A obcessão dos últimos anos do FCP, em desviar jogadores que supostamente estariam na rota da Luz, só me faz lembrar uma música:
"Follow the leader,
leader, leader,
Follow the leader..."
É o chamado comportamento de novo rico.
Pinto da Costa, com esta estratégia (lícita obviamente) denuncia claramente que ainda é um "follower", alicerçada apenas e só pelo dinheiro, e alimentada pela ambição de querer alcançar o maior clube português.
:)
ResponderEliminarleader de quê?
É certo que ainda nos faltam 7 campeonatos para vos igualar nos campeonatos nacionais (não quero mentir, mas quase que apostava que o Porto tem, no seu somatório de títulos, mais competições ganhas do que o Benfica), mas não me venhas com lições estratégicas.
Como é que um clube que tem tido históricamente, nas duas últimas décadas, melhores jogadores, pode seguir um Benfica quase depenado de títulos, jogadores, treinadores, presidentes, etc, etc.
Finalmente, o Porto está a tentar alcançar o Benfica? Em quê? Tens que me explicar como é se estando no topo se pode alcançar algo que está em baixo...
Mas o Post está giro pela imaginação.
:)
e o que é que o slb fazia quando tinha no Sousa Cintra o seu melhor "olheiro"?!?
ResponderEliminarAssim de repente lembro-me destes três inigualáveis "craques", Mario Jorge, Hélder e Pedro Roma, que de "referenciados" em Alvalade, foram "desviados" para a luz!!
Tocas na questão crucial. Líder de quê?
ResponderEliminarO Benfica é líder em tudo, menos na vertente desportiva. Mas essa é apenas uma questão conjuntural. Há vários exemplos no mundo.
Um que conheces tão bem como eu? Há quanto tempo o Flamengo não é campeão brasileiro? Em 10 brasileiros do Paraná, ao Nordeste, 7 são do Flamengo. É um clube como uma dimensão enorme, tal como o Benfica. Em contrapartida o São Paulo, que ganhou mais em 10 anos, do que qualquer outro clube sul-americano, tem uma expressão banal no universo de adeptos brasileiros.
E é isto é que é ser maior.
Confudes o sucesso desportivo, com dimensão do clube. Porque aquilo que vocês muitas vezes portistas menosprezam (por não terem) é o que faz do Benfica um dos maiores clubes do mundo: HISTÓRIA.
Vocês, para além de novos ricos, são novos a ganhar. Mas isto não faz do FCP automaticamente, um clube da dimensão do Benfica. Nesse aspecto rivalizam com o Sporting.
Por isso meu caro, líder de adeptos, líder de receitas não desportivas (as desportivas são conjunturais), líder de audiências, líder de opinião, líder de potencial. O Benfica, pode não ser actualmente o melhor clube português (desportivamente falando), mas é o MAIOR. É a maior marca portuguesa no MUNDO. É o líder incontestável.
E vens ao meu encontro, qundo questionas "como é que um clube que tem tido históricamente, nas duas últimas décadas, melhores jogadores, pode seguir um Benfica quase depenado de títulos, jogadores, treinadores, presidentes, etc, etc.".
A resposta está em cima. Porque é o líder. Porque não faz o Porto a mesma coisa com o Sporting, que foi nos últimos 4 anos o principal rival desportivo do FCP, com 4 segundos lugares?
Porque o Benfica é o líder. É tão evidente.
E só um esclarecimento. Não estou a criticar a estratégia do FCP, nem a comentar se é boa ou má.
ResponderEliminarSe tivesse no lugar de Pinto da Costa, provavelmente faria o mesmo. Estamos numa economia de mercado.
Apenas estou a dizer porque o faz.
Estou maravilhado com tamanha liderança. Mas caramba, só não é lider no que interessa. Porra lá o Líder. Algo não bate certo.
ResponderEliminarO Porto não faz isso ao Sporting porque o Sporting não contrata ninguém...É no Benfica que nasce o dinheiro e não em Alvalade.
Só te falta dizer: Sabes porque choveu hoje em Lisboa? Porque o Benfica é líder! :)
PS: Não tenhas tanta certeza sobra a maior Marca Portuguesa no Mundo. Não tenhas mesmo, que não é assim tão linear.
Caros,
ResponderEliminarSe me permitem a intromissão, eu acrescentaria que o Benfica tem história sem mácula. E só isso, meus caros, isso é muito valioso.
Pessoalmente, não aprecio particularmente o Miguel Sousa Tavares. No entanto, quando há que lhe reconhecer razão, sou o primeiro a reconhecer-lha.
Coloco o excerto de um dos seus textos que nos leva a duas questões:
a) a de que, felizmente, ainda há adeptos do FCP que sabem raciocinar e que pensam por si próprios;
b) confirma a questão do Luis, relativamente à grandeza.
“ (…) Ele (Pinto da Costa) está sentado no banco dos réus devido à sua fatal tendência para as más companhias. O que eu, como portista, não consigo aceitar é que o presidente do meu clube receba um arbitro em casa para tomar café. Que o receba acompanhado do "empresário" António Araújo e com a D. Carolina Salgado a fazer de dona-de-casa. Primeira Dama e tudo o resto com as consequências que estão à vista. É inacreditável que, mesmo acossado pela justiça, Pinto da Costa não tenha ninguém minimamente prestigiado para apresentar como testemunha abonatória no tribunal, para além do tristíssimo juiz Conselheiro Mortágua. É lamentável que o homem que conseguiu transformar um clube de província num campeão do mundo e num motivo de orgulho para Portugal, ainda não tenha conseguido, ao fim de tantos anos, despir a capa do provincianismo e transformar-se num homem do mundo. E que tenha preferido, como qualquer cacique de província, viver rodeado de gente pequenina, que lhe satisfaz o culto pessoal e desprestigia o clube.”
Relativamente à questão do saber raciocinar, cito novamente MST (n’A Bola):
"Por uma vez, estou de acordo com o que Ricardo Araújo Pereira aqui escreveu: como é que, tendo facturado mais de 260 milhões de euros em vendas desde que foi campeão europeu, a SAD do FC Porto conseguiu aumentar o défice? Como é que tendo facturado 40 milhões em vendas na época passada, tendo chegado aos quartos de final da Champions, tendo registado o recorde de receitas de assistência no campeonato, conseguiu, do ano passado para este, fazer crescer o défice em mais onze milhões?
A resposta é só uma: as contratações a granel e a folha de pagamentos de um plantel com 70 (!) profissionais. As contratações de jogadores que certamente nunca ninguém viu jogar antes, como o Benitez, ou de jogadores que valem muito pouco mas que já foram do Benfica ou consta que são pretendidos pelo Benfica – uma longa lista de “barretes” enfiados, desde o Iuran, o Kulkov e o Jankauskas, até ao Helder Postiga, recomprado ao Tottenham porque constou que o Benfica o queria ir buscar. Espero bem que a próxima bravata falhada não seja o tão anunciado Falcao. (…)”
Assim sendo, acho que, quanto a grandezas, pequenezas, novo riquismo e afins, estamos conversados…
a gripe da aves chegou aqui. O benfica equipa sem mácula! DEliras!
ResponderEliminar