segunda-feira, 25 de agosto de 2008

FCP: 2 - Belenenses: 0

No primeiro jogo é mais importante ganhar do que jogar bem (que o diga o Benfica), e o Porto cumpriu este objectivo. No dia em que cumpriu 1.000 dias como líder do nosso campeonato, o tri-campeão ganhou mais um jogo e embora não tivesse deslumbrado, o que é certo é que conseguiu uma vitória segura e justa.

Relativamente à Supertaça, houve apenas uma alteração na equipa portista: saiu Guarin e entrou Tomás Costa, tendo o Meireles feito a posição de trinco. E diga-se que alteração funcionou na perfeição. Em primeiro lugar porque Meireles é mais trinco do que o Guarin. Depois, porque o Tomás Costa jogou bem melhor do que nos jogos anteriores.

Quem ficou mais uma vez de fora foi o Quaresma, mas diga-se em abono da verdade que o Mariano substituiu-o na perfeição. Marcou, defendeu muito, correu bastante e só não marcou um golo de bandeira porque a bola teimou em dar um valente beijo ao poste esquerdo da baliza. Nota muito positiva do Argentino, tendo a certeza que esta época será muito superior aquilo que fez no ano passado. O golo que marcou hoje foi muito importante no processo crescente do extremo, sendo que também o ajudará no incremento dos níveis de confiança.

Mas o melhor do jogo foi mesmo o 1º golo oficial do Hulk com a camisola do Porto. É um golo de se tirar o chapéu, que se fosse marcado pelo Carlos Martins, seria primeira página durante os próximos dias. Assim, será um golo que valerá umas quantas repetições na TV e a coisa ficará por aí. Embora tenha muito que aprender sob o ponto de vista táctico e sob o ponto de vista colectivo (por vezes pensa que é um verdadeiro super-herói, querendo resolver tudo sozinho), vê-se que o jogador tem pormenores interessante e poderá ser um caso muito sério quando estiver mais entrosado quer com os colegas, quer com o campeoanto Português.

Agora que venha o Benfica e seja o que deus quiser, porque neste momento não consigo arriscar num prognóstico, nem consigo dizer o que disse no ano passado, quando o Porto foi à luz, ou seja, não consigo dizer que o Porto não vai perder. O Porto ainda tem muito trabalho pela frente e pode perfeitamente perder na luz. Mas também pode ganhar!

1 comentário: