício tendo como palco um autocarro – «Auto-bus au Flambé» –, poderá estar a ser organizado. Haja alegria!
Não sei se ria, se chore.
ResponderEliminarSe não fosse português, não acreditava que fosse possível tanta vigarice junta...
É o que temos, infelizmente. Mas para alguns, isto é uma cabala. Nunca aconteceu. O que interessa é ganhar. O resto, que se lixe!
"Até os cumemos, carago!!"
Haja alegria e dor de cotovelo! e da minha parte, só lhe desejo as duas coisas JMMA.
ResponderEliminarAlegria porque a merece (até porque fez anos há poucos dias - Parabéns, uma vez mais).
Dor de cotovelo porque acho que eu mereço. É que a sua dor de cotovelo será a minha alegria (em matéria futebolística, entenda-se)!
Querem ver o TAS também está comprado?