domingo, 17 de agosto de 2008

FCP: 0 - SCP: 2, Final Supertaça

Isto de o Porto perder com o Sporting já parece sina. Para esta final, confesso que estava com algum receio, não por o Sporting ser superior ao Porto, mas sim pela tradição que se está a formar. Há uns anos atrás, sempre o Porto visitava o Estoril (mas jogado no Estoril e não no Algarve), era quase certo que perdia. As finais com o Sporting começam a ser assim.

O Sporting ganhou porque marcou mais golos e não porque foi superior. O jogo foi muito equilibrado e os domínios foram alternando ao longo dos 90 minutos. Para além dos golos, o Sporting foi superior em mais duas coisas: na concretização e na pontinha de sorte que podem decidir as finais. E estes dois factores foram determinantes no jogo de Sábado.

Curiosanente os dois golos do Sporting foram conseguidos em sequência de ressaltos felizes, que o Djaló aproveitou muito bem. Curioso também foi o facto do Porto ter desperdiçado duas boas ocasiões, momentos antes dos golos leoninos. Antes do primeiro golo, Lucho atirou com estrondo ao poste do excelente Patricio e antes do segundo golo, o Lisandro atirou forte, em posição muito favorável, para a defesa do pára-penaltis Patricio.

Relativamente às individualidades, notas positivas para o Patricio, Roca, Izmailov e obviamente Djaló, do lado do Sporting e Lucho do lado do Porto. Quanto às negativas, elas vão direitinhas para o Sapunaru e para Benitez. Estes laterais terão que fazer muito mais para justificar as suas contratações.

Finalmente, gostava de comentar a ausência do Quaresma e a novela que os jornalistas tentaram fazer, colando a derrota do Porto à ausência do jogador. Se os jornalistas fossem sérios ou inteligentes, sabiam que o Porto perdeu, no ano passado, duas finais com o Sporting e nas duas finais o Quaresma esteve presente. Por isso, não foi por não ter jogado que o Porto perdeu. Deixem-se de histórias!

5 comentários:

  1. Ora meu grande amigo Vitor, mais um caneco para a estante do SCP, e mais um bis de um jogador do Sporting contra o FCP ...será que também vai começar a ser uma tradição :-)??!!!??

    Parabéns ao FCP que também fez um grande jogo, mas olha que o Sapunaru se continua assim, os adversários do FCP vão esfregar sempre as mãos de contentes :-)

    PS - não mencionaste as brilhantes entradas do Bruno Alves, o homem da cabeça até aos pés é tudo canela ...

    ResponderEliminar
  2. Azia. É o que sobressai do texto.

    Gostei especialmente:

    - daquele defesa direito romeno com um nome impronunciável. Para além de ser um tremendamente excelente defesa (apesar dos técnicos romenos não perceberem nada de futebol e deixarem o rapaz como suplente na selecção) ainda tem uma capacidade secreta: a das assistências. A lembrar o saudoso tremendamente excelente defesa Secretário;

    - daquele defesa esquerdo. Tremendo defesa; tão tremendo que não há palavras.

    - daquele defesa central. Deu para perceber que na arbitragem nada vai mudar na nova época e as entradas assassinas serão objecto de uma repreensão e, no máximo, de uma palmadinha nas costas e um pedido de "calma". Aquele fraco médio centro africano ao pé disto é um menino...

    - daquele jovem rapaz que entrou na segunda parte que faria corar de vergonha o Obikwelu pela sua velocidade. Alguém que diga ao homem que ali se joga futebol e não provas de velocidade.

    - daquele excelente treinador, que tem de ir lavar os dentes, senão vai continuar a dizer disparates;

    - daquele excelente médio de ataque que o povo carinhosamente baptizou com nome de personagem fictícia, que também jogou muito bem;

    - do presidente assumidamente corrupto, que continua a ter um jeito fantástico para manter o seu povo a babar-se...

    E Parabéns ao Sporting!

    ResponderEliminar
  3. Ah, sem esquecer também o excelente cebola "offshore" podre que também jogou muito bem...

    ResponderEliminar
  4. Por mim, deixava uma pergunta no ar: Pinto da Costa não tinha sido suspenso pela FPF?

    Se a resposta é sim, convém perguntar o que faria esse senhor na tribuna ao lado dos representantes de Sporting e FPF...

    É por situações como esta que todos deveríamos, uma vez mais, aplaudir a FPF, reconhecida empresa de promoção de interesses pessoais e de lobbies do futebol, ao que se diz detida em partes iguais por Pinto da Costa e pelos irmãos Oliveiras...

    ResponderEliminar
  5. Excertos do livro de Octávio Machado


    «O que pergunto, hoje, é quem defende a pele de Pinto da Costa dentro do FC Porto? Digam-me um nome?»

    «Se há coisa de que tenho saudades é daquele balneário de Alvalade»

    ResponderEliminar