quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Toques de Cabeça

Porto - Benfica

GANHA O PORTO, DISSE-ME O ÁRBITRO
Por JMMA

Escrevam aí, porque quero que fique preto no branco: o Porto vai ganhar. Tenho bons contactos, socorri-me de fontes fidedignas, aquelas que sabem, e repito (leiam nos meus lábios): no domingo o Porto vai g-a-n-h-a-r. Isso digo hoje, e é garantidíssimo. Amanhã, já não sei. Se calhar, posso até jurar o contrário: o Porto perde. Tão certo como eu estar aqui. Tornem a ler-me os lábios: p-e-r-d-e. Ah, isso aposto o que quiserem!...

Olha, encontrei a palavra certa: aposto. Não é bem como no Euromilhões, porque aí é aleatório, apenas números a rolar numa tômbola. O que eu faço com o Porto-Benfica é mais Totobola - deixo-me influenciar. Leio O JOGO e tendo a pôr “1” para o Porto que joga em casa, vai de vento em popa e se acaso o adversário tem a veleidade de lhe tirar pontos mesmo com justiça, faz birra porque o árbitro não o favorece com penaltes inexistentes. Leio A BOLA e tendo a pôr "2" para o Benfica, que acaba de dar um baile de bola ao Lyon, numa noite que apesar das abébias ao adversário em fim de festa, chegou a anunciar-se perfeita, e que ainda para mais sabe que joga no Dragão uma cartada decisiva.

Portanto, considerando que o Porto tem menos 48 horas de recuperação do que o Benfica mas em contrapartida joga em casa, levando em linha de conta a batalha táctica, a leitura dos treinadores, as condições de humidade, pressão e temperatura e respectivo efeito sobre o cheiro da relva à hora do jogo, pesando os prós, pesando os contra, efectivamente, o que posso adiantar sobre o jogo é que «tendo a...», «se calhar», «possivelmente», «penso eu de que...».

Mas se amanhã me virem peremptório e sem dúvidas quanto à vitória do Porto é porque almocei com o Pedro Proença, ou porque o Bertino Miranda ou o Ricardo Santos, árbitros auxiliares nomeados para o Dragão, me sopraram um telefonema explicando que a culpa é do Bin Laden. Sim, como sugeriu recentemente um dos senhores da «guerra» em recado propalado a partir da Turquia, o Aimar e o Bin Laden jogam na mesma equipa.

Enfim, caro leitor, vá por mim que sou ingénuo. Quer certezas com três dias de avanço sobre o Porto-Benfica? Pois sim, tente o Pedro Proença, o árbitro genial que em 2009, nesse mesmo Dragão, conseguiu o prodígio de converter uma infracção do Lisandro num penalti do Yebda. Oxalá ele não saiba.

4 comentários:

  1. Olhe, afinal o sócio do Benfica Pedro Proença, que já tinha perdoado um penalti no mesmo jogo que refere até perdoou outro no jogo de ontem. Coisas da vida… azar dos azares, o Hulk não estava castigado…
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Há jogos assim, é a vida.
    Cada clube, de vez em quando, sai-lhe na rifa o seu "Arsenal".

    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Mesmo num tom que queria passar de humildade e resignação, não conseguiu esconder a azia que lhe vai na alma (como o compreendo, internacionalmente falando).

    É verdade, por vezes existem “arsenais” que nos levam ao desespero. O Benfica também os teve. Para além deste, outros como os “arsenais” Celtas, “arsenais” Olympiakos, “arsenais” de Liverpool e outros que tais.

    Olhe, para este tipo de “arsenal” caseiro posso sugerir-lhe, se assim quiser, um verdadeiro “Arsenal” terapêutico que o ajudará, certamente, à digestão da dita azia.

    Abraço!

    ResponderEliminar
  4. Já agora porque não acrescentar os 7-1 de Alvalade em 1987, ano em que não obstante até fomos campeões?

    Azia? Não me conhece.

    Aqui para nós: o Porto de Domingo até me fez lembrar uma coisa que se dizia acerca de um célebre personagem da nossa história: «lendo os discursos de Salazar corre-se o risco de ficar a gostar dele».

    Isto é, com aquela exibição (verdade!) até eu quase fiquei a gostar do Porto.

    E mais não digo.

    ResponderEliminar