quarta-feira, 20 de junho de 2007

Classificação 2006 / 2007


Chegou ao fim mais um campeonato. Como diz o JMMA, pareço bruxo porque da classificação avançada por mim no dia 25-08-2006 acertei em 6, sendo que desses seis, 4 foram precisamente os primeiros classificados da tabela deste ano. Para além do prognóstico certeiro nos primeiros 4 classificados, acertei igualmente numa das equipas que desceram à 2ª liga, mais precisamente na lanterna vermelha, que foi o Aves. Se estes prognósticos foram conscientes, o outro tiro foi por mera felicidade. Ele aconteceu no 8º lugar do Nacional.

O JMMA tem toda a razão. Numa das suas últimas crónicas falava da excitação que existe durante o campeonato, com as dúvidas de quem fica em primeiro, de quem vai à Champions, de quem vai à UEFA e de quem desce, mas no final é quase sempre a mesma coisa: o Porto sagra-se campeão. De facto é preocupante esta rotina no nosso campeonato porque embora o Homem seja um autentico animal de rotinas, quando essas rotinas acontecem no futebol, as coisas tornam-se mais complicadas.

Mais complicadas porque o desalento é maior à Segunda-feira, à Terça a produtividade desce ainda mais porque chega-se à conclusão que o Porto não foi beneficiado pelas arbitragens, à Quarta a moral lá sobe um pouco porque lá se abre mais uma casa do Benfica e o presidente fala novamente no apito. À Quinta-feira abre-se uma janela de esperança ao saber que o Nuno Gomes marcou 5 golos no treino do dia anterior e o Mantorras já não manca tanto. À Sexta-feira começa-se a falar do campeonato Inglês porque à luz da rotina caseira, o campeonato das terras de sua majestade é que é baril. Depois chega o fim-de-semana e tudo na mesma: O Porto ganha, o Sporting mostra mais um puto maravilha e o Fernando Santos vê novamente lençóis brancos!

E é isto. É isto o nosso campeonato e é por isto que eu normalmente acerto nos prognósticos ao escalonamento da nossa tabela classificativa. Para combater tudo isto, existe uma secreta esperança de seis milhões de adeptos: Pode ser que o Porto jogue para o ano na 2ª divisão, e desta forma o Benfica entra directamente na Champions League!

10 comentários:

  1. Que acidez... Não havia necessidade...

    ResponderEliminar
  2. "Sporting, Estrela da Amadora e Desportivo das Aves. São estes os únicos clubes da Liga que mereceram os "parabéns" de Joaquim Evangelista, presidente do Sindicato dos Jogadores. Em causa está a utilização de mais futebolistas portugueses em detrimento dos estrangeiros durante a última época, algo que não aconteceu nos restantes emblemas nacionais, com o Marítimo e FC Porto a destacarem-se pela negativa.

    Segundo um estudo elaborado pelo sindicato, dos 223 jogadores utilizados por jornada, 117 foram estrangeiros contra 106 portugueses, o que perfaz uma percentagem de 52 contra 48%. Estes dados contrariam a ideia de que em Portugal se aposta mais na formação de jovens. Apesar do equilíbrio entre a quinta e a 15.ª ronda, a reabertura de mercado em Janeiro trouxe mais estrangeiros para a Liga.

    O Marítimo é o pior exemplo: em média, jogou com onze estrangeiros e apenas três portugueses. Segue-se o campeão FC Porto com uma média de nove estrangeiros para cinco portugueses."

    ResponderEliminar
  3. Vitor:(Quase)totalmente de acordo consigo. No 'quase' incluo duas observações (este é o meu lado mau):

    1) A diferença para a vitória foi apenas de 2 pontos. Duvido que um mísero empate a mais justifique tanta bandeiragem.

    2)Acho, sim, que as rotinas de vitória no futebol são coisa «complicada». Principalmente por uma razão: em nenhum jogo limpo ganha sempre o mesmo. Se ganha, ou não é jogo ou não é limpo.

    Quando e como o jogo foi viciado esse é o enigma.

    Quanto ao resto, tudo de acordo: Parabéns ao Porto. Já é bom ter amigos felizes.

    ResponderEliminar
  4. Amigo JMMA,

    Nem que fosse por meio ponto! O Real Madrid ganhou com os mesmos pontos e não os vi a fazer menos festa por isso (este é o lado bom).

    Deixe-me partilhar consigo algumas dúvidas:
    Nos anos 60 não havia jogo ou não era limpo?

    O Real Madrid ganhou 5 taças dos campeões seguidas. Não havia jogo ou não era limpo?

    O Lyon é hexacampeão. Não há jogo ou não é limpo?

    And so "ione" and so "ione"...

    ResponderEliminar
  5. Quem é a agremiação detentora do Palmarés abaixo? Quem é?

    Campeonato Nacional da I Divisão

    1959/60
    1960/61 1962/63 1963/64 1964/65 1966/67 1967/68 1968/69 1970/71 1971/72 1972/73
    1974/75 1975/76 1976/77

    Quantos ganhavam nesta altura?

    Bocas foleira com telhados de vidro não conbinam...

    ResponderEliminar
  6. Mais um Post igual a outros colocados aqui neste Blog, para sermos fortes não temos que dizer que os outros são fracos, ou somos ou não somos!!!

    E na realidade vocês são mais felizes, com as derrotas do GLORIOSO do que com as vossas vitórias!!!

    Grande não é quem quer, é quem pode, e vocês são pequenos mesmos depois das vitórias.

    Temos pena!!!

    Mas com paciência vocês chegam lá, temos é que esperar pelo próximo SÉCULO.

    Até lá!!!

    MS

    ResponderEliminar
  7. Caro Vitor,

    Sobre o penta do Real até agora só ouvi falar em três razões: os míticos Di Stefano, Puskas e Gento. É o que reza a história. Por mim admito que talvez naqueles tempos o futebol, tal como o planeta, não estivesse tão poluído.

    Sobre os campeonatos espanhol e francês, de que falou, não posso garantir que estejam mais «limpos» que o nosso. Sei lá eu! O que sei é que tanto um como outro (tal como em Itália) souberam exorcizar os seus fantasmas.

    - No caso de Espanha, por exemplo, foi com Gil y Gil (que Deus haja). Fica prometido, um dia, uma crónica sobre esse fabuloso Gil.

    - Em relação ao campeonato francês, com o patrão do Olympic de Marseille, Bernard Tapie, de recente memória.

    Sobre o Benfica dos tempos áureos (porque já sei que este tema acaba sempre por pender para a nostalgia), apesar do Eusébio & Cª, não garanto que não tivesse havido também «fruta» à mistura. Sabe que para mim não fruta boa e fruta má. É toda horrível!

    Intriga-me muito que o futebol português seja esse sítio virginal, único na Terra, onde os diabos usam asas.

    Mas enfim, deixemos lá os queixumes e desconfianças de um benfico-deprimido. V. quer tranquilizar-me que o sistema funciona. E eu acredito: o sistema funciona.

    ResponderEliminar
  8. Caro JMMA,

    Está bem, está bem...

    Para falar de alhos quando as dúvidas são bugalhos, também lhe posso dizer que Portugal soube exorcizar os seus fantasmas:

    O Famalicão também desceu da primeira para a 3ª divisão por suposto suborno a um árbitro num jogo com o Macedo de Cavaleiros.

    ResponderEliminar
  9. É verdade, esquecia-me dessa.

    É «apito» dos pequeninos!

    É como aquela da velhota de Paranhos levada a tribunal por furto dum creme de beleza no valor de 3,99 euros. Quem diz que a justiça não funciona!

    Por fim apareceu o recibo, a velhota foi em liberdade, e tudo está bem quando acaba em bem.

    Ó vitor, sinceramente, isto não é uma espécie de magazine?

    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Mau, Apito dos pequeninos não! O Famalicão é bem grande (até se deu ao luxo de jogar na 3ª divisão com o Fernando Couto)!! :)

    Até já ganhou nas Antas e em casa com o SLB! Mai nada!

    Isto é melhor do que uma espécie de magazine porque a seguir o Famalicão voltou à primeira (famoso alargamento para 20 clubes). Foi tipo o caso velhota, o recibo voltou a aparecer...

    Abraço!

    ResponderEliminar