sábado, 19 de fevereiro de 2011

Na Desportiva


RETIRADA DE RONALDO COMPARADA À MORTE DE EINSTEIN. OU É UMA RECEITA DE BACALHAU?

Por Zé Bento*

O anúcio da retirada do brasileiro Ronaldo motivou, esta semana, considerações emotivas e altamente científicas ao futebolólogo Bruno Prata, cujos artigos no “Público” já chegaram a ser comparados à “Kritik der Urteilskraft, obra em que o filósofo Immanuel Kant discute o conceito de juízo estético.

Logo a abrir o leitor apanha com um tal Javier Marías (presumo que saibam de quem se trata) que um dia terá dito sobre Butragueño que “uma das piores coisas da vida é quase nunca se saber quando é que algo que nos entusiasma se aproxima do fim”. (Pode-se lá dormir descansado com um problema destes!) Também Hitchcock e Bernhard (novamente presumo que saibam de quem se trata) são convocados para nos explicar, desta feita, “a sensação de que não desfrutámos plenamente as ocasiões finais”.

E quando o leitor julga, com razão, que o tema em reflexão é a ressaca de algum orgasmo mal resolvido, o autor revela finalmente ao que vem: “a nostalgia e a inquietação que [o fim da carreira] provoca em quem gosta de futebol”. Depois, até ao final, é o elogio fúnebre. Memórias fantásticas: o ‘hat-trick’ em Old Trafford; o tal “golo antológico”, em Outubro 1996, feito com 34 passadas, 47 metros, 16 toques, em 10 segundos, 10! Mas também episódios funestos: namoros, casamentos, separações e até a tal confusão mal explicada, na Barra da Tijuca, com um travesti. Por fim, os “dados antropométricos”, que eu traduziria, em português cá da gente, como 'pança budista'.

No meio disto tudo, a metaficção. “A técnica dinâmica de Ronaldo, com as suas diagonais que rompiam os vectores fixos das defesas adversárias e quebravam a estática homeomorfa euclidiana do 4x4x2, que só pode ser comparada à descoberta por Einstein da famosa relação entre massa e energia: E = mc2 “ E para rematar: “Que pena Ronaldo, Zico, Falcão e Sócrates nunca terem coincidido na mesma equipa e jogado em quatro pontos não colineares de um 3x4x2x1 combativo”.

Consultado sobre o significado de tamanho arrazoado, um especialista garantiu ao Footbicancas tratar-se claramente de uma receita de bacalhau à Gomes de Sá e já confirmou que irá revelar o segredo na próxima edição do programa 'Prolongamento', que se debruçará também sobre o corte de cabelo do Futre. O especialista em questão, autoridade mundial de transplantes hepáticos, solicitou anonimato. Portanto, amigo leitor, já sabe: próxima edição de ‘Prolongamento’, a não perder.

* Benfiquista bem humorado.

1 comentário: