sábado, 22 de maio de 2010

Hermínio Loureiro finalmente abre a boca

Finalmente Hermínio Loureiro abriu a boca. Pena que o tenha feito só agora, porque as coisas graves que diz pouco impacto mediático tiveram até agora.

Em entrevista à TVI24, Hermínio entre outras coisas diz:

"Pinto da Costa deixou-me de mão estendida na final da Taça da Liga, alegando que não me conhecia de lado nenhum". “Não o conheço de lado nenhum”, terá dito Pinto da Costa, «sem tirar a mão do bolso».

Ainda sobre o presidente do FC Porto, Hermínio revelou ter sido Pinto da Costa quem lhe comunicou, «em primeira mão», a decisão do Conselho de Justiça da Federação de reduzir as suspensões aplicadas a Hulk e a Sapunaru pela Comissão Disciplinar da Liga.

Questionado na TVI 24 sobre se teria sido “uma conversa para crianças”, soltou: «Como imaginam...», para logo disparar: «Nunca ouviram conversas minhas com cortes...».

Hermínio Loureiro admitiu que a conversa com Pinto da Costa teve influência na sua decisão de renunciar à presidência da Liga.

Decisão, essa, que tomou antes de falar com o presidente da Comissão Disciplinar da Liga – ao contrário do que foi sugerido pelo presidente do FC Porto – e alegando uma «disparidade tão grande» entre as decisões do Conselho de Justiça e da Comissão Disciplinar.

«Era importante tomar uma atitude, pois estávamos a entrar outra vez num registo de descredibilização. Era importante dar um murro na mesa», vincou.

Frisando não ser jurista, Hermínio Loureiro não se «atreve a dizer qual era a decisão mais correcta», mas entende que a posição do Conselho de Justiça da Federação «punha em causa» o trabalho da sua equipa.

Como adepto, considera que os “stewards” «não devem ser entendidos como público», argumentando que os mesmos «conduziram os jogadores de FC Porto e Desp. Chaves à tribuna, na final da Taça de Portugal».

A única pessoa que me falou do Ricardo Costa foi o Adelino Caldeira, vice-presidente do FC Porto, a 3 de Setembro de 2008 num almoço no restaurante Lusíadas, em Matosinhos. Ele foi clarinho e apreciei a frontalidade. Disse-me: ‘Meu caro, ou você corre com o Ricardo Costa e tem a vida facilitada ou vamos fazer-lhe a vida negra’. Certo é que não mudei a orientação de total autonomia que dei desde o início à Comissão Disciplinar. Desde esse dia que percebi que me iam fazer a vida negra e fizeram.

Depois de ouvir estas declarações, e saber que o poder disciplinar e de arbitragem estarão sob a alçada da FPF na próxima época, deverá deixar todos os benfiquistas deveras preocupados. 

1 comentário:

  1. Estranho ser só agora que Hermínio Loureiro fala sobre isto. Porque não denunciou logo, assim que sofreu pressões? Foi conivente.

    ResponderEliminar