quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Liedson foi convocado!


É oficial: Liedson jogará na selecção nacional de futebol!

Confesso que não sei muito bem se concordo ou não. Há o lado emotivo, romântico e nacional que me leva a pensar que jogadores não nascidos em Portugal não deviam jogar pela nossa selecção. Logicamente que era preferível ter 100% de jogadores nascidos no nosso país e era igualmente preferível ter uma selecção a falar Português sem sotaque (tirando a do Norte, claro).

Mas depois, há o lado desportivo que me leva a ficar contente com a decisão, pois, neste caso em particular, a probabilidade de Portugal melhorar com a entrada do Liedson é alta. Desde logo, pelo momento aflitivo que atravessamos e depois porque Portugal não tem um bom avançado há anos. Para além desta necessidade desportiva, hoje vivemos numa aldeia global e portanto este lado romântico deixa, provavelmente, de fazer sentido. Quando olho para o lado e vejo selecções como a Espanha, França, Itália, Alemanha, Croácia, entre outras a ter jogadores nascidos fora do país, porque é que Portugal não pode ter?

Como diz o Laurentino Dias, se o Liedson pode escolher o futuro governo e o futuro presidente da República de Portugal, não poderá jogar pela selecção? Na prática, hoje não há nenhuma razão objectiva que impeça o agora Luso-brasileiro de ser convocado, depois de termos aberto as excepções chamadas Deco e Pepe.

Finalmente, há ainda uma discussão que terá que se levantar e que se prende com a questão da atribuição ou não de cotas de jogadores não nascidos em Portugal à nossa selecção. Se 3 jogadores ainda como, não me venham no futuro convocar 500 jogadores Brasileiros. Aí já não acharia muita piada. Bom, como “apenas” temos um jogador por sector, tudo bem, esperando que o Liedson resolva, pois Portugal bem que precisa!

terça-feira, 25 de agosto de 2009

SCP: 1 - SC Braga: 2, por Joaquim Claro


Ambiente bem mais tranquilo no Alvalade XXI do que aquele que sentiu a meio da semana.

O Sporting apresentou o seu modelo habitual, aliás apresentou exactamente o mesmo “onze” que iniciou a partida com os italianos.

Entrámos muito bem e como resultado deste início promissor, antes dos 5’’ fomos claramente roubados quando um dos centrais do Braga defendeu com a mão um remate que levava a direcção das redes do Eduardo. Esta situação não fez diminuir a produção ofensiva mas a ansiedade (que já era grande) aumentou significativamente.
Com o Braga a aguentar e só a subir pela certa. Praticamente na primeira oportunidade que criaram, golo.
A inconsistência defensiva é gritante mas para este golo, bastante colaborou o Miguel Veloso que estando, actualmente, mais focalizado na criação de lances ofensivos, acaba por tornar mais permeável a zona de actuação do “6”. Daqui até ao fim da primeira-parte foi uma espiral descendente, culminando com uns dos piores 15’’ que já vi fazer, a qualquer equipa do Sporting!

Na segunda-parte, iniciamos com mais sofreguidão que o recomendável a procura pelo empate. A equipa a jogar “sobre brasas” e a “desinspiração” do Liedson, não ajudaram a alterar o rumo traçado. O Yannick ainda trouxe uma réstia de esperança mas falta de marcação do nosso meio-campo fez com que todos os ataques do Braga colocassem em sentido o sector defensivo. Contra a corrente do jogo (e à semelhança dos últimos três golos sofridos) o Braga marcou na sequência de um canto.

A equipa do Braga, se o Salvador não lhe “parar a boneca”, tem tudo para fazer um excelente campeonato. O Eduardo é excelente. Os centrais (Moisés e Rodriguez) são do melhor que há (quando jogam só com os pés e cabeça…), fortes rápidos e a sair a jogar. Meio-campo com Mossoró, Viana e Vandinho, complementa-se muito bem e lançam rapidamente qualquer um dos três da frente.


Notas finais:
- A inconsistência defensiva é gritante! Se a linha dos quatro últimos tem estado (à excepção do Carriço) muito mal, para tal também, muito tem contribuído a incapacidade de marcação a meio-campo que faz com que os adversários apareçam muito “à vontade” sobre a defesa.

- Voltámos a iniciar uma partida com cinco (5) elementos provenientes da Academia e a finalizar com sete (7)!

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Ah Grande Domingos!


O Domingos está em alta! Dois jogos, duas vitórias e o primeiro lugar na tabela. Excelente início de época para o treinador que, caso tenha sucesso e mostre qualidade no Braga, tem boas hipóteses de um dia ser treinador do Porto. Por acaso tenho um bom feeling relativamente ao Domingos.

Depois de um início de época difícil e depois de ser alvo de críticas, eis que o Domingos dá a volta à questão e coloca uma rolha a todos aqueles que se preparavam para as comparações. Até ver, têm que ficar caladinhos. Paciência!

O Braga será certamente um dos meus preferidos na presente época e espero que consiga o segundo lugar, logo atrás do Porto.

Adriano no Braga


O Braga anunciou a chegada do Adriano ao seu plantel. Depois de um período de abstinência futebolística ao serviço do FC Porto, Adriano regressará aos relvados.

Espero sinceramente que o avançado ainda vá a tempo de marcar muitos golos (com excepção dos jogos com o Porto), já que foi sempre um jogador com o qual simpatizei. Era dos jogadores mais suava a camisola, tendo sido muito importante nos dois primeiros títulos do Tetra. O caso do Adriano sempre foi um enigma para mim, pois nunca percebi o que se passou com ele e arrisco mesmo a dizer que foi um recurso muito mal aproveitado.

Toda esta situação culminou com uma agressão de que foi alvo. Não sei se o Porto (entenda-se, adeptos – Super Dragões) teve alguma coisa a ver com isso, mas independentemente de quem foi, o que é certo é que o fim foi igual à soma das partes, isto é, histórias muito mal contadas e totalmente reprováveis! Por isso, boa sorte ao Adriano!

FCP: 3 - Nacional: 0


Primeira vitória do campeonato!

Infelizmente não estive no estádio, mas vi o jogo com muita atenção pela televisão.
Estava algo receoso com este jogo, já que o Nacional nunca é fácil no Dragão, o Porto tem más memórias desta equipa em casa e porque o Hulk não jogava. Com a ausência do Hulk, Jesualdo fez entrar os jogadores que eu esperava, ou seja, Mariano (continua com a sorte com que acabou a época passada – com as lesões/castigos dos outros, vai sendo titular) e Varela nas pontas e o Falcão no centro.

O Porto tentou, desde o início, tomar as rédeas do jogo, procurando dessa forma ter maior controlo sobre a bola e empurrar a equipa insular para o seu meio campo. Este objectivo foi conseguido de uma forma quase perfeita, uma vez que o Nacional pouco saiu do seu meio terreno. Porém, este controlo não se traduzia em golos, ou por azar (remate de Falcão à Trave) ou aselhice (remete do Mariano para fora). O intervalo chegava com um nulo e os nervos aumentavam.

Já com uma lagosta e umas quantas cervejas, lá vi um golo do Porto. Não foi o melhor golo, para aquilo que o Porto vinha jogando, mas foi aquele que o destino quis. O penalti é para mim claro! Quanto às expulsões, meu amigo, reclamem menos. Se na semana passada não critiquei o árbitro pelo vermelho do Hulk, na sequência de “bocas”, não é agora que o vou fazer. Os jogadores são profissionais e por isso têm que saber manter a cabeça fria. Mais nada.

O que é verdade é que depois deste episódio, que culminou com mais um golo do Falcão, o jogo acabou. A partir daqui a aposta era saber apenas por quantos é que o Porto ganhava. Foram 3, mas o mais importante é que a equipa conseguir fazer um bom jogo, mesmo antes das expulsões dos jogadores do Nacional.

Nota final para o Valeri. Mais uma vez gostei do que vi, tendo pena se não o ver mais minutos em campo.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

HULK: O SENHOR 100 MILHÕES!


Hulk renovou pelo Porto, tendo agora uma cláusula de rescisão de 100 Milhões. É muita massa!
Ora, face às alegadas investidas dos tubarões europeus, o Porto decidiu dar mais uns trocos ao armário do Porto para o deixar calminho. Duas conclusões:


1º - Esta renovação resulta, obviamente, na sequência das últimas noticias dando conta do interesse de alguns clubes e surge depois da expulsão do homem frente ao Paços. Ou seja, por um lado o Porto quis dar um sinal claro ao mercado que não quer vender o Hulk e por outro quis igualmente aguçar o bico ao Brasileiro, deixando-o mais calmo para a restante temporada. Aliás, esta medida é precisamente igual aquela que o Porto teve em relação ao Lucho no início da temporada passada. Espero, neste caso, que isto não seja um sinal da sua saída na próxima temporada.

2º - Por falar em saídas, parece-me que estes 100 Milhões não serão para levar em consideração. É mais para Inglês ver, pois não acredito que o homem se transforme num jogador mais caro do que o Super Ronaldo. Está bem que ele é bom, tem uma força e pujança como poucos (no mundo!) e tem também uma grande margem de progressão, mas daí a valer 100 Milhões, vá lá vai, que até a barraca abana!


Mesmo pensando que não haverá ninguém que bata os 100 Milhões, este valor não deixa de ser marcante para o nosso campeonato e claro está que só o Porto é que conseguiria alguma vez chegar a um valor como este. Afinal de contas quem já facturou tanto e tanto com vendas e valorizações de jogadores, há que elevar um pouco a fasquia!


AH GRANDE HULK. AGORA VOLTA A JOGAR E A DEIXAR DE LADO AS BOCAS AOS ÁRBITROS!

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

SCP: 2 - Fiorentina: 2


Em primeiro lugar quero esclarecer que é com prazer redobrado que volto a este grato exercício e a uma intervenção “bicancas” muito mais activa. Obrigado pela confiança depositada através do convite!!

Atmosfera bastante empolgante a que se vivia no Alvalade XXI antes da partida.

Ao contrário do que apregoam os velhos do Restelo e que poderia ser “validado” pelas últimas exibições e resultados, não existia desânimo entre a massa verde-brancas. Antes um misto de ansiedade e crença que também é nosso apanágio.

Com o início da partida a ansiedade, naturalmente, esbateu-se mas a crença não! Até mesmo o golo madrugador dos “Violas” não fez desaparecer este sentimento. Podemos alegar que foi a exibição que puxou pelo público (como aliás é hábito na terra Lusa) mas garanto-vos que não! Terá sido antes uma evolução paralela.

Ao jogo em concreto.
O Sporting apresentou o seu modelo habitual de “4-losângulo-2”.
Em relação ao jogo na Madeira, entrou o Pedro Silva, o Vuckcevic e o Matias por troca com Abel, Rochemback e Yannick.
Entrámos muito bem e nem o golo adversário madrugador fez esmorecer esta toada. Os italianos (na verdadeira acepção da expressão pois só lhes contei 4 estrangeiros) tiveram muita dificuldade em se adaptar e só após a agressão ao Liedson é que começaram a praticar o Cálcio (marcação muito apertada e “subtil”, sair a jogar só pela certa, incidência muito forte no meio-campo, etc.) e assim chegámos ao intervalo.

Na segunda-parte, o mesmo do fim da primeira.
Salvo situações excepcionais, o Paulo Bento raramente altera antes da hora de hoje. Tirou o Pedro Silva que estava a jogar “sobre brasas” e já com o Pereirinha em campo, Vuckcevic (que é um “pé-quente”) insiste e marca. É expulso, correctamente, pelos festejos e, partir daqui o jogo entrou em “convulsão”.
Conseguimos dar a volta para 2-1 à custa de muito querer e de duas exibições excepcionais a meio-campo – Veloso e Matias. Jogaram uma enormidade.
Podíamos ter ganho uma vantagem mas o Homem que nos tem dado tantas alegrias (Liedson), falhou o 3-1.
Tipicamente à Italiana, Giraldino deixa o Polga a “pensar na vida” e faz o empate.
Até ao fim, mais um par de lances de frissom em ambas as áreas.

Uma palavra final para a Fiorentina que com Giraldino, Mutu, Frey, Marchionni, C. Zanetti e Gamberini, é uma equipa muito interessante!!



Notas finais:
- Do onze inicial, cinco (45%) foram formados na Escola de Alvalade. 45%
Do onze final, sete (63%) foram formados na Escola de Alvalade.
Dos 14 participantes, oito (57%) foram formados na Escola de Alvalade.

- O Sporting padecia até este jogo de 3 grandes “males”: a carga física da pré-temporada intranquilidade defensiva e incapacidade de “operacionalizar” o jogo atacante.
A primeira está em fase de resolução mas são necessários mais 2-3 jogos mas já se notou os jogadores mais soltos, a ganharem alguns “piques” de 5 metros, etc.
A intranquilidade defensiva mantém-se. Por incrível que pareça, o melhor jogador deste sector nos últimos 4 anos (Polga) é actualmente o mais inconsistente.
O jogo atacante está em “vias de resolução”. O Matias já começou a “pegar” mais, a equipa já joga mais com ele. Basta corrigir algumas “diagonais” inconsequentes e deixará de ser um “corpo estranho”!

- Obrigado Monsieur Platini!!! Não justificando com isto o resultado, Portugal (sim foi Portugal e não o Sporting) foi ROUBADO por um senhor Húngaro. Obrigado Monsieur Platini!!!

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Temos Equipa!


Primeiro jogo que assisti ao vivo esta época e honestamente, GOSTEI!
O resultado é o menos, numa altura em que os "motores ainda estão a aquecer". De uma coisa estou certo esta época: pdemso até não ser campeões, mas não vou sofrer e ver jogos de baixo nível como nas últimas épocas...

Por isso afirmo - TEMOS EQUIPA!

Benfica:1 Marítimo:1


Há muito que não saía de um jogo de futebol, tão irritado e tão frustrado.

E este estado começou logo antes do jogo iniciar. Quando entrei na Luz, ainda decorria nos televisores do estádio os descontos do Paços-FCP, e fui ainda a tempo de ver a anulação de uma jogada, que concerteza daria o golo da vitória aos pacences, por um alegado fora-de-jogo que ninguém viu. Isto começa bem, mas adiante.

Relativamente ao jogo, não há nada que se possa apontar à equipa encarnada. Correram, jogaram, tiveram oportunidades de golo, e chegaram a dar espetáculo. A segunda parte então, foi um massacre de bola. O erro de casting foi mesmo o resultado, que penaliza sobremaneira o Benfica. Os encarnados podiam estar ali mais uma hora, que não marcariam o golo da vitória, tal o azar que teimava aparecer em algumas jogadas.

Tacticamente, notou-se a ausência de laterais de raiz. Raramente fomos capazes de ir à linha e centrar para trás, e tivemos muitas dificuldades na criação de espaços e desiquilibrios na defensiva adversária. Se dúvidas houvessem, Maxi faz mesmo muita falta.

Este jogo deixa-me preocupado, porque não há campeões sem sorte, e claramente a estrelinha de campeão não quis nada com o Benfica, ao contrário dos nossos rivais, que com auto-golos e jogadas de golo anuladas, lá conseguiram fugir à derrota.

Quanto ao Marítimo, apenas um propósito: parar o jogo a todo o custo. Jogadores sempre no chão, o GR assistido mais de três vezes (chegaram a ser hilariantes as simulações de lesão), a equipa médica já quase que fazia parte do 11 maritimista nem se sentando no banco, e os jogadores todos a frente da baliza. Pergunto: foi isto que o Marítimo treinou nas últimas semanas?

É certo que cada um joga com as armas que tem, mas é anti-desportivismo a mais, e isso não deverá deixar ninguém orgulhoso. Mas é o nosso futebol, e o Benfica também não é o único a sofrer desta postura dos clubes pequenos, por isso não servirá de desculpa. Mas que é feio é, e que é uma conduta anti-desportiva assumida pelos próprios, isso ninguém pode negar.

Gosto muito de futebol. Vejo jogos do Brasileirão, Premier League, Itália, Espanha, Alemanha e até da Argentina, e com muita sinceridade, não se vê esta pouca vergonha, sempre com a condescêndencia dos árbitros. Na minha opinião, é o próprio futebol que está em risco, pelo que deverá ser uma preocupação dos responsáveis da Liga. Já se está a chegar a um ponto em que as pessoas acham normal que isto aconteça.

Por isso, os meus nervos toleram muito mais um empate jogando mal, do que um empate a jogar bem. Ai que nervos!!!!

domingo, 16 de agosto de 2009

Paços Ferreira: 1 - FCP: 1


Mau arranque de campeonato. Esta é a conclusão que se tira depois deste empate, se bem que, depois de tudo aquilo que se passou, acabou por ser um mal menor.

O Porto não fez um jogo de encher o olho, mas também é verdade que teve algum azar. O Paços fez um golo aos trambolhões, quando o Porto controlava o jogo e estava inclusivamente mais perto da área Pacense. Mesmo sofrendo um golo como se um soco no estômago se tratasse, o Porto reagiu bem e teve 3 excelentes oportunidades de golo antes do intervalo.

Na segunda parte, o Porto continuou a fazer pela vida até que o Hulk foi expulso. A partir desse momento comecei a temer pelo resultado, pois a equipa ficou privada do seu homem mais perigoso e os nervos, próprios de início de temporada, vinham ao de cima. Porém, a equipa mostrou a mentalidade que a caracteriza, tendo conseguido chegar à igualdade através do recém-chegado Falcão, começando desde já a amortizar o investimento.

De todas as contratações feitas, apenas 2 foram titulares – Álvaro Pereira e Bellushi. O primeiro teve bastante abaixo daquilo que lhe é esperado e o segundo teve uma actuação positiva, sendo que teve duas excelentes oportunidades para marcar. No decorrer da segunda parte entraram mais dois reforços. O Varela substituiu o Farias, depois da expulsão do Hulk, para dar mais profundidade ao ataque e tendo em conta o pouco tempo jogado, gostei. Finalmente, o Falcão. Como disse, o Colombiano já começou a amortizar o investimento, uma vez que foi o salvador do Porto na tarde de hoje. Conseguiu um golo à ponta de lança, depois de um bom cruzamento do Fucile, evitando por isso um mal maior.

Foi realmente uma partida em falso do Tetra-campeão, restando o conforto de ter sido uma partida em falso de todos os três candidatos ao título.

sábado, 15 de agosto de 2009

As receitas ordinárias do SLB

A euforia à volta da equipa já começa a render frutos à SAD encarnada, logo na primeira jornada da Liga. Com os bilhetes praticamente esgotados (65 mil lugares), os cofres do Benfica vão arrecadar cerca de 1 milhão de euros de receita de bilheteira no jogo inaugural com o Marítimo. A este valor, haverá que juntar o número de cativos.

A fazer fé no relatório e contas relativo à época 2007-08, os cativos (cerca de 30 mil) renderam ao Benfica 2,868 milhões de euros, enquanto as receitas de bilheteira atingiram 7,686 milhões de euros.

Exige-se que este potencial que só o Benfica tem, seja explorado até ao tutano. E até agora a Direcção está a consegui-lo.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Foot Bicancas com Di Maria em Sesimbra


Di Maria, junto com seu empresário, tiraram a tarde de hoje para um retiro à beira mar...

A escolha não podia ter sido melhor, pois em Sesimbra, para além de peixe e marisco de qualidade, as praias são de eleição!

Foot Bicancas registou esse momento.

Nota: para além de Di Maria, o Presidente do Clube da Luz também estava presente (a banhos, pois estava de calções e t-shirt). Será que Di Maria vai sair?!?

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Toques de Cabeça

JUÍZES DE FORA
Por JMMA

Os presidentes do Benfica, do Porto e do Sporting aprovam a participação de árbitros estrangeiros nos jogos em Portugal. Aquele que é um dos mais reputados defensores da verdade desportiva no futebol português nem podia tomar outra posição. “Sempre achei importante que os ‘nossos árbitros’ fossem pessoas viajadas, por isso, não teria lógica contestar a vinda de outros árbitros”, disse o presidente portista na altura da entrega das insígnias do Dragão aos árbitros designados para apitar a super Liga.

Em Janeiro, quando o apelo foi lançada pelo presidente do Sp. de Braga, depois do célebre gamanso de Paulo Costa no Braga 0 x FC Porto 2, a ideia parecia não passar de um absurdo. A ninguém ocorreu que a sugestão dos bracarenses, afinal, até já tinha antecedentes históricos e até actuais.

Em 1327, já o rei D. Afonso IV instituía a figura dos juízes de fora, designação dada aos magistrados nomeados pelo monarca para resolver o problema dos juízes de dentro. Explica Joel Serrão no seu Pequeno Dicionário de História de Portugal que o rei defendia que “os juízes naturais da terra não podiam exercer a justiça imparcialmente porque se viam assediados de parentes e amigos que com eles tinham convivência e até podiam ser influenciados por malquerenças e receios”. Os juízes de fora tinham o dever de aplicar a justiça com a isenção que faltava aos juízes da terra, dos quais se supunha que “não farão direito como os estranhos”, segundo D. Afonso IV.

Nos nossos dias não há juízes que vêm de fora, mas há juízes que vão para fora, para a Europa. De um deles, Lopes da Mota, que preside ao EUROJUST e coordena as investigações criminais entre diferentes países europeus, diz-se que adquiriu uma sólida reputação pelo trabalho que fez lá fora. Mas tornou-se particularmente notado nos últimos tempos pelo que terá feito cá dentro. Os procuradores do caso Freeport queixaram-se de ter sido pressionados e o inquérito consequente resultou na instauração de um processo disciplinar. Mas entretanto eis que Lopes da Mota veio exigir o afastamento do inspector que dirige o processo disciplinar, por suspeição, portanto, contra o juiz de dentro.

No futebol, apesar de toda a candura e transparência de processos, provadas em sucessivas absolvições sentenciadas em tribunal, nada mais natural, portanto, do que o apelo do Braga para que se recrutassem árbitros no estrangeiro ter sido ouvido. Por conseguinte, amanhã, e para serem utilizados já na jornada de arranque da Liga, chegam à Portela e Pedras Rubras o sueco Petr Henriks, o búlgaro Olegariovich Benquerençov, o italiano Bruno Passione, o escocês Paul MacBaptist, o alemão Elman Sants, e o polaco Petrus Proenssa. O belga Charles Xiste e o guatemalteco Doarte Gomez, esses só chegam no sábado, mas também eles prontos a apitar. O inglês Paul Kosta já há uma semana que treina no campo do Olival.

Agora sim, está criado um clima de confiança num sector que, por suspeições infundadas se não malévolas, se vinha a atolar cada vez mais no Guinness Book da falta de credibilidade. Haja Deus!

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Golo e invasão de campo

O jogo da Taça sul-americana entre Blooming (Bolívia) e o River Plate (Uruguai)terminou aos 66 minutos.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Última Hora - JOSÉ FARIA JÁ ASSINOU

Depois de várias horas de negociações, vimos por este meio anunciar a assinatura de contrato com JOSÉ FARIA por uma temporada. Em declarações ao Site Oficial, JOSÉ FARIA diz que nunca teve dúvidas e que apenas aguardava pelo momento certo para assinar pelo Maior Clube do Mundo.

Referiu ainda que o Sport Lisboa e Benfica é o seu clube desde pequenino e que sempre soube que um dia teria a honra de vestir a camisola encarnada, o que veio a conseguir agora, seguindo as pisadas dos seus ídolos de criança.

José Bettecourt dixit

É uma equipa forte, fez boas contratações, é óptimo para o nosso futebol ver 62 mil pessoas num estádio [no Benfica-AC Milan]. Não tenho pejo em reconhecer que os benfiquistas têm motivos de orgulho e têm grandes expectativas. Isso perturba e torna mais difícil ao sportinguista estar eufórico.

José Bettecourt

Este senhor parece trazer uma abordagem nova ao nosso futebol. Sim senhor.
Em contrapartida, tenho a sensação que a maioria dos sportinguistas, não lhe vão perdoar estas palavras.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

FootBicancas destacado no jornal "O Jogo"

Foi com enorme satisfação, que vimos uma vez mais o nosso Blog ser destacado na Revista J, do Jornal "O Jogo", pois já em Novembro do último ano tínhamos recebido tamanho destaque.

É sempre um orgulho saber que alguém, tem a pachorra de nos aturar e ainda por cima elogiar-nos de forma tão honrosa. Como não há duas sem três, ficaremos à espera de uma terceira menção honrosa.

OH MARADONA, ESTÁ LÁ SOSSEGADO!



Já só faltava esta. Eu bem que ando a dizer para o Hulk jogar menos, para ver se nenhum tubarão se lembra de o levar. Não é que o Maradona se lembrou de dar destaque ao jogador Portista, numa entrevista que deu ao sítio de internet da FIFA?

À pergunta: “Há algum jogador que o tenha surpreendido recentemente”? Maradona, responde desta forma: “Filipe Melo foi uma grande descoberta para o Brasil e o Hulk, do Porto, também teve um grande impacto”

Ouve lá, não te queres dedicar ao charuto e deixar quietinho o nosso Hulk? Bem sei que o gajo, com aqueles ombros, se vê ao longe, mas escusas de aferroar fulanos tipo Abramovich, até porque o 31 de Agosto ainda está muito longínquo.

Entrevista de César Peixoto, na "Bola"

- A relação entre o Sp. Braga e o FC Porto condicionou o negócio ou considera que não teve qualquer influência nas complicações que surgiram? Foi apenas intransigência do presidente do Sp. Braga?
- Sinceramente, considero um pouco estranho o facto de as pessoas terem acordado as coisas e no dia seguinte mudarem radicalmente de opinião. Mudarem o acordo. Não quero dizer directamente que haja dedo de outras pessoas, mas isso surpreendeu-me, não posso deixar de o dizer.

O César Peixoto ainda tem dúvidas. Eu tenho certezas. Face ao histórico da pré-época, e ao facto de Pinto da Costa estar na tribuna ao lado de Salvador, no dia em que o negócio se complicou... basta somar 2+2. Parece um polvo.


- Mas, afinal, o que influenciou a sua decisão (de recusar o Sporting)?
- O projecto em si, o clube, o facto do mister Jorge Jesus ter trabalhado comigo na época anterior, tudo se conjugou numa série de factores que me levou a escolher o Benfica. O próprio clube, o Benfica... é o maior clube português e só isso chega para decidir.
agradeço às pessoas do sporting

Final Supertaça: FCP: 2 - Paços Ferreira: 0


E pronto, agora é a valer e as experiências acabaram. Na primeira competição oficial da época, o Porto continuou a sua sina e ganhou. Foi a sua 16º Supertaça, sendo que a equipa Portista tem mais taças do que todas as restantes equipas nacionais juntas. Bem bom!

Se é verdade que ganhou, não é menos verdade que a exibição foi algo frouxa. Aliás, os primeiros 20 minutos do jogo foram muito fraquinhos (tendo o Paços dado baile em alguns momentos), tendo depois disso melhorado um pouco, sem nunca deslumbrar. Moral da história: há muito que trabalhar e melhorar, pois a este ritmo estarei a ver o campeonato Espanhol lá para Dezembro.

A única coisa que se pode enaltecer neste jogo é mesmo o golo do Bruno Alves que é uma verdadeira obra-prima, no que diz respeito ao poder de impulsão e pujança. É verdadeiramente deslumbrante a convicção com que o central Portista se faz ao lance. Excelente!

Não fosse o golo do Farias, onde me ri que nem perdido, e pouco mais havia a dizer. Todos os jogadores do Porto estiveram muito abaixo daquilo que se exige a uma equipa que é Tetra-campeã. Por isso, vamos lá bombar!

Independentemente da exibição menos conseguida, o que é certo é que o Porto ganhou e todos sabemos que as vitórias são o melhor tónico para se construir equipas.

sábado, 8 de agosto de 2009

Benfica:1 AC Milan:1 (5-4 agp)


Grande festa na Luz. Estádio cheio, adeptos entusiasmados, e uma equipa adversária digna da grandeza do nome de Eusébio.

E o Benfica uma vez mais não defraudou as expectativas. Fez um grande jogo, principalmente na primeira parte, e foi pena que não conseguisse manter o golo de vantagem até final.

Jorge Jesus termina assim a pré-época com quatro troféus, algo que considero brilhante, face a forma com que a equipa terminou a época passada.

Relativamente ao onze, ainda subsistem dúvidas nas laterais. Patric, deverá estar mesmo “riscado”, com mais uma exibição desastrosa. Jorge Jesus já viu isso, e foi a correr buscar o proscrito Luís Felipe. Duvido até que Patric comece a época, devendo ser mesmo emprestado.

No lado direito, parecem-me inegáveis as qualidades de Shaffer, principalmente a atacar e a cruzar, mas tem ainda carências defensivas. Algo que parece causar alguma desconfiança a JJ, pelo que não surpreenderia se Shaffer não entrasse no onze inicial, sendo o seu lugar ocupado por David Luiz. Esperaremos por Domingo.

De resto, e em jeito de balanço, é notório o trabalho de JJ à frente do Benfica, criando grandes expectativas à legião Benfiquista.

Let the show beguin.

Hoje é dia de Eusébio Cup


"Eusébio é um monumento do futebol"
Cesare Maldini

Jorge Jesus teve tudo acertado com o FCP

História curiosa esta, que vem noticiada hoje no Correio da Manhã.

Jorge Jesus teve tudo acertado com o FC Porto para render Jesualdo Ferreira no comando do FC Porto em 2009-10 mas optou pelo Benfica, à última hora.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Ainda a decisão da UEFA

Eu cada vez percebo menos disto.

Em Portugal, a defesa do FCP foi baseada no facto das escutas serem inconstitucionais. Mas ninguém as negou, confirmando o seu teor de manifesta CORRUPÇÃO.

A Liga, já veio dizer que se o caso fosse julgado agora, depois da aprovação por maioria do novo regime jurídico para a corrupção, o FCP desceria de divisão.

Na UEFA, a defesa do FCP foi baseada no facto de que os actos de corrupção de que é acusado em Portugal, serem anteriores à legislaçao em vigor. Facto agora confirmado pela UEFA. Que confirmou também, que com a nova legislação aprovada esta semana, o FCP também estaria fora das competições da UEFA.

Fico preplexo que a maioria dos portistas e pelos quais alguns tenho até admiração intelectual, gritem vitória e só vejam a árvore (absolvição do FCP) e não queiram ver a floresta (é disso que se trata, não querer).

E o que nos diz a floresta, é que o FCP nunca tentou provar a inexistência de actos de corrupção, confirmando assim a sua existência, e que apenas foi absolvido por manifesta SORTE JURÍDICA.

Por isso digo, fico estupefacto com as manifestações de contentamente dos adeptos portistas, e que apenas deverão ser justificados por irracionalidade clubística. Não tenho outra explicação.

Taça Europa: Benfica - Poltava

FC Vorskla Poltava. Tive de fazer copy/paste para não me enganar a escrever o nome do adversário do Benfica. Obviamente, sem desculpa para resultados negativos.

A única dificuldade, terá de ser mesmo a viagem.


César Peixoto está feito

Ao que tudo indica, o negócio César Peixoto está feito.

Tenho alguma desconfiança relativamente às qualidades do ex-jogador do FCP. Tenho a ideia que volta e meia está lesionado, tem um bom pé esquerdo, alguma cultura táctica... mas pouco mais acrescentará à equipa.

Vejo César mais como um jogador últil e polivalente que pode colmatar alguma carência pontual no corredor esquerdo encarnado, mas do meu ponto de vista nunca será um titular indiscutível.

Mas percebendo Jesus de bola como percebe, e conhecendo ele as qualidades/defeitos de César, tenho fé nos frutos desta contratação. E face ao valor da mesma, poucos riscos correremos.

Acho que a Diana Chaves vem a custo zero :)

RECLAMAÇÃO À SIC

Eu já sabia, mas agora tive a confirmação oficial que existe realmente um favorecimento claro dos nossos media para com o Benfica. Há dias escrevi uma carta à SIC, pois senti-me incomodado com a sua política editorial. Eis a reclamação que fiz:

Boa noite,

Em primeiro lugar devo confessar que é a primeira vez que escrevo um e-mail para uma televisão, tendo por objectivo reclamar critérios de politicas de informação. E nunca o fiz, principalmente, por dois motivos. Em primeiro lugar, porque para a televisão pública não vale a pena, pois certamente não responderão e depois porque julgo que a televisão privada não me deve satisfações.

Então o porquê do envio deste e-mail?

Fundamentalmente porque sou desde o início um fiel “cliente” da SIC. Sempre foi o canal da minha preferência e sempre acompanhei os resultados do vosso canal com grande atenção. Foi este o motivo que me fez “ganhar o direito” de vos escrever.

Bom, o que realmente me leva a escrever é a vassalagem que a SIC tem dado ao Benfica nos últimos tempos. Confesso que sou um fervoroso Portista, mas esta minha indignação não resulta apenas deste facto, pois tenho consciência que a SIC, enquanto canal privado, tem que ter em atenção as audiências e tem que ter em atenção os interesses publicitários que daqui resultam.

Mas, caramba, o Telejornal é ou não feito por jornalistas? Há ou não critérios isentos na escolha das notícias? Há ou não um código deontológico?

Como disse, o que me leva a escrever é, genericamente, o favorecimento jornalístico e recorrente que a vossa estação está a fazer ao Benfica. Em particular refiro-me ao Telejornal de hoje (28-07-2009). Na parte desportiva quais as notícias?

Um treino, repito treino do Benfica e uma notícia (já maça) do Ronaldo. Nem uma referência ao jogo do Porto do dia anterior, num dos principais torneios de verão – Peace CUP. Esta política de selecção é realmente revoltante e aquilo que vos peço é que, no mínimo, tenham algum respeito pelo clube que nos últimos anos mais tem feito pelo sucesso do futebol Português fora de portas.

Não aceito as justificações (se é que me querem dar alguma, obviamente) normais para estas situações, dizendo que o jogo já tinha acontecido há mais de não sei quantas horas, pois vi os resumos do Benfica uma imensidão de vezes e inclusivamente voltaram a falar no mesmo telejornal do torneio ganho em terras Holandesas.

Como é lógico, não espero grande resposta da vossa parte, mas senti que, pelos motivos supracitados, tinha esta obrigação.

Atentamente,
Vitor Peliteiro

Agora, a resposta da SIC:

Caro Sr. Vitor Peliteiro,

Agradecemos o facto de nos ter fornecido os seus dados estatísticos. Estamos inteiramente ao seu dispor, sempre que entenda contactar-nos.

No caso da crítica que recebemos de V. Exa., tem toda a razão para estar insatisfeito, no entanto, pedimos a sua compreensão para o facto de a existência da SIC, sem quaisquer fundos do Estado, depender dos resultados comerciais e de políticas editorias que são avaliadas pelo mercado. Concretamente, o Benfica é o clube que reúne maior interesse junto dos espectadores. De qualquer forma, tentamos em todos os noticiários colocar pelo menos uma notícia diária do Porto, Sporting e Benfica.

Sem outro assunto de momento, agradecendo o seu contacto, e colocando-nos à sua inteira disposição para futuros contactos, renovamos os nossos melhores cumprimentos,

Direcção Marketing e Publicidade

Sim, eu sei que o Benfica é o clube que mais vende, principalmente nas euforias dos inícios de época, mas mesmo assim acho que as TV´s, Jornais e rádios são todos uns grandessíssimos sectaristas e de isentos não têm nada!

Oh Abramovich, ganha juízo


O Diário de Notícias, na sua edição de hoje, avançou que segundo alguma imprensa Inglesa, o Chelsea estará disposto a dar os 40 Milhões pelo Hulk. Eu bem que disse que o gajo andava a jogar muito nos jogos de pré-temporada, sendo que o risco de alguém “bater” com a cláusula de rescisão crescia a cada minuto que o Brasileiro jogasse.

Mesmo sabendo que poderá aparecer um maluco (o patrão do Chelsea encaixa-se neste perfil) a dar tanto dinheiro, continuo a acreditar (ou será “continuo a ter a esperança”) que o Hulk não sai esta época. Era uma perda terrível para o Porto, uma vez que este ano o sucesso do Porto tende a passar pelo Brasileiro. Para além disto, o início da época aproxima-se a grande vapor e uma mexida como esta poderá ser decisiva para a restante temporada.

É por estas e por outras que eu não gosto da valorização do Petróleo!

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

FootBicancas em Crescendo


O mês de Julho de 2009 foi o melhor mês de sempre do FootBicancas. Pela primeira vez no seu historial, foram ultrapassadas as 2.000 visitas mensais, facto que nos deixa a todos muito satisfeitos!

Foram 2.146 visitas, que confirmam a evolução que este blog está a ter, principalmente desde o mês de Março deste ano.

Muito obrigado a todos!

Toques de Cabeça

Sobre o MST, com pachorra
Por JMMA

Chamemos-lhe Miguel Super Tripeiro para não confundir o original com o “karaoke”. Sobretudo porque não se deve confundir culto com cultura. O artista, bem entendido, é o MST, escritor bestseller, repórter, jornalista e comentador político. O reverso é assim como uma espécie de Carolina que não passou do alterne.

Miguel Super Tripeiro descobriu num artigo do jornal «Sol» a “golpada” de Luís Filipe Vieira e resolveu partilhá-la connosco num artigo d’ A Bola, que teve eco no Footbicancas, em 28/Julho. Nada contra. Expor convicções com base no disse-que-disse não me parece próprio de um grande jornalista nem tão-pouco o método ideal para debater assuntos no espaço público, mas como se sabe MST topa tudo a léguas e tem as suas intuições em enorme conta.

Lido e relido o artigo, eis o que fica: alguém deve dinheiro a alguém, por via de negócios havidos entre ambos. A dívida vence-se em Setembro, logo, interroga-se MST, que nada tem a ver com quem tem a pagar nem tão-pouco com quem tem a receber: será que aquele ‘alguém’ vai poder pagar ao outro ‘alguém’? E eu, que antes desta crucial incerteza vivia alegre, comia bem e dormia descansado, passei a ter pesadelos, falta de apetite e até vertigens: será que pode pagar? Oh deuses! Não sei o que será mais cruel se a dívida, se a dúvida.

Mas não, «A mim, as dívidas (…) não me interessam nem me ocupam — excepto se, como também se pode inferir da notícia de o «Sol», elas vierem a ser cobertas, no todo ou em parte, pela Caixa Geral de Depósitos», esclarece MST no fim de três longos parágrafos, 430 palavras, 2 557 caracteres, quase metade do artigo a falar precisamente e apenas daquilo que diz não lhe interessar. Aqui, disse eu para os meus botões: Chiça, botões, o que seria se lhe interessasse! Quanto à Caixa Geral de Depósitos cobrir as dívidas, isso sim, concordo. Como dizia o outro Caixa é banco e bancos – em particular no nosso país – são instituições perdulárias que passam a vida a distribuir o dinheiro sem mais nem quê, apenas em função da cor das camisolas. É mesmo caso para estar de pé atrás, senhor Miguel.

Por último, a grande questão: estamos ou não estamos perante um chocante caso de tráfico de influências, feito por um clube de futebol a favor de uma empresa? E é isso crime? MST diz que sim. Pois, então, se assim pensa, devia ter já denunciado formalmente o dolo às autoridades competentes. Antes mesmo de vir rentabilizá-lo em artigos de jornal pagos à linha. Esse é o único ponto que interessa reter.

Contudo, não é por isso que critico MST. O futebol é um fenómeno de grandes emoções onde a racionalidade fenece. Há que ser compreensivo. Já aquela parte gaga e gasta da perseguição ao FCP custa-me mais a aceitar. «E pensar que, depois do grande regabofe entre câmaras e clubes a pretexto do Euro-2004, o único «escândalo» que ocupou a imprensa e o Ministério Público foi a permuta de terrenos entre o FC Porto e a CMP!», queixa-se MST. Pior do que a clubite militante de MST é este ar de superioridade moral. O FCP é incomparavelmente virtuoso e invariavelmente perseguido e ele, MST, não perde uma oportunidade de nos lembrar disso. Caro MST: bem sei que a Justiça em Portugal não passa de uma roda quadrada. Por que razão então, a elogia quando essa mesma Justiça sentencia a absolvição do FCP e do seu presidente, é capaz de me explicar? Se foi com esta coerência que avaliou os negócios do Benfica com a Euroárea, temo bem pela inocência de Vieira.

O problema de Miguel Sousa Tripeiro é mais grave do que parece: não é o daltonismo que lhe faz ver o mundo a azul, é a militância. A militância é o patamar profissional da clubite. Quer dizer que se o FCP fosse um partido que eu cá sei, MST era o director do Avante. Por isso, e para terminar, dá para reformular a frase que hoje li sobre a Europa: MST, cronista d ‘ A Bola, não existe. Eu conheço-o.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

UEFA Vs Ganhem Juízo


Ora aí está um assunto do qual não fazia ideia que a água ainda corria debaixo da ponte. Parece que ainda haviam uns “pescadores” que tentavam pescar um belo salmão quando na verdade só têm cana para umas pequenas fataças.

Parece que a UEFA encerrou de vez o processo que, alegadamente, podia impedir o Porto de participar na Champions. Mais uma decisão comprada pelo Porto. Aliás, o Antero, quando elogiava o Benfica no jornal de hoje, já estava na verdade a preparar a notícia.

Saiu o Jackpot !!


Antes de tudo, parabéns ao Sporting!

Quando comecei a ver o jogo (perto do intervalo), confesso que estava totalmente na desportiva, pois ficava satisfeito com qualquer resultado. Se o Sporting ganhasse, ficava satisfeito porque Portugal continuava com a hipótese de ter duas equipas na champions. Se perdesse, também ficava satisfeito porque o Porto facturaria mais (direitos televisivos) na competição.

Da maneira como o jogo acabou, digo-vos que fiquei muito satisfeito, pois dei por mim a torcer pelo Sporting, sendo que aquele golo, mesmo a acabar, fez-me lembrar o jogo do Porto em Manchester no ano de 2004.

Agora que foi um Euromilhões, lá isso foi! E o Paulo Bento que não me venha com cantigas, dizendo que foi o “acreditar” que fez com que o Sporting ganhasse. Isto porque nos minutos finais estava a pensar precisamente no contrário daquilo que o treinador disse, pois estava a ver uma equipa amorfa, sem chama e principalmente sem uma voz de comando. Pareciam um grupo de gajos que andavam ali para dar uns toques. Não havia ninguém que desse um berro aos colegas para acordarem. Eu joguei futebol e nestas situações havia sempre alguém que dava um grito de revolta, quando o resultado era adverso. No Sporting, zero. Ninguém. Tudo mudo e calado. Por isso, Paulo, passa por Fátima e compra uma vela.

Independentemente de tudo, passou e por isso mereceu, que isto de merecer ou não é apenas um pormenor.

Sporting, com vida difícil

É evidente a ansiedade dos dirigentes do Sporting face ao jogo de logo à noite, com várias declarações de "jogo de vida ou morte".

Este sinal, e o ultimato dado esta semana a um clube inglês que supostamente teria interesse na aquisição do Miguel Veloso, leva-me a inferir, que financeiramente as coisas estão muito justinhas para o lado de Alvalade.

Antero Henriques, in "O Jogo"

"Em relação ao Benfica, é preciso reconhecer que também está fortíssimo e isso porque tem um treinador que fez um bom trabalho nos clubes por onde passou. De resto, o Rui Costa, responsável pelo futebol do clube, tem muita experiência, excelentes conhecimentos a nível internacional e tem mantido uma grande coerência de procedimentos, mostrando grandes capacidades para as funções que desempenha."

Vindo de quem vem, alguma coisa estará para acontecer.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Júlio César, confirmado na Luz

:)

Olhanense ou Porto B?


Hugo Ventura, Ukra, Castro, Rabiola e Tengarrinha foram emprestados pelo FCP ao Olhanense.

Olhanense que é treinado por uma glória recente do FCP. O ex-capitão Jorge Costa, que já veio dizer que nunca treinaria Benfica e Sporting. Apenas o FCP, clube do seu coração. Da minha parte, acho muito bem.

O que já não acho bem, é que o clube algarvio se esteja a transformar no satélite do FCP, que por acaso disputa o mesmo campeonato.

Pergunto. Haverá condições (mesmo que éticas), que assegurem a verdade desportiva nos jogos do Olhanense contra os três grandes?

Ninguém pode estar seguro ao dizer que SIM (opinião dos portistas), ou que não (opinião dos não portistas). E só isso per si, já é grave o suficiente.
E não me venham com moralismos e precedentes.

Porque não Porto?


Este é um sonho muito antigo que eu tenho. Porque não Porto? Caía que nem uma luva neste plantel. Ao lado de Meireles faziam maravilhas, sendo que o Porto ganhava um marcador de livres como há muito não tem. Pensem nisso!

Eis as palavras de Van Der Vaart, depois de falar com o treinador do Real Madrid: "O treinador disse-me que iria passar a maior parte do tempo no banco de suplentes. Deste modo, para mim não há nenhuma possibilidade de continuar no clube".

O Pior disto tudo é que eu também queria muito ganhar o Euromilhões...

Goodbye Sir Bobby Robson


Com algum atraso, mas não quero deixar de prestar um tributo ao Sir Bobby Robson.

Para além de ter sido bi campeão no Porto, recordarei o treinador Inglês como um dos poucos que, independentemente do resultado, queria sempre mais, pois mesmo que estivesse a ganhar por dois ou três, pedia sempre aos seus jogadores para jogarem para a frente.

Para além das suas virtudes desportivas como treinador, sempre foi um gentleman.
Até sempre!

Superleague Formula: Vitória do FC Porto


O Porto voltou a ganhar uma prova da Superleague Formula. A prova foi ganha em Donington Park – Inglaterra - e teve a particularidade de ter uma dobradinha Portuguesa, pois o Sporting terminou em segundo lugar, na corrida da tarde.

Houve quem dissesse que o carro do Porto parecia o Hulk. Que o diga o Sporting que se viu ultrapassado a poucas voltas do fim.

domingo, 2 de agosto de 2009

Peace Cup: FCP: 1 - Aston Villa: 2


Eis a primeira derrota e a respectiva eliminação da Peace Cup. Também é preciso para que o pessoal coloque os pés no chão (comigo incluído).

É verdade que o Porto perdeu, mas nem jogou mal. Entrou com uma equipa que não será certamente a titular, mas as obrigações são as mesmas, pelo que este facto não serve de desculpa. O Aston Villa acabou por ter a sorte do jogo, pois perante o controlo de jogo que o Porto tinha, os Ingleses facturaram.

Na segunda parte, com a entrada do Hulk, o Porto foi muito mais perigoso e mesmo estando a perder por dois golos, nunca desistiu, merecendo por isso uma gratificação pela força psicológica que demonstrou.

Uma derrota é sempre uma derrota, pelo que fiquei triste, pois esperava que o Porto conseguisse chegar à final. Fica o bom registo do Hulk, que se sagrou o melhor marcador do torneio, e os 500.000€ facturados.

PS: O Aston Villa ganhou há poucos minutos a final frente à Juventus.

Benfica vence Torneio de Guimarães


Depois do Torneio de Guadiana e Amesterdão, os encarnados vencem o Torneio de Guimarães.

O Benfica continua a impressionar. Cresce de jogo para jogo, e de forma consistente. Nos dois jogos da "cidade berço" para além das vitórias, a equipa já conseguiu aliar as boas exibições começando a dar espetáculo.

Por isso, embora tenha os pés bem assentes no chão, há razões de sobra para a euforia dos adeptos. Aliás, os únicos que não podem entrar em euforia, são mesmo os jogadores, mas JJ saberá isso melhor que ninguém.

A equipa corre com alegria, entusiasmo e confiança. Não deixa o adverário jogar, e luta pela posse da bola quase na grande área contrária. O talento de Aimar, Di Maria, Saviola, estão a vir ao de cima, juntamente com o rigor de Ruben Amorim e Javier Garcia (grande contratação), e a eficácia de Cardozo.

Começo a ser um benfiquista orgulhoso. Não sei o que vamos ganhar, nem sequer se vamos ganhar, mas esta equipa deixa-me sonhar.

sábado, 1 de agosto de 2009

Keirrison - Entrevista "A Bola"

Este puto tem uma pinta do caraças!

- O que quis dizer, na conferência de Imprensa de apresentação, com: 'Fui eu que escolhi o Benfica'? Alguém tentou fazê-lo por si?
- Quis apenas deixar claro aos adeptos o apreço que tenho por este clube. Os meus empresários tiveram outras propostas, mas nem as quis ouvir quando soube do Benfica.
- Porquê?
- Conheço o clube, vi muitos jogos do Benfica no Brasil. Vejo todos os campeonatos europeus. E as informações que recolhi foram as melhores.
- Gosta de marcar penalties?
- Sou especialista. Mas também estou a tornar-me especialista em livres. Tento ser um avançado completo, porque se em alguns jogos não dá para marcar de bola corrida, então há que procurar marcar de outra forma...
- Qual é o seu ponto forte?
- A frieza na hora de marcar. Não fico muito tempo a pensar no que vou fazer quando estou na área, tenho a facilidade de pensar e executar de forma rápida, muitas vezes ao primeiro toque. Sou muito decidido e raramente fico com a sensação de ter tomado uma má opção durante um jogo.