quarta-feira, 19 de maio de 2010

Toques de Cabeça

“VENCER À FC PORTO”
Por JMMA


O presidente do FC Porto garantiu, na tomada de posse do seu 12.º mandato, que mantém o mesmo entusiasmo do primeiro dia à frente do clube. “O nosso ideal é vencer. Não é vencer de qualquer maneira, não é vencer em qualquer túnel, mas sim vencer à FC Porto”, acrescentou ele com evidente intenção sarcástica. No entanto, isto de passar a ideia de que, no futebol português, se podem ganhar títulos «em qualquer túnel» presta-se a confusões. Daí a pensar que quem o diz, di-lo com proveito e conhecimento de causa, vai um passo... Vencer “à FC Porto”, querem ver que lhe fugiu a boca para a verdade! Pela boca morre o peixe (neste caso, o Pinto).

De qualquer modo, como piada não está mal. A idade provecta do reempossado presidente - por mais que ele propale aos quatro ventos que se sente com muita vida (talvez habite no Zoo?) -, presta-se a este humor involuntário. Mas, confesso, em matéria de humor, humor mesmo, prefiro os ingleses. Por isso lembrei-me logo de uma piada de Churchill.

Ao viajar pelos Estados Unidos em 1929, em visita particular, o itinerário de Churchill começou em Hollywood, onde se encontrou com Charlie Chaplin. Em conversa com ele, Churchill perguntou-lhe qual era o próximo papel que desejava representar. Chaplin respondeu, em tom sério: «Gostava de fazer de Jesus Cristo.» «E já tratou dos direitos?», perguntou-lhe Churchill.

É caso para perguntar o mesmo ao presidente que quer fazer de santinho. E, já agora, acrescentaria: o humor é uma das maiores provas de vida. Mais uma razão para o usar com intenção.

1 comentário: