quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Toques de Cabeça

PORTO ALEGRE


Por JMMA



Graças aos préstimos dum jornalista da área do desporto que solicitou anonimato para ninguém saber que foi através do jornal ‘O Jogo’, o FootBicancas teve acesso antecipado ao programa oficial das comemorações relativas ao aniversário do FCP, neste domingo. Apraz-nos, assim, antecipar em primeira-mão algumas iniciativas de maior simbolismo que irão assinalar a efeméride. Não podendo referir todas, destacamos aquelas que parecem melhor traduzir o ideário olímpico de concórdia e espírito desportivo.


Sessão de Abertura: O trono com a letra M que Madona trouxe a Lisboa no domingo passado rumou ao Porto e vai ser posto num andor para levar Madaíl à tribuna de honra das comemorações. «O homem é um faz-de-conta, mas quando faz-de-conta, faz-de-conta muito bem», explica o folheto da sessão, acrescentando: «Temos que aceitar que o que ele não faz pelo futebol (clube do porto) … não faz ninguém».


O discurso inaugural, a proferir pelo presidente, terá dois momentos altos. O primeiro será quando o orador, numa de anjinho, vai chamar «vermes» àqueles que não lhe aparam as manhas. O outro deverá ocorrer no momento em que for anunciada a participação do FCP na Red Bull Air Race. «Quem se habituou a fintar a UEFA também é capaz de andar num avião destes», sustenta P. Costa, propondo-se ele próprio pilotar a aeronave. Inteiramente de acordo, dizemos nós. As voltas, reviravoltas e mortais encarpados que salvaram a inscrição na Champions, foram muito mais acrobáticos e arriscados que qualquer exibição da Red Bull. Força Porto!


A culminar esta parte das comemorações suceder-se-á o içar de bandeiras (a arder) dos clubes amigos, na porta principal do Dragão. Cerimónia a realizar ao ritmo da célebre Haka Barrosã, inspirada na tradicional dança da equipa neozelandesa de râguebi, pelo grupo «Chouribebes», de Montalegre.


Conferência dos Direitos do Homem do Norte: Subordinada ao tema ‘Não Toquem no Papa’, terá a participação de eminentes juristas de renome internacional, entre os quais, o ex conselheiro presidente da justiça federativa, António Gonçalves, para os amigos, António Gonçalve-nos. Em mais um desafio ao senso comum, o orador demonstrará por a+b, e com toda a isenção, como é que o acórdão do TAS, inocenta definitivamente o FCP quanto à matéria de facto – coisa que ainda ninguém percebeu, a não ser o jornal O Jogo e o nosso caro Vítor.


Outro ponto alto das comemorações será a palestra a proferir por de Pinto de Sousa, o amigo das Caldinhas e ex presidente da liga de árbitros, em que o autor se propõe versar um tema que lhe é caro – o sempre actual e sempre polémico «pénalte jacking».


Entre os assistentes deste evento serão sorteados dez exemplares do novo livro de Felícia Cabrita, «Afinal Ainda Havia Outra». Baseada em revelações atribuídas a uma segunda irmã de Carolina, recentemente descoberta na aldeia minhota de Varrascos de Cima, a obra demonstra por a+b, e com toda a isenção, que essa história da «primeira-dama» foi tudo tramóia. O P. da Costa nunca conheceu a senhora. Quem andava com ela era o gordo do «Preço Certo». Manuel de Oliveira vai ser contactado para fazer um filme.


Da participação dos clubes amigos nas comemorações pouco se sabe. Apenas podemos avançar que o clube da Luz, onde tanta gente há também que pede meças em concórdia e olimpismo, se irá associar aos festejos. Pelo menos, um grandioso número de magia e fogo de artifício tendo como palco um autocarro – «Auto-bus au Flambé» –, poderá estar a ser organizado. Haja alegria!

2 comentários:

  1. Não sei se ria, se chore.

    Se não fosse português, não acreditava que fosse possível tanta vigarice junta...

    É o que temos, infelizmente. Mas para alguns, isto é uma cabala. Nunca aconteceu. O que interessa é ganhar. O resto, que se lixe!

    "Até os cumemos, carago!!"

    ResponderEliminar
  2. Haja alegria e dor de cotovelo! e da minha parte, só lhe desejo as duas coisas JMMA.

    Alegria porque a merece (até porque fez anos há poucos dias - Parabéns, uma vez mais).

    Dor de cotovelo porque acho que eu mereço. É que a sua dor de cotovelo será a minha alegria (em matéria futebolística, entenda-se)!

    Querem ver o TAS também está comprado?

    ResponderEliminar