quinta-feira, 28 de dezembro de 2006

VENHA DE LÁ ESSA TAÇA! POR JMMA

Conta-se que as fadas reunidas no 28º dia dum Dezembro como hoje, em volta do modesto berço aonde vagia um tenro infante, recém-nascido, de cabeleira loira, aprovaram em assembleia-geral, sem discussão, as seguintes propostas:

- Ele será prudente.
- Ele será perseverante.
- Ele será lúcido e racional.
- Ele será sensato e realista.
- Ele será ambicioso e responsável.
- Ele será metódico, exigente e selectivo.
- Ele será determinado e orgulhoso; bastar-se-á a si próprio e não contará com mais ninguém além de si mesmo.
- Ele será pouco expansivo, mas íntegro, sério, rigoroso e prático.

Seja, pois, o que quiserem – disse entretanto o progenitor –, numa coisa não transijo:

- Ele será «glorioso», e vou já inscrevê-lo. Tenho dito.

Estas disposições estão todas cumpridas. Aquele tenro infante que já no berço mostrava ser senhor do seu nariz, graças a uma tenacidade férrea, a uma disciplina pertinaz, a uma racionalidade intransigente, é hoje tudo o que as fadas quiseram que ele fosse e mais tudo o que ele muito bem quis ser.

É uma vontade enrolada dentro de um corpo. De olhar directo e firme, apenas as considerações pragmáticas lhe interessam. Pode demorar tempo a fixar os seus objectivos, mas quando o faz, nada o pode afastar deles. Tem que ter sempre um alto cume a conquistar. Gosta de percursos bem conhecidos em vez de atalhos arriscados. Parece ter consciência instintiva das suas capacidades. É metódico e organizado. Planeia as metas a longo prazo, persegue-as com uma persistência incrível e é capaz de ir ao fim do Mundo e esperar até ao fim dos tempos para as realizar. Às vezes muito diplomático, às vezes egocêntrico ou insensível em relação aos outros, gosta de se isolar para melhor explorar todos os seus recursos interiores. Adora umas boas curvas, mas detesta linhas tortas.

E como «glorioso», cumpriu-se o dom. Foi crescendo, crescendo e hoje, quanto a benfiquismo, é uma espécie de Barbas da nova geração. Ainda não sabia o que era um ‘fora de jogo’e já maldizia a imprevidência do pai – apenas vinte e poucos anos mais velho do que ele –, por não o ter inscrito em 1904 (!), como sócio fundador; já subscrevia uma petição à Federação para que os Leões jogassem enjaulados; e já o seu herói preferido era Siegfried, o matador de dragões na canção dos Niblungos (Wagner).

Para ele, não há deus senão Eusébio, e Rui Costa é o profeta. Acredita tanto na viragem do resultado, nem que seja a perder por 3-0 a 3 minutos do fim, como acredita que a nova procuradora vai meter o Pintinho na cadeia de trivela, o Kariaka vai assinar pelo Real Madrid, ou que o Fernando Santos é o Shakespeare do futebol. Quando falta a Luz, passa a noite às claras. Mas está preparado para tudo, até para ser campeão europeu sem ser preciso mudar-se para o Porto.

Exagerei? Talvez. Mas a fantasia não é também realidade? Seja como for, quem conhece o Luís, sabe que é como a Savora, com ele tudo melhora. E sabe que merece um brinde.

Estoira champanhe.
Venha de lá essa taça!
Todos: Hip! Hip! Huuuuurra!

5 comentários:

  1. Bom, em primeiro lugar, desculpa por não ter embrulhado o presente na foto!

    Depois, aos atributos descritos pelo JMMA, falta o amigo do seu amigo (conheces isto de algum lado?)

    A produção do infante não sofreu grandes convulsões a não ser já fora da linha de montagem, quando o inscreveram como glorioso.

    Finalmente, prevejo que para ser campeão europeu só mudando para o Porto porque os 300.000 sócios ainda estão longe.

    Grande Abraço e que contes muitos!!!!


    PS: As Anas também mandam beijinhos!!

    ResponderEliminar
  2. Não é que até pensei que estavam a falar do Pinto da Costa??!!

    Parabéns ao Luís (julgo ser o Marques... certo?)

    AF

    ResponderEliminar
  3. la estarei Às 19:30h....

    ResponderEliminar
  4. Desejos de um Bom Ano Novo de 2007 e .... com mais vitórias do Benfica!

    ResponderEliminar
  5. Desejos de um Bom Ano Novo de 2007 e .... com mais vitórias do Benfica!

    ResponderEliminar