domingo, 24 de julho de 2011

Toques de cabeça


COM AMADORES ISTO IA LÁ

Por JMMA


A ler Marcello Mathias (Diário de Paris). Logo nas primeiras páginas, breve reflexão sobre a imagem de Portugal. Das muitas coisas que nos deviam dar que pensar, esta velha verdade sobre a visão que de nós têm os estrangeiros – “a de um país sujo, desordenado, incumpri- dor da lei”. E ainda esta particularidade: um país que “vive para o futebol, do futebol, com o futebol, sua única razão de ser?”

Tudo isto me parece de uma evidência incontornável.

Noutro contexto, porém, quase despercebida como se de mera banalidade se tratasse, a notícia boa: Telma Monteiro medalha de ouro na Taça Europa, em Hamburgo. A perder, conseguiu a reviravolta a 46 segundos do fim.

Pelos vistos, Portugal é mesmo um país de amadores. Pena que esta Telma, o Carlos Lopes, Rosa Mota, Nélson Évora sejam apenas excepções, aberrações estatísticas - digamos assim. Como em tudo, há os Marco Fortes, o lançador de peso que se celebrizou nos Olímpicos de Pequim ao confessar o seu irresistível amor à caminha. Abunda até um certo amadorismo pacholas, à maneira do gajo que resolveu fazer do skate um TGV, a rolar desarvorado e aos berros de “Sai da frente Guedes!”* É evidente que sim. Mas se com profissionais, Portugal é o que se vê... Talvez com amadores isto vá lá.

(*) Ver em http://videos.sapo.pt/dcEeR8ifLI8mb4Q6eZKk

Sem comentários:

Enviar um comentário