terça-feira, 27 de julho de 2010

Do Outro Lado do Atlântico

AMADORISMO NA SELEÇÃO BRASILEIRA
Por  Vini Martins & Carlos Nogueira

Alguns amigos “tugas” sempre me dizem: “ Se Portugal tivesse a quantidade de jogadores que o Brasil tem, ganharíamos todas copas!.” Pois bem, não seria tão fácil, afinal de contas futebol é um dos poucos esportes onde o melhor nem sempre vence. Mas vamos ao que interessa.

O Brasil teve mais um insucesso em copa do mundo. Para a África do Sul o então técnico Dunga não levou a principal característica do futebol brasileiro - ALEGRIA. Vimos em campo uma equipe sisuda e sem criatividade, e o resultado todos conhecem. Porém, a culpa não é só do técnico. Temos uma confederação com um presidente desde janeiro de 1989, Sr. Ricardo Teixeira, esse sim um dos principais responsáveis pela seleção brasileira. Demitido o contestado Dunga, chegou o momento de escolher um novo treinador.

O processo seletivo para escolher o novo treinador da seleção foi como era de se esperar. O Sr. Ricardo Teixeira simplesmente convidou o técnico Muricy Ramalho para um bate-papo, esquecendo-se de um pequeno e importante detalhe: antes, deveria conversar com o time empregador, nesse caso o Fluminense Football Club. Outro detalhe importante: o convidado em questão é conhecido aqui pelo seu caráter e sua dignidade, além dos títulos conquistados.

O que se viu a partir daí foi mais uma vergonha para o povo brasileiro e uma derrota imposta ao Sr. Ricardo Teixeira. O Fluminense, exercendo o seu direito, não liberou o treinador. E Muricy, mantendo sua postura correta, deixou claro que não iria sem o consentimento de seu empregador, mesmo com a CBF sugerindo pagar a multa contratual.

Por fim, um novo escolhido. Mano Menezes, que estava no S.C. Corinthians Paulista - que tem na sua presidência um aliado do Ricardo Teixeira e que não trairia sua confiança. Sobre o novo técnico, digo que é um ótimo profissional, provavelmente tão bom quanto o primeiro escolhido. Torçamos para que faça um bom trabalho.

3 comentários:

  1. Nos dias de hoje, não acredito que muita gente conseguisse dar um não à canarinha, como fez o treinador do Fluminense.

    Foi realmente uma lição para a arrogância da CBF, e já agora para todos nós.

    ResponderEliminar
  2. Muito interessante, esta janela aberta para lá do Atlântico.

    Curioso também ver como os 'tiques' de cá se replicam lá ou vice-versa. Refiro-me ao facto de o Sr. Ricardo Teixeira presidir à CBF desde 1989!

    Por cá o inefável Madail 'federa' desde 1992!

    Será pandemia?

    ResponderEliminar
  3. Ah grande Vinicius!
    Bem vindo e ficamos a aguardar por mais!

    ResponderEliminar