quarta-feira, 16 de maio de 2007

Académica: 0 - SCP: 2

O Sporting está a jogar muito e bem!!

O Sporting apresentou o seu modelo de jogo habitual, o que já consegue fazer há 4 jornadas consecutivas.

A Académica surgiu com cuidados redobrados, apostando o Manuel Machado em três centrais. O melhor jogador da “Briosa” (não resisti a este “lugar comum”...) foi o Pedro Roma. Aliás, presumo que nas últimas 4 partidas, o mesmo tenha acontecido aos respectivos homólogos de posto, dos adversários do Sporting...

Aos 4’ já o Sporting vencia depois de uma excelente incursão de Nani pela esquerda com o “31” a finalizar. Aos 7’ Pedro Roma defende uma grande penalidade que a ter sido convertida, com toda a certeza, ditaria o vencedor da partida. A fluidez de jogo e a beleza da troca de bola a meio-campo do Sporting, manietava por completo qualquer tipo de reacção a que a Académica aspirasse. Este ascendente era de tal forma sufocante e evidente que obrigou o Manuel Machado a alterar a estrutura da equipa aos 25’. Desde a entrada do Veloso (com a ocupação de espaços, as rápidas mudanças de flanco e, principalmente, pela falta de medo que demonstra nos passes para a frente) que o meio-campo do Sporting assumiu uma qualidade impressionante. Se atendermos à faixa etária dos seus componentes e à pressão existente nesta altura, esta qualidade atinge proporções assombrosas!!

Ao intervalo o Manuel Machado volta a mexer no onze e troca um trinco (Brum – muito bom jogador) por uma peça com maior apetência pelo ataque (Dame). O sentido do jogo continuou o mesmo. O Sporting a jogar muito e bem e a Académica, principalmente devido ao novo desenho táctico, mais “incomodativa”. Perto dos 80’’ (já a Académica jogava com 3 pontas de lança) o Paulo Bento resolve segurar o resultado e troca o 10 (Romagnoli) por mais um central (Tonel) – sim é verdade, aquele que foi um dos jogadores mais influentes da equipa durante dois terços do campeonato, já há 3 jogos que recuperou da lesão e.. perdeu o lugar! Ao cair do pano, numa jogada de contra-ataque, João Moutinho acaba por enganar Pedro Roma (esperava um cruzamento para o Liedson) e fechar o marcador nos 0 – 2.

Independentemente do que possa acontecer na próxima jornada (nunca tinha assistido a um campeonato tão disputado (muito por culpa do Jesualdo...), uma vez que entre dos três primeiros classificados, as três posições continuam a ser uma hipótese!!!), já me encontro muito satisfeito com o desempenho da equipa – as contratações do defeso foram o Farnerud, o Alecsandro e o Bueno. A contratação de Inverno foi o Pereirinha(!!!!!). O Tonel, como referi anteriormente, pilar fundamental da equipa durante o primeiro terço do campeonato, lesionado quando falta jogar com os dois rivais mais directos. Parabéns Paulo Bento! Parabéns Academia!

Sem comentários:

Enviar um comentário