terça-feira, 30 de novembro de 2010

PRESSÃO ALTA


Não Gostei!
Por JCR


Confesso que não gostei de ver o meu FCP jogar ontem frente ao SCP.
A sobranceria com que enfrentou o jogo e o adversário, similar àquela que colocou em campo frente ao Portimonense e Moreirense, não me agradaram e fazem-me crer que a mensagem de rigor colectivo passada após o jogo com o SLB, não foi bem interiorizada.

Um FCP na linha do que nos foi dado a observar até à 10ª jornada, chegava e sobrava (a meu ver) para vencer o jogo de ontem, ou, não vencendo, para convencer e dominar claramente o jogo e o adversário.

Não me parece lógico, que este FCP se veja hoje na necessidade de fazer “apelos à revolta” e “incremento dos índices de agressividade e motivação” ao intervalo dos jogos, independentemente das circunstâncias.
Creio, como antes referi, que um FCP atento, concentrado e focalizado como o que vimos até à 10ª jornada, não carece de tais intentos, para dominar e (quiçá) vencer os jogos que disputa (pelo menos a nível interno).

Dizendo-o de outro modo: o FCP que este ano nos tem sido dado a conhecer (e isto dos bons ou maus hábitos …), jogaria desde o primeiro minuto como jogou na segunda parte da partida, enquanto pôde …

Daqui parto noutra direcção …

Não gostei mesmo nada da arbitragem daquele que é por muitos identificado como (!!!) “Super-Dragão de Paredes”.

Estou certo de que, relativamente a este ponto, encontro concordância na generalidade dos que vêem o futebol pelo futebol.

A falta de critérios uniformes foi gritante, aqui e ali em eventual prejuízo do SCP, mas na grande maioria do jogo (e nos seus principais lances) em manifesto prejuízo do FCP.

Creio até que uma arbitragem destas, com erros que falseiam a “verdade desportiva”, porque com directa influência no resultado final, merecia da parte do FCP uma acção similar à assumida pelo SLB após o jogo em Guimarães.

E, como então sucedeu ao SLB, que não se iluda ou menorize os graves e claros erros da arbitragem, com a eventual exibição menos colorida (má, como já aqui assumi) do FCP.

O homem decidiu logo aos 2’ de jogo, contemporizar com o jogo violento ao não admoestar com ‘amarelo’ o ‘André Santos’, naquilo que (contra os que determinam as regras do jogo… repito, as regras do jogo) muitos consideram ser uma forma de procurar segurar a partida.

Escusado será dizer que o que assim se consegue é, normalmente, um jogo que descamba para lances polémicos com (habitualmente) alguma ”violência” à mistura.

Escusado será dizer, igualmente, que o visado da primeira entrada (de muitas!!!) foi o ‘João Moutinho’, mau grado também ele tenha tido aos 13’ uma entrada passível de ‘amarelo’, que o dito homem também contemporizou.

De notar, todavia, a habitual ‘choraminguice’ dos jogadores do SCP nos lances divididos em que sofriam faltas, estratégia que tão bem sabem dominar, quase em exclusivo no nosso futebol.

Que o ‘João Moutinho’ não é hoje bem quisto no reino do leão, já todos sabíamos.

Que se dispunham a criar condições para que o seu regresso fosse inesquecível pelos piores motivos, não surpreende.

O que já não se entende, é que tal venha a ter o foco principal dentro de campo, entre ex companheiros de equipa, alguns dos quais hoje companheiros de selecção, e até da parte do sempre “ponderado” treinador do SCP.
Temos sido bombardeados ao longo da semana com o exemplo ‘Figo-Barcelona’, onde, aí sim, o assunto morreu nas bancadas. Recordo ainda hoje o cuidado com que, por exemplo, ‘Xavi Hernandez’ em mais do que um momento confortou ‘Figo’ ao longo da partida, face ao que chegava das bancadas.

OK! Estamos em Portugal, sempre um pouco mais à frente.

Dizer que foi normal a atitude de alguns jogadores do SCP para com o ‘Moutinho’, é constatação que me dá pena, pela enormidade da sua desfaçatez.

E por aqui me fico.

Nada direi pois relativamente ao golo irregular do SCP, à impressionante entrada do ‘Maniche’, e à bem cavada expulsão do ‘Maicon’ quando o FCP acabava de empatar e estava (finalmente) claramente por cima, sufocando o SCP e em busca da vitória.

Apenas acrescento uma nota:

Quanto tinta correria na imprensa escrita portuguesa, quantos especiais-desporto se fariam ontem, hoje, amanhã, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª feira (e por aí adiante), quantos vestiriam luto se a circunstância fosse a inversa ou, se o contendor do SCP fosse outro.
Não custa pensar nisto, e ocorre-me ter o direito de o fazer.

Oxalá (digo eu), não venha isto a ser o início de algo bem mais complicado, ou pelo menos algo que pesará na contagem final.

(…)
A partir deste momento e até amanhã à noite, estou absolutamente concentrado na minha segunda paixão futebolística.

Que me perdoem os laivos de nacionalismo que a tantos agora ocorrem, mas sou desde pequeno um indefectível adepto do ‘Barcelona’, e não há ‘Mourinho’ (a quem para sempre serei reconhecido e de quem sou fan), ‘Ronaldo’ (o nosso melhor, que não - ao momento e a meu ver - do mundo), ‘R. Carvalho’ e ‘Pepe’, que me façam violar os meus votos de amor eterno ao grande ‘F.C. Barcelona’.
‘Més que un club’, simplesmente.
De resto, e não me levem a mal, tenho o ‘Real Madrid’ na mesma conta que tenho, em Portugal, o ‘Sporting’; digamos, usando de algum eufemismo, que não vou muito à bola com ambos.

Que seja um grande jogo, como estou certo será.

5 comentários:

  1. O Porto da primeira parte fez-me lembrar o Porto da segunda parte contra o Vitória de Guimarães, nomeadamente na passividade e no excesso de sono.

    Quanto à arbitragem, sublinho o escrito pelo JCR: o que seria dos jornais se estes erros tivessem sido ao contrário!!

    Quanto ao Barça-Real, já foi e não foi nada bom para o Mourinho. Confesso que estava pelos Portugueses, sendo que o número "5" fez-me avivar outras histórias...

    ResponderEliminar
  2. Caro Vitor, sem prejuízo do respeito que a sua opção obviamente me merece, o que dizer deste futebol do (meu) Barça, que, concordará, não configura um episódio isolado ?!?
    É o futebol positivo na sua máxima expressão, e não há cá mestres da táctica ou "comentadeiros" desportivos doutorados que o consigam complicar.
    Há que se lhes (Guardiola, Messi & Cia.) tirar o chapéu, ou não ?

    ResponderEliminar
  3. Que este blog é claramente portista não há qualquer tipo de dúvida e gritante a forma como demonstra a falta de imparcialidade do mesmo, por muito bem escrito que esteja em que apenas analisa um lado das coisas.

    Estamos de pleno acordo que a arbitragem foi vergonhosa. É pena é a análise ser feita apenas para um lado.

    Confesso que estava no estádio e não vi nem o resumo e tão pouco vi o jogo na televisão. Apenas alguns lances pontuais.

    No entanto em termos de arbitragem, pareceu-me ser quase sempre em favor do Porto e é com pesar que verifico que em lances pontuais, em dois casos capitais em beneficio do Sporting. Nomeadamente:

    - O lance do golo, o Valdez, sim estava fora de jogo, algo que tive que ver diversas repetições para o perceber. Apenas aparentemente uma camera apanhou isso. Se assim o é, imagino dentro de campo.

    - A expulsão do Maicon. Não me admiraria dado ao critério de arbitragem se tivesse sido dado amarelo, ou nem sequer tivesse sido marcada a falta. De todos os modos o vermelho parece-me justo e apenas é manchado pela falta de coerência do árbitro relativamente aos diversos lances.

    - O Maniche não ter levado amarelo no lance em que faz falta sobre o Moutinho.

    Já em sentido contrário... Como já referi, a dualidade de critérios foi gritante permitindo e fomentando inclusive após a expulsão do Maicon a politica do queimar tempo. Destaco os seguintes casos:

    - Não percebi com quem foi disputado o lance a meio campo em que o Postiga vai com a bola, é derrubado, indo os dois aos chão. E para além do desplante de assinalar falta contra o Sporting, o Postiga ainda leva amarelo. Lá está... não vi imagens do que se passou, mas do estádio dá clara noção de estarem a gozar com um gajo.

    - Três mãos de jogadores do Porto não assinaladas e que de nada tiveram de casual, 2 do Fernando (1 da quais dentro da grande área portista) e 1 de Hulk.

    - A saída teatral do Falcão... que palhaçada....

    - O Fernando, distribuidor de fruta de serviço e nem um amarelito...

    Enfim... e depois um rol de faltas menores que eram constantemente assinaladas a favor do Porto, quando era o Sporting por norma ignoradas.

    Curiosa é igualmente a postura da comunicação social em camuflar tudo isto. Vindo do Record e da Bola... não me admira nada, pois é mais que claro que ambos os jornais são versões diferentes da biblia vermelha. Agora... um Jogo que até então sempre foi dos mais imparcial dos 3??? Acho escandaloso que todos os lances dúbios em destaque sejam sempre contra o Sporting.

    Mas pronto, até é compreensível. O Porto actualmente é uma vaca sagrada que fruto dos resultados está com todo o mérito no 1º lugar com a distância que está de todos os rivais. Como tal, tudo o que possa perturbar tal status, nomeadamente, algo que tem sido atípico para os lados de Alvalade este ano, em que o Sporting em campo foi claramente superior ao Porto tem que ser devidamente abafado.

    Ainda de destacar que não vi ainda nenhuma perseguição particular ao Moutinho. Vi sim lances de parte a parte com entradas mais duras, típicas de um jogo desta natureza.

    Ah, e vi o Hulk a ser literalmente secado, tirando mesmo apenas o lance do golo em que o Polga... para variar, sempre ele... abrir literalmente um buraco na defesa, tendo sido o Evaldo a compensar, dando na espaço ao Hulk para fazer aquilo que ele tão bem sabe fazer. De resto foi literalmente secado...

    Mas em geral foi uma boa partida. Não foi enfedonha de todo. Muita emoção, bons lances de bola, muita luta em campo, tal e qual como se quer um clássico.

    Mais uma vez a vitória moral fica do nosso lado enquanto que a real fica mais para os lados no Norte. Sim porque neste caso o empate foi uma vitória para vocês ;)

    Um abraço

    André Silva

    ResponderEliminar
  4. Blog claramente portista !!! (LOL)
    A análise da arbitragem que faz leva a que o aconselhe a fazer o que diz não ter feito: veja o jogo (transmissão da televisão) ou pelo menos o resumo que tem passado.
    É preciso ter lata falar de 'imparcialidade' e depois dizer o que aqui disse.
    Aquela do amarelo ao Maniche é digna do melhor 'stand-up comedy' para invisuais...
    Nota final: não, não sou portista, nem cego!!!

    ResponderEliminar
  5. Curioso que no resumo não vejo nada a mostrar as imagens das 3 mãos e nenhum dos amarelos que ficaram por dar ao Fernando.... ;)

    ResponderEliminar