terça-feira, 20 de setembro de 2005

Comentário à 4ª Jornada


Benfica: 4 - Leiria: 0

Tal como tinha previsto, o Benfica ganhou o jogo. Confirmou-se tudo aquilo que disse. Ou seja, viu-se um Benfica super motivado desde o minuto inicial e um Leiria muito debilitado quer técnica, quer tacticamente. José Gomes que se cuide…

O jogo não podia ter começado melhor para o Benfica, pois logo a abrir fez o primeiro golo da tarde/noite. Aliás o primeiro golo espelha bem o estado actual do Leiria: Desastrado. O Benfica com este golo ficou ainda mais tranquilo. Porém esta tranquilidade chegou em doses exageradas, uma vez que o Leiria passou a comandar o jogo e podia mesmo ter empatado. Nesta fase comentava com o meu pai: “O Leiria está a surpreender-me”. Trocava bem a bola, tinha o controlo do meio campo e conseguia chegar à área benfiquista com alguma facilidade, face a alguma apatia da equipa da Luz. Foi então que apareceu o Nelson. Excelente defesa direito. Que pena o Porto não o ter contratado. Ele foi o principal responsável pelo novo acordar da equipa e serviu de alavanca do jogo ofensivo do Benfica, criando vários lances de perigo. Já perto do intervalo o Leiria voltou a sofrer depois de um excelente cruzamento do Nelson, com Nuno Gomes a concluir.

Na segunda parte, o jogo entrou numa toada morna valendo os golos para acordar o pessoal. Nota para Nulo, peço desculpa, Nuno Gomes que voltou aos golos fazendo um hat-trick.


Nacional: 2 - Sporting: 1

Eu avisei: O Sporting podia perder os primeiros pontos. E perdeu mesmo.
O clube de Alvalade entrou melhor no jogo conseguindo criar boas oportunidades como é o exemplo da jogada pelo lado direito do Douala. Depois de uma boa arrancada e de se isolar, o jogador dos Camarões rematou muito torto fazendo a bola sair muito ao lado da baliza de Hilário. O Nacional tinha grandes dificuldades em contrariar a equipa leonina nesta fase inicial. Só a meio da primeira parte é que o Nacional conseguiu equilibrar as coisas, criando também uma situação muito boa para marcar. Decorria o minuto 30’ quando André Pinto cabeceou a bola para a baliza de Nelson. Quando toda a gente já pensava no golo, eis que Nelson faz uma defesa do outro mundo, negando o golo à equipa Madeirense.

A segunda parte começa com o golo do Sporting. E um golo monumental, diga-se. O autor de tal proeza chama-se Deivid. O Brasileiro, depois de passar por um adversário desfere um remate que mais parecia um míssil scud. Este míssil provocou um abalo pos traumático à equipa do Nacional, pois os jogadores andaram uns largos minutos a restabelecer-se de tal choque. Depois de recuperados, voltou o equilíbrio. Ao minuto 64, o Nacional chegou ao empate por Alexandre Goulart na sequência da marcação de um livre. Desta vez foi a equipa do Sporting que ficou debilitada com o golo adversário. Passados apenas 14 minutos, o Nacional chega à vantagem pelo melhor goleador do campeonato André Pinto. Mesmo tendo reagido bem, o Sporting não conseguiu chegar à igualdade embora tivesse oportunidades para o fazer.

Como esta derrota, o Sporting não consegue isolar-se no comando do campeonato, ao passo que o Nacional chega ao topo a par do FCP e do Braga.


OUTSIDER GAME
Belenenses: 3 - V. Guimarães: 1

O Guimarães continua sem conseguir pontuar neste campeonato. E a equipa de Jaime Pacheco até entrou melhor no jogo do que o Belenenses. Conseguiu marcar logo ao minuto 16 pelo Tunisino Benachour. As coisas até corriam bem para o visitante até que Paulo Sérgio cai na área num daqueles lances típicos de grande penalidade. Isto é, Paulo Sérgio chega primeiro à bola do que o guarda-redes e depois cai. O guarda-redes toca no jogador ou não? O árbitro entendeu que sim e o Belenenses chegou à igualdade (Meyong). A primeira parte chegou ao fim com um Belenenses a ter algumas dificuldades em conseguir assentar o seu jogo e com um Guimarães bem melhor do que nas últimas jornadas. Ao intervalo Carlos Carvalhal devia ter dado um puxão de orelhas aos seus jogadores, pois a equipa de Belém entrou com uma atitude completamente diferente para a segunda parte. A qualidade de jogo do Belenenses melhorou bastante e foi sem surpresas que se viu o Belenenses marcar dois golos neste segundo tempo. Foram marcados pelo Meyong (na marcação de um canto) e por Silas, depois de uma boa jogada de entendimento da equipa do Restelo. Quanto ao Guimarães, notou-se uma melhoria, mas não chegou para a melhor organização da equipa de Belém.

2 comentários:

  1. Nacional 2 - Sporting 1, o «hat-trick» do leão:

    - O sporting perde o jogo; perde a invencibilidade no campeonato; perde a liderança.

    Realmente: O QUE É NACIONAL É BOM....!

    ResponderEliminar
  2. Mais uma vez Peseiro no seu melhor... faz duas substituições e vira o resultado de 0-1 para 2-1...

    ResponderEliminar