sexta-feira, 31 de julho de 2009
Domingos "haja" Paciência
Benfica veste Laranja
SLB reduz 43 milhões de passivo
Sim senhor. E eu a pensar que estava a ser tudo gasto em jogadores. Menos 43 milhões de passivo.
quinta-feira, 30 de julho de 2009
Fátima Felgueiras Absolvida
Vou-me abster de dar a minha opinião, porque neste e noutros casos vocês sabem qual é.
Só digo uma coisa. Decididamente no nosso país, vale a pena ser corrupto.
Toques de Cabeça
Por JMMA
Ora aí está uma boa notícia para os sportinguistas: Luciana Abreu assume relação com Djaló. Sim, já é oficial: a Floribella, que no ano passado foi dada quase como certa no harém de Cristiano Ronaldo, nem sei mesmo se não terá feito os testes físicos, acaba de assinar pelo Yannick. O Yannick merece. É simpático, respeitador – e apesar do penteado tipo esfregona, tem aquele sorriso de gajo porreiro para quem tudo está sempre bem. Mas separou-se da mulher, a Ana Sofia, que embora tenha dito que não mais se envolveria com outro futebolista, logo se apaixonou por Fausto, a jogar na Bulgária. Outros dirão que é o dinheiro, mas ela não; ela diz que «é o destino». Para Ana Sofia, um dos maiores desgostos causados pela separação (de Yannick, de quem tem um filho) foi ter ficado sem os seus cinco cães. «Vejo as fotografias deles todos os dias e farto-me de chorar». Coitada.
Menos sorte teve a Filipa Castro, que vê arrastar-se indefinidamente a guerra contra o seu ex – e também ex do Sporting – Beto. Ela avançou com processos para tribunal. Pelo meio há ameaças e até uma suposta noite de amor com Ronaldo. O ambiente nunca esteve tão tenso. «Tive que começar a trabalhar». Coitada, vejam lá a desgraça.
Sorte teve a Gabrielle, casou com Liedson em Junho, tem parto previsto para Outubro, e vai ser uma menina. A Ana Filipa então nem se fala. Prepara-se para voltar a ser mãe – outro craque do plantel leonino inundado em felicidade, Hélder Postiga – e até esteve no camarote VIP a assistir à grande borrada leonina no jogo de apresentação oficial frente ao Feyenoord.
Está bem, amigos, eu sei que vocês se estão nas tintas para a Floribella. Sei que são pessoas pensantes e que as escaramuças judiciais do ex casal Beto não o divertem. As bacoradas da Ana Sofia, as mil e uma noites do garanhão Ronaldo – nada disso lhe provoca mais do que um bocejo. Conheço os meus amigos. Mas notem: estou farto. Farto de revistas «do coração» a falar de futebol; pior, a falar de futebolistas; pior que pior, a falar das mulheres-troféu dos futebolistas. Farto!
E não é por causa da invasão da vida privada. Eu quero tanto saber da privacidade dos jogadores de futebol como saber quantas horas são agora em Kuala Lumpur. Não me interessa. Acho apenas que futebol não é um jogo de mulheres.
Ó fachavor: podia carregar no ‘on’ para começar o campeonato?
Júlio César, confirmado na Luz
Concordo, e já o disse aqui, que o Benfica não estava bem servido de GR. Moreira, Quim e Moretto cumpriam, mas não eram uma mais valia para a equipa. Por isso, cabia no plantel mais um jogador para esta posição, mas obviamente de qualidade incontestável e titularíssimo assumido.
Como não conheço bem Júlio César, abstenho-me de comentar profundamente esta contratação, mas tenho sérias dúvidas que este jogador seja muito melhor que aqueles que o Benfica já tem.
Em contrapartida, se há pessoa que reconheço (e penso que seja unânime) que percebe de futebol é Jorge Jesus. Por isso, deixo aqui o meu aval de confiança a esta contratação, e acompanharei com muita curiosidade o seu desempenho na Luz.
Agora, outra questão se coloca. Para entrar um, saíra outro. Não sei porquê, voto no Quim.
Vida difícil para Sporting
quarta-feira, 29 de julho de 2009
Entrevista de Veron ao "Jornal i"
Entre outras curiosidades, não resisti a transcrever a opinião que tem sobre Aimar.
(...)
E amigos no futebol?
Adoro o Messi, é especial dentro e fora do campo. E há aí um em Portugal: Aimar [Benfica]. Uma vez perguntaram-me quem contratava se tivesse 100 milhões do dólares e respondi Pablito. Tem uma técnica fora do normal e uma visão fenomenal.
(...)
Foot Bicancas no Morumbi!
Comentadores da SIC apanhados a gozar com o Joao Malheiro @ BENFICA TV SIC 2009
terça-feira, 28 de julho de 2009
Miguel Sousa Tavares Dixit na Abola
Mas isso são preocupações dos sócios benfiquistas, se as quiserem ter. E a verdade é que os sócios benfiquistas, que votaram maciçamente em Luís Filipe Viera há poucas semanas, ouviram-no dizer na campanha eleitoral que não lhe falassem do défice, se queriam ter uma equipa de futebol competitiva. E há poucos dias, os sócios benfiquistas desertaram também maciçamente a Assembleia Geral onde as contas e o orçamento do próximo ano foram aprovados. A mim, as dívidas do Benfica não me interessam nem me ocupam — excepto se, como também se pode inferir da notícia de o «Sol», elas vierem a ser cobertas, no todo ou em parte, pela Caixa Geral de Depósitos, porque aí já são os dinheiros públicos que entram em cena e julgaria inaceitável que o banco do Estado andasse a financiar um clube que, em lugar de pagar dívidas, compra jogadores. Mas, tirando essa situação, o que me preocupa, e tem ocupado aqui bastas vezes, são as contas e as compras do FC Porto.
Porém, se venho a este tema, é porque há, na peça da Graça Rosendo, uma parte que me fez disparar uma campainha de alarme. Como é que a direcção da SAD do Benfica, presidida então, como agora, por Vieira, se propôs pagar à Euroárea os custos da compra do terreno e construção do centro do Seixal? Em dinheiro, em partilha de receitas, em direitos de exploração? Não: propôs-se pagar em forma de tráfico de influências politicas. É isso mesmo que se infere do contrato assinado entre ambas as partes. O Benfica propôs à Euroárea cumprir a sua parte do contrato obtendo da CML a autorização para mais 1 800 metros quadrados de construção a favor da Euroárea na urbanização dos terrenos da Luz, e obter da CM Seixal idêntica licença para ampliação em 30 000 metros quadrados da urbanização na Quinta da Trindade, no Seixal, de que esta empresa é proprietária.
Ou seja: o Benfica propôs-se servir de intermediário da Euroárea e junto das edilidades de Lisboa e do Seixal, a favor dos interesses da empresa. E se o fez, e se a Euroárea o aceitou, é logicamente porque a empresa concluiu que, por si só, não conseguiria convencer as autarquias a reverem e revogarem os planos municipais já aprovados. A Euroárea reconheceu não ter força de influência politica para o conseguir; mas reconheceu também que o Benfica a tinha. E foi com este pressuposto que assinaram o contrato. Estamos perante um chocante caso de tráfico de influências, feito por um clube de futebol a favor de uma empresa privada e no interesses de ambos. A força da «marca Benfica», como costumam dizer, é de tal ordem, que a direcção presidida por Luís Filipe Viera não hesita em assinar contratos onde se compromete a obter de autarquias regimes de excepção a favor de terceiros!
Em tempos, e perante o silêncio geral, expus aqui detalhadamente o que foram os extraordinários contratos de favor celebrados entre Benfica e Sporting, por um lado, e a CML, então presidida por Santana Lopes, por outro, e que permitiram a construção dos novos Estádios da Luz e Alvalade XXI. Já lá vão cinco anos e recordo apenas que, entre várias facilidades de construção excepcionais e outras alcavalas, a CML (eternamente arruinada) deu, literalmente dado e em «cash», 15 milhões de euros a cada clube. O contrato era de tal forma impressionante que a última cláusula estabelecia (ó santa inocência!) que nos próximos dez anos nenhum dos dois clubes teria mais o que quer que fosse da CML.
VOLTANDO ao contrato entre Benfica e Euroárea, o que parece ter complicado a posição contratual do Benfica é que, por um lado, a CM Seixal ainda não outorgou a tempo o alvará a favor da Euroárea que o Benfica se comprometeu a obter, e a CM Lisboa levou a expansão da área de construção da Luz a votação camarária e o projecto não passou. Houve uma votação que terminou empatada 5-5 e o presidente e benfiquista António Costa fez uma prévia declaração prescindindo do seu voto de qualidade. O Benfica já juntou o inevitável parecer jurídico, sustentando que o presidente, quando vota, tem sempre voto de qualidade (e devo dizer que, juridicamente, também acho o mesmo). Mas, no mínimo, o que António Costa deveria ter feito era abster-se na votação, ou, melhor e mais normal, ter recusado liminarmente o projecto porque cidade alguma pode ser governada com decisões de excepção a favor de clubes de futebol que vivem eternamente acima dos meios normais de que dispõem. Chama-se a isso fomentar a concorrência desleal e chama-se a isso dispor de coisa pública em benefício de interesses particulares.
Depois não venham dizer que o futebol é um mundo à parte. Alguma coisa está podre quando um clube assina contratos em que se compromete a obter junto das autarquias autorizações de construção a favor de terceiros.
Keirrison Garantido
Fui acompanhando de perto, as negociações por este jogador. Falou-se no FCP (já é habitual), Sporting, Ajax, Marselha e Olympiakos, mas acabou por ser o Benfica a ganhar a corrida. E neste caso, segundo o empresário, foi o próprio Keirrison que escolheu os encarnados.
Fico contente, por duas razões. Primeiro, porque conheço o Keirrisson do Palmeiras através do jogos que fui vendo no PFC, e é um jogador com um talento tremendo. Depois, e tal como já tive oportunidade de escrever aqui, faltava no plantel alguém que pudesse colmatar a ausência de Saviola e Cardozo.
A esta hora, ainda não se sabe os contornos no negócio, mas fala-se em dois anos de empréstimo. A ser verdade, é um grande negócio.
Para quem não o conhece, Keirrison é Internacional Sub-23 brasileiro, e é um jogador de relação fácil com o golo. Apesar dos escassos 20 anos, conta com uma ficha de respeito, pois marcou nos últimos três anos, quase 100 golos nos mais de 150 jogos realizados. Impressiona.
Espero que a próxima contratação...seja a manutenção do Luisão.
Por mim, pode começar o campeonato.
Peace Cup: FCP: 2 - O. Lyon: 0
Na verdade hoje o Porto tinha um teste mais sério do que os feitos até agora e pode-se dizer que passou com uma nota positiva. Ainda não foi além dos 13.5, mas já atingiu uma nota bastante razoável para quem começou a estudar há muito pouco tempo. Aliás o seu adversário de hoje já tem mais dias de estudo do que o Porto, mas nem por isso foi mais competente.
E a história do Porto é esta, ou seja, todos os anos vende como se não houvesse amanhã e todos os anos têm equipas competitivas. Este ano, para além de achar que a história repetir-se-á, vou mais longe dizendo que o Porto tem mais soluções do que tinha no ano passado. É certo que perdeu três jogadores fundamentais, mas também é verdade que ganhou outros que não tinha. Quanto à posição de lateral esquerdo, não me parece que fique a perder. O Álvaro Pereira não é tosco e sabe o que fazer à bola.
Para o meio campo ganhou mais um jogador, isto é, para a saída do Lucho, entraram Bellushi e Valeri. Quanto ao primeiro está visto que sabe de bola. O segundo, mesmo não tendo jogado praticamente nada, vê-se que tem toque de bola. Posso estar enganado, mas para se ver um jogador basta às vezes que toque uma ou duas vezes na bola e este tem estilo. Para além deste dois, o Guarin começa a dar alguns sinais. Será para continuar? Não sei. Vamos ver. Mas o que é certo é que, na minha opinião, ficamos com mais soluções.
Finalmente no ataque, para a saída do Lisandro, entra Falcão e principalmente Varela (este principalmente tem a ver com os poucos minutos do Colombiano). Varela parece que já não engana e vai ser mesmo reforço, dando por isso mais soluções, tendo em conta que o Porto fica para o meio com 3 soluções (Hulk, Falcão e Farias) e ganha um extremo que não tinha no ano passado. O Mariano será um suplente razoável. Quanto ao Falcão, embora sem certezas, mas hoje deixou algumas indicações engraçadas, nomeadamente o passe para o segundo golo do Hulk e algumas movimentações à ponta de lança.
Por tudo isto, não direi que o Porto deu Show, até porque o Porto não é muito disso, mas repito o que já disse em jogos anteriores: cada vez estou mais confiante porque vejo que, apesar das saídas, o Porto continuará forte!
segunda-feira, 27 de julho de 2009
Ajax:2 Benfica:3
domingo, 26 de julho de 2009
Peace CUP 2009
Vou colocar-me novamente em bicos de pés e vou escrever aquilo que o sítio oficial da prova lá diz. Atenção que não fui eu que escrevi o texto e parece que os sehores recorrem apenas aos factos: "...(FCP) the most representative of the city of Oporto and the Portuguese club which has won the most international trophies."
Vamos ver se consigo ver o jogo, pois as obrigações profissionais dificultar-me-ão a chegada a casa às 21h30. Vou tentar, uma vez que estou muito curioso por ver o Porto testado como deve de ser. E o Lyon será certamente um bom teste às qualidades do Porto, mais concretamente às qualidades das caras novas do Porto.
O Porto Contrata
Entrevista de Ricardo Costa ao Sol
Com a clareza e frontalidade de quem nada deve e nada teme, este boavisteiro nascido no Porto, afirma preto no branco que à luz dos novos regulamentos aprovados pela Liga, o FC Porto desceria de divisão pelos actos de corrupção praticados pelo Seu Presidente.
E se o castigo de seis pontos, mesmo à luz dos anteriores regulamentos (que não puniam boa parte dos crimes praticados) tivesse sido aplicado no ano passado, o Porto não seria campeão.
Então, temos jogo viciado ou não temos?
sábado, 25 de julho de 2009
Torneio de Amesterdão em Crise
sexta-feira, 24 de julho de 2009
Rui Cartaxana
Há poucos jornalistas que admiro. Aliás é uma "espécie", que juntamente com os advogados normalmente me causa algum prurido.
Aprendi a admirar Rui Cartaxana muito novo. No tempo em que o Record saía ao Domingo, Terça e Quinta e era a preto e branco. No tempo, em que ao Domingo de manhã, se me tivesse portado bem durante a semana, o meu pai me dava 25$ para comprar o jornal. E o jornal era o Record.
E é engraçado, que na inocência dos meus 8/9 anos, conseguia perceber que Rui Cartaxana era diferente de todos os outros.
A sua postura, carácter, inteligência, equidistância, e HONESTIDADE INTELECTUAL eram tão evidentes, que até eram perceptíveis a uma inocente criança de 9 anos. Posso pois dizer, que foi uma pessoa que me marcou desde cedo.
Nos dias que correm, estas pessoas são cada vez mais raras, e por isso arrisco-me a dizer que Rui Cartaxana é insubstituível no panorama desportivo português.
ATÉ SEMPRE!
Benfica:2 Sunderland:0
Gostei. Benfica está no bom caminho
Politicas de contratações
Este ano vamos pelo mesmo caminho. O FCP já vai em 10 contratações, contra apenas 6 do SLB, e 2 do SCP.
Varela - Est. Amadora
Orlando Sá - Sp. Braga
Miguel Lopes - Rio Ave
Maicon - Nacional
Álvaro Pereira - CFR Cluj
Beto - Leixões
Belluschi - Olympiacos
Radamel Falcao - River Plate
Diego Valeri - Lanús
Sebastian Prediger - Colón
Destes quantos jogarão assiduamente? Se jogarem tanto como:
Benfica Campeão de Juniores
Mas tudo bem, tudo normal porque é o Benfica e o Benfica é um clube de bem. E se fosse o Porto? Como diria o Luis Filipe Veira, caía o Caos e a trindade.
Repito: Já que o Benfica é um clube tão impoluto, só tem que recusar o campeonato atribuído na secretaria
quinta-feira, 23 de julho de 2009
Toques de Cabeça
Por JMMA
Ao que parece, o fim do mundo é na próxima segunda-feira. A proposta que deveria adaptar os estatutos da Federação Portuguesa de Futebol ao Regime Jurídico das Federações Desportivas (RJFD) foi rejeitada pelas associações em assembleia-geral. E agora, com a FPF fora da lei, o Governo vai ter de actuar. Segundo ameaçava há dias a imprensa, ele é a perda do estatuto de Utilidade Pública desportiva, o não reconhecimento das selecções nacionais, a inibição de organizar todo o tipo de competições, enfim, o cabo dos trabalhos. E é já na segunda-feira. Se bem me lembro, o futebol esteve à beira do apocalipse pelo menos três vezes nos últimos meses. O que importa, se isso voltar a acontecer para a semana? Mais uma, menos uma, vai tudo dar ao mesmo.
Regressemos então a Março último. Por toda a parte correu o alarme de que os resultados financeiros dos três 'grandes' eram calamitosos. FC Porto, Benfica e Sporting estavam a viver cronicamente acima das suas possibilidades, isto é, gastam mais do que arrecadam. Neste campeonato das contas, todos perdiam. Juntos, os três grandes apresentaram prejuízos totais de 13 milhões de euros. É a falência técnica. "É o dia do juízo final", disparam sem contemplações os especialistas na matéria.
Semanas depois, era a derrocada da arbitragem que na final da Taça da Liga atingia limites nunca vistos. O juízo final anunciava-se sob a forma de parvidade, com a Direcção do Sporting a abandonar com estardalhaço a direcção da Liga e as claques leoninas a elevarem à categoria de herói, Pedro Silva, o atleta que rejeitou a medalha de finalista perante a total complacência da Comissão disciplinar. E o futebol naufragava pela segunda vez.
Chegou Junho! E num só e único lance, um candidato à presidência do Benfica veio provar que a loucura clubística não tem limites, apresentando-se aos sócios em pleno voo a partir do ‘Eagle 1’. Não bastava a crise do clube, ou a artimanha com a data das eleições; faltava alguém capaz de gastar uma fortuna para se anunciar do ar. Teria mais sentido fazê-lo no submarino Barracuda, ou num navio afundado como o Bolama, simbolizava melhor a situação do clube. De todo o modo, pela terceira vez em poucos meses projectava-se sobre o futebol português a sombra dum destino inelutável. Um futebol sem escrúpulos, primeiro, sem tino depois e por fim quase sem Benfica, tomado de assalto por um pára-quedista com menos anos de sócio que o Porto de campeonatos sucessivos. Desgraça!
Surge agora a grande bomba: a FPF apanhada em pecado original nas teias do RJFD. Olhamos em frente e o que é que a imprensa nos mostra? Mais uma vez a derrocada, o cataclismo, o pesadelo.
Acreditam? Eu não! Afinal de contas, imaginámos por três vezes que o futebol ia ao fundo e o Madail cá continua. O que gostávamos mesmo de saber é se isso é uma boa notícia.
Vamos fazer fé na decisão do Rui Costa
Fui à procura de informações do novo trinco. Encontrei no jornal Espanhol marca alguns comentários bem bons à notícia que avança com a transferência:
"QUE PASADA 7 MILLONES POR UN JUGADOR QUE NO VALE NI PARA EL OSASUNA"
"Como sea verdad muchas gracias Benfica, nos quitamos a un paquete de encima y 7 milloncitos muy bonitos para el bolsillo. Muchas gracias Benfica por quitarnos la ficha de Saviola y al paquete de Javi Garcia."
"7 millones por este gran paquete?? Impresionante. El benfica son nuestros mejores amigos, balboa, saviola, javi garcia"
Mas o Rui lá deve saber o que faz...
quarta-feira, 22 de julho de 2009
Benfica Campeão de Juniores
Para o ano há mais.
GR Felipe - Este é à confiança
E meus amigos. Este conheço eu. Já vi mais de 20 jogos deste GR, e posso assegurar-vos que é o melhor guardião brasileiro da actualidade, a seguir a Júlio César.
Várias vezes, enquanto assistia aos jogos do Corinthias, pensava para mim mesmo: "este é que podia vir para o Benfica". Espero pois, que não sejam só rumores.
Rui Costa, se lês este blog... avança, este é à confiança.
Weldon é do Benfica
Aí está o Avançado que Jesus pediu. É um jogador com características muito particulares, extremamente rápido, que em determinadas circunstâncias de jogo poderá vir a ser muito últil ao plantel encarnado.
Lembro-me há dois anos, o golaço que marcou frente ao Benfica no Restelo, que encostado a linha, flecte para dentro, desiquilibra Luisão, e de fora da área desfere um remate cruzado em folha seca, que vai direitinho ao ângulo mais afastado.
Não é tosco, não senhor.
terça-feira, 21 de julho de 2009
Benfica:1 Atlético:2
Normalmente costuma dizer-se que nestes jogos de pré-época o que menos interessa é o resultado.
Pois bem. Esta frase neste jogo serve que nem uma luva. O resultado foi o que menos interessou.
Gostei da exibição dos encarnados (principalmente na primeira parte). Vê-se que há trabalho de casa, que tacticamente a equipa evoluíu e que já existe uma maior fluídez atacante. Ou seja, a equipa está no bom caminho.
Diria até que à excepção de Yebda, todos os jogadores já rendem mais que o ano passado.
Com Luisão, Ramirez e Javi Garcia, o colectivo ficará concerteza ainda mais equilibrado, pelo que saí animado do Estádio da Luz.
O Atlético foi uma equipa cínica, quase sempre fechada na defesa, mas com ataques venenosos através dos seus talentosos atacantes (Forlan, Aguero, Simão e Reys).
Foi pena o penalti inexistente marcado pelo árbitro. Até no jogo de apresentação os encarnados não têm a mesma sorte do FCP, que na partida com o Mónaco, ainda com o resultado em branco, o árbitro transformou um penalti do tamanho da Torre dos Clérigos, num cartão amarelo para o avançado monegasco. Que jeito nos daria uma decisão semelhante neste jogo. Mas isso não interessa nada.
NOTAS:
- 60.000 na Luz, a meio da semana, às 19h45, não é para todos. Quantos é que estiveram no Sábado em Alvalade?
- Simão. Emocionante a relação entre o ex-jogador encarnado e os adeptos.
Javi Garcia Apresentado
Nunca vi este jogador actuar, pelo que terei de fazer fé na decisão de Rui Costa. Quem dá 7 milhões por um jogador, tem de acreditar no seu potencial. A ver vamos.
Na certeza porém, que esta posição 6, é a mais debilitada do actual plantel.
segunda-feira, 20 de julho de 2009
Obsessão compulsiva
A ser verdade, começa a ser rídicula a obsessão de perseguir todos os nomes que a imprensa aponta ao Benfica.
Excepção feita ao Reys.
De certeza com muita pena de Pinto da Costa, que segundo o próprio terá sido vetado por Jesualdo Ferreira. De outra forma, não se percebe a necessidade de justificação pública do Presidente do FCP.
Resta saber quem sai mais a perder com esta estratégia obsessiva/compulsiva, se o Benfica que vê potenciais reforços rumarem para o rival, se o FCP que à semelhança do que aconteceu com Rodriguez deve pagar mais do dobro a estes jogadores, do que aquilo que o Benfica lhes oferece.
De outra forma, quem se atreve a explicar que o Passivo do FCP seja semelhante ao do SLB?
Que fixação tarada.... xiça!!! O homem até deve sonhar com o Benfica.
domingo, 19 de julho de 2009
Há petróleo no Dragão
FCP: 3 - Mónaco: 0
Quanto ao jogo, estou mais tranquilo do que estava depois das saídas do Lucho e Lisandro. Ficou provado que o Porto continuará o seu caminho, mesmo sem estes dois excelentes jogadores. Quem chegou vai concerteza fazer muito bem o seu papel. Destaque, desta vez, para o Varela que será claramente um excelente elemento deste plantel. Não sei se será titular, pois a concorrência é feroz, mas vai ser com toda a certeza importante. Tem pujança, muito bom controlo de bola e um desequilibrados nato. Bem sabia o Jesualdo, ou seja, antes um humilde Varela do que duas Reyes vedetas.
Fez este ano 5 anos desde Gelsenkirchen e nada como receber e bater o mesmo adversário, com o mesmo resultado, numa noite de apresentação perfeita. O motor Portista ainda não está totalmente afinado, mas já está afinadinho. A continuar assim, o Penta é já ali!
Toques de Cabeça
Por JMMA
Grandes comemorações internacionais do 4º aniversário do Footbicancas! Os autores do blogue insistem em assinalar a efeméride à grande e à francesa. E marcaram para hoje um jantar de confraternização em honra dos Leitores, mas só para eles… os queridos! Não se deviam ter dado ao trabalho…
Ainda lhes lancei um apelo para se deixarem dessas loucuras. Para quê tanta generosidade? “Não, não! Nós não merecemos tanto.”
Bem sabemos que no FB quase todos os ‘posts’ são objectivamente facciosos. Mas para sermos justos, temos que convir que são equilibrados, pois buscam sempre atender aos pontos de vista de ambas as partes – os do próprio e os de diferentes adeptos do mesmo clube, nem que sejam os da Associação dos Clubíticos Anónimos. Nem sempre são assim tão facciosos, é verdade. Aqui e ali a realidade por vezes teima em contrariar as melhores intenções do autor e o que não era suposto acontecer (isenção), acontece. Nesses raros casos, quando a gente descobre que gostar de um clube e raciocinar não são actividades incompatíveis, o mundo ganha logo uma outra cor.
- “Estão a ver, vocês são demais. Eh, pá, deixem lá isso!”.
O resto do mundo também não vai ficar indiferente à efeméride. Sei, por exemplo, que delegações oficiais das claques do FC Porto e do SLB, para comemorar o tetra do Footbicancas, vão ter amanhã um encontro amigável numa área de serviço da A1 a fim de encher os respectivos livros de honra com os mimos uns dos outros e os bolsos com os artigos em stock. Ao fim, uma delas atira à outra um verylight com flores e bombons.
Portanto, como o dia é de farra, desafiamo-lo, após a leitura deste ‘post’, a ir à caixa de comentários e expressar os seus votos de parabéns. Se assim entender pode também elogiar o blogue (oportunidade que por este andar só voltará a repetir-se no 10º aniversário).
Os Leitores que assim procederem poderão deslocar-se ao restaurante mais caro da sua cidade e festejar sem restrições à saúde do Footbicancas. Mandem por na conta do Vítor. Temos a certeza que ele paga.
sábado, 18 de julho de 2009
Benfica vence Torneio Guadiana
Javi Garcia apontado ao Benfica
Parece que é títular da Selecção espanhola de sub-21, que tem uma estampa física invejável, e pouco mais descobri sobre esta "esperança" da cantera meregue. O facto de ser desconhecido, não é à partida sinónimo de "barrete", mas já os contornos do negócio (a serem verdade) é que são de desconfiar. Ao que tudo indica, virá por empréstimo de um ano.
Pergunto, que identificação vai ter este jogador com o Benfica, quando sabe à partida que daqui a um ano, jogando bem ou mal, regressará novamente à base? Se for uma revelação, o Real Madrid concerteza não abdicará dos seus direitos desportivos, caso contrário, também não interessará aos encarnados.
Por isso... espero bem que este não venho a ser um novo Tote (lembram-se?).
Agora percebi...
Ainda não tinha percebido o comportamente despropositado do Raúl Meireles, que quase bate no árbitro e chama-lhe maluco a 2 cm de distância, num jogo a feijões.
Este comportamento agressivo para com os árbitros, só se vê de forma repetida e diria até concertada, para os lados do Dragão. Eu diria que lhes está no sangue. É uma cultura.
Eles sentem-se protegidos e até incentivados nestes comportamentos, após anos e anos de impunidade.
Lembram-se do José Pratas a correr à frente de meia equipa do FCP?
sexta-feira, 17 de julho de 2009
Benfica:2 Atl. Bilbau:1
- Saviola. Sem se dar muito por ele, já leva 3 golos. É claramente um jogador acima da média;
- Remontada. Já não via o Benfica dar a volta a um resultado há mais de um ano.
- Pressão Alta e sectores mais juntos. A forma como Aimar, Cardozo, Saviola e Fábio Coentrão correram atrás dos adversários quando estes tinham a posse da bola, é de registar.
- Jogo Colectivo. Já se nota o dedo de JJ nesta equipa.
NÃO GOSTEI:
- Guarda-Redes. Não é preciso dizer muita coisa. Está à vista de toda a gente. É urgente contratar alguém para esta posição;
- Trinco. De todos os jogadores que já jogaram a trinco, nenhum me conveceu. O Ruben Amorim tem a desculpa, de ter sido o seu primeiro jogo. Mas é claramente uma posição a rever, após a saída de Katso. Será que JJ se prepara para apostar em David Luiz?
Nós Temos o HULK
É verdade que o porto comprou um pseudo-avançado, mas o que é realmente verdade é que quem vai aguentar com tudo é o Hulk. O jogo de ontem mostrou que o jovem está ainda mais forte, capaz de mover montanhas.
Se o Cristiano Ronaldo vai ter desafios montanhosos em Madrid do tamanho da torre de “Hilton”, o Hulk terá que mover as montanhas que os adversários lhe provocarão, de maneira a que a equipa não fique “descaída”. Todos sabemos o quão desgostoso é ter uma descaída (equipa, entenda-se) e portanto há que vitalizar as zonas nevrálgicas (do terreno, entenda-se), nem que para isso seja necessário uma cabecinha pensadora capaz de abraçar as dificuldades, como se duas grandes amigas se tratassem.
Este ano, arrisco a frase, o Hulk será mesmo o wonderbra do Porto. Será ele o principal responsável pela subida da equipa e pela criação de decotes na defesa dos adversários, de maneira a que a os médios do Porto possam entrar para facturar. Aliás, nada mais, nada menos do que aquilo que vimos no primeiro golo do Porto de ontem frente ao Leixões. O Hulk levou a equipa para “cima”, olhou e criou o tal decote para a entrada do Belluschi. Este, depois de um fino recorte, facturou o seu primeiro golo com a camisola do Porto. Simples.
Por tudo isto, julgo que este será o ano da explosão do Hulk e é claramente a minha aposta para o objectivo do Penta!
quinta-feira, 16 de julho de 2009
Follow the leader
"Follow the leader,
É o chamado comportamento de novo rico.
Pinto da Costa, com esta estratégia (lícita obviamente) denuncia claramente que ainda é um "follower", alicerçada apenas e só pelo dinheiro, e alimentada pela ambição de querer alcançar o maior clube português.
Novela Falcão
O colombiano, foi o actor principal da novela futebolística do defeso.
Falta perceber se esse protagonismo é proporcional ao seu rendimento desportivo (como benfiquista espero bem que não), ou se terá sido provocado, apenas e só pela repetitiva estratégia do FCP em se intrometer nos negócios do Benfica.
Aguardam-se os próximos episódios.
SLB: Faltam 3 reforços
- Falta um GR de dimensão europeia. Quim, Moreira e Moretto, se não comprometerem já nos damos por satisfeitos. Parece que estão sempre em défice de confiança, e quando cumprem, já nos damos por satisfeitos. Precisamos de algo mais. Algo que acrescente valor.
- Saviola e Cardozo serão titulares. Haverá muitos jogos em que pelo menos um deles não estará disponível. Quem os irá substituir? Mantorras?! Nuno Gomes?! Precisamos claramente de mais um avançado centro.
Engraçado é que já tivemos possíveis reforços na mão, mas não os conseguimos apanhar. GR: Adujar; MD: Reys; Av: Falcão. Só espero que os que venham, sejam melhores, e já agora mais baratos que estes.
Ramires perde Libertadores
quarta-feira, 15 de julho de 2009
O Porto Contrata
FCP: 3 - Leixões: 1
Mas quem parece ser reforço é o Belluschi. O Homem parece ter uns bons pés e pode ser, repito pode ser que venha a ser um meio Lucho. O que já não é mau, convenhamos. Na verdade o Argentino (são mais que as mães) mexe-se bem, tem visão de jogo e aparece com frequência em zona de finalização.
Outro dos jogadores que estava curioso por ver, era o Alvaro Pereira. Foi pena que ele feito grande parte do tempo a extremo, pois acho que poderá ser mais interessante a lateral. Porém, parece ter boa visão de jogo e boa qualidade de passe. Vamos ver, sendo que terá que cordões aos sapatos, uma vez que não foi um jogador propriamente barato.
Finalmente nota para dois jogadores, que não sendo novos, poderão ter papeis de maior relevo. O Primeiro é o regressado Nuno André Coelho. Muito jeitoso, o moço. Tem estilo de Ricardo Carvalho e parece que poderá vir a ter a classe do mesmo Ricardo Carvalho. Depois temos o Hulk. Acho que ele, depois da saída do Lisandro, poderá ter um papel ainda mais preponderante, poderá ter ainda mais confiança e poderá ser ainda mais decisivo. O gajo tem mesmo uma pujança incrível e vai ser claramente uma das figuras do nosso campeonato.
Quem parece estar já ao nível normal é a equipa de arbitragem. Ai aquele penalti foi mesmo bonito!
Venha de lá o Falcão e o Valeri (acho que é assim que se escreve) para eu ver Sábado no Dragão.
PS: O Porto é mesmo uma máquina organizativa. Tinha estranhado o local deste jogo. Porquê Aveiro? Hoje cheguei à conclusão que foi em Aveiro "apenas" para prepararo final da Supertaça que curiosamente é em Aveiro. Ele há coisas fantásticas, não há?
Toques de Cabeça
Por JMMA
Esgotado o folhetim das eleições no Benfica – o acontecimento mais importante para a viabilidade do país desde o Euro 2008 –, era de esperar que os portugueses finalmente virassem a sua atenção para a grave crise do país: a guerra de verão entre FC Porto e Benfica.
Mas não. Nem o desvio, hoje confirmado, de Falcão para o Porto; nem os bitaites patetas – "Benfica é grande, mas FC Porto é o maior" – do grande portista Álvaro Pereira, feito "não em cinco, mas em quatro minutos" quando já estava prestes a assinar pelos encarnados; nem tão-pouco, há dias, a piada de caserna do presidente Pinto da ‘Cosa Nostra’ descartando o interesse pela ‘oferta’ de Reyes, deixam de ser acontecimentos hoje em dia considerados banais pelo comum dos adeptos.
Confesso que se eu fosse adepto do Porto até ficava chateado. Acho estranho, tanto interesse do Porto em ‘roubar’ jogadores ao Benfica. Ainda para mais um SLB que se apresenta no mercado dependente dos descontos na loja dos 300. Se não é obsessão do FCP, então só tem uma explicação: com certeza é para calar o descontentamento ‘popular’ pela venda sistemática das jóias da coroa (Peliteiro dixit). Se assim não fosse, quando há dias o Real Madrid desistiu de contratar Ribery, porque é que o ‘dirigente-modelo’ não desviou o francês do Bayern de Munique para o Dragão?
Ah, pois, isso é que seria de aplaudir.
terça-feira, 14 de julho de 2009
Mais um que se foi
Este afastamento terá, provavelmente, a ver com as partidas que tenho visto no plantel do Porto. Não é fácil ver partir jogadores como o Lucho e mais recentemente o Lisandro. Se para mim o Lucho foi mal vendido, o Lisandro, mesmo sendo um desgosto, acabou por ser um bom negócio. Nos tempos que correm vender um jogador por 24 M, com a possibilidade de se chegar aos 28 M, é um bom negócio. Ainda por cima num jogador que se ficasse no Porto, ficaria provavelmente contrariado.
Apesar disto, confesso que me custa ver o “Licha” vestido com uma camisola que não a do Porto. Mas será que as vendas se ficarão por aqui? Há uns meses apostei uma jantarada com um amigo, em como o Porto só vendia dois gajos (entre o trio Lucho, Lisandro e Bruno Alves) este ano. Fiz esta aposta com uma nítida sensação de segurança. Se há uns meses estava seguro, agora começo a recear pela minha carteira. É que a vida não está fácil e pagar jantares por estupidez não é fácil. E a estupidez não é minha. Será antes do Staff do Porto, caso se decidam por despachar mais uma (não será a última?) referência do Porto. Refiro-me concretamente ao Bruno Alves. Será difícil manter um jogador da casa? Será difícil, depois de tanto dinheiro ganho, oferecer uns cobres ao Poveiro e ao pai do Poveiro, dizendo-lhe que é o capitão da equipa e que o Porto conta com ele como um carro conta com um motor? Vá lá, soltem a parede dos Euros, que por este vale a pena!
Isto não está fácil, pois o Porto vende e os outros compram. Vamos lá ver as cenas dos próximos episódios.
sexta-feira, 10 de julho de 2009
Toques de Cabeça
Por JMMA
Tudo indica que Vieira, apesar da vitória retumbante conseguida nas eleições da passada sexta-feira, já não vai assumir a presidência do Benfica.
A decisão nada tem a ver com a forma conturbada como decorreu o acto eleitoral. Apesar das dúvidas suscitadas quanto à licitude da lista vencedora, o facto é que logo no princípio da semana a Justiça veio afastar de vez todas as confusões que haviam sido oportunistamente geradas em torno do processo eleitoral. O Tribunal da Relação de Lisboa anulou definitivamente a suspensão das eleições em resposta ao requerimento de não suspensão da decisão que já tinha suspendido a suspensão das eleições. O presidente da assembleia-geral, Manuel Vilarinho, ainda está para perceber o que é que ficou suspenso mas bate palmas à suspensão (a não ser que esta seja suspensa) e congratula-se com a reposição da ordem na direcção do clube.
Sucede que a obsessão do FC Porto em ‘roubar’ jogadores ao Benfica, este ano se estendeu também ao reforço da equipa dirigente. O processo tem algo de doentio, mas percebe-se que uma das estratégias do FCP para manter a sua hegemonia passe pelo assalto aos trunfos do adversário.
Vieira ainda ocultou durante vários dias o acordo com o Dragão. No entanto, o segredo mais bem guardado do futebol a seguir ao nome do clube nortenho por quem Reyes vai assinar para a próxima época, foi descoberto porque o ex-presidente eleito dos encarnados teve uma espécie de remorso precisamente quando Pinto da Costa, na passada terça-feira, rejeitou em Tribunal qualquer agressão à sua ex-companheira. «Quando vi a sinceridade do homem a negar ter dado as chapadas à rapariga, percebi que não podia continuar a esconder por mais tempo o meu compromisso secreto com FC Porto.»
A suspensão de dois anos determinada pela LIGA, levou os responsáveis do clube azul e branco a aproveitar a abertura do mercado para comprar um novo presidente. Sabemos que Vale e Azevedo, bem visto no Dragão por quase ter dado cabo do Benfica, também chegou a ser contactado, mas declinou o convite.
Não se conhecem os contornos do contrato com Vieira, apenas se sabe que o desvio do presidente dos encarnados para o Dragão foi conseguido a custo zero com opção: direito a escolher entre D. Luis ou D. Maria, o empurrão tem é que ser para o Douro.
«Realmente, isto com o Porto é fácil. Só precisei de dois minutos para assinar o contrato», acrescentou Vieira.
sexta-feira, 3 de julho de 2009
Toques de Cabeça
Por JMMA
A opção de antecipar as eleições no Benfica irritou um mar de gente, que entendeu (eu próprio também) que os poderes instituídos estavam a menosprezar a democracia interna do clube. Li hoje que «Em Portugal, do qual o Benfica é uma perfeita metáfora, os líderes tomam as grandes decisões como os patos-bravos decidem o preço do metro quadrado: em almoçaradas. "A malta demite-se e trama a oposição, qu'é qu'achas? Passa-me a santola..."»
O que se está a passar no Benfica, e em particular com estas eleições, é uma lamentável palhaçada. Com a gente que está na corrida, a disputa eleitoral, que é o que agora mais deveria interessar, está reduzida à briga das ambições pessoais ou de grupos económicos a operar na comunicação social, representados na disputa da preza por testas-de-ferro arrivistas, subitamente imbuídos de ardor salvífico benfiquista. Não há candidaturas com bandeira, nem programas que preencham uma aspiração definida para o clube. Nada mais há do que a personalidade do senhor Bruno contra a do senhor Vieira, a do senhor Quaresma contra a dos outros dois, e todos juntos a prometer "amanhãs que cantam". Não se vê mais reflexão do que aquela que é parvamente alimentada pela imprensa (sempre a imprensa!) em torno dos rococós jurídicos em que os actuais líderes, com as suas decisões à pato-bravo, deixaram enlear o processo eleitoral. E a estas futilidades, a estas misérias de bastidores, se encontra reduzida a política duma instituição gloriosa, que a tal extremo chegou a confusão, por inépcia de uns e cobiça dos outros.
Desgraçadamente, no meio disto tudo parece caber ao Benfica apenas um papel: o da gaja boa que todos adulam, não para a fazer feliz, mas tão-só para se comprazerem em dar umas voltas com ela, de preferência na cama.
A sensação de caos no Benfica é sufocante. Ela deve-se em grande parte, mais uma vez, à qualidade lamentável dos actuais dirigentes. Mas se houver eleições (oxalá haja) e se eu fosse votante – votava Vieira. Considerando os contornos que o imbróglio tomou, não posso deixar de concordar com o ainda presidente do Benfica, que é uma coisa que desta vez me custa um bocado: "essa garotada que anda por aí” não pode por o pé dentro do Benfica. Eu, por acaso, também estou convencido de que podia ser presidente do Benfica. Acho é que o Benfica não merecia ser presidido por mim, só isso!
Seja lá como for, uma é certa: o circo está montado e a silly season, sempre fértil em fait-divers, este ano vai ter um programa especial: as eleições do Benfica.