terça-feira, 19 de abril de 2011

Última Hora


INTERCEPTÁMOS UM E-MAIL DO FMI



From: Poul Thomsen



Subject: Portugal


Doutor Strauss Kahn, após esta primeira semana em Portugal, envio-lhe desde já um relatório com as minhas primeiras impressões acerca desta embrulhada. Não percebo como este país chegou à situação em que está. De acordo com a sugestão das Finanças portuguesas aguardo com expectativa que o próximo episódio da série “Conta-me Como Foi” (RTP 1) me permita perceber a origem do buraco financeiro em que os gajos estão atolados. O que me desconcerta é, no meio da baralhada, o optimismo do ministro das Finanças. Mostrou-me um estudo que diz que há 31 milhões de portugueses e garante que vai tapar o buraco com a venda de kits de sócio do Benfica. “18 milhões de benfiquistas. Ora cada kit de sócio é cerca de... Ou seja... Vezes 18 milhões dá... Aí... Uns 15... 17.... e vão três... São... Mil... É... Eeeehhh... É fazer as contas”, explicou o ministro dos Santos.


A União Europeia acredita tanto nos gajos como na possibilidade de o Olhanense ainda ser campeão nacional esta época. A senhora Merkel disse-me que há sete anos previu tudo o que está a acontecer hoje. Só não imaginou que o buraco do Sporting fosse tão grande. Num envelope timbrado da funerária Servilusa, que chegou esta manhã a Lisboa, a chanceler enviou-me um comentário à situação da SAD leonina, em que admite ter sido ultrapassada pela realidade, em três aspectos: o brilhantismo de um senhor chamado Paulo Futre, que apresenta projectos económicos, o penteado de Djaló (que não sei quem seja) e os seis milhões que o Sporting pagou por Sinama Pongolle.


Esta manhã recebi um aviso importante. Dizendo-se porta-voz duma organização não identificada, um tal de Zé Guilherme Aguiar avisou-me de que continuam as falcatruas na actividade bancária. O Banco de Portugal já levantou vários processos ao Benfica por falsas declarações sobre o valor do seu banco. «Ao contrário do que é comunicado à CMVM, aquele banco de suplentes é só activos tóxicos”, denunciou o porta-voz anónimo. E continuou a denúncia: “Luis Filipe Vieira é o Madoff da especulação desportiva. Tal como o BPN, onde os gestores forneciam dados contabilísticos errados que não reflectiam o valor real da instituição, também esse senhor faz o mesmo: diz que tem lá no banco o Eto’o e o Drogba e quando a gente vai ver, descobre que é só o Luis Filipe e o Kardec”.


E para cúmulo ainda há alguém (qualquer coisa Couce...) que, por causa de um roubo ou não sei quê lá para o Norte, avisou-me publicamente de que para bem de Portugal “era bom que a equipa visitada ficasse no banco do lado esquerda e a visitante do outro lado”. Sei lá eu em que lado estou! Este país assusta-me. Mas come-se aqui bem.


Ass. Thomsen


* Por Zé Bento, pessoa que também viu o penálte.

Sem comentários:

Enviar um comentário