sexta-feira, 12 de novembro de 2010

INQUÉRITO


MANUEL MACHADO (Mister)

Quer pela figura, quer por temperamento, quer pela forma peculiar como se expressa, cremos que o entrevistado de hoje do Footbicancas podia ser um venerando sacerdote em Paredes de Coura, uma personagem do século XIX saída de algum romance de Camilo, ou simplesmente o famigerado Homem do Fraque. Mas não, é um cromo do futebol. Se Guimarães não lhe deve de todo em todo o pão que come, pode afiançar-se que em grande parte lhe deve a alegria de dar água pela barba aos ‘grandes’.

(Entrevista escrita em 'manuelmachadês')


Já tirou pontos aos três grandes. Na última jornada foi em Alvalade contra tudo e contra todos, menos um. Agradeceu ao Maniche?

Olham para o Maniche como se lhe faltasse uma peça. Acho injusto. Às vezes, é mesmo preciso um esforço para se ver o óbvio - isso acontece quando se beliscam os interesses próprios, ou simplesmente quando se embaciam as lentes com que estamos mais habituados a ver a realidade. E o óbvio, em Alvalade, foi isto: o resultado premeia a equipa que foi mais eficaz sem o benefício da arbitragem. A primeira parte fica manchada por um conjunto de erros que, felizmente, não condicionaram o resultado final. Não é por termos vencido que vamos diluir esses juízos menos correctos. Se quer a minha opinião, tirando o Benquerença (que grande visão!), o futebol está repleto de míopes e nem todos usam óculos.

Mas o grande caso do jogo foi o da expulsão do Maniche, ou não?

Em termos do Sporting, os lagartos têm é que agradecer ao Maniche, que é o verdadeiro maestro daquela equipa. Pela primeira vez esta época acertou um pontapé e foi logo expulso. Logo o Maniche, que, desde que o Sá Pinto se reformou, é ele o mestre de cerimónias do balneário do Sporting. E pela maneira como o Sporting jogou na segunda parte, não me admirava nada que ele também fosse o maestro das músicas do Zé Cabra. Aquilo era cada um pró seu lado, caneco!

Continua a achar que "Na vida um vintém é sempre um vintém e um cretino é sempre um cretino”?

Absolutamente. Vir alguém com os dedos em riste fazer-me pirraça, como me fez um estimado colega, o ano passado, quando a minha equipa ( Nacional) foi goleada na Luz, parece-me uma brincadeira de crianças do tempo dos calções sem braguilha. Tenho lá pachorra! A esse meritíssimo colega, presentemente a atravessar uma fase menos boa, lembraria apenas que isto de ser treinador de futebol é como o vinho das melhores castas: primeiro alegra, depois inebria e um dia azeda.

E o ‘manuelmachadês’, há boas possibilidades de se tornar uma língua oficial?

Oficial já é, do que se trata é de conseguir para o ‘manuelmachadês’ o estatuto de «língua de trabalho» na UEFA, a par com as cinco línguas que já têm esse estatuto (o inglês, o francês, o espanhol, o gilbermadailês e o luisfreitaslobês). Em Portugal, o ‘manuelmachadês é o idioma oficial de três jornais desportivos, seis programas televisivos (Prolongamento, Mais Futebol, Dia Seguinte, Pontapé de Saída, Jogo Jogado e Trio d’ Ataque), e ainda a segunda língua do Canal Parlamento, logo a seguir ao ‘politiquês’. Estamos, dirigentes e corpo técnico do Guimarães, todos a trabalhar em conjunto para conquistar um lugar na Europa, criando assim condições privilegiadas para a internacionalização do ‘manuelmachadês’. Como vêem, um idioma em expansão.


Sem comentários:

Enviar um comentário