quinta-feira, 12 de janeiro de 2006

Colunista Convidado, por José Manuel Marques

SELECÇÃO DE ESPERANÇAS

Superstição ou não, muitos de nós continuam a engolir as tradicionais passas quando se aproximam as doze badaladas do fim do ano. Afinal o pior que pode acontecer é os nossos desejos não se realizarem… Da mesma maneira, aproveitando o momento da dobragem da primeira volta do Campeonato, expresso nesta coluna algumas das minhas esperanças para a segunda volta que se inicia.

Haveria muitas. Mas já que tenho de fazer uma selecção… Seis é um número redondo.

Assim, na segunda volta do Campeonato:

1. ESPERO QUE o Benfica seja campeão.

Só pode! Quem deu 8 pontos de avanço nas três primeiras jornadas, jogou a maioria dos jogos, em sectores-chave, com a equipa B, e ainda assim fecha a primeira volta ombro a ombro, cá em cima – evidentemente que o «campeão de Inverno» é o SLB. E também o será na Primavera, pois ´tá claro!

2. ESPERO QUE o manhoso do Pinto da Costa se modere.

Useiro e vezeiro em todas as artes da astúcia e da dissimulação no que respeita a intrometer-se nas contratações do SLB, oxalá não se lembre de fazer o mesmo com os fornecedores de equipamento e de chuteiras. Já imaginaram a desvergonha: O Benfica a alinhar com 11 jogadores nus até ao pescoço. Com uma agravante: é que o Mantorras nesse caso não poderá ser utilizado… Não está acostumado a fintar com três pés!

3. ESPERO QUE o Paulo Bento não deixe de ler a última aventura do Asterix.

E quanto antes! O rapaz bem se pode inteirar rapidamente dos truques do, como ele, pequeno gaulês. Caso contrário, está feito ao bife: «O Céu Caiu-lhe [mesmo] Em Cima da Cabeça». Seja sob a capa do auto denominado «Movimento Sporting Renovado», seja sob a forma de estirpes altamente nocivas do «vírus balneárius», os «toto-ratos» (guerreiros robôs dos nagma) já aí andam.

4. ESPERO QUE seja publicada a segunda edição, revista, da biografia do Victor Baía.

Com prefácio de Scolari, esta edição virá enriquecida com uma rectificação importantíssima. Afinal, apesar de portista, Victor Baía nunca deixou de ser do Benfica. Isto é, em terminologia sexológica para se perceber melhor: Baía virá assumir-se como adepto bi-clúbico e não trans-clúbico; foi um equívoco. Relacionada com esta revelação fará também uma outra que tem a ver ainda com o polémico lance do jogo Benfica-FCP (campeonato 2004/05). Sim senhor, a bola entrou! Quanto à confusão dos árbitros ele próprio é que a provocou de propósito. Porquê? Com o intuito de agradar aos dois clubes do seu coração: ao Benfica (satisfeito) porque sempre poderá dizer que foi golo, e ao Porto (encantado) uma vez que não contou.


5. ESPERO QUE Vítor Peliteiro se mude para o Benfica em Março.

Pelo menos é o que diz o tarot da Maya. A conversão ocorrerá no Brasil, e o autor da façanha será Mantorras disfarçado de Angelina Jolie, lado A. O hábil benfiquista deslocar-se-á expressamente a João Pessoa, fazendo-se valer no assédio dos poderes persuasivos de uma fantástica, «Gloriosa» Francesinha. À chegada ao Aeroporto de Lisboa o bicanca converso será saudado efusivamente pelos mentores da tramóia, Luís Marques e Felgas. Além de ostentar orgulhosamente uma camisola do Nuno Gomes, o neófito benfiquista exibirá também o seu «kit novo sócio», de modelo especial, porquanto, neste caso inclui uma pulseira electrónica contra possíveis recaídas, com duração prevista para os primeiros cinco jogos subsequentes do dragão. Inverosímil? Aceitam-se apostas no site da Betandwin.com @s-de-francesinhas.


6. ESPERO QUE o povão desfralde as bandeiras.

Em 2004, numa febre contagiante compraram-se e exibiram-se por toda a parte bandeiras verde-rubras. Muitas delas fabricadas na China com as cores e os símbolos aldrabados. Não interessa, foi uma Festa! Espero que se repita lá para Junho. Só uma recomendação: seja qual for o resultado, o povão que não se esqueça de arrear o… símbolo.

Foi chato o que se passou em 2004. Ainda hoje sobram nas ruas e nas janelas retalhos imundos dessas bandeiras, com menos dignidade que um preservativo usado. Parece que à energia mobilizadora que as desfraldou afinal se sucedeu o alheamento e a preguiça de as recolher.

Vá lá, malta, vem aí o Mundial… Toca a remover o preservativo usado. Vamos a outra!

6 comentários:

  1. Engraçado que sonhei com esse filme hoje e acordei sob forma de pesadelo. Não pelo facto de mudar para o Benfica (porque o sonho ainda não tinha chegado a essa parte), mas porque estava numa interessante conversa com a Angelina Jolie, quando ousei passar a mão pelo seu joelho e .........
    senti um parafuso. Pensei: "só pode ser o Mantorras". Foi nessa altura que acordei sobressaltado e só descansei quando vi que tudo não tinha passado de um pesadelo e que continuava a ser Portista!!!

    ResponderEliminar
  2. Mesmo tratando-se dum mero sonho não deixa de ser um bom prenúncio. Que mais seja, confirma a previsão do Tarot. Atenção aos sinais. Daqui até Março ainda falta muito tempo e, a crer nas cartas, certamente outras insistências se seguirão... e ainda bem!

    ResponderEliminar
  3. Acho que é mais fácil o Vitor mudar-se para o clube dos "maricas" do que mudar-se para o Benfica...

    Mas depois de ter conhecimento que o Vitor Baía era do Benfica, já não digo nada...

    Pelo menos uma coisa já têm em comum.......o nome :))

    ResponderEliminar
  4. eu espero sinceramente que um grande amigo nosso recupere a 100% do acidenteque teve.acabei agora de o ir visitar e mal me viu a primeira coisa que me perguntou foi se tinha comprado aquilo(o aquilo eram os bilhetes para o benfica -sporting).que deus ajude esse nossoamigo a ter uma rapida recuperação força NUNO.

    ResponderEliminar
  5. Para mim basta a verificação do primeiro desejo enunciado e Viva o FootBicancas

    ResponderEliminar
  6. para o Sporting Club da Cruz, talvez.... mas para o "vermelhão" (nem me lembro do nome do clube),nunca. O Vitor até so gosta do Binho Berde. ......

    ResponderEliminar