sexta-feira, 7 de agosto de 2009

RECLAMAÇÃO À SIC

Eu já sabia, mas agora tive a confirmação oficial que existe realmente um favorecimento claro dos nossos media para com o Benfica. Há dias escrevi uma carta à SIC, pois senti-me incomodado com a sua política editorial. Eis a reclamação que fiz:

Boa noite,

Em primeiro lugar devo confessar que é a primeira vez que escrevo um e-mail para uma televisão, tendo por objectivo reclamar critérios de politicas de informação. E nunca o fiz, principalmente, por dois motivos. Em primeiro lugar, porque para a televisão pública não vale a pena, pois certamente não responderão e depois porque julgo que a televisão privada não me deve satisfações.

Então o porquê do envio deste e-mail?

Fundamentalmente porque sou desde o início um fiel “cliente” da SIC. Sempre foi o canal da minha preferência e sempre acompanhei os resultados do vosso canal com grande atenção. Foi este o motivo que me fez “ganhar o direito” de vos escrever.

Bom, o que realmente me leva a escrever é a vassalagem que a SIC tem dado ao Benfica nos últimos tempos. Confesso que sou um fervoroso Portista, mas esta minha indignação não resulta apenas deste facto, pois tenho consciência que a SIC, enquanto canal privado, tem que ter em atenção as audiências e tem que ter em atenção os interesses publicitários que daqui resultam.

Mas, caramba, o Telejornal é ou não feito por jornalistas? Há ou não critérios isentos na escolha das notícias? Há ou não um código deontológico?

Como disse, o que me leva a escrever é, genericamente, o favorecimento jornalístico e recorrente que a vossa estação está a fazer ao Benfica. Em particular refiro-me ao Telejornal de hoje (28-07-2009). Na parte desportiva quais as notícias?

Um treino, repito treino do Benfica e uma notícia (já maça) do Ronaldo. Nem uma referência ao jogo do Porto do dia anterior, num dos principais torneios de verão – Peace CUP. Esta política de selecção é realmente revoltante e aquilo que vos peço é que, no mínimo, tenham algum respeito pelo clube que nos últimos anos mais tem feito pelo sucesso do futebol Português fora de portas.

Não aceito as justificações (se é que me querem dar alguma, obviamente) normais para estas situações, dizendo que o jogo já tinha acontecido há mais de não sei quantas horas, pois vi os resumos do Benfica uma imensidão de vezes e inclusivamente voltaram a falar no mesmo telejornal do torneio ganho em terras Holandesas.

Como é lógico, não espero grande resposta da vossa parte, mas senti que, pelos motivos supracitados, tinha esta obrigação.

Atentamente,
Vitor Peliteiro

Agora, a resposta da SIC:

Caro Sr. Vitor Peliteiro,

Agradecemos o facto de nos ter fornecido os seus dados estatísticos. Estamos inteiramente ao seu dispor, sempre que entenda contactar-nos.

No caso da crítica que recebemos de V. Exa., tem toda a razão para estar insatisfeito, no entanto, pedimos a sua compreensão para o facto de a existência da SIC, sem quaisquer fundos do Estado, depender dos resultados comerciais e de políticas editorias que são avaliadas pelo mercado. Concretamente, o Benfica é o clube que reúne maior interesse junto dos espectadores. De qualquer forma, tentamos em todos os noticiários colocar pelo menos uma notícia diária do Porto, Sporting e Benfica.

Sem outro assunto de momento, agradecendo o seu contacto, e colocando-nos à sua inteira disposição para futuros contactos, renovamos os nossos melhores cumprimentos,

Direcção Marketing e Publicidade

Sim, eu sei que o Benfica é o clube que mais vende, principalmente nas euforias dos inícios de época, mas mesmo assim acho que as TV´s, Jornais e rádios são todos uns grandessíssimos sectaristas e de isentos não têm nada!

9 comentários:

  1. 3 NOTAS

    - não precisavamos da resposta formal da SIC, para saber as razões do eclipse do FCP nos seus noticiários;

    - a SIC demontrou frontalidade e transparência, assumindo as verdadeiras razões porque o faz. Por vezes não é fácil fazê-lo em respostas institucionais, mesmo estando à vista de todos;

    - pedir à SIC (empresa privada, constituída para dar lucro), que reserve ao FCP o mesmo espaço nos noticiários que reserva ao SLB, é o mesmo que tu deitares dinheiro à rua. Por muito que te custe.

    Na minha opinião (talvez facciosa, talvez não), a SIC apenas gere o seu negócio.

    E tu próprio, se fosses o Editor de Informação da SIC que é concerteza avaliado e tem prémio indexados ao share de audiências, tomando decisões racionais e colocando a paixão FCP de lado, tomarias certamente a mesma decisão.

    Já pensaste nisso?

    ResponderEliminar
  2. Caro,

    Não acrescentaste nada aquilo que já tinha dito e concluído (talvez de uma outra forma).

    Por isso é que são todos uns parciais do caneco. Se lá estivesse, provavelmente, também seria, mas os Portistas tinham todo o direito de me chamar o mesmo. Aquilo que ficou provado (ao contrário do que muitos diziam) é que de facto o Benfica é beneficiado nas notícias, independentemente das razões.

    ResponderEliminar
  3. Conclusão: A SIC tem razão em proceder assim, e os portistas têm o direito de não gostar.~

    Mas só isso :)

    ResponderEliminar
  4. Gostei especialmente da resposta da SIC.

    É o mail que eu chamo de "chapa 5"...

    ResponderEliminar
  5. Anónimo7/8/09 19:07

    ainda se admiram?o meu gozo e que eles ate sao enormes na comedia..chapa 7-0.kikas acaonsselho te o canal memoria

    ResponderEliminar
  6. Mesmo sendo benefício é apenas negócio e não é corrupção...

    ResponderEliminar
  7. LOL. Mas alguém quer saber do Porto? Essa equipa de segunda categoria?

    Ganha juízo e começa a prestar também vassalagem ao maior clube da Europa: SLB.

    ResponderEliminar
  8. Sr. Luis Marques,

    Ao contrário do que diz no seu comentário, a SIC não tem razão em proceder assim!
    Uma coisa é a edição de programas, que numa TV privada faz sentido que seja orientada com objectivos comerciais; outra bem distinta é a edição de noticiários. Noticiário é (pelos vistos para a SIC não é) jornalismo. E o jornalismo deve respeitar princípios deontológicos e obrigar a ética profissional?
    Manipular assuntos sem qualquer interesse jornalístico (como, por exemplo, um treino de futebol), tentando dar-lhes relevãncia que manifestamente não têm, com o simples propósito de captar audiência não é fazer jornalismo.

    ResponderEliminar
  9. ...SLB o maior clube da Europa... HAHHAHAAHHHAHAHHAAHAHAHHAHAHAHHAHAAH AHAHAHHAHAHAHAHAHHAHAHAHAAH AH AH AHHAHAHAH

    ResponderEliminar