segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Benfica:1 Marítimo:1


Há muito que não saía de um jogo de futebol, tão irritado e tão frustrado.

E este estado começou logo antes do jogo iniciar. Quando entrei na Luz, ainda decorria nos televisores do estádio os descontos do Paços-FCP, e fui ainda a tempo de ver a anulação de uma jogada, que concerteza daria o golo da vitória aos pacences, por um alegado fora-de-jogo que ninguém viu. Isto começa bem, mas adiante.

Relativamente ao jogo, não há nada que se possa apontar à equipa encarnada. Correram, jogaram, tiveram oportunidades de golo, e chegaram a dar espetáculo. A segunda parte então, foi um massacre de bola. O erro de casting foi mesmo o resultado, que penaliza sobremaneira o Benfica. Os encarnados podiam estar ali mais uma hora, que não marcariam o golo da vitória, tal o azar que teimava aparecer em algumas jogadas.

Tacticamente, notou-se a ausência de laterais de raiz. Raramente fomos capazes de ir à linha e centrar para trás, e tivemos muitas dificuldades na criação de espaços e desiquilibrios na defensiva adversária. Se dúvidas houvessem, Maxi faz mesmo muita falta.

Este jogo deixa-me preocupado, porque não há campeões sem sorte, e claramente a estrelinha de campeão não quis nada com o Benfica, ao contrário dos nossos rivais, que com auto-golos e jogadas de golo anuladas, lá conseguiram fugir à derrota.

Quanto ao Marítimo, apenas um propósito: parar o jogo a todo o custo. Jogadores sempre no chão, o GR assistido mais de três vezes (chegaram a ser hilariantes as simulações de lesão), a equipa médica já quase que fazia parte do 11 maritimista nem se sentando no banco, e os jogadores todos a frente da baliza. Pergunto: foi isto que o Marítimo treinou nas últimas semanas?

É certo que cada um joga com as armas que tem, mas é anti-desportivismo a mais, e isso não deverá deixar ninguém orgulhoso. Mas é o nosso futebol, e o Benfica também não é o único a sofrer desta postura dos clubes pequenos, por isso não servirá de desculpa. Mas que é feio é, e que é uma conduta anti-desportiva assumida pelos próprios, isso ninguém pode negar.

Gosto muito de futebol. Vejo jogos do Brasileirão, Premier League, Itália, Espanha, Alemanha e até da Argentina, e com muita sinceridade, não se vê esta pouca vergonha, sempre com a condescêndencia dos árbitros. Na minha opinião, é o próprio futebol que está em risco, pelo que deverá ser uma preocupação dos responsáveis da Liga. Já se está a chegar a um ponto em que as pessoas acham normal que isto aconteça.

Por isso, os meus nervos toleram muito mais um empate jogando mal, do que um empate a jogar bem. Ai que nervos!!!!

7 comentários:

  1. Apesar de ter parecido um Benfica a meio gás (apesar da segunda parte de luxo, com emoção e, quase diria, uma dezena de flagrantes oportunidades desperdiçadas), poderia ter sido uma goleada à antiga. 5-1 ou 6-1 não teria sido surpreendente.

    A sorte do jogo acabou por pender para os madeirenses que, com apenas um remate à baliza (além do lance do penalty), conseguem levar um ponto.

    Excelente abordagem de JJ no comentário ao jogo.

    Quanto ao Marítimo, fez o seu jogo. Bem ou mal, conseguiu o seu objectivo. Embora, de facto, as perdas de tempo dessem quase para outros 90 minutos extra.

    A Carvalhal, chamamos-lhe desonesto intelectual ou cego? "Soubemos anular o Benfica"? Que jogo terá ele visto?

    Quanto à arbitragem (não querendo chover no molhado), pareceu globalmente bem: primeiro penalty parece forçado mas aceita-se a decisão. Segundo penalty assinalado correctamente. Parece ficar por marcar um penalty na área do Marítimo quase no fim do jogo, por mão na bola do defesa, já no chão (fez-me lembrar o lance do golo anulado ao Benfica por mão na bola do Miguel Vitor, o ano passado, no mesmo estádio, no jogo Benfica-Nacional).

    Apesar do empate, há esperança num futuro muito risonho.

    ResponderEliminar
  2. Não deram 6? Oh que peninha... Falharam muito? Oh que peninha...
    Não vão despedir já o Jesus, pois não? É que o Fernando Santos foi despedido ao fim de uma jornada porque também empatou! Oh que queridinhos, uma super equipa que até ganhou uma porrada de tacinhas no defeso e não consegue bater o marítimo que tinha levado 6-0 do Quique Flores... Oh que peninha, encosta o teu ombro e chora... E o Domingos já está à frente do Jesus, he he he

    ResponderEliminar
  3. Mas o que tem o lance do Paços? Para já, nem sei se há fora de jogo ou não (e tu também não sabes). Se falas nesse lance, também devias falar em dois foras de jogo mal tirados ao Porto na primeira parte, que deixavam 2 jogadores portistas isolados.

    Mas brincamos? Joguem à bola, marques e deixem-se de desculpar com os jogos de outros.

    Já chateia esta choradeira!

    ResponderEliminar
  4. aonde está "marques", queria dizer "marquem".

    ResponderEliminar
  5. ai o Maxi já é lateral de raiz?!
    e eu que pensava que fosse uma adptação... ora vejamos, faz a carreira a trinco ou ala-direito, começa a lateral no benfas quando o os "portentos" Nelson e Luís Filipe estavam lesionados e não acertavam com 1 cruzamento e/ou marcação (por esta ordem)... mas se é lateral de raíz, tudo bem...

    ResponderEliminar
  6. Mas quem disse que foi desculpa. Apenas disse que me deixou irritado. Ou tu não ficavas, queres ver...

    ResponderEliminar
  7. Que fiques irritado com o jogo do Benfica, compreendo (aliás disse-te isso mesmo ontem por sms).

    Agora ficares irritado por um lance que "colas" a um arranjo, não compreendo.

    ResponderEliminar