terça-feira, 26 de outubro de 2010

FCP: 5 - Leiria: 1


É sempre a abrir! Ontem, a malta que foi ver o jogo saiu do estádio desejando por mais minutos de jogo. Ontem, foi pena que a duração do jogo fosse só de 90 minutos. Ontem, facilmente, via-se mais 30 minutos de bola. E porquê? Porque ontem a bola foi redonda, ou seja, o futebol Portista foi fluído, com muita circulação e notou-se que os jogadores se estavam a divertir. Esse feeling passou para as bancadas como há muito não se via.

De facto o Porto deste ano está a fervilhar. Não quero ainda embandeirar em arco, pois como muitos dizem (ainda este fim de semana ouvi comentadores a dizerem isso na TV) o Porto ainda não teve testes a sério, tirando o Braga. E é verdade. Até aqui foram só nabos, nomeadamente, o Besiktas e o Benfia, tendo o primeiro levado chapa 3 e o segundo chapa 2. Por isso, concordo com os comentadores da nossa praça, no que a este ponto diz respeito.

Voltando ao jogo, foi o melhor da época. A equipa foi muito dinâmica e está mais do que visto que de meio campo para a frente a coisa está bem oleada. Temos um Fernando que limpa bem o que apanha pela frente (embora, por vezes, seja muito verdinho como o lance do penalti de ontem ou a expulsão de Istambul), um Belluschi que está uns furos bem acima do que fez no ano passado (ontem jogou o Micael, tendo feito um passe de morte para o primeiro do Hulk e viu-se que está com vontade de dar corda aos sapatos – só assim conseguirá um lugar no onze) e finalmente um Moutinho que dá gosto. Não só pelo que joga, mas fundamentalmente por aquilo que representa para equipa nos dias que correm. É o ponto de equilíbrio, é um jogador que sabe quando é que tem jogar para a frente e quando é que tem que pausar o jogo a meio campo. Muito bom. Como diria o outro, estou maravilhado. Obrigado Sporting pela maçã.

Depois, temos uma linha avançada que pode deixar qualquer um de rastos. O trio Hulk, Varela e Falcão está a jogar de olhos fechados e de um momento para o outro consegue dar um esticão ao jogo, deixando o adversário KO. O Hulk é mesmo incrível, o Varela, embora menos exuberante do que o Brasileiro, consegue ser igualmente potente, tendo uma técnica acima da média (que o diga o defesa do Leiria) e finalmente o Falcão é um finalizador fino. Não será de grandes correrias, mas quase tudo aquilo que faz, faz bem. O seu primeiro golo é uma delícia para os olhinhos!

Em suma, o Porto está bem e mesmo para aqueles que não gostam de ver o Porto jogar, tenho um pedido: Vejam o Porto, se não for por mais nada, pelo Hulk. O homem é realmente extraordinário. Anda sempre com tracção às 4 rodas, tendo um motor de um Fórmula 1 e este ano está mais esperto. No ano passado disse várias vezes que ela era ainda um nabo no que diz respeito à finalização (no face-to-face com os GR perdia quase sempre os duelos), à protecção da bola (não sabia proteger a bola) e não tinha a perfeita noção do tempo de passe. Este ano está mais maduro, mais jogador de equipa e continua a ser explosivo como poucos. Arrisco mesmo a dizer que não conheço jogador tão explosivo como ele!

Sem comentários:

Enviar um comentário