terça-feira, 3 de agosto de 2010

Do Outro Lado do Atlântico

Quando José Mourinho assumirá a seleção portuguesa?
Por Vini Martins & Carlos Nogueira

Talvez os amigos de Portugal saibam a resposta. Talvez caso eu procure na internet, ache a resposta. Deve haver um motivo plausível, afinal, no Brasil nem sempre o melhor está à frente da seleção. Mas o fato é que, vendo de além-mar, só há um pensamento possível: a seleção portuguesa só chegará às taças quando José Mourinho estiver sentado no banco de reservas.

A sorte grande já é dos portugueses. José Mourinho é seu patrício. E também é o melhor técnico do mundo. Logo, há de chegar esse dia. Questão de tempo?

Muito se diz que, no Brasil, podemos montar 3 ou 4 seleções fortes, com excelentes jogadores em (quase) todas as posições. É mesmo a realidade. Entretanto, convenhamos que isso pouco adianta: na hora da verdade, serão 11 jogadores escalados. O que facilita bastante a montagem de um time de futebol. E para isso, Portugal hoje tem Mourinho.

Para os brasileiros, não houve surpresa maior do que o Porto campeão da Champions League. Como assim? Como desafiar os mais poderosos e ricos clubes do futebol europeu? A diferença de receitas para se formar um time está cada dia mais abissal. Ricos e pobres, grande e pequenos. Hoje, olhando em perspectiva, sabemos que a diferença não estava nos 11 jogadores, mas à beira do campo.

Daí a pensar que a seleção portuguesa poderia ser uma das favoritas, com o técnico genial no comando – e com Cristiano Ronaldo, como puderam fazer esse gajo jogar mal na seleção merece outro texto – é uma questão de lógica.

Não vi Eusébio jogar, mas sei que foi um dos grandes craques de todos os tempos. Portugal parou nas semifinais com ele. Acompanhei de longe uma geração comandada por Futre, que não obteve grandes resultados (e, salvo engano, ainda foi tirada de uma Copa por absurdos em jogo contra a Alemanha). Finalmente, uma forte equipa foi montada pelo Felipão, com excelentes jogadores: pararam no anti-futebol grego, quem diria.

Pois aí está: a solução será mais simples quando vista de longe? Acertem com José Mourinho e a festa em 2014, na antiga colônia – quem sabe ainda dá tempo - será portuguesa, com certeza.

2 comentários:

  1. Oh Vini, surpresa o Porto ganhar a Champions League? Então?? :)

    Quanto ao Mourinho, o gajo só vem para a selecção na Pré-reforma. Já nem o Ronaldo vai apanhar... Primeiro quererá ganhar os seus milhões (e eu não o critico) e depois, só depois, vem para a selecção.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Vini Martins10/8/10 13:39

    hahahaha...A culpa dessa parte do texto não é minha, reclame com o Sr. Carlos Nogueira, meu companheiro de empreitada (inclusive pode reclamar do texto inteiro).
    Falando sério, se formos considerar $$$$, foi uma grande surpesa...

    abraço

    ResponderEliminar