quinta-feira, 15 de abril de 2010

Toques de Cabeça

BENFICA CAMPEÃO ERRADICA CRISE ECONÓMICA
Por JMMA


Optimismo na economia. Após o derby de Lisboa com que encerrou a 26ª jornada e consolidou a posição do Benfica no comando da Liga, José Sócrates introduziu novo tom no discurso sobre a economia, adoptando um optimismo anteriormente só visto nas suas mensagens de Natal. Apesar da “maior crise económica mundial dos últimos 80 anos, que continua a lavrar”, o primeiro-ministro disse acreditar que há ”sinais claros de recuperação”. Volta a defender o investimento público para criar emprego e tem esperança que o segundo semestre de 2010 já seja de crescimento da economia e do emprego. “Sobretudo se o Benfica se sagrar campeão e Cardozo for o melhor marcador, como é de esperar”.

Segundo Sócrates, o actual primeiro lugar do Benfica abafou por completo os péssimos números da economia. Os jornais e as televisões respiram optimismo. Cardozo é o novo Eusébio, Jesus dá ares de Mourinho e Filipe Vieira é o António Mexia da gestão desportiva, sem prémios nem bónus. Esperto que nem um alho! “Com o défice, o desemprego e o PIB a descambar, um Benfica vencedor é uma espécie de ABS: não deixa que as rodas da economia bloqueiem e entrem em derrapagem. Maravilha”, afirmou Sócrates à saída do Estádio da Luz.

Sobre os alertas entretanto lançados pela Comissão Europeia a propósito do PEC, de que Portugal terá de tomar medidas adicionais para cortar o défice ainda este ano, o primeiro-ministro lembrou que "essas observações são feitas para todos os PEC europeus"."É uma prática muito comum", concluiu José Sócrates, em declarações à RTP.

Também o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, desvalorizou durante a tarde os avisos de Bruxelas, garantindo que “não será necessário" apresentar medidas mais agressivas para cortar o défice. “Tanto mais que Grimi, Miguel Veloso, Matias Fernandez, Postiga e outro gajo que eu não sei quem é, com certeza irão estar no Mundial e, sendo essa a sua grande oportunidade de fugirem do Costinha, está tudo acertado com Bettencourt para que os convocados do Sporting cheguem à África do Sul com a etiqueta de preço e o carimbo ‘rebajas’ ”.

A tributação sobre as mais-valias bolsistas, também poderia ser uma solução. Sobretudo a contar com as acções das SAD. “Mas não vai ser necessário. Carrega Benfica”, disse o ministro.

1 comentário:

  1. O primeiro sector a sentir o efeito anti-crise do Benfica, foi o sector dos Coiratos.

    Este sector, aumentou 26 pontos percentuais (Sporting) face ao mesmo período do ano anterior.

    A Norte do país, o INE regista uma variação positiva de 11 pontinhos percentuais, mas dizem os analistas, com tendência a aumentar já a partir do próximo mês.

    A saber, o Sector do Coirato, é motor da economia nacional, arrastando consigo todos os outros sectores da economia portuguesa.

    PS: Hoje ao pequeno almoço dei comigo a comer um coirato. Sinais dos tempos.

    ResponderEliminar