sexta-feira, 20 de julho de 2007

TACTO

Para terminar esta semana temática e também na semana onde o FootBicancas festejou o segundo aniversário, não podia deixar de falar na equipa do FCP. É mesmo isso, reservei o tacto para tomar o pulso à equipa do FCP para a época de 2007/2008.

Desportivamente, o Porto está a ter uma razia comparada com a de 2004, depois de se ter sagrado campeão europeu. Neste momento ainda não sei se o Lucho fica ou vai, mas os que saíram dificilmente serão esquecidos com facilidade. Há porém uma grande diferença relativamente a 2004. O FCP está a comprar com algum critério, quer sob o ponto de vista desportivo, quer sob o aspecto financeiro. Não se está a ver uma compra desenfreada de jogadores e isto é um claro sinal que a estratégia poderá ser a correcta.

Ainda não consigo dizer se o Porto estará melhor ou pior, porque ainda não vi os novos jogadores em verdadeira acção e por isso, qualquer opinião que desse neste momento seria com toda a certeza ineficiente.

Mas se fizer uma comparação mais fria entre o plantel do ano passado e o deste ano, posso-vos dizer que não estou com grandes alarmes porque vendo bem as coisas, o Porto nem está pior. É certo que perdeu jogadores como o Anderson e como o Pepe, mas não é menos verdade que, embora o Anderson esteja uns bons furos à frente da média, ele praticamente pouco contribuiu para o Bicampeonato. Teve de facto um arranque fulgurante ao ponto de muitos dizerem que o Porto estava Anderson dependente, mas depois da lesão pouco mais jogou. Mesmo depois da recuperação, nunca foi um jogador de 90 minutos. Quanto a Pepe, a coisa é mais difícil porque o Porto não vai encontrar outro jogador com as mesmas características do defesa milhões.

Quanto às entradas, guardo alguma expectativa em relação ao Leandro Lima e em relação ao Luis Aguiar. Gostei deste último no jogo particular que vi. O Uruguaio parece-me ser um lutador e razoável tecnicamente.

Nesta comparação, há um detalhe que pode ser importante: A continuidade do Lucho. Se sair, o Porto pode abanar porque nos últimos dois anos foi ele o pêndulo do meio campo e todos nós sabemos que o meio campo é o cerne de todo o jogo de uma equipa. Digo também que se sair, o Porto tem que contratar outro jogador para a zona intermédia, mas se não sair o FCP bem que pode ficar assim (com os novos já conhecidos)!!

Finalmente, deixo um vídeo do jogador que mais expectativa está a criar para os lados do Dragão: Leandro Lima e o seu excelente golo no campeonato do mundo Sub-20.


1 comentário: