sexta-feira, 4 de junho de 2010

O QUE SEMPRE QUIS DIZER, MAS NÃO TIVE TEMPO


É verdade, ultimamente tenho andado completamente debaixo de água. Entre o nascimento de um novo sócio Portista até ao muito trabalho, não tenho tido tempo para o Blog. Sendo assim, vou escrever alguns Post’s com coisas do passado, tipo “FootBicancas Memória”. São assuntos sobre os quais quis escrever, mas que no momento não tive tempo. O primeiro deles, Jesualdo Ferreira.

O Tri-campeão saiu do FCP. Se querem a minha opinião, digo-vos que não concordei. Fiquei, aliás, com muita pena! O Jesualdo sempre foi um grande profissional e sempre defendeu o Porto de todas as maneiras e feitios. O que muitos consideravam como “vendido”, eu sempre o considerei como profissional. O Jesualdo sentiu na pele o que é ser relativizado. Relativizar vitórias, relativizar campeonatos, relativizar passagens sucessivas aos oitavos (no mínimo, foi esta a bitola dos últimos anos) da Champions, relativizar os sucessos individuais dos seus jogadores, relativizar o facto de o Porto não ter uma época a seco há anos e anos, relativizar resultados financeiros positivos, etc, etc. Jesualdo sentiu tudo e isto e, claro está, denunciou-o várias vezes. É chato, é verdade e custa ouvir.

Não me esquecerei também da forma e do momento que o Jesualdo entrou no Porto. Disse-o várias vezes que, depois do Co Adriaanse ter saído da maneira que saiu, o melhor treinador que o Porto podia ter contratado era mesmo o professor. Era talvez o único que naquele momento conseguia “pegar” no Porto, minimizando o impacto de uma saída abrupta. E confirmou-se. Jesualdo foi tri-campeão, passou sempre a primeira fase da Champions, levou o Porto em uma ou duas ocasiões aos quartos de final da Champions, ganhou taças de Portugal, Supertaças e só não ganhou a taça Lucilio Baptista. Em 4 anos, para além destes títulos, conseguiu ainda valorizar jogadores como poucos. Fez o Porto ganhar milhões e milhões de Euros em vendas, tendo sido precisamente isto que o traiu. Jesualdo conseguiu sempre refazer as equipas, mesmo perdendo 2 ou 3 jogadores chave por ano. Mas este ano correu mal. É que para além das saídas dos jogadores, teve outros problemas que não tinha tido até então, ou seja, lesões, túneis, castigos e flops nas contratações. Foi muita coisa ao mesmo tempo!

Por tudo isto, repito, fiquei com pena da sua saída. Era mais da opinião de ter o Jesualdo mais um ano e depois logo se veria. Como foi embora resta-me, como adepto Portista, agradecer o facto de se ter transformado em Portista como se não houvesse amanhã. Abraço!

3 comentários:

  1. "Mas este ano correu mal. É que para além das saídas dos jogadores, teve outros problemas que não tinha tido até então, ou seja, lesões, túneis, castigos e flops nas contratações. Foi muita coisa ao mesmo tempo!"

    E o Benfica fortíssimo, não conta? Talvez o factor mais importante.

    ResponderEliminar
  2. A minha opinião sobre Jesualdo, expressa aqui por diversas vezes.

    Excelente profissional, bom treinador.

    Discurso artificial, sem carisma. Pensa como os outros (adeptos, dirigentes) querem que pense, e não pensa pela sua cabeça.

    ResponderEliminar
  3. certo, o Benfica muito melhor do que nos últimos anos também contou. Fica a correcção.

    ResponderEliminar