sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Toques de Cabeça

FOOTBICANCAS NUMA PIRÂMIDE DO EGIPTO
Por JMMA


Apesar de os autores do Footbicancas garantirem a pés juntos que o blogue não morreu – está apenas acamado – , o famoso arqueólogo egípcio Zahi Hawass descobriu esta semana, na pirâmide de Qeops, por baixo da múmia do faraó, um ‘post’ de papiro , datada de 2500 a.C., com o título «Chega de futebol, vamos à Selecção». Em hieroglifos perfeitos, da autoria de um tal JMMA, o texto dava conta do desconsolo que rodeava o arranque da campanha futebolística da nossa selecção rumo ao Euro 2012. Até que ponto se revelaram proféticas as palavras do escriba, inclusive sobre o amor patriótico do deus Ápis-Mourinho à Selecção lusa, eis aí, realmente, um intrigante mistério das pirâmides à altura de Indiana Jones.

Olhando ao estado fossilizado do defunto ‘post’, os cientistas acreditam que o Footbicancas possa, também ele, jazer no mesmo local, porém soterrado a maior profundidade. Segundo a conjecturam os sábios, o blogue desaparecido estará sepultado algures na chamada Cripta dos Mortos, onde foram recentemente localizados achados arqueológicos tais como o prestígio futebolístico de Queiroz, o sportinguismo de Moutinho e o sonho benfiquista de revalidação do título em 2010/2011. Além de uma tumba em forma de losango, ao que parece destinada ao actual seleccionador nacional.

Embora os autores do Footbicancas se encontrem, eles próprios, bloguistamente mais mortos que a múmia faraónica de Qeops, tentámos saber junto deles, o que se passa verdadeiramente com a saúde do Footbicancas. Com o Luis Marques não foi possível falar. Ao que parece, desde que o Benfica sofreu o segundo golo em Guimarães, encontra-se em estado catatónico (para quem não sabe, síndrome caracterizada por um estado de inércia motriz e psíquica que alterna com estados de excitação) enfiado no carro, em frente do Media Market, com o autorádio a debitar o hino do Benfica em altos berros.

Mas Vitor Peliteiro foi peremptório: «é tudo mentira» disse ele, garantindo para breve o seu regresso. «Bloguisticamente, sou como os bombons Mon Chérie. Desapareço no Verão para não me deteriorar e reapareço no Outono, com o tempo frio. Assim, mantenho todas as minhas características de aficionado portista, ao contrário do Luis Marques que esteve tanto tempo com a cabeça fora do frigorífico que criou bolor, ou das crónicas do JMMA que vêm sempre todas embrulhadinhas em celofane com laçarotes mas quando se vai trincar sabem a chocolate de culinária do Lidl.»

A ver vamos.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Caro JMMA

    Agradeço-lhe o facto de assim me assegurar que ainda há vida...

    Confesso-lhe que me havia já resignado à contagem diária e crescente de visitas ao 'blog', não sabendo ainda assim discernir entre os que vinham com o propósito de depositar uma coroa por respeito, os que chegavam com sentidos apelos à ressurreição, e os que aqui encontravam uma porta de contacto com as 1ªs páginas dos nossos diários desportivos.

    Que me diz: é de tomarmos de assalto a sede ?!?

    Estou certo de que, por bem, cá continuaremos todos a encontrar-nos nos nossos saudáveis desencontros.

    E que fique bem claro: desenganem-se os que pensam poder brincar com esta grande instituição chamada «Footbicancas»...

    Fique, como sempre, bem.
    Abraço.
    JCR

    ResponderEliminar
  3. Remeto, com apreço, este comentário, à atenção da Direcção do Blogue.

    «Et voilá", meus senhores, não vos dizia que tenho pelo menos um leitor!

    Portanto, a partir de agora reclamo aumento. Uma azeitona, um courato na carcaça e uma mini por trimestre é realmente muito pouco.

    Está decidido, das duas uma: ou o «golpe-de-blogue» sugerido pelo JCR, ou crónicas todas as semanas a deitar o Porto abaixo.

    Agora escolham.

    Abraço
    JMMA

    ResponderEliminar