sexta-feira, 9 de abril de 2010

Toques de Cabeça

NA PRÓXIMA SEREI MAIS RACIONAL
Por JMMA

Passei o dia a ler sinais. A manhã alevantou-se solarenga: “Bom augúrio, para quem é bom de bola...”. Ontem foi o dia mais quente da Primavera, um sol redondo de perfeição. Sol rima com quê? Com o Tejo de quem vocês sabem ou com o Mersey de Liverpool? Li, por acaso, que no Paraguai vivem muitos brasileiros, os “brasiguaios”. Que as centrais hidroeléctricas construídas na fronteira em associação com o Brasil (Itaipu) e a Argentina (Yaciretá) fornecem energia abundante e barata. “Talvez os ‘argentiguaios’ do ataque encarnado, logo à noite, acendam a Luz à gente”, pensei. Na televisão, às tantas, alguém perorava “Sobre o Infinito, o Universo e os Mundos”, citando um tal Giordano Bruno, celebridade italiana do século XVI. “Giordano... Cá está, é o Aimar – Pablo Cesar Aimar Giordano – quem logo nos vai abrir as portas do Universo”.

O Benfica vai jogar em Liverpool com o terceiro clube detentor de mais títulos europeus. Não mostra esse palmarés uma nítida vantagem para os ingleses? Não, porque temos também que contar que o Benfica, na Luz, deu 5-0 ao Everton que, por sua vez, já tinha dado 4-0 ao AEK que por sua vez, quinze dias depois, em Atenas, até deu 1-0 ao Benfica. A esse Everton (também ele de Liverpool) o propriamente dito Liverpool, em Anfield Road, só conseguiu ganhar por 1-0, no jogo do campeonato, em cuja classificação os dois clubes apenas distam cinco pontos e dois lugares (6º e 8º).

Entrei em Anfield Road (através da SIC) e imaginei o tabuleiro. Se as casas estivessem marcadas – A10, B6, F4... – preocupava-me. Os ingleses entravam com a coisa estudada, ao minuto 28, como combinado, alguém na casa A8, centrava para a casa E7, onde Kuyt aparecia de rompante... Mas não, os rectângulos eram imperceptíveis, e não estavam numerados. Concluí: ontem era o nosso dia.

Concluí mal, como sempre acontece a quem lê em vísceras fumegantes. Na próxima vou ser mais racional.

Sem comentários:

Enviar um comentário