sexta-feira, 23 de setembro de 2005

Análise à 5ª Jornada


Penafiel - Benfica:

Aqui está um jogo onde não consigo nem arrisco um prognóstico. Neste caso o melhor remédio será dar um prognóstico apenas no final do jogo. De um lado vai aparecer um Benfica motivado pelos dois últimos jogos. Pelo outro um Penafiel, que embora tenha começado mal a época, entrará igualmente motivado, pois conseguiu um empate na Madeira na última jornada e também porque vai jogar com o campeão nacional. A equipa de Luis Castro quererá com toda a certeza repetir o feito conseguido no ano passado. Para mim o factor decisivo será ver como é que o Benfica vai encarar este jogo. Isto é, se o Benfica entrar convencido que o jogo está ganho (aproveitando-se dos dois últimos resultados) ou se entrar a pensar no jogo de Manchester, vai perder ou empatar. Se entrarem concentrados apenas neste jogo e humildes, então ganham.

A minha esperança é que o Koeman não tenha acesso a este post, não conseguindo desta forma avisar os seus jogadores. Logo, se ele não ler, não avisará os jogadores e os jogadores não sabendo disto, o Benfica perde.


F.C. Porto - Belenenses:

O Porto está num ciclo de jogos bastante exigente. Depois de ter jogado contra o Glasgow e contra o Braga, seguem-se o Belenenses (c), Marítimo (f – embora ache que o Marítimo está pior este ano, não deixa de ser uma saída difícil), Benfica (c) e Nacional (f). Pelo meio ainda vai jogar com o Artmedia e com o Inter para a Champions. Acredito que depois deste ciclo, poderemos ter uma ideia daquilo que pode ser o resto do campeonato. Caso o Porto ganhe os quatro jogos, ganhará uma embalagem assinalável e difícil de ser recuperada pelos seus adversários. Por outro lado, se nestes quatro jogos perder pontos para o Benfica (e naturalmente para o Sporting), o mais certo será termos novamente um campeonato muito competitivo. Vamos lá ver como param as modas.

Quanto ao jogo, julgo que o FCP sentirá muitas dificuldades, mas acredito que vai ganhar. Para este jogo, a equipa portista já poderá contar com alguns regressos importantes como é o caso do Raul Meireles, Bosingwa e principalmente Lisandro. Tal como já disse em textos anteriores, o Belenenses tem uma excelente equipa e está também muito bem orientada. Por isso, o Porto terá que correr muito para conseguir os três pontos.


Sporting - V. Setúbal:

Quem jogará? Ricardo ou Nelson? Ricardo jogou novamente a titular num jogo que o Sporting fez contra os Sauditas do Al Hilal no decorrer desta semana. Só não voltou a sofrer um peru, pois o jogador adversário não teve o engenho de acertar com a Baliza. Depois da derrota, o Sporting vai tentar regressar às vitórias frente a uma equipa de Setúbal muito jovem, mas com jogadores com grande potencial. Aliás o Setúbal e o seu treinador estão a surpreender-me. Disse no início da época que Norton de Matos não ficava muito tempo pelos lados de Setúbal. Realmente não ia ficar, mas os motivos não se prenderam com os resultados, mas sim com bocas que deu à direcção. De facto o treinador do Setúbal está a conseguir bons resultados, mesmo com um orçamento muito baixo e com jogadores muito novos. É obvio que o Sporting é favorito e é quase obvio que vai ganhar. Falta apenas o quase. Se jogar Ricardo, fica mais difícil.


V. Guimarães - Marítimo:

Mais uma vez o Guimarães entra nesta análise. Escolhi este jogo, pois será o momento da verdade para Pacheco. Ou sim ou sopas. A equipa Vimaranense ainda não pontuou neste campeonato e as coisas começam a ficar muito negras para o Jaime Pacheco. Pacheco disse após o jogo com o Belenenses que a sua equipa é muito macia. Ora, um treinador que está habituado a tocar bombo não pode consentir que os seus jogadores tentem jogar à bola numa onda de “violino”. “Não pode ser! Mas que é isto?? Estamos a brincar??? Mau… já demos na canela até ao osso bem melhor. Tenho que vos mostrar novamente o jogo contra o Celta ou contra o Benfica?? Isso é que foi jogar futebol!!!”. Isto terá sido o que o treinador disse aos seus jogadores no final do jogo, em Belém.

Quanto ao jogo, oh meus amigos, vai ser bonito vai. O Marítimo vem de uma chicotada psicológica e o Guimarães poderá ir para uma. Sinceramente acho que o Guimarães pode ganhar, pois tem mais argumentos que o Marítimo, mas às vezes o factor psicológico não ajuda…

2 comentários:

  1. http://www.fifa.com/en/mens/statistics/index.html

    Quem é o titular da selcção nona classificada do ranking?!?!

    ResponderEliminar
  2. Parece que o Koeman leu o post

    ResponderEliminar