quinta-feira, 3 de maio de 2007

Porque há vida para além do futebol

«Quantas mais mortes, violações e vidas destruídas no Darfur serão necessárias para que a comunidade internacional actue de forma a pôr fim a esta situação?

Desde 2003, o Darfur, no Sudão Ocidental, foi envolvido num conflito mortal. Várias centenas de milhares de pessoas foram mortas ou seriamente feridas. Mais de dois milhões de pessoas foram deslocados e vivem em campos de deslocados no Sudão ou em campos de refugiados no Chad; mais de 3,5 milhões de pessoas dependem da ajuda internacional para sobreviver.

António Guterres, o Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados descreveu a situação no Sudão e no Chad como “o maior e o mais complexo problema humanitário no mundo.”

Deixe bem claro ao mundo que não virará a cara quando milhares de civis continuam a perder as suas vidas, e a violação e outras violências sexuais continuam a ser utilizadas como armas de guerra.»



PS: O Objectivo é replicar este post pelo maior número de Blogs possíveis. Este Post foi-me enviado por Trenguices.

2 comentários:

  1. Anónimo4/5/07 11:42

    Saúdo a introdução desta mensagem no blogue. (Oxalá não fosse necessária.)

    O sentido de justiça é inerente ao espírito do desporto. E nem sequer é incompatível com as preferências clubísticas. Sempre achei, aliás, que o futebol pode muito bem ser uma janela através da qual é possível olhar o mundo para melhor o compreender. Assim sejamos capazes de ver para lá das quatro linhas onde joga o nosso clube.

    Diz o título que «Há vida para além do futebol». No Darfur, infelizmente, para ser mais preciso, talvez devessemos acrescentar «Ainda...» !

    Diria eu também que o futebol não é só bola. Tão-pouco o é a nossa cabeça, se bem que redonda.

    Vou informar-me, obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo4/5/07 15:02

    António Guterres, o Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados descreveu a situação no Sudão e no Chad como “o maior e o mais complexo problema humanitário no mundo a par da actaul classificação do slb!

    ResponderEliminar